Microprodução 5.2Kw MonoCristalino-Esposende(Marinhas)

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
fkd
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 650
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
Localização: Esposende

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por fkd »

Emanuel Couto Escreveu:O interessante é que os policristalinos tem mais eficácia a altas temperaturas!
então isso quer dizer que os mono são melhores a trabalhar a baixas temperaturas... por isso com menos sol...
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
fkd
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 650
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
Localização: Esposende

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por fkd »

Obrigado suntroika.
Essa ideia de uma ultima ronda pelos instaladores que estão mais bem colocados... (segunda a minha ideia, claro) é muito bem visto ;)
suntroika Escreveu:Dá para todos os gostos....

Eu faria da seguinte forma:
Condiderava somente as propostas com 4900/5000w de potência (a diferença não é significativa) e eliminava as outras. Dentro destas, como disse atrás, escolhia o tipo de módulo (mono ou poli) e marca pretendida, uma vez que o inversor é comum a todas, e fazia uma ronda final pelos instaladores. Assim consegues ter uma comparação mais fiável, porque se reparares, existe por exemplo uma disparidade de preços entre LG e Bosch, alguma coisa difere. nem sempre o preço mais baixo é melhor.

fkd Escreveu: (...).
Obrigado
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por mcarneiro »

fkd Escreveu:
Emanuel Couto Escreveu:O interessante é que os policristalinos tem mais eficácia a altas temperaturas!
então isso quer dizer que os mono são melhores a trabalhar a baixas temperaturas... por isso com menos sol...

Nem mais, os mono são melhores a trabalhar com temperaturas mais baixas e menor luminusidade, por isso são melhores para utilizar ai no Norte

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por Emanuel Couto »

Então fkd!
Este orçamento já está escolhido ?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
fkd
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 650
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
Localização: Esposende

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por fkd »

Estou a seguir mais ou menos o conselho "suntroika"... ;)
Ainda espero respostas a algumas propostas/alterações minhas. :?

:idea: Exemplo 1, o facto de colocar um alarme de aviso quando o disjuntor do inversor desliga por alguma razão.
:idea: exemplo 2, descarregadores no mesmo quadro (penso que se diz descarregador AC e descarregador DC)
:idea: exemplo 3, aumentar a potência de algumas instalações (ou passando a ter 20 paineis em vez de 18, ou aumentando a potência de cada painel) - :?: uma potencia de instalação a rondar os 5300w está no limite do SolarMax4200s :?: - ou pode ser superior :?:
:idea: exemplo 4, colocar um disjuntor automático (que liga automaticamente ao fim de algum tempo). Este período (intervalo) de tempo vai vai aumentando ... ele dispara/desliga por algum motivo, ao fim de 1 minuto liga-se automaticamente. Se a razão dele ter disparado se mantiver ele volta a desligar, e passado 2 minutos tenta novamente ligar-se... e assim sucessivamente!... (aumentando o intervalo de tempo em que está desligado)...

Isto são alguns exemplos de situações que tenho lido e que me parecem fundamentais, ou pelo menos que melhorariam a segurança da instalação!...
O último exemplo (disjuntor automático), parece-me um pormenor que poucos conhecem e ainda menos conseguem arranjar... mas a falta deste, exige um alarme de paragem de produção. Digo eu :mrgreen:
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por mcarneiro »

fkd Escreveu:Estou a seguir mais ou menos o conselho "suntroika"... ;)
Ainda espero respostas a algumas propostas/alterações minhas. :?

:idea: Exemplo 1, o facto de colocar um alarme de aviso quando o disjuntor do inversor desliga por alguma razão.
:idea: exemplo 2, descarregadores no mesmo quadro (penso que se diz descarregador AC e descarregador DC)
:idea: exemplo 3, aumentar a potência de algumas instalações (ou passando a ter 20 paineis em vez de 18, ou aumentando a potência de cada painel) - :?: uma potencia de instalação a rondar os 5300w está no limite do SolarMax4200s :?: - ou pode ser superior :?:
:idea: exemplo 4, colocar um disjuntor automático (que liga automaticamente ao fim de algum tempo). Este período (intervalo) de tempo vai vai aumentando ... ele dispara/desliga por algum motivo, ao fim de 1 minuto liga-se automaticamente. Se a razão dele ter disparado se mantiver ele volta a desligar, e passado 2 minutos tenta novamente ligar-se... e assim sucessivamente!... (aumentando o intervalo de tempo em que está desligado)...

