converter prius para phev

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Volt
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Re: converter prius para phev

Mensagem por Volt »

Não sei se vale a pena continuares a explicar vgomes... Claro que em TCO qualquer veículo eléctrico é mais barato. É preciso ser mau a matemática para não o perceber. O veículo que gasta menos é o mais barato. Só se tivesse mais manutenção ou pior desvalorização é que poderia não ser mais barato. Mas não é esse o caso. Os VE até desvalorizam a um ritmo menor que os CI. E nem precisamos olhar para veículos equivalentes, embora isso fosse mais correcto... Como já disse aqui antes, o activo tem valor e se a desvalorização for igual, o mais barato é o que gasta menos e não o que custa menos. E de que serve comprar um carro se não se vai andar com ele? Ora, quanto mais se anda no CI, mais se gasta, enquanto que o VE, quando mais se anda, mais se poupa...

:-).

PS: Quanto ao "Portugal da troika", neste assunto, isso não existe. Talvez seja melhor perguntares-te se, quem não tem dinheiro, tem carro... Carro é luxo, seja ele VE ou CI. E "sorte a nossa", que os podemos ter. Aqui na vila onde moro, há uma zona onde se vê bem como vive a população que não tem carro. E se têm um, compraram-no em 5ª mão...
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srecologico
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Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

Sinceramente nao vejo os mais vendidos. Mas faz sentido que os mais vendidos sejam esses porque os ricos estão cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres. Ora, a classe média nao tem dinheiro pra comprar carros. Quando ando na rua não é td BMW e afins. era bom, significava que ninguem se queixaria do preço do ampera e que todos compravam um.
Mas adiante sim por 10mil seria bem bom mas não sei se é possivel. só 8-10mil é o preço da conversão.
Preciso de investigar melhor a parte dos extensores de autonomia e a performance dos carros.


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srecologico
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Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

Estive a ver melhor como converter um carro normal a phev.
Converter em BEV é relativamente simples. retira-se o motor, mete-se o motor electrico, baterias, controlador das baterias, liga-se td e tá feito.
um phev precisa de um gerador para carregar as baterias. acontece que os geradores são muito menos eficientes (e mais poluentes, ou não porque se pode usar 100% biodisel). É preciso um gerador que consiga carregar as baterias antes de elas se gastarem. um pack de baterias carrega em 4-5 horas, em 4-5horas fica-se sem energia nos packs e já não faz muito sentido. pelo preço do gerador pode-se adicionar mais baterias para prolongar a autonomia. ou então parar e esperar que o gerador carregue as baterias. não faz sentido. é necessário um gerador como deve ser assim como um sistema que funcione eficientemente.
É um grande desafio.

Um prius phev e um ampera são muito parecidos e ambos têm limitações. sendo que um prius é bem mais barato, tem mais performance, é mais ecnomico e tem mais 1 lugar. o ampera não consegue ter um modo exclusivamente a EV tal como o prius. a partir dos 110km/h o motor do ampera começa a funcionar assim como em outras condições.

o meu objectivo neste momento é conseguir converter um carro normal em phev. ou seja, um EV sem limite de autonomia.


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Re: converter prius para phev

Mensagem por joseneves »

viva,

O SRecologico escreveu:um EV sem limite de autonomia.

A bateria se estiver sempre a ser carregada, com um painel fotovoltaico, julgo que seja possivel, dificilmente alguem esta sempre a conduzir, bem como, a maioria precisa do carro durante o dia.
Seriam veiculos com autonomia ilimitada.

PS: Alguem conhece alguma empresa que coloque paineis fotovoltaicos, em veiculos hibridos, electricos.

cumprimentos :mrgreen:

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sergiomms
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Re: converter prius para phev

Mensagem por sergiomms »

A Renault tinha uma versão phev da Kangoo e haviam versões de 2 e 5 lugares. Era a versão phev: Elect'Road e a só ev: Elect' Cite!
A novidade do sistema do Volt/Ampera é apenas a velocidade máxima.
http://en.wikipedia.org/wiki/Elect%27road
Estava um à venda há uns tempos atrás, tinha 100kms de autonomia dos 13.2kwh das baterias nicd e + 150kms do extensor de autonomia.
sergiomms


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srecologico
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Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

É bom saber essas informações.
Em relação a paineis solares não faz qualquer sentido. O custo é muito elevado e a sua instalação retira eficiencia aerodinamica possivelmente anulando o efeito desejado. Seria sempre muito insuficiente. Acho que nem em 90 anos não compensava. Mais vale esse dinheiro gasto em mais baterias.

