A minha micro-produção

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

podem ver o gráfico da minha produção aqui.
actualmente, é este (kw azul, € vermelho):
Imagem

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

vivas a todos.



estive, até este fim-de-semana, a braços com uma produção um pouco fraca. isto deveu-se a dois factores: o primeiro, é o facto da inclinação não ser a ideal. quanto a isto, pouco há a fazer. o segundo, eram as sombras que teimaram em aparecer com a descida invernal do sol.

devido à pouca abundância de espaço não-sombreado no meu telhado, as sombras invernais tornam-se praticamente impossíveis de eliminar a 100%. neste momento, creio que cheguei ao melhor possível, dentro do espaço disponível.

aqui está um vídeo da instalação já concluída:


Link
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: A minha micro-produção

Mensagem por PaulOL »

boas!

quero dar-lhe os parabéns pelo esforço imaginativo e prático, em proporcionar um maior grau de eficiência há sua mp, é de se dizer "quem a viu e quem a vê!!", sem duvida que a rentabilidade vai melhorar.

até

Avatar do Utilizador

saloio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: sábado jun 14, 2008 12:34 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por saloio »

boas

realmente existe um pequeno ponto de sombra, mínimo pelo que vi do telhado pelo video não existia muitas alternativas. está muito bom para a área. parabéns

que tenhas muitas horas de sol e melhor ainda excelente produções.

já agora espero vir a conseguir me tornar produtor e poder vir a ter tão bons senão melhores resultados.

cumprimentos
*****Saloio*****


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: A minha micro-produção

Mensagem por O_volt »

corta a chaminé!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

obrigado paulo e saloio.

saloio, eu já estou a ler o diário da república. devem estar a chegar os novos registos ao site. boa sorte.

o_volt, a chaminé não é só minha... :p

mas estou a estudar a hipótese de chegar mais para cima o painel da série poente que ainda apanha aquela sombra (que vai das 14 às 16 e tapa quase 4 células). só tenho de ver se (ao subir o painel) não fará sombra à série nascente.

entretanto, ontem fiz o levantamento da produção horária neste domingo de outono:
- às 10:30 produzia 1250wh (3,0 amperes da série nascente, 2,0 da série poente). total 1100;
- às 11:30 produzia 2200wh (5,0 amperes da série nascente, 4,5 da série poente). total 2300;
- às 12:30 produzia 2700wh (5,5 amperes da série nascente, 6,0 da série poente). total 4700;
- às 13:30 produzia 2500wh (5,0 amperes da série nascente, 6,0 da série poente). total 6500;
- às 14:30 produzia 2800wh (5,0 amperes da série nascente, 6,5 da série poente). total 8200;
- às 15:30 produzia 2150wh (3,5 amperes da série nascente, 6,0 da série poente). total 10700;
- às 16:30 produzia 1500wh (2,0 amperes da série nascente, 5,0 da série poente). total 12000;
- às 17:30 produzia 300wh (0,5 amperes da série nascente, 1,0 da série poente). total 12600;
- às 18:30 produzia 10wh (0,0 amperes da série nascente, 0,0 da série poente). total 12823;



ps: tentei tirar os valores somente quando o sol descobria espaço entre as nuvens.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

vivas a todos.

terminou mais um mês, o de outubro, e no dia 30 cheguei ao meu mínimo histórico: 1kw no contador.
o inversor apontava 1767w, com um pico de 672w...

para o mês de novembro, tenho uma estimativa de 217kw, ou seja, uma média 7,2kw por dia. acho que a vou superar.

no total, a minha mp já contabilizou 2494kw (chega hoje aos 2500kw), e o inversor 2532,5kw. já passei os 1500 euros de ganho, que dá uma média de 300 euros mensais para estes 5 primeiros meses. não está mau mas, creio que a partir de agora (sem sombras), será melhor.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

vivas a todos.

há pouco tempo liguei o kaco-viso (um software da kaco que recolhe os dados da produção do inversor) à minha mp. fiz uma pequena aplicação que me permite ver o dia-a-dia dela. ainda está muito temporário e limitado, mas podem segui-la nesta página:
http://www.marcosjoao.netne.net/kaco.html

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: A minha micro-produção

Mensagem por O_volt »

só eu é que não me dou com esse programa!!!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

o_volt Escreveu:só eu é que não me dou com esse programa!!!
liga lá um pc e mete-o na net que eu trato do resto.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

vivas a todos.

a minha mp já mostra sinais de melhoria. o sol vai subindo e a menos própria inclinação da série nascente, começa a ser menos predominante na "fraca" produção.
nos últimos 4 dias (os melhores do mês de março até agora) fez 19kw. podem ver os gráficos online (num site temporário). os endereços são:
- dia 21 (está a ser actualizado de 15 em 15 minutos);
- dia 20 houve problemas com o servidor ftp e por isso não coloquei o gráfico (mas hei-de o fazer ).
- dia 19;
- dia 18.

