comumente, a velocidade máxima permitida nas rodovias brasileiras é 110 km/h (e não os 120km/h desejados pelo zenitilde no primeiro post). dessa forma, o motor a diesel de 50hp (utilizado em alguns modelos de kombi) já seria o suficiente para viajar-se na velocidade de 110 km/h.jmal Escreveu:root Escreveu:um motor elétrico terá autonomia menor, e o km rodado será mais caro do que o de um motor à combustão interna.
além disso, existem postos de reabastecimento para gasolina, álcool e gás pelo país inteiro. entretanto, não existem postos de recarga de baterias.
parece-me que esse projeto será fonte de muita dor de cabeça.
já agora porque fica mais caro, em que contas te baseias.
50hp equivalem a 37.3 kw. considerando-se um motor elétrico com eficiência de 95% na transformação de energia elétrica em mecânica, seriam necessários 39.25 kw hora para percorrer-se 110 km. ao preço de r$0.392 o kwh residencial no rio de janeiro (preços de julho de 2009, informados pela light.com.br ), o custo da viagem seria de r$15.39.
utilizando-se o motor original a diesel (rendimento de 16.5km/litro), seriam necessários 110/16.5 = 6.67 litros de diesel, ou seja, uma despesa de r$13.31 (preço médio do diesel no estado do rio de janeiro a r$1,996, informado pela agência nacional de petróleo - anp.com.br).
portanto, a despesa com energia elétrica seria 15% mais alta do que a despesa com diesel.
e de mais a mais, no brasil não existem postos de abastecimento elétrico.
considerando-se que nosso amigo zenitilde pretende viajar muito, e que o seu país tem dimensões superiores a 4 mil km norte-sul ou leste-oeste, seria um total desatino a opção pelo motor elétrico em sua kombi.