Em relação ao Kangoo, é simplesmente excelente. só tem pouca autonomia devido ao deposito de gasolina ser de apenas 10L, mas pode-se sempre abastecer se rápidamente se necessário. O que é bom visto que assim pesa menos.
Isto básicamente traduz-se por exemplo numa viagem de faro ao viana do castelo com apenas 3 paragens.
Sem duvida que é uma alternativa viavel para todos os portugueses. Só não é viavel fazer viagens de carro pela europa fora mas sinceramente existem formas bem mais baratas e inteligentes de viajar.

Estive a fazer umas continhas e a ver como era e tal. Básicamente é bastante simples. É converter para EV e adicionar um carregador e gerador. O gerador tem de ter uma pontencia suficiente para carregar as baterias mais rapidamente do que elas se gastam. É necessário pelo menos 15hp. O que não é fácil pois a maioria são bastante grandes, pesados, barulhentos e pouco eficientes.

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Volt
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Re: converter prius para phev

Mensagem por Volt »

srecologico Escreveu:Em relação a paineis solares não faz qualquer sentido. O custo é muito elevado e a sua instalação retira eficiencia aerodinamica possivelmente anulando o efeito desejado. Seria sempre muito insuficiente. Acho que nem em 90 anos não compensava. Mais vale esse dinheiro gasto em mais baterias.
Mais uma frase falsa...
Nem o custo dos painéis é elevado (já se compram painéis abaixo do €/W) nem a sua instalação retira aerodinâmica (a não ser que o coloquem a fazer de para-choques ou para-vento).
E os 90 anos são ridículos e claramente baseados em coisa alguma...
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jmal
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Re: converter prius para phev

Mensagem por jmal »

srecologico Escreveu:Estive a ver melhor como converter um carro normal a phev.
Converter em BEV é relativamente simples. retira-se o motor, mete-se o motor electrico, baterias, controlador das baterias, liga-se td e tá feito.
um phev precisa de um gerador para carregar as baterias. acontece que os geradores são muito menos eficientes (e mais poluentes, ou não porque se pode usar 100% biodisel). É preciso um gerador que consiga carregar as baterias antes de elas se gastarem. um pack de baterias carrega em 4-5 horas, em 4-5horas fica-se sem energia nos packs e já não faz muito sentido. pelo preço do gerador pode-se adicionar mais baterias para prolongar a autonomia. ou então parar e esperar que o gerador carregue as baterias. não faz sentido. é necessário um gerador como deve ser assim como um sistema que funcione eficientemente.
É um grande desafio.

Um prius phev e um ampera são muito parecidos e ambos têm limitações. sendo que um prius é bem mais barato, tem mais performance, é mais ecnomico e tem mais 1 lugar. o ampera não consegue ter um modo exclusivamente a EV tal como o prius. a partir dos 110km/h o motor do ampera começa a funcionar assim como em outras condições.

o meu objectivo neste momento é conseguir converter um carro normal em phev. ou seja, um EV sem limite de autonomia.

Não entendo o que queres dizer com esta frase, mas o ampera é exclusivamente ev em todos os sentidos, tem ainda um extensor de autonomia a gasolina.
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srecologico
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Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

Volt Escreveu:
srecologico Escreveu:Em relação a paineis solares não faz qualquer sentido. O custo é muito elevado e a sua instalação retira eficiencia aerodinamica possivelmente anulando o efeito desejado. Seria sempre muito insuficiente. Acho que nem em 90 anos não compensava. Mais vale esse dinheiro gasto em mais baterias.
Mais uma frase falsa...
Nem o custo dos painéis é elevado (já se compram painéis abaixo do €/W) nem a sua instalação retira aerodinâmica (a não ser que o coloquem a fazer de para-choques ou para-vento).
E os 90 anos são ridículos e claramente baseados em coisa alguma...
explica-me então por favor como é que instalas 15KW de paineis fotovoltaicos num carro sem perder aerodinamica, qual o seu custo assim como todos os acessórios a eles associados. E qual o peso. Se conseguires parabéns. acabas de fazer o que ninguém até hoje conseguiu.
Boa sorte com isso.