Isto são alguns exemplos de situações que tenho lido e que me parecem fundamentais, ou pelo menos que melhorariam a segurança da instalação!...
O último exemplo (disjuntor automático), parece-me um pormenor que poucos conhecem e ainda menos conseguem arranjar... mas a falta deste, exige um alarme de paragem de produção. Digo eu :mrgreen:
:idea: Exemplo 1, o facto de colocar um alarme de aviso quando o disjuntor do inversor desliga por alguma razão

A maneira mais pratica de monitorizar falha , é pores um logger , quando há uma falha o logger envia um mail. mas é carote.

Posso dizer-te que o dijuntor e o diferencial não disparam com facilidade , se estiverem bem dimencionados, e o quadro ÂC estiver bem isolado para não entrar humidade , o mesmo acontece com a caixa do contador e a portinhola se a solução de ligação for a A ou a B .

tenho a minha instalação a funcionar a 7 meses e não disparou nada uma unica vez.


:idea: exemplo 2, descarregadores no mesmo quadro (penso que se diz descarregador AC e descarregador DC)

O quadro AC deve ter descarregador tipo1+2 do lado DC não acho necessario 99% das descargas são do lado da rede, existem descarregadores para DC , mas são bastante caros e ainda por cima terias que instalar 2 porque o solarmax fica com duas strings, tem que ser um por string

:idea: exemplo 3, aumentar a potência de algumas instalações (ou passando a ter 20 paineis em vez de 18, ou aumentando

aumentar a potencia estou inteiramente de acordo , alias a minha opção de configuração preferida foi a dos Qells de 265w , mas em vez de ser com 18 seria com 20, ate agora aqui no forum , a instalação com solarmax com mais potencia tem 5600w se naõ me engano,

idea: exemplo 4, colocar um disjuntor automático (que liga automaticamente ao fim de algum tempo). Este período (intervalo) de tempo vai vai aumentando ... ele dispara/desliga por algum motivo, ao fim de 1 minuto liga-se automaticamente. Se a razão dele ter disparado se mantiver ele volta a desligar, e passado 2 minutos tenta novamente ligar-se... e assim sucessivamente!... (aumentando o intervalo de tempo em que está desligado)...

tudo isso é possivel , inclusivamente podes armar novamente o dijuntor e ou diferncial por SMS , mas isso tem custos avultados, valera a pena ?
.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
fkd
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 650
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
Localização: Esposende

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por fkd »

mcarneiro Escreveu:
fkd Escreveu:Estou a seguir mais ou menos o conselho "suntroika"... ;)
Ainda espero respostas a algumas propostas/alterações minhas. :?
(...)
Digo eu :mrgreen:
:idea: exemplo 2, descarregadores no mesmo quadro (penso que se diz descarregador AC e descarregador DC)

O quadro AC deve ter descarregador tipo1+2 do lado DC não acho necessario 99% das descargas são do lado da rede, existem descarregadores para DC , mas são bastante caros e ainda por cima terias que instalar 2 porque o solarmax fica com duas strings, tem que ser um por string

(...)

idea: exemplo 4, colocar um disjuntor automático (que liga automaticamente ao fim de algum tempo). Este período (intervalo) de tempo vai vai aumentando ... ele dispara/desliga por algum motivo, ao fim de 1 minuto liga-se automaticamente. Se a razão dele ter disparado se mantiver ele volta a desligar, e passado 2 minutos tenta novamente ligar-se... e assim sucessivamente!... (aumentando o intervalo de tempo em que está desligado)...

tudo isso é possivel , inclusivamente podes armar novamente o dijuntor e ou diferncial por SMS , mas isso tem custos avultados, valera a pena ?
.
Então espera...
o quadro AC é que deve ter descarregador?
ou é o quadro que deve ter descarregador do lado AC?... :?

eu só tinha pensado no disjuntor automático... mas nessa impossibilidade, o alarme seria o mínimo... (e com certeza o mais barato)...
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por Emanuel Couto »

Não ficas baralhado com tantas propostas, equipamentos etc! ?

