O meu software para MPs

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

vivas a todos.

desculpem esta ausência, mas, entre ficar sem internet em casa, ter muito trabalho no emprego, ter uma irmã que deixou o portátil apanhar virus de tal forma que ainda está a tentar ser reinstalado, não sobrou muito tempo para dar um grande avanço ao projecto.
neste momento, está publicada a versão mensal do grafismo. um zip contém o executável que cria um csv com a contabilização do mês (e só faz para os ficheiros txt dos dias de um mês de cada vez). o outro zip contém o executável que constroi o gráfico baseado nos csv criados pelo executável anterior.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

pedro, já viste esta parte mensal do projecto? experimenta! és o nosso "early buyer"/"beta tester".

ps: hoje estou a fazer mais do que vocês todos! nha nha nha nhaa nhaaaaa.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: O meu software para MPs

Mensagem por JDuarte »

volt Escreveu:pedro, já viste esta parte mensal do projecto? experimenta! és o nosso "early buyer"/"beta tester".

ps: hoje estou a fazer mais do que vocês todos! nha nha nha nhaa nhaaaaa.
olá marcos,

voltas-te a subornar o s. pedro.... mas não faz mal no final do mês fazemos as contas!

dentro em breve, vou utilizar os teus executáveis numa outra mp, desta vez em tábua na região centro. será um kaco 3600xi alimentado por 19x230w yohkon.

cmps,

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

fixe fixe. mais um "beta tester".
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: O meu software para MPs

Mensagem por lopes »

volt Escreveu:pedro, já viste esta parte mensal do projecto? experimenta! és o nosso "early buyer"/"beta tester".

ps: hoje estou a fazer mais do que vocês todos! nha nha nha nhaa nhaaaaa.
viva marcos!
desculpa ainda não ter dito nada mas os ultimos dias têm sido uma loucura, e o resto da semana promete ser igual... só vou abrandar a partir de sexta... espero...
espero nessa altura poder testar a coisa!
já tens isso online? onde se pode espreitar?
abraço,

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

pedrolopes Escreveu:já tens isso online? onde se pode espreitar?
ainda não, ainda não. parece mentira, mas ainda não investi na parte de colocar os gráficos mensais online. tenho esta mania de primeiro "atacar" o mais necessário, depois o mais complicado, e no fim, o resto. como o "mais necessário" era ter online a produção do dia e o mais complicado ter os dados e o gráfico a funcionar, foi o que fiz. o meu próximo passo vai ser um destes dois:
- ou junto o teu flash ao gráfico no meu site temporário e melhoro-o um pouco (http://marcosjoao.netne.net/kaco.html);
- ou melhoro o xantrex2kaco.

.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

volt Escreveu:
pedrolopes Escreveu:já tens isso online? onde se pode espreitar?
ainda não, ainda não. parece mentira, mas ainda não investi na parte de colocar os gráficos mensais online. tenho esta mania de primeiro "atacar" o mais necessário, depois o mais complicado, e no fim, o resto. como o "mais necessário" era ter online a produção do dia e o mais complicado ter os dados e o gráfico a funcionar, foi o que fiz. o meu próximo passo vai ser um destes dois:
- ou junto o teu flash ao gráfico no meu site temporário e melhoro-o um pouco (http://marcosjoao.netne.net/kaco.html);
- ou melhoro o xantrex2kaco.

.
pronto. já tenho isto online:
http://www.microproducao.isgreat.org

como não consegui rapidamente colocar o teu flash a funcionar, optei por trabalhar noutras alterações (que não sei se concordas com elas). vou tentar resumir. agradeço opiniões (os restantes também podem opinar ).

