BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

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e_bike
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Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por e_bike »

Que grande chatice! :(

Não sabia que as baterias libertavam esses gases quando estão em baixo. Realmente andamos com umas bombas debaixo do rabo e nem ligamos.

Eu continuo a achar que o BMS faz muita falta no litio, se não for BMS que seja outro sistema que monitorize as baterias. Claro que tem de ser um sistema que funcione bem e sem falhas senão mais vale não estar lá.

Espero que isso se resolva depressa e não fiques apeado muito tempo. ;)
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Njay
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Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por Njay »

jmal Escreveu:Njay, não és da minha opinião, aquelas teias parecem-se com condensador(es) rebentados ????
Realmente parece "tecido" de condensador electrolítico, só acho estranho a quantidade, parece-me muito! Se for mesmo, deve haver por lá condensadores com a cabeça aberta, ou então já "voaram" e andam por lá perdidos em algum canto vendo-se apenas as 2 patinhas a sair do PCB; não deve ser dificil de detectar, pois com essa quantidade toda de material os condensadores devem ser grandes e/ou muitos.
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O_volt
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Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por O_volt »

O cheiro era de diluente ou tipo super cola.....se for tipo super cola...então é porque algumas celulas ficaram também super carregadas....pois o carregador não é inteligente...
Boa sorte com isso.
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Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por 2wheelfun »

e_bike Escreveu:Que grande chatice! :(

Não sabia que as baterias libertavam esses gases quando estão em baixo. Realmente andamos com umas bombas debaixo do rabo e nem ligamos.

Eu continuo a achar que o BMS faz muita falta no litio, se não for BMS que seja outro sistema que monitorize as baterias. Claro que tem de ser um sistema que funcione bem e sem falhas senão mais vale não estar lá.

Espero que isso se resolva depressa e não fiques apeado muito tempo. ;)
Se ardessem em vez de libertar cheiro é que era mais chato pois ainda era capaz de nos queimar o rabo. Assim, torra-nos a paciência, um conjunto de outros factores como o facto de ter de esperar por dia 29 de Agosto para que a Batlight abras as portas após férias! Maldito mês de Agosto que pára o país. O país e a Blackhoover...

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Barrocas
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Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por Barrocas »

Tambem acho estranho, realmente parece "tecido" de condensador electrolítico, e não algo vindo das baterias. Mas pelo que me recordo, ali não ha condensadores... :?

Esse BMS é chino, mas actua conforme a programação que tenha sido aplicada, não deveria deixar as baterias chegarem a valores tão baixos, e tem a função de desactivar o carregador se algum elemento ultrapassar o valor de carga maximo.

Se ha esse odor, será mais provavel ser de sobrecarga, que é quando elas podem ter de "ventilar" e inchar com a pressão acumulada.

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Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por 2wheelfun »

O_volt Escreveu:O cheiro era de diluente ou tipo super cola.....se for tipo super cola...então é porque algumas celulas ficaram também super carregadas....pois o carregador não é inteligente...
Boa sorte com isso.
As melhores para a tua menina!
Era tudo menos channel! 8-) E se a paciência deitasse cheiro, eu tresandava aqui sei lá a quê e ninguém deveria poder estar ao pé de mim.
Pois, não sei bem se o problema foi em carga se em descarga mas creio que tenha sido em descarga senão já teria sentido o cheiro intenso antes...

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Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por 2wheelfun »

Barrocas Escreveu:Tambem acho estranho, realmente parece "tecido" de condensador electrolítico, e não algo vindo das baterias. Mas pelo que me recordo, ali não ha condensadores... :?
Mistério... Querem ver que se meteu um gato debaixo do banco e o electrocutei? :shock:
Barrocas Escreveu:Esse BMS é chino, mas actua conforme a programação que tenha sido aplicada, não deveria deixar as baterias chegarem a valores tão baixos,
Explicação dada menos de uma semana antes apontava para o facto de a monitorização estar a ser feita individualmente aos 2V o que me pareceu baixo, mas eu não percebo nada disto.
Barrocas Escreveu:Se ha esse odor, será mais provavel ser de sobrecarga, que é quando elas podem ter de "ventilar" e inchar com a pressão acumulada.
Não digo que não, só acho estranho não me ter apercebido antes desse facto. Por descarga o fabricante também refere a libertação de gases.


O_volt
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Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por O_volt »

2wheelfun Escreveu:
e_bike Escreveu:Que grande chatice! :(

Não sabia que as baterias libertavam esses gases quando estão em baixo. Realmente andamos com umas bombas debaixo do rabo e nem ligamos.

Eu continuo a achar que o BMS faz muita falta no litio, se não for BMS que seja outro sistema que monitorize as baterias. Claro que tem de ser um sistema que funcione bem e sem falhas senão mais vale não estar lá.

Espero que isso se resolva depressa e não fiques apeado muito tempo. ;)
Se ardessem em vez de libertar cheiro é que era mais chato pois ainda era capaz de nos queimar o rabo. Assim, torra-nos a paciência, um conjunto de outros factores como o facto de ter de esperar por dia 29 de Agosto para que a Batlight abras as portas após férias! Maldito mês de Agosto que pára o país. O país e a Blackhoover...
As lifepo4 não ardem, nem explodem!
Continuo a achar que o cheiro é de carga a mais...convém saber é quais estão com valores baixos...e quais ultrapassaram o limite de tensão.
De certeza que tudo será feito para andares por aí outra vez!
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Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por 2wheelfun »

Após uma visita mais demorada à Blackhoover mas ainda sob um intenso cheiro, fotografei alguns pormenores que partilho convosco.
BMS por baixo do banco da Blackhoover
BMS por baixo do banco da Blackhoover
DSC03128.JPG (149.68 KiB) Visto 3473 vezes
BMS por baixo do banco da Blackhoover
BlackBMS na Blackhoover??
BlackBMS na Blackhoover??
DSC03129.JPG (110.11 KiB) Visto 3473 vezes
Será um BlackBMS, este o da Blackhoover?
Detalhe da camada negra sobre o BMS
Detalhe da camada negra sobre o BMS
DSC03127.JPG (126.84 KiB) Visto 3473 vezes
Detalhe da camada negra sobre o BMS.

