LAVAR BIODIESEL

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder

Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

o meu enigma em usar o pó de talco, não seria a existência de qualquer dúvida na sua eficiência, mas sim a filtragem posterior. presentemente descobri filtros de piscinas a preços acessíveis, com o tal diatomite ou terra de diatomáceas, como se usam em piscinas, com sistema automático de regeneração, entendes? aliás o barbas insistiu sempre, para que eu tentasse este método, logo que nos conhecemos, mas a minha questão era essencialmente o processo de filtragem.

a comunidade bd já discute isso desde posted 28 march 2005 06:16

a partir do momento em que a filtragem deixa de ser problema, tudo se torna mais simples.

repara que já vai em 31 páginas a discussão do tema.

http://biodiesel.infopop.cc/eve/forums/ ... 107028/p/1
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

num município vizinho à fazenda, encontrei a tal areia que vai dentro dos filtros de piscina. realmente ela é diferente das areias que temos tentado.
comprei também as conexões que vão me permitir colocar uma pressão positiva no bidon de filtragem.
consegui também o floculante e havia 2 tipos: o pó ( que segundo o vendedor, altera o ph da água da piscina ) e o líquido.

como não sabia se o líquido vai dissolver-se ou não no bio, só comprando para ver. na pior da hipótese, já terei floculante líquido para minha piscina, quando comprar uma...

mas cheguei tarde. logo já escurece e não consigo ver mais nada com perfeição.

notícias mesmo só amanhã, depois que eu fizer o novo filtro com a areia de filtro de piscina e colocar a pressão positiva no bidon.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas.

não tenho postado ultimamente por aqui, mas tenho seguido com muita atenção a evolução da filtragem com talco.

luciano, voçê já é uma referência no biodiesel dentro desta comunidade e com muitos adeptos aí no brasil.

penso que muita gente pensa como eu e o que eu sinto é que você tem sido incansável dando o seu contributo para chegarmos a soluções inovadoras para problemas antigos que vem atormentando o pessoal e que teimavam em não ter solução.

este sentimento já foi aqui manifestado pela moderação do forum mas não queria deixar de manisfestar aqui o meu apreço pelo seu trabalho pelo qual já angariei um especial carinho.

muitos parabéns.

o conhecimento quando dividido se multiplica.

alcança quem não cansa.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas red baron:

vc usou a palavra que minha maria diz sempre que vem ao meu escritório: você não se cansa

embora tenha comprado todo o material para testar amanhã, fiquei aqui olhando esse material todo dando "sopa" e não resisti. corri no galpão, busquei 500 ml de bio feito com pó de talco e passei a fazer mais testes, desta vez usando filtro de papel de café e a areia para filtros de piscina.

fico profundamente lisonjeado com suas palavras e o tenho verdadeiramente como amigo, mais do que muitos que conheço pessoalmente. não almejo todo esse destaque que vc cita, mas ficaria grato com a indicação do fry para o nobel do biodiesel :lol

se vcs vissem como está minha mesa do escritório nesse momento, com toda a certeza vcs iriam rir. o laptop num cantinho, vidros e mais vidros por toda a mesa, fazendo diversas filtragens, tentando achar uma solução.

solução que o fry muito bem disse: está sendo tentada desde 2005, porém sem ainda ser conclusiva e nos orientar por um caminho seguro quando trata-se de purificação do biodiesel usando sílicas. não inovei nada. tudo que peguei foi aqui no forum, está lá escrito, basta procurar.
o que estou fazendo e creio que tenha conseguido, é levantar o debate, colocando as antigas e novas cabeças a pensarem em cima de um mesmo tema.

aqui ninguém dispensa nenhuma opinião. todas as vertentes tem que ser olhadas com um pergunta: porque não

o que já posso adiantar é que o produto chamado genfloc, clarificante e auxiliar de filtração, não mistura-se ao biodiesel. vai direto para o fundo.

