o nosso espirito desportivo e de aventura nao pode submeter-se à falta de recursos ou à inexistencia de palmarés. se queremos competir durante varias semanas, exprimindo ao maximo os nossos conhecimentos e pericia, atravessando paises longuinquos, nada mais do que continuar a ler...
quem segue o dakar desde os seus inicios, recordara certamente, que começou como algo pensado para aventureiros que podiam participar com qualquer tipo de veiculo, sem que necessariamente fosse 4x4, por muito duro e complicado que fosse o percurso. os parques fechados estavam atulhados de veiculos convencionais, os carros de assistencia eram pura ficçao cientifica e as equipas oficiais estavam enfrascadas para outras modalidades, como os rallies e os circuitos. actualmente, esta prova esta mais condensada no tempo e vive de uma maior intensidade tecnica e economica.
no entanto, o espirito com que se iniciou o dakar nao esta morto e quem quiser participar numa competiçao semelhante, pode-o fazer, desde que ja existe à alguns anos provas alternativas que primam pelo engenho e habilidade, acima de tudo.
mongolrally
o "mongol rally" nasceu como uma opçao ideal para os fanaticos das expediçoes sem meios para levar a cabo grandes empreendimentos. as regras sao simples: as viaturas participantes nao podem ter mais de 1000 c.c., nao podem ter preparaçoes especificas (excepto proteccoes), algumas ferramentas, bidoes de agua e combustivel e rodas suplentes. o material de campismo tambem deve ser incluido, alem de farmacia, extintor, cozinha portatil, mapas (o unico material de navegaçao permitido é a bussola, sendo proibidos os gps e sistemas de navegaçao electronicos), lanternas e pouco mais. sem querer ser egoistas, tem de se manter o equilibrio, nem muito "gordos" nem muito "magros", pois a viatura ficara para sempre na mongolia, como ajuda humanitaria.
a prova tem como ponto de partida o hyde park em londres, em finais de julho e vencera aquele que chegue primeiro à capital mongol (ulaanbaatar), utilizando um dos quatro percursos recomendados pela organizaçaoù. finlandia, russia, ucrania e turquia. o primeiro obriga a atravessar grande parte da antiga uniao sovietica, os outros tres convergem para o uzbequistao para se atravessar posteriormente o cazaquistao e parte da russia antes de entrar na mongolia.
até ao ponto de partida temos de ir pelos nossos proprios meios, ou atravessando o canal da mancha ou apanhando o ferry em espanha (bilbao) e justificar no ponto de partida a posse de 1000 libras esterlinas (cerca de 1600€) para serem entregues na meta, sendo 250 libras para a "send a cow", uma organizaçao que envia gado bovino para o ruanda, uganda, quenia, etiopia e lesoto, com o objectivo de proporcionar aos nativos mais pobres que fertalizem as terras, comercializem os seus produtos e lhes sirva de alimento. as outras 750 libras sao para serem distribuidas por uma de quatro organizaçoes (mercy cops, camda, wild crue e cristina noble - todas elas com acçoes na mongolia) à escolha da equipa. os vistos necessarios, em alguns casos, sao o mais complicado de obter, tendo de se atravessar alguns paises de forma incognita.
a primeira edicao teve meia duzia de participantes, sendo na ultima ediçao os inscritos cerca de centena e meia.
pelas dificuldades representadas pelos percursos, recomenda-se a utilizaçao de uma viatura 4x4, como o samurai 1000 ou sj410 ou o fiat panda 4x4. os mais aventureiros podem sempre utilizar modestas viaturas estradistas.
com alguns patrocinios e uma boa dose de adrenalina, podemos partir à aventura.
mais informaçoes em
http://www.mongolrally.com
a india em motocarro
insolito, mas existe. conhecidos mundialmente por "autorickshaw", servem para levar a cabo uma competiçao o mais rocambolesca possivel, atravessando o pais hindu com estes pequenos veiculos.
mais informaçoes em
http://www.indianarc.com
por pouco dinheiro: rally plymouth-banjoul
as normas sao basicas. so se pode participar com viaturas cujo preço de mercado seja inferior a 100 libras esterlinas (cerca de 160€) e com uma preparaçao maxima de 15 libras. o objectivo é cumprir o percurso ao largo da costa ocidental africana e entregar o veiculo às organizaçoes nao governamentais da gambia, pais onde termina a competiçao, que os faz chegar às aldeias ou lugares onde o transporte é imprescindivel para melhorar a pauperrima qualidade de vida da populaçao. a ideia foi do britanico julian novill, que na primeira ediçao (em 2003) teve pouco mais de meia duzia de inscritos, sendo mais de trezentos na ultima ediçao.
mais informaçoes em
http://www.plymouth-dakar.co.uk/
até ao oriente: the great arc
uma organizaçao especialista em provas de classicos, animada por viaturas 4x4 ao longo do meridiano 77, durante tres semanas de competicao, por 15000 libras esterlinas.
mais informaçoes em
http://www.roarr.co.uk/greatarc
por ambientes mais frescos: paris - cabo norte 2008
com tempo suficiente para se ponderar uma participaçao, visto so se realizar no proximo ano, é uma prova que atravessara uma parte da europa até latitudes muito proximas do circulo polar artico.
mais informaçoes em
http://www.pariscapnord.com