Lavagem SEM ÁGUA

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder
Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

toakiuai Escreveu:----- original message -----
from: claudio gmail
to: 'luciano kaefer'
sent: saturday, september 22, 2007 4:32 pm
subject: [spam] res: lavagem á seco


ola, luciano,
sim, posso enviar sim. qual é o valor que você me paga para mim enviar estas informações para você? a técnica esta em formato de apostila em pdf com 12 paginas podendo facilmente ser enviada via email.
grato,
cláudio césar da silva
prezado claudio:
se vc perceber o que está acontecendo no novaenergia.net, vai entender que vc está na contramão do espírito do site, cobrando por informações.
no meu tópico, que vc deve ter lido ( gratuitamente ), as informações que são passadas, técnicas, segredos, experiências, positivas e negativas, são disponibilizadas sem nenhum propósito comercial. isso também ocorre em todos os tópicos.
aqui é um centro que reune amigos e forma-se um forum de discussões.
sugiro que vc patenteie sua idéia no inpi e depois bote o produto à venda, se assim desejar.
até para isso existe uma seção de classificados, onde vc poderá anunciar também gratuitamente.
sinta-se à vontade para pedir informações gratuitas aqui nos tópicos.
cordiais saudações

luciano kaefer
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Alquimista
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: segunda ago 13, 2007 8:12 pm

Mensagem por Alquimista »


Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

eh, eh!!!!


Alquimista
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: segunda ago 13, 2007 8:12 pm

Mensagem por Alquimista »

olá a todos.

já algem oviu falar da utlização de silca para limpeza a seco de bio?

será que a silica para gato serve?

há uma empresa no brasil que tem este produto , entre outros.

limpesa a seco.

2- a purificação de biodiesel com sílica trisylâ

após a separação de glicerina e a remoção de álcool, o biodiesel deve ser adicionalmente purificado, por meio da eliminação de sabões e outras impurezas. os processos habituais usados para esta purificação são, por exemplo, lavagem e destilação.

a fim de evitar efluentes líquidos e reduzir os custos de investimentos, esta purificação também pode ser obtida usando-se um adsorvente como o gel de sílica trisylâ. este processo de adsorção física pode significar uma alternativa de custo eficiente para os processos de lavagem/destilação
.


para "secar" o alcool recuperado.
3- desidratação de álcool recuperado com adsorventes sylobead

a grace davison não apenas apoia a expansão de combustíveis renováveis no campo do biodiesel,mas também oferece valiosas soluções para o processamento de bioetanol.

com a nossa vasta experiência na área de manufatura e fornecimento de peneira molecular (zeolitos), já estamos em condição de fornecer adsorventes de composição especial, à base de zeolitos, para processos de secagem de álcool.

no processo biodiesel, o álcool recuperado necessita ser adicionalmente secado, antes da reutilização para reações de trans-esterificação. isto pode ser eficientemente realizado usando-se as nossas peneiras moleculares para bioetanol.





http://www.gracedavison.com.br/br/produ ... diesel.htm


Alquimista
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: segunda ago 13, 2007 8:12 pm

Mensagem por Alquimista »



Pmatos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 68
Registado: quinta jun 21, 2007 4:34 pm
Localização: Odivelas

Silica

Mensagem por Pmatos »

caro alquimista,

as silicas poderão ser uma alternativa ao uso do magnesol, ou o uso de silicatos de magnesio naturais, vulgo talco.
mas não são umas silicas quaisqueres...conforme pode ver pelo brochura do trysil. e não estão ainda disponiveis.
uma potencial vantagem das silicas é o tratamento de ovu muito "usado" ou "frito" com alto teor de ffa, para tornar a conversão em bd mais fácil.
duvido muito que a silica pra gato sirva muito bem, mas é uma questão de experimentar.
até mesmo o uso de talco, embora viável, não produz resultados tão boms como o magnesol.

Avatar do Utilizador

Tiane
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 103
Registado: quarta jun 20, 2007 1:59 am

Mensagem por Tiane »

mudando de assunto!

barbas, porque vc não passa a usar um floculante, q precipite o pó, aí é só esperar decantar e retirar o excesso, como se faz com a glicerina.

tem q ver com o que magnésio combina para precipitá-lo. é uma idéia!!

quanto ao uso de sílicas p gato, eu acredito q sim q tenha os mesmos benefícios, pois, a formula central deve ser a mesma, com a propriedade de absorver água. falta-me a informação se a sílica tem a propriedade de arrastar sabões e naoh com ela. alguém sabe?
"Peguei a regeição e a transformei em direçao."

