Inicio de aventura... com um e-Golf

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Inicio de aventura... com um e-Golf

Mensagem por Jorge Rocha »

rcardoso Escreveu:Muito bom! 10000 kms de exemplo aos cépticos! :)

Qual a autonomia dele a uma velocidade média de 90 e de 120 kms/h?
É tudo muito relativo. Existem percursos de estradas onde é muito fácil fazer uma média alta, mesmo com consumos baixos, mas também existem outros percursos onde para se elevar apenas uns 20Km/h de média, os consumos podem duplicar ou triplicar. Isto sempre foi assim, mesmo com carros a combustível, não compreendo por vezes estas perguntas...

Este planeta é regenerativo, apenas não podemos gastar mais do que a sua capacidade de se regenerar, e é isso que temos vindo a fazer nestes últimos anos, onde o consumismo nos desperta para o stress e as correrias... tenhamos um pouco mais de calma pessoas! De vagar se chega ao longe.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Inicio de aventura... com um e-Golf

Mensagem por rcardoso »

Jorge Rocha Escreveu:
rcardoso Escreveu:Muito bom! 10000 kms de exemplo aos cépticos! :)

Qual a autonomia dele a uma velocidade média de 90 e de 120 kms/h?
É tudo muito relativo. Existem percursos de estradas onde é muito fácil fazer uma média alta, mesmo com consumos baixos, mas também existem outros percursos onde para se elevar apenas uns 20Km/h de média, os consumos podem duplicar ou triplicar. Isto sempre foi assim, mesmo com carros a combustível, não compreendo por vezes estas perguntas...

Este planeta é regenerativo, apenas não podemos gastar mais do que a sua capacidade de se regenerar, e é isso que temos vindo a fazer nestes últimos anos, onde o consumismo nos desperta para o stress e as correrias... tenhamos um pouco mais de calma pessoas! De vagar se chega ao longe.
Jorge, não deixando de ser verdade o que dizes, também não deixam de ser coerentes as perguntas efectuadas... Todos nós temos uma condução típica e uns percursos mais frequentes que outros. Nesses percursos habituais, com toda a certeza estão incluídas curvas, rectas, subidas, descidas e zonas planas... Ora, com os computadores de bordo, hoje em dia é relativamente fácil nós sabemos quanto consumimos para fazermos estes percursos a uma velocidade média de X kms/h. Da mesma forma, com os CB, também certamente já analisamos a diferença de consumo médio, para diferentes tipos de condução, como quando vamos com mais pressa ou mais calma aos mesmos destinos...

Dou-te um exemplo concreto. Faço com alguma frequência viagens de Guimarães à Póvoa de Varzim, por auto-estrada, com a minha família. Normalmente, programo o Cruise Control da Peugeot 307 SW HDI para manter os 130 kms/h. Costumo gastar cerca de 7 litros aos 100 kms. Mas ainda desta última vez, saí bastante cedo, e programei o CC para os 110 kms/h apenas. Fiz um consumo de 5,9 l/100 kms. Dá para fazer contas, não?

Todos nós temos situações em que podemos andar com conduções mais relaxadas, e outras em que forçosamente teremos de acelerar um pouco mais. Assim, é útil sabermos com o que podemos contar nas diversas situações. E repara também, que coloquei a questão nos 90 e 120 kms/h, precisamente para podermos analisar a diferença na autonomia entre duas velocidades completamente diferentes, e assim chegarmos à velocidade ideal para cada situação, dentro do tempo que esta nos permite. ;)
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Inicio de aventura... com um e-Golf

Mensagem por Jorge Rocha »

Eu disse que tudo é relativo...
Dando um exemplo, num veiculo eléctrico, indo de minha casa a Felgueiras, uma elevação dos 4m aos 450m de altitude, atravessando as serras, tanto pelo relevo, como pelas curvas, onde volta e meia temos que travar e logo a seguir acelerar a fundo, por mais que se queira nunca se consegue fazer uma média de velocidades alta, e sempre com consumos muito altos. Chego a demorar 3 horas para 130Km, gastando 100% da capacidade. A viagem de regresso demora menos 30 minutos e gasto apenas 75%, passando exactamente pela mesma estrada da ida.
Já se for por estradas planas e sem curvas, com as 3 horas de viagem faço 180Km e gasto os 100%.

