Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 106 e-

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Emanuel Couto »

Jorge Rocha Escreveu: Parte que derreteu o isolamento entre as placas (pólo positivo e pólo negativo), transformando-se em carvão (condutor electrico) que promove a passagem da corrente com alguma dificuldade, aquecendo todo o elemento e os seus vizinhos.


Imagem

Imagem

Imagem
Pois... nada como abrir para se ver o que se está a passar lá dentro.

Neste caso realmente não há nada a fazer.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha, um motor de escovas por ter escovas não quer dizer que seja menos eficiente que um AC, nesse peugeot encontras um motor de 11 kw nominais, que atinge facilmente 30 kw de potência (dependendo do pack) com um pequeno sistema de arrefecimento a ar que raramente se ouve a funcionar, é uma turbina relativamente pequena, o controlador tem um circuito de controlo das escovas, que detecta maus contactos e previne que o rotor queime ou fique danificado com arcos.
O mesmo não se pode falar de motores AC e sem escovas, que praticamente todos os que já vi em veiculos, têm pesados sistemas de arrefecimento a água, thinks's, renault's, nissan's e por ai fora, claro que todos eles com potências maiores mas também com motores maiores.

Podes comparar até com um motor de 5kw sem escovas de uma scooter, que com 5kw nominais se aplicar-mos 10kw, alguns acabam por fritar, e mesmo a debitar 5kw atingem temperaturas bem altas, isso é sinonimo de ineficiência, claro que com controladores sinusoidais passam a ser mais eficientes, mas estamos a falar de um motor de 11kw a puxar mais de uma tonelada com 4 rodas.

Outra vantagem é que o controlador é muito mais simples e com menos perdas por efeito de joule, num controlador trifásico, a corrente para cada fase tem de passar por 2 conjuntos de transístores, em 3 fases temos 6 conjuntos, todos eles são uma resistência, num motor de escovas existe apenas um conjunto, neste caso apenas um modulo IGBT duplo de 1000 Ampéres (um para marcha e outro para regenerativa).

Bom Trabalho.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por MVS »

Comparando sistemas para motorização EV 4 rodas minimamente equivalentes e numa óptica simplicista:

- O controlador SepEx é ligeiramente mais eficiente do que o controlador AC
- O motor de indução AC é mais eficiente do que o motor DC SepEx
- A combinação dos dois componentes favorece a solução AC em termos de eficiência

Existem vários estudos publicados sobre este assunto.

Misturar aqui a referência aos motores hub s/ escovas das scooters não faz qualquer sentido.
Imagem

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por jmal »

MVS Escreveu:Comparando sistemas para motorização EV 4 rodas minimamente equivalentes e numa óptica simplicista:

- O controlador SepEx é ligeiramente mais eficiente do que o controlador AC
- O motor de indução AC é mais eficiente do que o motor DC SepEx
- A combinação dos dois componentes favorece a solução AC em termos de eficiência

Existem vários estudos publicados sobre este assunto.

Misturar aqui a referência aos motores hub s/ escovas das scooters não faz qualquer sentido.
Sim, tens razao, mas a intenção foi dar um exemplo de perda de eficiência, existem outras.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Mumia »

uhmmmmmm isto já merecia era passar para um DB :roll: :roll: com tanta informação interessante e importante.. que aqui até nos test drive até fica a perder :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16147
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por serges »

Se o Jorge Rocha aceitar muda se para os Diarios de Bordo mas deixando aqui este tópico como "Fantasma"...

Que achas Jorge?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Jorge Rocha »

serges Escreveu:Se o Jorge Rocha aceitar muda se para os Diarios de Bordo mas deixando aqui este tópico como "Fantasma"...

Que achas Jorge?
Por mim, tudo bem!
Assim já me tira algum trabalho!



Todas estas discussões são de grande valor. (Jmal e MVS) Obrigado


Neste momento estou a fazer a escolha do numero de células.

Estou a verificar que o carregador pode até atingir os 165V no final da carga.

Tenho já feito algumas experiências com diferentes números de células em série, e até agora a tendência será ficar por 44S. (ainda algumas por fazer...)

O sistema de carregamento interrompe quando se abre a tampa da ficha de entrada da alimentação 230v ac, e recomeça de novo quando se fecha. Paralelamente (ou em série) com o pequeno interruptor que lá está pode-se juntar a um futuro BMS, para fazer a protecção por tensão alta.