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Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por 2wheelfun »

Vista oposta mas ainda do BMS. Pormenor das "teias".
Vista oposta mas ainda do BMS. Pormenor das "teias".
DSC03134.JPG (147.96 KiB) Visto 3472 vezes
Vista oposta mas ainda do BMS. Pormenor das "teias".
Pormenor das placas derretidas
Pormenor das placas derretidas
DSC03135.JPG (142.27 KiB) Visto 3472 vezes
Pormenor das placas derretidas.
Dead battery
Dead battery
DSC03139.JPG (145.29 KiB) Visto 3472 vezes
Dead battery.

Após uma observação mais cuidada, 24h depois, constato que:

1. A célula afectada chegou aos 0V.
2. As teias surgem junto a umas placas de espuma que terão sofrido grande aquecimento ao ponto de derreterem.
3. A placa BMS apresenta uma estranha cobertura negra por cima do circuito.

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ricardocruzs2
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Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por ricardocruzs2 »

Bem...o que é que eu posso dizer, não percebo nada disto, mas que não tem lá grande aspecto não :? :shock:

Espero que haja uma solução bem rápida para isso desejando-te boa sorte.

PS: acciona a garantia o quanto antes ;)
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Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por O_volt »

Desliga o disjuntor da mota!
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Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por 2wheelfun »

O_volt Escreveu:Desliga o disjuntor da mota!
Depois destas fotos ontem desliguei sim mas... porque dizes isso ou porque achas que estava ligado?

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zointz
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Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por zointz »

2wheelfun Escreveu:
O_volt Escreveu:Desliga o disjuntor da mota!
Depois destas fotos ontem desliguei sim mas... porque dizes isso ou porque achas que estava ligado?

Boas,
Conseguiste perceber de onde vem as "teias", e se no local de aquecimento alguns fios estavam derretidos/queimados ?
Fiquem bem !

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Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por Barrocas »

2wheelfun Escreveu: Após uma observação mais cuidada, 24h depois, constato que:

1. A célula afectada chegou aos 0V.
2. As teias surgem junto a umas placas de espuma que terão sofrido grande aquecimento ao ponto de derreterem.
3. A placa BMS apresenta uma estranha cobertura negra por cima do circuito.
1. Essa celula morreu :|
2. Continuo sem perceber donde vieram essas "teias", pela foto, parecem ter origem nos cabos?? estranho... :?
3. A cobertura negra é resina epoxica de protecção, isso é normal.


O_volt
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Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por O_volt »

2wheelfun Escreveu:
O_volt Escreveu:Desliga o disjuntor da mota!
Depois destas fotos ontem desliguei sim mas... porque dizes isso ou porque achas que estava ligado?
Simples: qualquer coisa que aconteça numa VE, estando as baterias estão em causa, desligar o disjuntor por segurança. E pelos vistos a celula foi ficando com cada vez menos tensão. Pode haver por aí um consumo qualquer e as outras (mais fracas) seguiam-lhe o rasto até dia 29...
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Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

Mensagem por 2wheelfun »

O_volt Escreveu:
2wheelfun Escreveu:
O_volt Escreveu:Desliga o disjuntor da mota!
Depois destas fotos ontem desliguei sim mas... porque dizes isso ou porque achas que estava ligado?
Simples: qualquer coisa que aconteça numa VE, estando as baterias estão em causa, desligar o disjuntor por segurança. E pelos vistos a celula foi ficando com cada vez menos tensão. Pode haver por aí um consumo qualquer e as outras (mais fracas) seguiam-lhe o rasto até dia 29...
Nas Thunder há sempre um consumo que por mais disjuntores (1) e fusíveis que desligues (2) não consegues evitar, que é o consumo do BMS. Este está permanentemente a ser alimentado pelas baterias mas sim, concordo contigo quanto ao desligar o disjuntor.
Eu não sei o comportamento que uma célula danificada tem, ou seja, se calhar é normal esta entrar em suícidio até morrer completamente, não sei se me estou a fazer entender. De qualquer das maneira, mesmo que assim fosse, teve sempre uma ajuda amiga que ajudou a apertar um bocadinho mais a corda... lol


civic
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Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

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Então, mas o BMS consome enquanto houver diferenças entre as baterias, ou seja, enquanto estive a fazer a igualização, de outra maneira que consumo será esse?
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


O_volt
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Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

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Re: BlackHoover - Batlight Thunder 5000W Li 40Ah

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O_volt Escreveu:Só se for do carregador...
Eu quando vi a célula a 1,63v não desliguei imediatamente o disjuntor. 2 Horas mais tarde, quando desliguei o disjuntor, medi 0,5v. Agora, eu não creio que esta diferença se trate de um consumo mas sim de uma característica de uma célula que está prestes a deixar de o ser.
Apesar de o BMS estar permanentemente em linha com as baterias, o seu consumo como sabes é residual. Sem desligar fusível nenhum temos ainda o circuito DC mas todos os consumos que possamos estar aqui a falar são marginais.

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