sinceramente, abstenham-se deste tipo de comentários se não tiverem dados concretos. nomeadamente preços, etc etc. volto a dizer, é COMPLETAMENTE IMPOSSIVEL fazer um carro solar para que este tenha extensão de autonomia suficiente para ser autonomo. ou mesmo, semi autonomo. no maximo dos máximos com o carro sempre ao sol em agosto e sem qualquer tipo de ineficiencia aerodimamica, etc etc etc conseguia-se uns irrisórios km de autonomia por dia.
O valor deste sistema seria absurdamente caro quando comparado com o mesmo valor gasto em mais baterias.
Claramente não faz qualquer sentido usar paineis solares.


jmal Escreveu:
srecologico Escreveu: Não entendo o que queres dizer com esta frase, mas o ampera é exclusivamente ev em todos os sentidos, tem ainda um extensor de autonomia a gasolina.
É tão EV como um prius convertido para phev. Pode ser conduzido em modo exclusivamente elétrico, hibrido (elétrico e gasolina) e só gasolina.

"According to SAE's definition the Volt is a hybrid vehicle, due to the combination of an internal combustion engine and electric motors, and its configuration can be referred to as a plug-in hybrid. The Volt operates as a purely electric vehicle for the first 25 to 50 miles (40 to 80 km), after which it functions primarily as a series hybrid, as the internal combustion engine acts primarily as a generator to power the electric traction motor. When the initial pure EV battery capacity drops below a pre-established threshold from full charge and while the Volt is operating in series hybrid mode, the Volt's control system will select the most optimally efficient drive mode to improve performance and boost high-speed efficiency.
At certain loads and speeds, 30 to 70 mph (48 to 110 km/h), the internal combustion engine may at times be engaged mechanically via a clutch to an output split planetary gearset in order to assist the electric traction motor propelling the Volt. Therefore, the Volt can operate either as an all-electric vehicle, a series hybrid or a parallel hybrid depending on the battery's state of charge (SOC) and the vehicle's operating conditions.
The Volt has an automotive powertrain different from any existing car, but as a series hybrid or when in gasoline mode, the Volt operates similar to a conventional diesel-electric railroad locomotive which uses its combustion engine only to produce electricity to drive its electric traction motors, except under certain conditions when the Volt needs to improve its performance"

É esta caracteristica do prius que o faz poder ser transformado para phev. outros modelos (honda civic, insight) também podem mas como funcionam de forma diferente, não podem ser conduzidos em modo exclusivamente elétrico, funcionado assim apenas em modo hibrido.

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jmal
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Re: converter prius para phev

Mensagem por jmal »

srecologico Escreveu:
Volt Escreveu:
srecologico Escreveu:Em relação a paineis solares não faz qualquer sentido. O custo é muito elevado e a sua instalação retira eficiencia aerodinamica possivelmente anulando o efeito desejado. Seria sempre muito insuficiente. Acho que nem em 90 anos não compensava. Mais vale esse dinheiro gasto em mais baterias.
Mais uma frase falsa...
Nem o custo dos painéis é elevado (já se compram painéis abaixo do €/W) nem a sua instalação retira aerodinâmica (a não ser que o coloquem a fazer de para-choques ou para-vento).
E os 90 anos são ridículos e claramente baseados em coisa alguma...
explica-me então por favor como é que instalas 15KW de paineis fotovoltaicos num carro sem perder aerodinamica, qual o seu custo assim como todos os acessórios a eles associados. E qual o peso. Se conseguires parabéns. acabas de fazer o que ninguém até hoje conseguiu.
Boa sorte com isso.

