Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
-
- Membro Silver
- Mensagens: 902
- Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
- Localização: Marinha Grande
Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Li tudo e confesso também ter ficado profundamente triste. É impossivel ficar indiferente ao facto deste projeto ter corrido mal, principalmente sabendo que o seu autor era dedicado, minucioso, e pelo que vi nas fotos não deixava nada ao acaso, nem mesmo a distribuição do peso que ficava alterado com a conversão.
Há que seguir em frente. Pela minha parte agradeço a partilha de tudo o que foi feito e aquilo que aprendi ao ler os textos e a abservar as fotos.
Em tempos ainda recentes andei com ideia de me envolver num projecto desses, segundo a minha ideia seria um pouco diferente (motor de corrente alterna e um carro mais antigo e mais leve/pequeno). Desisti devido ao custo das baterias e à crise actual que nos obriga a conter as despesas.
Coragem, e um grande abraço.
Que a vida te corra pelo melhor.
Há que seguir em frente. Pela minha parte agradeço a partilha de tudo o que foi feito e aquilo que aprendi ao ler os textos e a abservar as fotos.
Em tempos ainda recentes andei com ideia de me envolver num projecto desses, segundo a minha ideia seria um pouco diferente (motor de corrente alterna e um carro mais antigo e mais leve/pequeno). Desisti devido ao custo das baterias e à crise actual que nos obriga a conter as despesas.
Coragem, e um grande abraço.
Que a vida te corra pelo melhor.
-
- Administrador
- Mensagens: 16151
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Subscrevo e desejo muita sorte com outros projectos...Flamingo Escreveu:Li tudo e confesso também ter ficado profundamente triste. É impossivel ficar indiferente ao facto deste projeto ter corrido mal, principalmente sabendo que o seu autor era dedicado, minucioso, e pelo que vi nas fotos não deixava nada ao acaso, nem mesmo a distribuição do peso que ficava alterado com a conversão.
Há que seguir em frente. Pela minha parte agradeço a partilha de tudo o que foi feito e aquilo que aprendi ao ler os textos e a abservar as fotos.
Em tempos ainda recentes andei com ideia de me envolver num projecto desses, segundo a minha ideia seria um pouco diferente (motor de corrente alterna e um carro mais antigo e mais leve/pequeno). Desisti devido ao custo das baterias e à crise actual que nos obriga a conter as despesas.
Coragem, e um grande abraço.
Que a vida te corra pelo melhor.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1163
- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
- Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57
Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Estavamos todos na espectativa para que o projecto corresse pelo melhor, assim é um infelicidade
Boa sorte e que tudo corra bem.
Boa sorte e que tudo corra bem.
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 52
- Registado: sexta jun 20, 2008 1:41 pm
- Localização: Cascais
Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Obrigado Flamingo,Flamingo Escreveu: Em tempos ainda recentes andei com ideia de me envolver num projecto desses, segundo a minha ideia seria um pouco diferente (motor de corrente alterna e um carro mais antigo e mais leve/pequeno). Desisti devido ao custo das baterias e à crise actual que nos obriga a conter as despesas.
Coragem, e um grande abraço.
Que a vida te corra pelo melhor.
Bem pelo menos valeu pelo desafio... mas a tua forma de pensar em moto AC, e carro mais antigo, talvez funcionasse (se não desse problemas com a centralina). Mas a meu ver económicamente uma conversão não é viável. Pode ser apenas em termos de ecológicos.
É verdade... o carro até podia andar na estrada, mas nunca de forma legal. Assim como até seria possivel se o motor fosse AC e se o controlador já viesse "talhado" para o motor.Barrocas Escreveu:Estavamos todos na espectativa para que o projecto corresse pelo melhor, assim é um infelicidade
Boa sorte e que tudo corra bem.
O que podemos aprender com esta conversão foi que:
- Ter cuidado se a centralina e o sistema de contagem de quilómetros está intrinsecamente ligado;
- Motor e controlador têm de ser 100% compatíveis;
- Sistema AC é preferível em relação ao DC em qualquer uma das conversões;
- Sistema SepEX não é o mais apropriado para conversões por não haver componentes 100% compatíveis; (em sistemas de 120v)
- Baterias devem ter parafusos de aço inox e noalox nos terminais, alumínio pode partir apesar de fazer uma melhor condução da energia;
- Verificar se o controlador faz a precarga dos condensadores internos;
- Verificar se conseguem reaver o investimento a longo prazo.