alterações no executável que gera os vários gráficos diários:
1º aumentei as fonts (estão bem mais legíveis);
2º acrescentei um título com o dia;
3º acrescentei um pequeno resumo no rodapé, onde incluí o total do dia, a temperatura máxima, as horas de funcionamento e a produção, temperatura e hora actual;
4º o gráfico do dia mais recente é também colocado num ficheiro só chamado graph.png (ou graph.jpg);
5º fiz um pequeno tratamento de erros que possam acontecer (em vez de irem para o ecrã, escrevo-os num ficheiro de log);
6º coloquei as horas do gráfico a aparecerem de meia em meia hora (e estou a ponderar colocar sempre às meias-horas certas)

alterações no executável que gera os vários gráficos mensais:
1º aumentei as fonts (estão bem mais legíveis);
2º acrescentei um título com o mês respectivo;
3º acrescentei um pequeno resumo no rodapé, onde incluí o total do mês e as horas que teve;
4º o gráfico do mês mais recente é também colocado num ficheiro só chamado graph-mes.png (ou graph-mes.jpg);

se me lembrar de mais alterações que fiz, regresso para contar. entretanto, vejam pelos vossos olhos:
http://microproducao.isgreat.org.

abraços.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


EFaria
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta abr 07, 2011 10:48 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por EFaria »

amigo volt.

como iniciante nesta matéria preciso de uma "breve" ajudinha num problema que vocês já ultrapassaram.
ontem no final do dia consegui ligar o inversor kaco a um computador portátil e obtive um log diário.
a minha pergunta é saber como se obtém o acumulado diário? tem que se fazer a média de 10 em 10 segundos?

obrigado pela atenção.

efaria.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

sim. se quiseres, podes usar este software para fazer isso. em alternativa, eu tenho as fórmulas numa folha de excel que também posso partilhar. só não as tenho aqui agora porque estou no telefone.
mas a teoria é esta: se recolhes o valor de 1000 w ac nos 10 segundos, divides por 360 (60 x 6) e tens o instantâneo (2,778). percebeste?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


EFaria
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quinta abr 07, 2011 10:48 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por EFaria »

ok. já percebi.

mais uma vez obrigado.

efaria

Avatar do Utilizador

saloio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: sábado jun 14, 2008 12:34 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por saloio »

boas

bem vi vossos sites de monotorização e fiquei de boca aberta. ainda hoje anda a fazer testes a ver se conssigo o basico (monotorização com programa oficial e cabo ligado a pc).

assim que tiver isso tudo a funcionar bem, venho vós pedir ajuda para fazer uma coisinha basica, pois sou mesmo um basico quando se trata de programação.

mais uma vez parabens.
*****Saloio*****

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

o domínio onde tenho o meu site esteve em baixo quase o fim-de-semana todo sem eu perceber porquê... tenho de ver se arranjo o backup.

entretanto fiz mais umas melhorias no software. uma delas foi passar a contar por horas de funcionamento apenas as que têm produção (isto porque descobri que quando se liga o inversor à noite para ver os dados, o software grava como se ainda estivesse a contar, apesar de devolver zero watts de produção).
outra foi corrigir um pequeno bug que afectava a pouca memória do portátil velho onde deixei isto a correr. convém limpar o "clipboard" de vez em quando... . agora já está corrigido.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

vivas a todos.

para facilitar a disponibilização dos gráficos online, descobri este software gratuito (http://www.dropbox.com), que permite partilhar na internet, com sincronismo imediato, uma directoria do nosso pc.

assim, em vez de enviar os gráficos por ftp, optei por colocá-los nessa directoria partilhada. isto significa que, em meia hora, consigo fazer um site para uma mp que tenha um inversor kaco ou xantrex, usando:
- estes executáveis que construí;
- o software de log do inversor (kacoviso no caso dos inversores kaco e sunstring);
- o software da dropbox;
- os scripts cmd do windows (que partilharei em breve);
- um qualquer site ou blog que tenha um domínio onde se possa alojar o conjunto de ficheiros html (que partilharei em breve), os quais "mostram" os gráficos (por exemplo, o http://pt.wordpress.com/) num browser (por exemplo, internet explorer, firefox, chrome, opera);
- e um computador ligado à internet e ao inversor! .

penso, em breve, conseguir colocar aqui discriminadamente todos os passos necessários à criação do "vosso" projecto, bem como os ficheiros que faltam (cmd e html).

saber que, a partilha deste meu trabalho, traz utilidade a outrem, dá-me muita satisfação. .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

vivas a todos.

o meu executável que gera o gráfico diário tem agora um ajudante: criei um ficheiro chamado parametros.txt onde coloquei algumas parametrizações. assim, se não se quiser, por exemplo, criar o ficheiro html, basta colocar html=0. o mesmo para o png, jpg, bmp, monitor.txt...
não tarda vou fazer o mesmo ao executável que gera o gráfico mensal.