sinceramente, abstenham-se deste tipo de comentários se não tiverem dados concretos. nomeadamente preços, etc etc. volto a dizer, é COMPLETAMENTE IMPOSSIVEL fazer um carro solar para que este tenha extensão de autonomia suficiente para ser autonomo. ou mesmo, semi autonomo. no maximo dos máximos com o carro sempre ao sol em agosto e sem qualquer tipo de ineficiencia aerodimamica, etc etc etc conseguia-se uns irrisórios km de autonomia por dia.
O valor deste sistema seria absurdamente caro quando comparado com o mesmo valor gasto em mais baterias.
Claramente não faz qualquer sentido usar paineis solares.


jmal Escreveu:
srecologico Escreveu: Não entendo o que queres dizer com esta frase, mas o ampera é exclusivamente ev em todos os sentidos, tem ainda um extensor de autonomia a gasolina.
É tão EV como um prius convertido para phev. Pode ser conduzido em modo exclusivamente elétrico, hibrido (elétrico e gasolina) e só gasolina.

"According to SAE's definition the Volt is a hybrid vehicle, due to the combination of an internal combustion engine and electric motors, and its configuration can be referred to as a plug-in hybrid. The Volt operates as a purely electric vehicle for the first 25 to 50 miles (40 to 80 km), after which it functions primarily as a series hybrid, as the internal combustion engine acts primarily as a generator to power the electric traction motor. When the initial pure EV battery capacity drops below a pre-established threshold from full charge and while the Volt is operating in series hybrid mode, the Volt's control system will select the most optimally efficient drive mode to improve performance and boost high-speed efficiency.
At certain loads and speeds, 30 to 70 mph (48 to 110 km/h), the internal combustion engine may at times be engaged mechanically via a clutch to an output split planetary gearset in order to assist the electric traction motor propelling the Volt. Therefore, the Volt can operate either as an all-electric vehicle, a series hybrid or a parallel hybrid depending on the battery's state of charge (SOC) and the vehicle's operating conditions.
The Volt has an automotive powertrain different from any existing car, but as a series hybrid or when in gasoline mode, the Volt operates similar to a conventional diesel-electric railroad locomotive which uses its combustion engine only to produce electricity to drive its electric traction motors, except under certain conditions when the Volt needs to improve its performance"

É esta caracteristica do prius que o faz poder ser transformado para phev. outros modelos (honda civic, insight) também podem mas como funcionam de forma diferente, não podem ser conduzidos em modo exclusivamente elétrico, funcionado assim apenas em modo hibrido.
Não sei até que ponto isso será verdade, repara:
Já confortavelmente instalado trocámos alguma informação antes de iniciar a viagem, a autonomia das baterias informava à partida 24 km, percorri exatamente 18 km onde mal carregava no acelerador e obtinha logo uma resposta muito boa e tudo isto a ouvir apenas a chuva no para brisas, entrei no IP5 e facilmente cheguei aos 160 km/h, embora não desse para ir muito mais alem pois encontra-se limitado aos 169, é verdade, nem mais nem menos, 169km/h, mesmo quase sem autonomia em momento algum notei falta de potencia, no final, ainda anunciava 4 km de autonomia, um valor quase real.
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 28#p187128

Além de não fazer qualquer sentido esse tipo de funcionamento.
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Re: converter prius para phev

Mensagem por Volt »

Isto:
srecologico Escreveu:Em relação a paineis solares não faz qualquer sentido. O custo é muito elevado e a sua instalação retira eficiencia aerodinamica possivelmente anulando o efeito desejado. Seria sempre muito insuficiente. Acho que nem em 90 anos não compensava. Mais vale esse dinheiro gasto em mais baterias.

Não é o mesmo que isto:
srecologico Escreveu:explica-me então por favor como é que instalas 15KW de paineis fotovoltaicos num carro sem perder aerodinamica, qual o seu custo assim como todos os acessórios a eles associados. E qual o peso. Se conseguires parabéns. acabas de fazer o que ninguém até hoje conseguiu.