Imagens da conversão em http://www.eletrificar.com
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 52
- Registado: sexta jun 20, 2008 1:41 pm
- Localização: Cascais
Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Disponibilisei a pasta completa do projeto em:
http://eletrificar.com/EV/clio/ - diagramas em que me basei entre outros ficheiros
e
http://eletrificar.com/EV/ - pasta base de toda a conversão
http://eletrificar.com/EV/clio/ - diagramas em que me basei entre outros ficheiros
e
http://eletrificar.com/EV/ - pasta base de toda a conversão
Imagens da conversão em http://www.eletrificar.com
-
- Membro Silver
- Mensagens: 902
- Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
- Localização: Marinha Grande
Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Estamos sempre a aprender, e como podes ver o assunto continua a ser debatido. Mas acredita que lamento mesmo que o desfecho tenha sido esse. A ideia inicial que tinha baseava-se num kit destes: http://www.thunderstruck-ev.com/ac-15-w-1239-8501.html, mas se seria bom ou não nem me atrevo a comentar, essa informação viria quando lançasse a debate o assunto aqui no fórum, porque sei que existem aqui pessoas bem mais entendidas no assunto que eu, e esse mesmo kit existe em vários preços como se pode ver de seguida: http://www.kta-ev.com/Hi_Performance_72 ... c15-72.htm ; http://www.electricmotorsport.com/store ... s_ac15.php ; http://www.google.pt/imgres?imgurl=http ... CFEQrQMwEw, este ultimo tem até uma tabela mais em baixo onde se pode ver em diversos modelos ou potencias, como tal seria um assunto a explorar.pedm Escreveu: Obrigado Flamingo,
Bem pelo menos valeu pelo desafio... mas a tua forma de pensar em moto AC, e carro mais antigo, talvez funcionasse (se não desse problemas com a centralina). Mas a meu ver económicamente uma conversão não é viável. Pode ser apenas em termos de ecológicos.
Mais tarde pensei num outro motor, este aqui: http://www.google.pt/imgres?imgurl=http ... MQrQMwBDgU , este ultimo pelo menos parece-me ser compacto e leve. O carro que pretendia converter à partida seria o Fiat Panda, precisamente por ser um carro leve e quase com completa ausencia de electrónica. Existia também uma doideira minha que era dota-lo de um/uns paineis solares no tejadilho, e o tecto desse modelo como era direito facilitava isso.
Pedm, há que levantar a moral...
Um abraço
-
- Moderador
- Mensagens: 1464
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Eu tenho em mente um dia fazer a conversão de um carro e para já a ideia que tenho pelas várias conversões que tenho visto, será um kit de 96v com motor serie da Kostov, com controlador Kelly, acho que é o setup mais utilizado, embora nos states se utilize mais o motor da Warp (não deve ser muito diferente).
Já pensei no sepex, mas como não vejo grande coisa acerca disso seria uma má opção ir por esse lado, mesmo o sistema brushless não existe muita coisa para potencias mais elevadas, por isso a fazer será com escovas e DC, o sistema AC é menos eficiente e bem mais caro. Alem disso o sistema DC serie está mais do que testado e comprovado.
Quanto à ligação entre as baterias, faria tal como fiz na scooter, a ligação entre elas é feita por entremedio de cabo e não bornes de cobre, sempre lhes dá outra flexibilidade.
Tenho pena que tenha sido em vão todo esse esforço.
Já pensei no sepex, mas como não vejo grande coisa acerca disso seria uma má opção ir por esse lado, mesmo o sistema brushless não existe muita coisa para potencias mais elevadas, por isso a fazer será com escovas e DC, o sistema AC é menos eficiente e bem mais caro. Alem disso o sistema DC serie está mais do que testado e comprovado.
Quanto à ligação entre as baterias, faria tal como fiz na scooter, a ligação entre elas é feita por entremedio de cabo e não bornes de cobre, sempre lhes dá outra flexibilidade.
Tenho pena que tenha sido em vão todo esse esforço.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
- Membro Silver
- Mensagens: 902
- Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
- Localização: Marinha Grande
Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
...civic Escreveu:............. o sistema AC é menos eficiente e bem mais caro. Alem disso o sistema DC serie está mais do que testado e comprovado.
..........
Civic, não sei até que ponto não seria bom explorar melhor mais alguma informação sobre o que citei, apenas pela razão de que em praticamente todas as recolhas de informação que fiz pude constar o contrário daquilo que você disse no que toca a eficiência...
Actualmente o sistema Brushless existe tanto em DC como em AC, só que brushless em DC pelo que me informei é demasiado caro... Com respeito a potências em AC não vejo que potência necessite que não exista, estou a falar do motor claro, mas admito que no geral em AC ficará mais caro.