esse produto tem a seguinte composição: cloreto básico de aluminio 26,4% e água, 73,6%.
dose recomendada para piscinas muito sujas: 6 ml por 1.000 litros. botei logo 10 ml, porque queria resultados...

como a dose seria muito pequena, imaginei que a quantidade de água que seria colocada era muito pouca, não causaria maiores problemas.

bom, passei diversas vezes pelo filtro de areia + filtro de papel. passou com uma velocidade espantosa, semelhante a um fio com grossura de um palito de fósforo e contínuo.

o resultado dessas diversas filtragens mandei para o forno de microondas.

ouviu-se alguns estouros grandes, à ponto da minha maria perguntar se eu poderia deixar para explodir a casa amanhã...

embaixo do vidro ficou uma quantidade grande de pequenos pontos manchados, como se fosse pequenas gotas de alumínio.

e o material filtrado não ficou ainda cristalino, como queremos.

mas nada como um dia depois do outro com uma noite no meio...

amanhã vai dar certo...

baron, você já é o meu melhor amigo na net!

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas.

se usares esse floculante e agitares o bio, este vai ficar com humidade, e não quero desencorajar você não, mas eu já usei diversos tipos de sais (composto que sofre disssociação iónica quando dissolvido em agua, normalmente obtido da reacção entre um ácido e um metal ) e com resultados negativos.
a limpesa é ainda inferior à da agua, porque se a solução de cloreto de aluminio estiver muito concentrada já não tem mais capacidade de dissolver a soda presente no bio.

podes tentar juntar 50% de agua no floculante, limpa melhor mas não prevejo grandes resultados, quando medires o ph do bio vai dar muito acima de 7.
um outro composto usado como floculante é o sulfado de aluminio.
ao que parece todos os compostos de aluminio soluveis em agua tem um elevado poder floculante mas só funciona em meio aquoso e para particulas de sujidade organicas ou inorgánicas, mas não atrai a soda presente no bio.

depois confirma aí, porque esse cloreto de aluminio eu nunca experimentei, por isso esta é a minha teoria, mas pode estar errada.
acho que o caminho a seguir será o do talco que só poderá vir a ser destornado pelo limpador coalescente. eh..eh..


Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas baron:

nunca tive grandes expectativas quanto ao floculante líquido. mas a gente está na tentativa de erro e acerto. ainda faço mais alguns testes em maiores quantidades, mas à principio, acho que o floculante líquido não é a solução.

tem o pó que não usei, mas segundo o vendedor, altera o ph. trata-se do mesmo produto que vc falou: sulfato de aluminio.

2 kg custa 8 reais, ou +- 3 euros. barato demais para não testar.

mas estou ansioso mesmo é para ver o novo filtro com pressão positiva.

creio que a resistencia às particulas será menor que a areia fina, o que representará maior turbidez.

talvez tente um método alternativo, usando uma camada por baixo de pedras, uma intermediária, de areia fina e uma superiora, usando a areia de filtro de piscina.

consegui também um filtro de 5 micras, para fazer um loop no reator. o bio sai do reator, passa pelo filtro e retorna para o reator, como se fosse um filtro de piscina mesmo. em poucos minutos, passará dezenas de vezes.

se eu colocar lá dentro um sulfato de alumínio, o que acontecerá...

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

se eu colocar lá dentro um sulfato de alumínio, o que acontecerá
onde?

no reactor ou no filtro

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

no reator, para capturar as partículas em suspensão e depois fazer a bomba circular o bio diversas vezes pelo filtro de areia, até que fique límpido. se ficar...