E para ti, é válido isto:
srecologico Escreveu:sinceramente, abstenham-se deste tipo de comentários se não tiverem dados concretos.
E já agora, 15KW?!!!
Estou a ver que percebes do assunto... Pelas tuas contas, "15" "KW" é o gasto do carro, ou algo "parecido", certo?
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Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

se faz ou não sentido um ampera funcionar dessa forma isso é com cada um mas é um facto que funciona dessa forma. o ampera é um phev não é um ev. caso contrário se percorresses 300km ficavas pelo caminho como o leaf. com o ampera isso não acontece. alem disso são oos proprios construtores que assim o anunciam e demonstram. o que existe é vários tipos de sistemas hibridos. agora em termos de performance isso sim é discutivel e obvio que depende das condições. um prius a 110km/h é o limite máximo e esforça imenso o motor eletrico e pode causar alguns danos.

15kw é o suficiente para carregar as baterias. menos que isso as baterias gastam-se mais depressa do que o gerador consegue carregar.
se conseguires instalar paineis solares num carro normal com a mesma prestação de um gerador a diesel de 15kw estás noutro mundo pois estarás a infringir as leis da fisica. nem com paineis solares com 100% de eficiencia isso seria possivel.


Crazy Nuts
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Re: converter prius para phev

Mensagem por Crazy Nuts »

Caro srecologico,

Acredito que a sua intenção seja a melhor no ambito da partilha de conhecimentos e debate de ideias. 
No entanto quando apresentamos uma tese como uma verdade absoluta devemos (no mínimo) estar muito bem informados sobre o tema sobre o qual opinamos.
Desde o inicio deste tópico que assisto repetidamente ao produzir da sua parte de afirmações erradas e desprovidas dos conhecimentos necessários para as produzir.
Ainda assim, muito me apraz verificar que, à medida que vai ficando mais bem informado, vai compreendendo que alguns dos conceitos iniciais que defendia, não se afiguram como verdadeiros.
Questionar ou indagar sobre uma determinada temática é distinto de produzir afirmações como verdades absolutas numa matéria que não se domina.
Lembre-se que os foruns são publicos pelo que, tal como o srecologico, muitos vêm a este fórum com o objectivo de colher e partilhar conhecimento. Tais afirmações poderão induzir em erro quem se encontra menos informado.
Espero sinceramente que aproveite este fantástico fórum para poder esclarecer alguns conceitos através de um pouco de pesquisa pelos muitos topicos onde varios dos assuntos que refere já foram amplamente dissecados e esclarecidos.
Quanto ao tema inicial do tópico, acho muito frutuoso o debate de ideias na procura de uma solução que se enquadre dentro das suas necessidades.
Faço votos para que continue com um espirito ecologico e cá estaremos para debater muitas ideias.

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jmal
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Re: converter prius para phev

Mensagem por jmal »

srecologico Escreveu:se faz ou não sentido um ampera funcionar dessa forma isso é com cada um mas é um facto que funciona dessa forma. o ampera é um phev não é um ev. caso contrário se percorresses 300km ficavas pelo caminho como o leaf. com o ampera isso não acontece. alem disso são oos proprios construtores que assim o anunciam e demonstram. o que existe é vários tipos de sistemas hibridos. agora em termos de performance isso sim é discutivel e obvio que depende das condições. um prius a 110km/h é o limite máximo e esforça imenso o motor eletrico e pode causar alguns danos.

15kw é o suficiente para carregar as baterias. menos que isso as baterias gastam-se mais depressa do que o gerador consegue carregar.
se conseguires instalar paineis solares num carro normal com a mesma prestação de um gerador a diesel de 15kw estás noutro mundo pois estarás a infringir as leis da fisica. nem com paineis solares com 100% de eficiencia isso seria possivel.
http://www.opel-ampera.com/index.php/por/ampera/faq
O que acontece se a bateria ficar sem carga quando estiver em viagem?

Com o Opel Ampera, não precisa de se preocupar se ficar sem energia elétrica, pois não ficará parado na berma da estrada. Acabaram-se as preocupações com a autonomia. A energia armazenada na bateria alimenta o motor elétrico durante os primeiros 40 a 80 quilómetros. Quando a bateria fica sem carga, o motor gerador no veículo produz eletricidade para alimentar o Ampera durante centenas de quilómetros adicionais.


Em que medida o Opel Ampera é diferente de outros automóveis?