Mas é como o mcarneiro disse!
Há muita tecnologia nesta área, em inumeros equipamentos, que os produtores podem passar sem eles, logo maiores investimentos!
Pois vai levar mais tempo na amortização do investimento.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por mcarneiro »

fkd Escreveu:
mcarneiro Escreveu:
fkd Escreveu:Estou a seguir mais ou menos o conselho "suntroika"... ;)
Ainda espero respostas a algumas propostas/alterações minhas. :?
(...)
Digo eu :mrgreen:
:idea: exemplo 2, descarregadores no mesmo quadro (penso que se diz descarregador AC e descarregador DC)

O quadro AC deve ter descarregador tipo1+2 do lado DC não acho necessario 99% das descargas são do lado da rede, existem descarregadores para DC , mas são bastante caros e ainda por cima terias que instalar 2 porque o solarmax fica com duas strings, tem que ser um por string

(...)

idea: exemplo 4, colocar um disjuntor automático (que liga automaticamente ao fim de algum tempo). Este período (intervalo) de tempo vai vai aumentando ... ele dispara/desliga por algum motivo, ao fim de 1 minuto liga-se automaticamente. Se a razão dele ter disparado se mantiver ele volta a desligar, e passado 2 minutos tenta novamente ligar-se... e assim sucessivamente!... (aumentando o intervalo de tempo em que está desligado)...

tudo isso é possivel , inclusivamente podes armar novamente o dijuntor e ou diferncial por SMS , mas isso tem custos avultados, valera a pena ?
.
Então espera...
o quadro AC é que deve ter descarregador?
ou é o quadro que deve ter descarregador do lado AC?... :?

eu só tinha pensado no disjuntor automático... mas nessa impossibilidade, o alarme seria o mínimo... (e com certeza o mais barato)...

Caro aqui fica a foto do meu quadro AC: da Esquerda para a direita : dijuntor 1 polo + Neuro , diferencial (no meu caso 300ma) , e descarregador.



É sempre preferivel por o diferencial com 300ma, se a terra for e o permitir , o instalador vai ter que medir a terra na altura da instalação .
Anexos
quadro_ac_aberto.jpg

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por Emanuel Couto »

Sem margem para dúvida :D
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
fkd
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 650
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
Localização: Esposende

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por fkd »

ok
Então o quadro AC é que deve ter descarregador!...
Obrigado
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por visitante1 »

Não é muito comum do lado AC mas pode ter, não se sabe muito bem qual a proteção que vai fazer mas é uma opção.
Mais comum é levar do lado dos paineis uns descarregadores adquados á tensão maxima, mas na minha opinião nem num lado nem noutro fazem nada...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por Emanuel Couto »

pnunes Escreveu:Não é muito comum do lado AC mas pode ter, não se sabe muito bem qual a proteção que vai fazer mas é uma opção.
Mais comum é levar do lado dos paineis uns descarregadores adquados á tensão maxima, mas na minha opinião nem num lado nem noutro fazem nada...

Mas o descarregador de sobretensão não são para proteger no lado (DC) das instalações fotovoltaicas contra as sobretensões transitórias com origem em descargas atmosféricas, etc!

No lado (AC), são os mais conhecidos, que protegem a rede de sobretensões.

Na verdade, não acontece isto ?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
fkd
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 650
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
Localização: Esposende

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por fkd »

meus caros, entendam-se!
inicialmente estava convencido que necessitava descarregadores em AC e em DC...
e agora segundo o pnunes, nem dum lado nem do outro fazem nada...
Porra! em que ficamos?
Tenho orçamentos assim:
> Dispositivo de alarme para informação de falha de Produção, modelo "VAUGA EBM-sb"
> Quadro Eléctrico DC, incluindo Descarregadores de Sobretensão.
> Quadro Eléctrico AC, incluindo Descarregadores de Sobretensão, e Protecção Diferencial.

E então isto não interessa nada?
cada vez percebo menos.
Antes de abrir este tópico li um outro dentro do mesmo tema ("Ajuda Decisão microprodução")-http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 7&start=60
onde se podia ler que para se dormir descansado o quadro tinha de ter disjuntor, diferencial e descarregador!...
alguém me pode esclarecer melhor?
ou pelo menos explicar para que eu possa decidir!....
Obrigado
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por mcarneiro »

pnunes Escreveu:Não é muito comum do lado AC mas pode ter, não se sabe muito bem qual a proteção que vai fazer mas é uma opção.
Mais comum é levar do lado dos paineis uns descarregadores adquados á tensão maxima, mas na minha opinião nem num lado nem noutro fazem nada...
Então Pnunes o Descarregador do lado AC não faz nada ? a esmagadora maioria das sobretensões vem da rede publica , o descarregador serve para proteger o inversor , do lado de DC é que é muito raro haver descargas! do lado dc deve é ter seccionadores fusivel bipolares, pode também ter descarregadores , mas as descargas atmosfericas sobre os paines são muito raras.


