Diário de um Micro Produtor Wannabe

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
ARMAS
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça jul 14, 2009 6:45 pm

Diário de um Micro Produtor Wannabe

Mensagem por ARMAS »

boas!

recém chegado ao fórum, pretendo registar aqui a minha evolução até me tornar num micro produtor.

neste momento o meu grau de conhecimento sobre este assunto é quase zero. apenas tenho uma vaga ideia de que é possível usarmos painéis solares para produzirmos energia eléctrica que é vendida à rede eléctrica pública, aliviando desse modo a nossa factura. no entanto, pelos testemunhos que aqui li, é até possível obter lucro. tudo depende do investimento, etc.

no meu caso, que ainda estou em fase de aquisição da moradia onde pretendo instalar tal sistema, a prioridade é equipar a casa com os electrodomésticos mais indicados, e só depois avançar com a candidatura. até porque pelo que vejo no site http://www.renovaveisnahora.pt, as inscrições estão fechadas.

e para já é aí mesmo que avanço com algumas questões.
se penso produzir energia eléctrica, devo esquecer os equipamentos a gás. portanto devo adquirir placa e fogão eléctrico, e em vez do esquentador talvez um termoacumulador. estou certo, ou nem por isso?

e quanto ao aquecimento central? a casa possui pré-instalação. mas para já não estava a pensar avançar com isso. só mesmo quando adquirisse a solução dos painéis solares, etc. no entanto gostava de receber algumas dicas.

thanks

Avatar do Utilizador

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Diário de um Micro Produtor Wannabe

Mensagem por uggabugga »

armas Escreveu: e para já é aí mesmo que avanço com algumas questões.
se penso produzir energia eléctrica, devo esquecer os equipamentos a gás. portanto devo adquirir placa e fogão eléctrico, e em vez do esquentador talvez um termoacumulador. estou certo, ou nem por isso?

thanks
uma vez que a electricidade produzida e a electricidade consumida serão completamente independentes uma da outra e não terão qualquer tipo de relação, penso que a decisão de optar por um ou outro tipo de equipamento deve passar mais por uma questão de preferência (seja essa preferência ditada por questões de ordem económica, ambiental ou outras) do que pelo facto de ires produzir energia eléctrica. não é completamente correcto dizer que a energia vendida à rede eléctrica vai aliviar a nossa factura pois na realidade as facturas são independentes (por exemplo no meu caso todos os meses tenho uma factura para pagar da energia que consumo de cerca de 70 euros e outra para receber da que produzo que tem rondado os 400 euros). como já deves saber a energia produzida ser-te-á paga a um valor cerca de 6 vezes superior à que consomes daí a conveniência de ser toda colocada na rede pois se apenas vendesses o excedente serias prejudicado. por isso se optares por ter os equipamentos todos eléctricos o que vai suceder é o aumento do valor da primeira factura…
não te esqueças que para poderes ser microprodutor tens que ter no mínimo 2m2 de painéis solares, por isso quanto ao aquecimento da água não tens muitas escolhas. mas posso-te garantir que vale a pena…

Responder

Voltar para “Projectos”