O Ampera é um veículo elétrico Plug-in com extensão da autonomia, equipado com um motor gerador a gasolina. Este veículo dispõe de uma bateria de grande capacidade que armazena a energia fornecida pela tomada elétrica doméstica e que está ligada ao motor elétrico. O motor elétrico impulsiona diretamente o veículo. A duração da bateria abrange os primeiros 40 a 80 quilómetros. Caso tenha de percorrer mais quilómetros, o gerador alimentado a gasolina (ou etanol E85) no veículo é acionado automaticamente para fornecer eletricidade ao motor.

Podes chamar-lhe o que quiseres, mas não é um híbrido como os outros, anda exclusivamente eléctrico com um gerador a gasolina para recarregar a bateria, mais simples até que os híbridos normais.
Sobre as anteriores versões não sei, mas esta dizem ser o novo ampera.
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Re: converter prius para phev

Mensagem por Volt »

Crazy Nuts Escreveu:Caro srecologico,

Acredito que a sua intenção seja a melhor no ambito da partilha de conhecimentos e debate de ideias. 
No entanto quando apresentamos uma tese como uma verdade absoluta devemos (no mínimo) estar muito bem informados sobre o tema sobre o qual opinamos.
Desde o inicio deste tópico que assisto repetidamente ao produzir da sua parte de afirmações erradas e desprovidas dos conhecimentos necessários para as produzir.
Ainda assim, muito me apraz verificar que, à medida que vai ficando mais bem informado, vai compreendendo que alguns dos conceitos iniciais que defendia, não se afiguram como verdadeiros.
Questionar ou indagar sobre uma determinada temática é distinto de produzir afirmações como verdades absolutas numa matéria que não se domina.
Lembre-se que os foruns são publicos pelo que, tal como o srecologico, muitos vêm a este fórum com o objectivo de colher e partilhar conhecimento. Tais afirmações poderão induzir em erro quem se encontra menos informado.
Espero sinceramente que aproveite este fantástico fórum para poder esclarecer alguns conceitos através de um pouco de pesquisa pelos muitos topicos onde varios dos assuntos que refere já foram amplamente dissecados e esclarecidos.
Quanto ao tema inicial do tópico, acho muito frutuoso o debate de ideias na procura de uma solução que se enquadre dentro das suas necessidades.
Faço votos para que continue com um espirito ecologico e cá estaremos para debater muitas ideias.
E ficou tudo dito neste texto. Obrigado Crazy Nuts. :-).

PS: Mas 15 kW de quê?
333.333,3 KM a bombar faísca!
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joseneves
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Re: converter prius para phev

Mensagem por joseneves »

viva,

O avanço das energias alternativas em Portugal passa também pelo derrube de certos mitos.
Quando instalei a minha microgeração, o panorama era de poucas fontes fotovoltaicas a mandar para a rede energia. Amigos, vizinhos, pessoas conhecidos, acharam estranho por tantos vidros no telhado em pleno inverno, que não ia produzir nada, so nos tres / quatros meses de sol. Hoje alguns desses que criticaram, riam-se de tal disparate,para uns não era estetico, era grande, onde podiam tentavam arranjar defeitos, mas quando viram a factura dos primeiros meses, tornaram-se alguns deles, hoje micro- produtores

Apesar de hoje, o quadro do pensamento ja não ser o mesmo de a uns anos atras, a energia fotovoltaica ainda é vista por alguns como o parente pobre das energia alternativas, isto é, que produzem pouco, tecnologicamente ainda não atingiram um grau de desenvolvimento para olharem para elas como mereciam.
cumprimentos
neves

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Re: converter prius para phev

Mensagem por BondadeSua »

joseneves Escreveu:viva,

O SRecologico escreveu:um EV sem limite de autonomia.

A bateria se estiver sempre a ser carregada, com um painel fotovoltaico, julgo que seja possivel, dificilmente alguem esta sempre a conduzir, bem como, a maioria precisa do carro durante o dia.
Seriam veiculos com autonomia ilimitada.