.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 552
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
Localização: Albufeira

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Patalhetas »

volt Escreveu: saber que, a partilha deste meu trabalho, traz utilidade a outrem, dá-me muita satisfação. .
obrigado pela disponiblidade
já tenho um portatil com o xp ligado ao kako e por sua vez ligado ao router..... só falta mesmo o raio da ligaçao a rede

logo se precisares de um betatester, podes contar cá com o patas
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Avatar do Utilizador

saloio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: sábado jun 14, 2008 12:34 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por saloio »

boas

também não me importo de ser beta testar, estou quase a concluir a ligação do pc ao inverter.

assim que estiver concluído se precisar é só dizer.

já agora obrigado pelo tempo perdido em prol da grande maioria dos micro produtores presentes neste forum.

cump's
*****Saloio*****

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

ainda bem que somos cada vez mais. . ainda não tenho isto completo (tipo, site-chave-na-mão), mas já dá para vocês avançarem, tal como o pedro lopes (que já tem o online a funcionar), e eu, que tenho o site a trabalhar já com alguma informação diária, mensal e de histórico, mas feito num template automático (quero ver se mudo isto para algo mais reutilizável). . pode ser até, que tenham mais tempo do que eu para personalizar os vossos sites e tornar a comunidade dos "kacos" mais próxima do que o jduarte já fez. .

disponham do software para vocês e peçam ajuda caso precisem. só vos peço para publicitarem aqui o que vão fazendo. .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


jvmkite
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda ago 10, 2009 12:21 pm
Contacto:

Re: O meu software para MPs

Mensagem por jvmkite »

boas,

estive para aqui a ler os posts do pessoal.

volt, nao sei se o kaco tem erro por tirar logs de 10 em 10 segundos, pois penso que quando o faz mostra uma media ponderada dos ultimos dez segundos de produção... não é assim?

eu estou a fazer um site à luz do site do jduarte apesar de ter um kaco. passar de 10 segundos para minuto (que deve ser faito) é só fazer media ponderada... (o site do jduarte é dos melhores que vi...)

calcular o instataneo com o jduarte tambem é facil. (posso partilhar o codigo php que faz isso)

ainda nao tenho site montado mas já tenho graficos na net, podem ver em:
http://josevazmartins.dyndns.org/wordpr ... 6-2011.png
e
http://josevazmartins.dyndns.org/wordpr ... 011-06.png

alias o sistema funca desde 28 de marçço e apenas perdi uns 6-7 dias de logs que já ponderei com os consumos do contador...

cumprimentos a todos...
jose martins

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: O meu software para MPs

Mensagem por Volt »

viva josé.

é isso mesmo, o kaco tem o log de 10 em 10 segundos e faz uma média ponderada. no final do dia, normalmente, o resultado ou é igual ao do inversor, ou difere entre 1 a 10 watts (não me recordo de ter chegado a mais do que isso). ou seja, a diferença é insignificante. apesar disso, eu tenho tirado sempre ambos os dados da minha mp (os do log e os do inversor). .

no meu software, eu não faço os totais através da média por minuto. faço os totais contabilizando a média nos 10 segundos, daí o facto de ter, no meu gráfico, exactamente o mesmo resultado que no software do kaco (o kacoviso). se, no seu caso, quer passar isso para uma média (decente) ao minuto, tem de somar a produção das 6 linhas (de 10 segundos cada) e dividi-las por 6. se precisar de ajuda, isso é coisa que eu sou capaz de fazer rápido.

parabéns pelo trabalho no site. vou adicionar este link (http://josevazmartins.dyndns.org/wordpress/) aos links que tenho no meu site, pode ser?

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


jvmkite
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda ago 10, 2009 12:21 pm
Contacto:

Re: O meu software para MPs

Mensagem por jvmkite »

Boas,

Volt, demorei a responder pois o meu site estava ainda em construção.

Podem aceder e/ou colocar referencias ao site da minha produção onde já é visivel a produção diaria e mensal. (http://josevazmartins.dyndns.org)

Como podem ver pelo tipo de graficos, agradeço aqui toda a ajuda ao JDuarte.

Sem mais,
José Martins

Responder

Voltar para “Projectos”