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas baron:
a limpesa é ainda inferior à da agua, porque se a solução de cloreto de aluminio estiver muito concentrada já não tem mais capacidade de dissolver a soda presente no bio.
observe que a função que estou esperando do clarificante ( seja cloreto ou sulfato de alumínio, ou ainda outros ) é tão somente a retenção das particulas em suspensão do talco, que foi quem fez a limpeza e remoção da soda do bio.

só para lhe transmitir o que penso.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

mas ficaria grato com a indicação do fry para o nobel do biodiesel
se o alfred bernhard nobel, fosse vivo, manda-os enforcar, mais as vossas ideias malucas

já tenho uma certa curiosidade em vos conhecer mesmo sabendo que vos vou desiludir
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

está concluído e funcionando o filtro com pressão positiva:

[img][img]http://img100.imageshack.us/img100/4307 ... 059ak6.jpg[/img][/img]

uma foto mais próximo:

[img][img]http://img80.imageshack.us/img80/8485/1411071100bp1.jpg[/img][/img]

coloquei uma chave para fechar a entrada de ar assim que a pressão ficasse em 10 libras. houve um pouco de vazamento na cinta, mas nada que prejudicasse a pressão positiva. basta mais uma borracha.

vejam o fluxo de bio saindo:

[img][img]http://img100.imageshack.us/img100/7827 ... 129xg8.jpg[/img][/img]

não cheguei a medir a vazão, mas pelo fluxo, vai mais de 2000 litros diários...

o filtro fiz da seguinte forma:

bem embaixo, uma camada de pedra, com uma tela protegendo a saída de pedras pela torneira.

em cima, areia própria para filtro de piscinas. na embalagem não veio nenhuma especificação quanto ao nome da areia.

notei que o bio passou muito rapidamente por essa areia de filtro de piscinas. tão rápido que creio não ter poder nenhum de filtragem. válido talvez para filtrar água de piscinas, onde o floculante vai ficar retido, depois de diversas passagens.

como estava com a pressão positiva, deitei por cima dessa areia de filtro, mais uma camada grossa ( 10 cm ) de areia de praia.

aí sim o fluxo diminuiu e percebe-se a saída de bio filtrado.

a pedra ainda tinha muito pó, e a areia de praia estava ligeiramente úmida, razão essa que fez com que o bio saísse turvo.

esquentei ele no forno de microondas e ficou absolutamente cristalino.

procedi os testes de qualidade:

teste da garrafa: água completamente límpida e sem nenhum layer no meio, nem mesmo da grossura de um cartão de crédito.

teste 3/27 pouquissimas gotas no fundo. no máximo umas 3.

ph medido sem corrigir o alcool isopropílico: 8.43
ph medido corrigindo o alcool isopropilico para 7.05: ficou em 6.0

minha preocupação agora reside somente nesse numero no teste do ph.

esse bio produzido é proveniente de óleo de frituras e foi purificado usando 32g/l de talco.

aguardo comentários sobre esses valores de ph.

sds

luciano

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

fry:

ainda bem que o nobel já morreu....

acho melhor a gente esquecer esse negócio de indicação...

a recíproca é verdadeira no tocante à curiosidade. se tiveres acesso ao orkut, tenho um perfil lá, com fotos da fazenda.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Favorito!

Mensagem por joaquimdelisboa »

esta é a sala do fórum que não deixo de visitar diariamente.

gosto do modo como se vai aqui aprendendo pelo método tentativa/erro e aproveitamento de novos materiais e tecnologias.

há dias estudando um assunto relacionado com o volfrâmio fiquei a saber que o urânio era descartado nas minas no princípio do século xx como produto não aproveitável.

creio que aqui se passa problema idêntico ( atenção ao smile!)

fabricam biodiesel e ficam com a glicerina em stock sem saber que lhe fazer.... ( tal qual o urânio...)

então lembrei:

glicerina + umas gotas e ácido nítrico e etc.... catrapás.... pum !!!

um combustível capaz de mover um carro...camião...ou foguetão!!!

joaquimdelisboa (brincando de amigo da onça)

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas joaquimdelisboa!

bom saber que vc participa diariamente.

pensando no que vc falou sobre ficar com um resíduo, já viemos pensando e executando maneira de transformar a glicerina que pode ser vista como um lixo que ninguém sabe o que fazer.