Ainda para o BMS, na fase de corte por tensão baixa, pode haver também um paralelo (ou série, dependendo se o contacto é normalmente aberto ou fechado), com o pequeno interruptor do pedal do travão (aquele que faz acender as luzes de "stop") passando assim a protecção por tensão baixa e sem desligar luzes ou piscas (da instalação de 12V).

As baterias são as que cá tinha para equipar nas motas, as Calb 60Ah (as de maior densidade por peso e volume e com preço aceitável).

Como a corrente maxima de saida das baterias é de 205A (se for numa subida pode ir sempre a gastar o máximo), optei por colocar 2 células em paralelo, formando apenas uma de 120Ah.
Depois de atingir uma velocidade tranquila de 60Km/h o consumo é de 45A (0,37C de descarga é a corrente que será utilizada em mais de 80% das deslocações)

Desta forma poderá ficar instalado um total de 17KWh.

Peso das baterias anteriores, os aproximados 12KWh, 270Kg (sem circuito de arrefecimento por água).

Peso das novas baterias LiFePO4 17KWh, 171Kg (sem necessidade de arrefecimento).

Diminuição de mais de 100Kg, correspondente a 10% do seu peso (já é considerável este ganho, que também se irá traduzir em maior eficiência).

Se alguém tiver outras experiências que eu ainda não tenha realizado, e que possa ser útil para o dimensionamento do pack de baterias, entre outros, ficarei agradecido pela partilha!

Cumprimentos electrizantes
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por sergiomms »

Pressuponho que vais utilizar as mesmas caixas das baterias NiCd, assim, tens a certeza que vão caber as 44 (88) baterias de 120ah (60ah)?
Não retires o sistema de refrigeração que ele faz falta para arrefecer o controlador e o carregador, vais libertar algum peso com a remoção de tubos das baterias velhas.

Força, mãos à obra! :)
sergiomms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Jorge Rocha »

Sim, as caixas são as mesmas. Apenas lhe retirei as partes que eram em chapa de ferro pintada (no fundo das caixas), substituindo por chapas de Inox (para não haver pontos de ferrugem).
Aproveitando que as baterias estão fora para retirar as chapas de Ferro pintadas, mas com já alguma corrosão, e substitui-las por outras em Inox (do que tinha para a sucata). As chapas de Ferro tinham 3mm de espessura e as de Inox tinham apenas 1mm, sendo mais do que suficiente e diminuindo também o peso.
Aproveitando que as baterias estão fora para retirar as chapas de Ferro pintadas, mas com já alguma corrosão, e substitui-las por outras em Inox (do que tinha para a sucata). As chapas de Ferro tinham 3mm de espessura e as de Inox tinham apenas 1mm, sendo mais do que suficiente e diminuindo também o peso.
2014-08-17 20.31.45.jpg (112.04 KiB) Visto 5568 vezes
Estão a ocupar apenas 2/3 do espaço das NiCd.

Sim, claro, o sistema de refrigeração agora está apenas dedicado ao grupo electrónico (controlador, conversor dc/dc e carregador, passando naturalmente pelo radiador).
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por sergiomms »

Jorge Rocha Escreveu:...
Estão a ocupar apenas 2/3 do espaço das NiCd.
...
:shock: mesmo? :shock:
Mesmo que não seja exactamente 2/3, só o facto de te sobrar espaço depois de instalares as baterias já fico surpreso.
sergiomms

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por jmal »

sergiomms Escreveu:
Jorge Rocha Escreveu:...
Estão a ocupar apenas 2/3 do espaço das NiCd.
...
:shock: mesmo? :shock:
Mesmo que não seja exactamente 2/3, só o facto de te sobrar espaço depois de instalares as baterias já fico surpreso.
Cabe cerca de 160 ah em litio ferro sem grandes alterações, 200 ah com algumas mexidas, eu usei baterias de 90 ah e o pack frente-cima levou apenas 2 células e bms, os restantes compartimentos ficaram ainda com bastante espaço. Usei 42s 90 ah, alterei os patamares de carga do carregador, bms gere os cortes alto e baixo e restantes eventos.

