Página 1 de 1

Mar engole praias algarvias e derruba dezenas de casas

Enviado: quinta fev 18, 2010 10:58 am
por serges
mar engole praias algarvias e derruba dezenas de casas
18.02.2010
idálio revez

o mar "antecipou" o programa de destruição de casas de férias que estava previsto no programa polis da ria formosa. na ilha da fuzeta, a força das ondas derrobou, nos últimos dois meses, 29 habitações de veraneio (11 nos últimos dois dias), mas a situação poderá não ficar por aqui.

dentro de duas semanas está previsto um novo ciclo de marés vivas e algumas praias da região estão ameaçadas de desaparecer - o areal do empreendimento turístico vale do lobo quase foi engolido pelo mar e o acesso principal à praia foi encerrado, por não oferecer condições de segurança.



o presidente da câmara de olhão, francisco leal, defende uma operação de "dragagens de emergência" para travar (ou adiar) a abertura de uma barra na ilha da fuzeta. "estou seriamente preocupado com a hipótese de ruptura do cordão dunar", declarou. se esse cenário se verificar, "a zona ribeirinha da fuzeta ficaria inundada, colocando em perigo pessoas e bens", frisa. no século passado, a abertura e fecho de barras fazia parte do ecossistema, só que a carga habitacional sobre as dunas não se fazia sentir. "a praia da fuzeta está a ficar muito estreita, e mesmo que o mar nos próximos dias venha a repor alguma areia, não chega para compensar o que levou", observa aquele autarca. das cerca de 40 casas que ainda estão de pé, uma dezena poderão cair já na próxima segunda-feira, altura em que se prevê um agravamento do estado do tempo.



na zona nascente da praia de faro, uma dezena de casas de pescadores está em perigo de derrocada. e no aldeamento turístico do vale do lobo é a praia que está ameaçada, há falésias a cair e o campo de golfe está a desaparecer. nada que espante o presidente da câmara de faro, macário correia, ex-secretário de estado do ambiente. "o que está a mais são as casas", observa, lembrando o desordenamento.



o programa polis da ria formosa dispõe de uma verba de 87,5 milhões de euros para requalificar os 48 quilómetros da zona mais sensível do litoral algarvio. dessa verba, 3,7 milhões destinam-se ao realojamento dos pescadores. por outro lado, a administração da região hidrográfica do algarve (arh) prevê, em parceria com os promotores do vale do lobo, investir 8,6 milhões de euros numa década, entre o forte novo (quarteira) e o vale garrão. nos anos 1998/99, para alongar a praia deste empreendimento de luxo foram investidos 2,5 milhões. macário correia, aludindo ao que se passou na costa da caparica, onde o mar também devorou praias, comenta: "gastou-se milhões e, de um dia para o outro, a natureza desmentiu o ministro [do ambiente] que prometia soluções definitivas." no algarve estão previstas operações de dragagem de "emergência" para a fuzeta, farol e ilha de tavira.
in publico

Re: Mar engole praias algarvias e derruba dezenas de casas

Enviado: quinta fev 18, 2010 1:10 pm
por Tó Miguel
a natureza é sábia e no fundo só está a chamar a si o que lhe pertence.
as dunas, os sapais, as praias e seus areais, fazem parte do mar e com o aumento do nível médio das águas resultado dos degelos, não vai dar tréguas a quem tomou para si estes espaços.
em portugal temos pelo menos 2 exemplos este da ilha da fuzeta e a costa da caparica.
grande parte destas construções, são clandestinas e feitas em terreno público.

Re: Mar engole praias algarvias e derruba dezenas de casas

Enviado: quinta fev 18, 2010 1:30 pm
por serges
fora a ilha do pessegueiro... enfim é triste mas a construção desenfreada e clandestina traz transtorno para todos... assim já se sabe o fim!!!

Re: Mar engole praias algarvias e derruba dezenas de casas

Enviado: quinta fev 18, 2010 1:43 pm
por Tó Miguel
a partir de agora tudo o que se ganhou de terra ao mar, vai ter problemas.
ainda ontem estive a ver um programa no canal odisseia sobre new orleans onde é notório, que o homem pode atrasar o avanço das água mas impedir é outra coisa.
nestes casos só há uma coisa a fazer é ir desimpedindo o que é do mar por natureza.

Re: Mar engole praias algarvias e derruba dezenas de casas

Enviado: quinta fev 18, 2010 5:58 pm
por serges
o caso da holanda, paises baixos, é a excepção!!!

Re: Mar engole praias algarvias e derruba dezenas de casas

Enviado: quinta fev 18, 2010 6:58 pm
por Tó Miguel
serges Escreveu:o caso da holanda, paises baixos, é a excepção!!!
esses estão se preparando, com casas flutuantes.
parece que são os únicos no mundo que sabem como acompanhar a evolução das coisas.

Re: Mar engole praias algarvias e derruba dezenas de casas

Enviado: quarta abr 21, 2010 8:55 pm
por mauri
e agora são os mini tornados, no algarve:
dezenas de barcos no ar no centro náutico de tavira, uma embarcação afundada na doca da cidade e o destelhamento da cooperativa dos olivicultores foi o resultado de um mini tornado registado hoje de manhã no algarve.

em declarações à agência lusa, o presidente da câmara de tavira, jorge botelho, disse que "não houve danos humanos, mas cerca de 30 embarcações foram afetados pelo mini tornado", o que resultou "em largas dezenas de milhares de eurtos de prejuízos".

"foram cinco segundos. vi o tubo [do mini tornado] ao longe, as telhas no ar e os barcos a voar", declarou jorge coelho uma das testemunha do fenómeno e cujo barco ficou danifica

fonte:http://aeiou.visao.pt/veja-os-efeitos-d ... ra=f555520
e já agora que dizem os muitos mini tornados que aconteceram ultimamente?
de facto o que aconteceu na zona de torres vedras, foram vários tornados, em que a rajada mais forte foi de 260 km/h.isto é um tornado de grau 3. e tudo aconteceu durante 2h30.se não sabem o que é aguentar isto, não falem. são mini-tornados porque a sua duração é muito curta
fonte:http://tsf.sapo.pt/paginainicial/vida/i ... id=1545407