o red baron postou algumas fotos sobre um destilador para recuperar o metanol da glicerina.

com isso, a glicerina já não mais fica contaminada com o metanol, um produto tóxico e nocivo ao meio ambiente.

o que sobra é glicerina + soda. se vc colocar um pouco de água: sabão, sabonete e tudo o mais que vc pensar do gênero.

eu, particularmente, estou trocando o glicerol por metanol. explico: a indústria que me vende o metanol, precisa comprar glicerina para colocar em seus produtos quimicos. daí saiu a proposta. um casamento perfeito.

bem melhor que a explosão, não acha

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas amigos:

o filtro que fiz com pressão positiva deu alguns problemas.

enquanto estava trabalhando com pressão de 5 libras, nada ocorreu.

porém, quando tentei usar 10 libras, a tampa estendeu para cima, devido à pressão, e a cinta não foi capaz de evitar vazamentos.

acredito que seja necessário colocar uma borracha na união da tampa para conter esse vazamento.

além disso, o compressor de ar deve ficar mandando ar constante para dentro do bidon, pois à medida que o bio vai sendo filtrado, diminui a pressão interna e consequentemente, a descida do bio até chagar à gotas.

penso que deverei adaptar uma valvula de segurança, regulada para 10 libras, de forma que após chegar nessa pressão, o ar excedente, saia pela valvula de segurança e impeça a explosão do bidon.

mas de resto, o bio estáa sair limpido. uma beleza de ver.

diminuiu um pouco a vazão ocorrida quando fiz a foto um pouco atrás, mas mesmo assim, com pressão de 10 libras filtra mais de 1000 litros diários.

impressionante como o trabalho de moderação, absorve boa parte do tempo que temos disponível.

mas é gratificante, abrir o forum e ver que não tem pichação...

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

lucinano, e qual foi o objectivo de aumentares para 10 libras? para diminuir o tempo de espera? não esqueças que esses bigons de plástico não são indicados para aguentar pressão.. podes ter uma surpresa desagradável..

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas...

é que tinha uma pouca vazão, e como ainda havia um escape de ar pela tampa, aliado ao próprio escape pela saída do bio, julguei não ter problema.

mas de qualquer forma, a segurança indica usar no maximo 5 libras.
coloquei também uma dose extra de areia, para ficar bem filtrado, razão essa que fez com que demorasse mais para filtrar.

mas a filtragem está a contento.

só falta estabelecer a relação de areia/bio.

não tenho nenhuma dúvida de fazer as minhas "lavagens" apenas com talco e filtragem com pressão positiva.

aconselho.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas luciano.

ainda tenho uma dúvida.

confirma que juntas o talco a quente no bio e deixas a sedimentar umas horas e depois retiras só o bio por cima.

depois só usas areia para filtrar e não pões qualquer talco dentro do bidon para ajudara à filtragem?

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas baron:

diante dos problemas que estávamos tendo, depois de retirada a glicerina, aqueço o bio à 80ºc e depois despejo ele dentro de um bidon de decantação.
nesse momento, coloco 32g/l de talco e mantenho em leve agitação por 15 minutos. após deixo decantar até o dia seguinte, quando transfiro o bio para a filtragem sem levar junto o pó que está no fundo.

esse bidon de decantação, instalei uma torneira à uns 10 cm do fundo, de forma que não preciso retirar por cima, e sim pela torneira. como ela está à 10 cm do fundo, não vai arrastar consigo o pó, que vai estar embaixo.

a areia fina é suficiente. não era quando usavamos a filtragem por gravidade. e aquelas pequenas particulas em suspensão, vão ficando pela areia e aumentando o poder de filtragem.

o segredo é achar a relação entre areia e bio a ser limpo.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

e depois como é, mudas a areia sempre que filtras um novo lote ?

caso negativo diz quantos litros filtras sem mudar a areia.

sds.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”