Com este pack de 12kw, em testes fez 142 kms a rolar a 50 - 70 kmh com condução poupadinha, o cliente faz mais de 100 kms diários com ele, gastando quase a totalidade da energia. Já vai com cerca de 70.000 kms, cerca de 60.000 feitos com as novas baterias.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Jorge Rocha »

Quando digo 2/3, não estou a exagerar!
Onde originalmente estavam 6 das 20 baterias, agora ver imagem a baixo...
Onde originalmente estavam 6 das 20 baterias, agora ver imagem a baixo...
2014-08-16 19.22.01.jpg (133.8 KiB) Visto 5520 vezes
Na caixa da frente parte de baixo estão agora 40 células, completando já 20S 120Ah.
Na caixa da frente parte de baixo estão agora 40 células, completando já 20S 120Ah.
2014-11-04 03.08.57.jpg (130.44 KiB) Visto 5520 vezes
Depois do primeiro isolamento com camada de espuma de poliuretano, para prevenir o arrefecimento e  para se tornar mais protegida contra impactos mecanicos, humidades,... entre outros, também é um excelente pára chamas.
Depois do primeiro isolamento com camada de espuma de poliuretano, para prevenir o arrefecimento e para se tornar mais protegida contra impactos mecanicos, humidades,... entre outros, também é um excelente pára chamas.
2014-11-04 04.54.25.jpg (140.56 KiB) Visto 5520 vezes
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Emanuel Couto »

Magnífico trabalho Jorge, sim senhor... ;)

Meus parabéns.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Mumia »

wwwooouuu :shock: dá gosto seguir este DB :) mais uma vez uma boa situação de "mãos à obra" by Jorge Rocha eheheheh e repleta de boas fotos ;) que como se costuma dizer uma imagem vale mais que mil palavras :) venham de lá mais Jorge!! :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Jorge Rocha »

Já há mais de uma semana que o carro anda a LiFePO4.

Das poucas vezes que ando com ele, sempre me surpreendo com sua potencia em acelerações e recuperações.

Os 150Kg a menos fazem muita diferença.

Verifico que a tensão do pack de baterias se mantém muito estável durante os percursos, quer seja a puxar muita corrente, ou nas regenerações mais fortes, e mesmo com as temperaturas baixas que têm estado.

Como ainda não foi colocado o BMS (ou os BMS de 20S e de 24S, respectivamente), tenho feito carregamentos controlados, deixando a tensão chegar aos 150V, onde a célula mais carregada fica pelos 3,50V.

As descargas têm sido geridas pelo próprio indicador de carga do carro, onde ele faz a contagem entre os 0% e os 100% que corresponde os 100% a 100Ah (os das baterias originais). Como estas células têm 120Ah, sempre se tem ficado sem descarregar os últimos 30%.

Esta rodagem é boa para as baterias, deixando-as com sua auto-descarga muito baixa. (favorecendo depois o trabalho a qualquer que seja o BMS)

Faltava a imagem da baterias na parte de trás...
Ganhou-se um pouco de espaço! Está lá o triângulo de sinalização, mas pode servir para levar umas mini's bem fesquinhas... (eu é que não bebo... mas fica para os amigos)
Ganhou-se um pouco de espaço! Está lá o triângulo de sinalização, mas pode servir para levar umas mini's bem fesquinhas... (eu é que não bebo... mas fica para os amigos)
2014-11-15 20.05.47.jpg (550.34 KiB) Visto 5306 vezes
Criei um fusível em cada ligação às células para protecção em caso de fatalidade (só porque utilizei fios de 2,5 mm2 de secção de cobre, que era o que tinha em stock que desse para tudo, e era fim de semana)
Criei um fusível em cada ligação às células para protecção em caso de fatalidade (só porque utilizei fios de 2,5 mm2 de secção de cobre, que era o que tinha em stock que desse para tudo, e era fim de semana)
2014-11-15 20.07.34.jpg (544.84 KiB) Visto 5306 vezes
Anexos
Cada um dos packs está protegido com fusivel de 160A (mesmo com picos de 200A)
Cada um dos packs está protegido com fusivel de 160A (mesmo com picos de 200A)
2014-11-15 20.06.02.jpg (544 KiB) Visto 5306 vezes
Tudo por um mundo mais limpo!


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por O_volt »

São lindas!!!!!!!!!!!!!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Emanuel Couto »

Um trabalho 5* ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Mumia »

ora mais umas belas fotos e mais um bom relato :) venham mais venham mais!! :D ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por sergiomms »

Está fixe!! Bom trabalho :)

Nessa ultima foto vejo um fusivel de 160A, certo?

Não está um pouco abaixo da corrente máxima? Foi propositado? Se fizeres uma aceleração a fundo ele aguenta-se bem?
sergiomms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Um carro do futuro (e já com mais de 18 anos) Peugeot 10

Mensagem por Jorge Rocha »

Tem-se aguentado com os 203A que o controlador disponibiliza. É que nem aspecto de ter sofrido aquecimento tem.
Deve ser um fusível dos que se aguenta com picos de corrente muito superiores desde que não seja por muito tempo seguido, comum em utilizações para motores.
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Automóveis”