entretanto, o meu site temporário tem estado em baixo. por isso, criei um segundo site alternativo temporário ao site alternativo:
http://marcosjoao.byethost7.com/smallkaco.html

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: A minha micro-produção

Mensagem por JDuarte »

viva,

grande marcos, nos dias mais negros do oeste a tua mp faz mais que o dobro do que a minha, o que me desperta alguma curiosidade.
hoje por exemplo... aqui não houve sol. como é que esteve por aí na margem sul?
será que o facto de teres uma string praticamente com inclinação zero, é uma mais valia nos dias de luz difusa? os nuestros hermanos nas suas quintas ecológicas no sul de espanha, colocam muitas vezes os seguidores na horizontal nos dias de céu nublado, não para estarem em posição de defesa mas sim para ganharem na luminosidade...

quem é que tem seguidor e está dísponível para fazer a experiência?

cmps,

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: A minha micro-produção

Mensagem por visitante1 »

viva de facto o meu seguidor coloca-se na horizontal em dias sem sol, hoje foi o caso, o sol nunca apareceu e parte do dia esteve a chuviscar, fez uns miseros 9kw.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

pois é, pois é... . a minha mp, nos dias maus, em que é preciso dar no duro para ganhar uns tostões, bate qualquer uma, até as dos seguidores. . é uma espécie de piloto de 2ª que sabe correr à chuva. mas eu gosto dela na mesma! .

na realidade, tenho também a ajuda deste clima de entre-tejo-e-sado, que faz com que, mesmo com nuvens (quase não vi o sol), a luz não perca tanta intensidade como a que se perde mais a norte... a acrescentar a isso, o facto de a inclinação da string nascente ser zero, faz com que a minha mp, nestes dias, supere a mp do meu amigo e vizinho (o "revoltado"), mesmo tendo ele mais 180w em painéis, um inversor mais eficiente e direcção sul (eu tenho 18 painéis cnbm de 230w num inversor "94% eficiente" e ele tem 18 cnbm de 240w e 96% de eficiência).

comparando com a mp deste meu vizinho, não tenho qualquer dúvida que a minha vantagem nos dias maus é a inclinação desta string.
mas como há mais dias bons que maus, o melhor (para quem pode) é inclinar! .

hoje fiz 11 kwh. acho que a minha mp foi a campeã.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: A minha micro-produção

Mensagem por alexjp4 »

hoje fiz 11 kwh. acho que a minha mp foi a campeã. [/quote]

boas

só para te estragar o dia no dia 3/4 a minha fez 15kw certinhos
estive a ver as fotos da limpeza aquilo é preciso ter alguma pericia, de quanto em quanto tempo é que limpas os paineis?
deixa estar que ainda devem vir mais uns dias de nuvens e a tua mp é que vai mostrar como é que é!
já que aqui estou aproveito para te dizer que já consigo lançar os valores na tabela, amanhã já os devo lançar.

cumprimentos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

não há crise, não há crise. há mais dias em que ainda estou em primeiro. :-p.
mas não me importo de ser último... nestes dias, sou o "último", mas o certo é que estou a 22 kwh por dia. .
entretanto, ganhei um problema qualquer com a internet em casa e o meu gráfico online temporário deixou de se actualizar. tenho de ver o que se passa.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: A minha micro-produção

Mensagem por alexjp4 »

volt Escreveu:não há crise, não há crise. há mais dias em que ainda estou em primeiro. :-p.
mas não me importo de ser último... nestes dias, sou o "último", mas o certo é que estou a 22 kwh por dia. .
entretanto, ganhei um problema qualquer com a internet em casa e o meu gráfico online temporário deixou de se actualizar. tenho de ver o que se passa.
boas

pois é..... isto é uma prova de fundo o que conta é ao final do ano e não apenas o dia a dia!
bom sol e pouco calor é que dá jeito.
se quizeres dá um salto ao mue poste que hoje andei a fazer experiências e vou lá colocar agora os dados.

cumprimentos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

tenho visto, tenho visto. já pensei nisso, mas não sou tão aventureiro como vocês. sou mais do tipo de esperar para ver. . numa das minhas strings, até tenho espaço para fazer muita coisa por baixo dos painéis... mas não sei...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: A minha micro-produção

Mensagem por alexjp4 »

volt Escreveu:tenho visto, tenho visto. já pensei nisso, mas não sou tão aventureiro como vocês. sou mais do tipo de esperar para ver. . numa das minhas strings, até tenho espaço para fazer muita coisa por baixo dos painéis... mas não sei...
boas

cá para mim por baixo já pia mais fininho .....é que aí, é onde está a parte electrica e supostamente a parte mais fraca dos paineis, é que por cima é o natural ....e os paineis estão preparados para os rigores da natureza e supostamente aguentam.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha micro-produção

Mensagem por Volt »

tens razão, mas, com a minha "inclinação zero" tenho problemas extra. a água não escorre "per se".
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Projectos”