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por mcarneiro »

fkd Escreveu:meus caros, entendam-se!
inicialmente estava convencido que necessitava descarregadores em AC e em DC...
e agora segundo o pnunes, nem dum lado nem do outro fazem nada...
Porra! em que ficamos?
Tenho orçamentos assim:
> Dispositivo de alarme para informação de falha de Produção, modelo "VAUGA EBM-sb"
> Quadro Eléctrico DC, incluindo Descarregadores de Sobretensão.
> Quadro Eléctrico AC, incluindo Descarregadores de Sobretensão, e Protecção Diferencial.

E então isto não interessa nada?
cada vez percebo menos.
Antes de abrir este tópico li um outro dentro do mesmo tema ("Ajuda Decisão microprodução")-http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 7&start=60
onde se podia ler que para se dormir descansado o quadro tinha de ter disjuntor, diferencial e descarregador!...
alguém me pode esclarecer melhor?
ou pelo menos explicar para que eu possa decidir!....
Obrigado

Sim , podes ter isso tudo não está mal feito, quanto a mim os descarregadores do lado DC são dispensaveis , a questão é quanto é que eles levam a mais por isso, e ter em atenção de os descarregadores do lado DC , são efectivamente para corrente DC e fotovoltaico , porque esses são caros, muitos instaladores que não sabem o que estão a fazer põem descarregadores AC do lado DC..., normalmente de uma famosa marca Portuguesa , muito conhecida por dar patrocinios no futebol e no ciclismo..., em vez de patrocinios deviam era aplicar o dinheiro em desenvolvimento de produtos de qualidade, em vez das porcarias que prai vendem !, não dexeis que ponham material electrico dessa marca.

Atenção , eu ate gosto de utilizar material Nacional , os meus paineis são nacionais, mas ter dijuntores e outro material a pegar fogo não !

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por Emanuel Couto »

(mas as descargas atmosfericas sobre os paines são muito raras)

Ainda Bem :)

Mas pode ser fatal!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
fkd
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 650
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
Localização: Esposende

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por fkd »

Então será qualquer coisa como isto? certo?

"Gostaríamos de lhe referir alguns pontos da nossa proposta:
> A estrutura é fixa por ganchos ajustáveis em altura , o que poderá permitir uma maior circulação de ar, relativamente ao existentes sem ajuste em altura.
> A fixação não furará telhas.
> O Quadro AC tem descarregadores de sobretensão e um sistema de aviso sonoro (ou luminoso) de não produção.
> O cabo AC é de 10 mm, e o DC de 6 mm, o que ,na nossa opinião diminuirá as perdas."

que dizem?
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131


mcarneiro
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 750
Registado: quinta mar 29, 2012 7:25 pm
Localização: Lagos

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por mcarneiro »

fkd Escreveu:Então será qualquer coisa como isto? certo?

"Gostaríamos de lhe referir alguns pontos da nossa proposta:
> A estrutura é fixa por ganchos ajustáveis em altura , o que poderá permitir uma maior circulação de ar, relativamente ao existentes sem ajuste em altura.
> A fixação não furará telhas.
> O Quadro AC tem descarregadores de sobretensão e um sistema de aviso sonoro (ou luminoso) de não produção.
> O cabo AC é de 10 mm, e o DC de 6 mm, o que ,na nossa opinião diminuirá as perdas."

que dizem?
diz só aos tipos que também queres quadro DC com seccionadores fusivel, e ve a marca dos equipamentos dos quadros.

quanto aos ganchos de telhado são uma opção , verifica se as telhas não ficam levantadas , porque a maior parte desses acessorios não foram feitos para os nossos telhados. Eu optei por furar as telhas dá um bocado mais de trabalho, mas não estou arrependido, a fixação é mais forte, e já passou um inverno muito chuvoso , e não entrou uma gota de agua.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
fkd
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 650
Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
Localização: Esposende

Re: Microprodução - o que escolher?

Mensagem por fkd »

mais uma para apontar...
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €

http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131

Responder

Voltar para “Projectos”