-
- Moderador
- Mensagens: 1464
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Bem, começando pelas escovas, acho que falar em brushless em AC é uma falacia, pois não existem motores AC com escovas.
Quando falo da eficiencia DC vs AC, falo do maior binario a baixas rpm's do DC e tambem do menor escorregamento deste.
quanto ao preço, um pack de 96v com motor Kostov e controlador kelly, para 30kw fica na ordem dos 2000 euros, o mesmo em AC fica no dobro.
Em termos de eficiencia efetiva andam os 2 mais ou menos nos 95%, sendo o DC melhor pelas razões que ja referi.
Quando falo da eficiencia DC vs AC, falo do maior binario a baixas rpm's do DC e tambem do menor escorregamento deste.
quanto ao preço, um pack de 96v com motor Kostov e controlador kelly, para 30kw fica na ordem dos 2000 euros, o mesmo em AC fica no dobro.
Em termos de eficiencia efetiva andam os 2 mais ou menos nos 95%, sendo o DC melhor pelas razões que ja referi.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 52
- Registado: sexta jun 20, 2008 1:41 pm
- Localização: Cascais
Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Parece-me que estás a pensar ir pelo caminho certo, porque esse motor e esse controlador devem certamente ser compatíneis(pois era o que tinha pensado antes ser influinciado por um vendedor num forum inglês e optar por sepex ). Os restantes links é que não consegui ver. E o carro se não tiver limitação quanto a retirar o motor deve funcionar prefeitamente. Mas alguém aqui no forum disse-me que quando começamos a juntar as peças vemos que algumas podem não ser copatíveis, e é mesmo verdade. Porque nem sempre o que escrevem no Papel é o que compramos na realidade. E com o uso/desgaste das peças e do material, tudo muda. É isso que depois deves verificar. Por isso é que a renault tem esse sistema ( que não gosto nada mas existe ) de alugares as baterias por mês. Porque como é uma tecnologia recente, ainda está um pouco à experiência.Flamingo Escreveu:O carro que pretendia converter à partida seria o Fiat Panda, precisamente por ser um carro leve e quase com completa ausencia de electrónica. Existia também uma doideira minha que era dota-lo de um/uns paineis solares no tejadilho, e o tecto desse modelo como era direito facilitava isso.
O sistema DC numa subida normal, aquecia muito quando tens de mover muito peso. Aumentando o desgaste das peças com o tempo. Imagina esta situação numa subida com trânsito no pára arranca. Quanto mais baixa for a voltagem mais alta vai ser a intensidade, e consecutivamente mais dinheiro em cobre tens de gastar, porque tens de distribuir o peso de forma igual no carro. Mas também depende muito do peso do carro e da potência que precisas para o mover. Nos links que dei tens um calculador que te dá a resposta a tudo:civic Escreveu:Eu tenho em mente um dia fazer a conversão de um carro e para já a ideia que tenho pelas várias conversões que tenho visto, será um kit de 96v com motor serie da Kostov, com controlador Kelly, acho que é o setup mais utilizado, embora nos states se utilize mais o motor da Warp (não deve ser muito diferente).
Já pensei no sepex, mas como não vejo grande coisa acerca disso seria uma má opção ir por esse lado, mesmo o sistema brushless não existe muita coisa para potencias mais elevadas, por isso a fazer será com escovas e DC, o sistema AC é menos eficiente e bem mais caro. Alem disso o sistema DC serie está mais do que testado e comprovado.
Quanto à ligação entre as baterias, faria tal como fiz na scooter, a ligação entre elas é feita por entremedio de cabo e não bornes de cobre, sempre lhes dá outra flexibilidade.
Tenho pena que tenha sido em vão todo esse esforço.
Calculador:
http://www.eletrificar.com/EV/clio/YAEC-05.ods - para abrir com o LibreOffice Calc
Post original do Calculador YAEC:
http://www.diyelectriccar.com/forums/sh ... light=yaec
Screenshot:
Eu optei por DC pela mesma opinião que tens, ser mais barato...
Por alguma razão os novos carros têm todos motores AC.
Para além de ter de isolar muito bem todo o carro da chuva por causa dos motores serem abertos o que vai impedir que entre ar no motor para o arrefecer.
Imagens da conversão em http://www.eletrificar.com
-
- Moderador
- Mensagens: 1464
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
O problema que falas fica praticamente resolvido se utilizares a caixa de velocidades, os motores AC a baixa rotação tambem aquecem muito.