PS: Alguem conhece alguma empresa que coloque paineis fotovoltaicos, em veiculos hibridos, electricos.

cumprimentos :mrgreen:
:mrgreen:
Se não me engano, a partir deste contacto/endereço, ([email protected]), duma firma na zona de Sintra, sugeriam a colocação de painéis solares com vários exemplos aplicados, para melhorar a autonomia dos veículos convertidos. Pareceu-me interessante. Só que no meu caso, como até nem se faz muitos (km), a transformação ainda é um investimento "difícil". Creio que a página foi referida aqui no fórum, mas perdi-lhe o rasto. Tente o contacto! ;)

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sergio ferraz
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Re: converter prius para phev

Mensagem por sergio ferraz »

ja existem prius na sucata
nao seria viavel fazer uma conversao com esse motor?
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.


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Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

sergio ferraz Escreveu:ja existem prius na sucata
nao seria viavel fazer uma conversao com esse motor?
sim e não. Se está na sucata é como qualquer carro que sirva de doador para o projecto. pode ser um prius, pode ser um ferrari ou até um smart. quando se converte para EV retira-se o motor interno e coloca-se o motor eletrico as baterias e o controlador das mesmas. é teoricamente muito fácil e tecnicamente até relativamente acessivel.
portanto ter um prius ou não pode ser igual. só depende se usarmos as baterias internas do prius. que numa conversão para EV quase nunca são usadas. aliás nunca vi serem usadas dessa forma.
um bom carro para servir de conversão deve ser um carro leve, que nao seja muito complexo, barato, com boa aerodinamica e com bom espaço para componentes. o prius sem o sistema hibrido seria um optimo candidato, mas há outros mais em conta. assim de repente, audi a2 ou outros.
como um prius é um carro relativamente caro, é por isso que não o considerei.

ja vi esses senhores da vssolar. usam os paineis em quadriciclos ultraleves não homologados. é uma boa brincadeira. mas não passa disso.

Para todos os efeitos o ampera É um hibrido e ninguém pode dizer o contrário. Há vários tipos de veiculos hibridos:
os hibridos tipo honda civic, honda insight etc que são hibridos que têm um motor eletrico e baterias independentes que trabalham juntamente com o motor ci. não podem nunca ser conduzidos em modo apenas eletrico.
Imagem

os hibridos tipo ampera:
Imagem
o motor é exclusivamente elétrico e tem um extensor de autonomia que não é nada mais do que um motor ci que carrega as baterias.
a autonomia pode ser "ilimitada" se o gerador conseguir fornecer mais energia do que as baterias consomem, ou não. se não conseguir a autonomia é mais limitada e pode acontecer que as baterias se gastem e se tenha de por exemplo, parar e esperar que o motor as carregue antes de se voltar a conduzir. o que não faz muito sentido porque um sistema destes tem os seus custos e para isso mais vale instalar mais baterias.

os hibridos tipo phev "normais"
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é o caso do prius (a geração II e III apesar de não serem phev TÊM a capacidade de o ser, no entanto, dada as limitações do motor elétrico, as prestações também serão limitadas), ou seja, estando limitado e não se alterando nada, comportam-se como um hibrido tipo honda civic e afins.
estes hibridos têm a capacidade de poderem ser conduzidos em modo hibrido (motor ci e eletrico), em modo a gasolina (motor ci) ou em modo exclusivamente eletrico.

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Jorge Rocha
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Re: converter prius para phev

Mensagem por Jorge Rocha »

srecologico Escreveu: é o caso do prius (a geração II e III apesar de não serem phev TÊM a capacidade de o ser, no entanto, dada as limitações do motor elétrico, as prestações também serão limitadas), ou seja, estando limitado e não se alterando nada, comportam-se como um hibrido tipo honda civic e afins.
estes hibridos têm a capacidade de poderem ser conduzidos em modo hibrido (motor ci e eletrico), em modo a gasolina (motor ci) ou em modo exclusivamente eletrico.
Eu considero que o motor electrico até é de bom tamanho, para se andar dentro dos limites autorizados nas estradas de Portugal.
Poderá não ser muito potente o controlador... Por acaso até gostava de saber a potencia do controlador??? Será os 27KW?
O pack de baterias sendo reforçado com mais uns 13KW já seria minimamente razoavel.
Tudo por um mundo mais limpo!

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