Consegues retirar alguma conclusão lógica? Eu consigo, mas sei que não posso oficializar um numero de consumo aos 100Km. Tenho a consciência que depende de muitos factores, e nem falei na temperatura ambiente, no piso seco, molhado ou muito encharcado, no vento, entre outros.

Mas até já existem aplicações, que ajudam a verificar consumos para determinados percursos e com determinada velocidade, tendo em conta os KWh que o veiculo tem. Não será necessário saber fazer grandes contas, e até que a margem de erro não é muito grande. Eu faço uns cálculos de cabeça e raramente me engano (mais facilmente me engano nas estradas, acabando por fazer mais Km...).
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm
Localização: Guimarães, Braga

Re: Inicio de aventura... com um e-Golf

Mensagem por rcardoso »

Jorge Rocha Escreveu:Eu disse que tudo é relativo...
Dando um exemplo, (...)
Já se for por estradas planas e sem curvas, com as 3 horas de viagem faço 180Km e gasto os 100%.

Consegues retirar alguma conclusão lógica? Eu consigo, mas sei que não posso oficializar um numero de consumo aos 100Km. Tenho a consciência que depende de muitos factores, e nem falei na temperatur(...)
Obviamente só é possível tirar conclusões (e mesmo assim aproximadas, não absolutas), em percursos habituais. Nesses conseguimos ficar com a noção do consumo que teremos a uma ou outra velocidade, pela experiência do dia-a-dia. Quando coloquei as questões referia-me a este tipo de percursos, e a valores aproximados para as velocidades referidas. As questões poderiam ser úteis para futuros interessados nestes modelos de veículos. Afinal, o objectivo dos DBs será esse, a partilha de experiências e conclusões derivadas da utilização dos veículos. Quanta mais e mais diversificada a informação melhor.

Concordo que nem sempre é fácil chegar a conclusões acerca de consumos/autonomia, e nem todos os utilizadores ligam muito para este tipo de análise.

Como estamos a abusar da paciência do proprietário deste tópico, dou por encerrado este assunto, pela minha parte. Portanto, já não está aqui quem perguntou!
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Inicio de aventura... com um e-Golf

Mensagem por galt »

Para os futuros compradores de VE tenho a dizer o seguinte. Os veículos elétricos fazem quase tudo o que os de combustão permitem fazer, mas sem pressas. Os VE são muito económicos e quanto mais devagar circularem mais longe chegam.

Quem procura baixo custo de circulação é uma boa compra, quem procura veiculo para andar depressa ou longas distâncias ainda não é o momento para comprar.
Todos sabemos que existem actualmente vantagens porque as limitações de autonomia reduzem a procura, mas quando se inverter todas as vantagens que agora existem desaparecem.

É muito mais fácil conduzir um VE a 70kms/h que um carro de combustão. Na cidade o VE é consideravelmente superior sem qualquer dúvida.

Quando a autonomia parece reduzida para chegar ao destino, num VE apenas é necessário reduzir a velocidade e a autonomia cresce. Isto num veiculo a combustão não é possível, pois estes carros têm um consumo mínimo ainda elevado.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]


cplacido
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: domingo dez 17, 2017 9:59 am

Re: Inicio de aventura... com um e-Golf

Mensagem por cplacido »

CAA, há muito que não partilha a sua experiência com o e-Golf. Como tem sido desde o último post? AInda satisfeito? Alguma situação que mereça salientar?

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16147
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Inicio de aventura... com um e-Golf

Mensagem por serges »

Verdade já faz falta saber novidades do dito como está a correr?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Automóveis”