Por isso vou utilizar na mesma a embraiagem e caixa, alem disso a maioria das conversões que vejo na net são com motores DC com escovas, dá para eescolher perfeitamente o melhor casamento entre motor e controlador,devido a não encontrar nada acerca de conversoes com sepex é que coloquei isso de parte.
O Carro que pretendo utilizar sera um honda crx, pois é leve e existe muitta info acerca de conversões neste carro
Por isso vou utilizar na mesma a embraiagem e caixa, alem disso a maioria das conversões que vejo na net são com motores DC com escovas, dá para eescolher perfeitamente o melhor casamento entre motor e controlador,devido a não encontrar nada acerca de conversoes com sepex é que coloquei isso de parte.
O Carro que pretendo utilizar sera um honda crx, pois é leve e existe muitta info acerca de conversões neste carro
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
- Moderador
- Mensagens: 1464
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
O arrefeccimento do motor seria o menor dos problemas.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 52
- Registado: sexta jun 20, 2008 1:41 pm
- Localização: Cascais
Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Sim há muitas conversões em DC que funcionam bem. E se for um carro comum mais fácil obter info. Boa sorte.civic Escreveu:O Carro que pretendo utilizar sera um honda crx, pois é leve e existe muitta info acerca de conversões neste carro
Se depois tiveres tempo lê um pouco sobre esta conversão acho que é interessente e é o carro que falas:
http://www.metricmind.com/ac_honda/main2.htm
Imagens da conversão em http://www.eletrificar.com
-
- Moderador
- Mensagens: 1464
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Obrigado, essa info será importante.
Mas não será para já, em primeiro está a legalização da DT.
Chegaste a legalizar o clio como EV?
Mas não será para já, em primeiro está a legalização da DT.
Chegaste a legalizar o clio como EV?
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 52
- Registado: sexta jun 20, 2008 1:41 pm
- Localização: Cascais
Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Não. Ficou a meio o projeto e o contaquilómetros não funcionava porque a centralina recebia um sinal especifico do motor.civic Escreveu:Obrigado, essa info será importante.
Mas não será para já, em primeiro está a legalização da DT.
Chegaste a legalizar o clio como EV?
Boa sorte com a legalização da DT.
Imagens da conversão em http://www.eletrificar.com
-
- Moderador
- Mensagens: 1464
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Pois, eu elegi esse crx para a conversão devido a vários factores, mas o principal é haver várias conversões já feitas com ele, desta forma consigo ter uma noção das dificuldades que vou encontrar.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4089
- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
- Localização: Ilha da Madeira
Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
O conta km era fácil de colocar a funcionar.
Era só meter o conta km do clio mais antigo
Era só meter o conta km do clio mais antigo
Live long and prosper!
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 52
- Registado: sexta jun 20, 2008 1:41 pm
- Localização: Cascais
Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Mas o mostrador tinha de ser trocado por um antigo. E dava para colocar 300000 km lá?visitante2 Escreveu:O conta km era fácil de colocar a funcionar.
Era só meter o conta km do clio mais antigo
Mesmo assim o controlador estava a dar problemas.
Imagens da conversão em http://www.eletrificar.com
-
- Moderador
- Mensagens: 1464
- Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
- Localização: viseu
Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
A questão dos km's não tem qualquer dificuldade, podes substituir o quadrante de um carro sem ter que colocar os mesmos km's.
Alem disso tinhas uma inspeção para fazer caso partisses para a legalização, tal como a importação de um carro, os km's anteriores não interessam para termos legais.
Acho que o maior erro foi ires para um sistema com pouca aceitação, já procurei por feedback's dos seppex e encontra-se muito pouca coisa, ou seja, nunca dessa forma partiria para esse tipo de controlo.
Alem disso tinhas uma inspeção para fazer caso partisses para a legalização, tal como a importação de um carro, os km's anteriores não interessam para termos legais.
Acho que o maior erro foi ires para um sistema com pouca aceitação, já procurei por feedback's dos seppex e encontra-se muito pouca coisa, ou seja, nunca dessa forma partiria para esse tipo de controlo.
Nissan LEAF 2018 40kWh
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
149 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
43 000Km's
https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Mensagens: 52
- Registado: sexta jun 20, 2008 1:41 pm
- Localização: Cascais
Re: Renault Clio II ano 2000 100% eletrico
Sim e há poucos controladores para motores SepEX. O que dificulta muito a conversão.
Imagens da conversão em http://www.eletrificar.com