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

quanto ao uso de sílicas p gato, eu acredito q sim q tenha os mesmos benefícios, pois, a formula central deve ser a mesma, com a propriedade de absorver água. falta-me a informação se a sílica tem a propriedade de arrastar sabões e naoh com ela. alguém sabe?
a que eu usei funciona na perfeição.

quanto a outras, ... não sei.


Autor do tópico
barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

e qual o floculante querecomendas?

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Mensagem por Rui de Carvalho »

só queria informar que pó de talco é também silicato de magnesio. muito parecido com o magnesol, a grande diferença é que não foi termicamente tratado para aumentar a area de superficie.


Bruno Santos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: sábado dez 22, 2007 2:56 pm

Mensagem por Bruno Santos »

sou novo nestas andançs por isso peço paciencia .
floculante? teriamos vários problemas:
a sua alta viscosidade seria um problema para o dissolver em água e acreditem eu já dissolvi centenas de quilos e nem sempre as coisas correm bem, a menos que o compres já dissolvido e então pagas as vacas ao dono.
depois tens outro problema, como é que vais fazer para decantar o polielectrolito? é que segundo me lembro ele demora a repousar, certo?
apesar destes pormenores pode ser uma possível solução para a recolha de silicato.
já agora façam um procura no ebay e escrevam: 1 micron filter. a mim eles parcem boas soluções para filtrar o silicato!

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

podem utilizar floculante ou coagulante ou então utilizar um a seguir ao outro, dependo do tipo de floculante/coagulante e do liquido a utilizar. é sempre uma questão de experimentar para ver o efeito não tem outro remedio.
em relação a preços, já há disso a preços bastante baixos. têm ainda a vantagem de pedir uma amostra gratis para experimentar (5-10lt) ou melhor ainda o teste ser feito por um tecnico da empresa que comercializa.


Bruno Santos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: sábado dez 22, 2007 2:56 pm

Mensagem por Bruno Santos »

é verdade, dependend da polaridade podes usar o floculante para captar o lilicato e depois o caogulante para precipitar mais rapidamente a floculante.
estou correcto? é que há 3 anos que não tenho contacto com estas coisas e já me varreram da memória?
só por curiosidade quais são os filtros de café a utilizar? é que tive no modelo e lá só tinham os da marca modelo, mas não davam a referencia dos microns, ou seja tinham vários tamanhos de filtros, mas nas caixas não tinham a informação que nos interessa.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

aconselho entrar em contacto com a empresa peçafiltros do porto, têm todos tipos de filtros (não tenho comissão ).
muito provavelmente têm o que procuras.
ah, como são importadores, os preços são os mais baixos do mercado.

Avatar do Utilizador

Rui de Carvalho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 141
Registado: quinta dez 27, 2007 2:22 am
Localização: Rio Maior
Contacto:

Mensagem por Rui de Carvalho »

e se tiverem mais perto de lisboa podem sempre entrar em contacto com a pequimil, são uma empresa de filtros e acessorios muito boa cá de baixo. e também não tenho cumição, , sou apenas um cliente satisfeito. principalmente porque eles enviam para o destino, por um baixo preço.


Druida
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sexta jan 04, 2008 11:07 am

Mensagem por Druida »

amigos,

pode ser que não saibam mas há em portugal muita oferta e stock de silicas colóidais (ou silicas pirogenadas), de melhor qualidade que o trisyl.
eu utiliso bastante nas minhas formulações, se bem que para o fabrico de produtos que não biocombustiveis.
pelo menos temos em portugal 4 grandes marcas mundiais representadas e com material em stock. por razões comerciais da empresa onde trabalho e que é o meu ganha-pão, podemos vender estes materiais mas não informar quem é o distribuidor directo (compreendam, é disto que vivo), o custo dos referidos materiais ronda os 10,5 euros/kg + iva, ex-works, sacos contendo 10 kg.
façam as contas, já que 5 kg deste material dá para "lavar" 1000 kg de bio sujo.
" Sucesso antes do Trabalho só no dicionário "

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

obrigado druida.

esta informação é sempre bem-vinda e pode e pode ser util para o pessoal do bio.

se quiseres postar mais alguma informação podes postar lá nos classificados.

qual é a média do tamanho do grão dessa silica?

já agora, para limpar biodiesel qual é o procedimento que recomendas.

cumpts.


Druida
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sexta jan 04, 2008 11:07 am

Mensagem por Druida »

o tamanho médio da mais comumente utilizada em portugal é a de 200 m2/grama.
atenção: esta informação vem da indústria de tintas, não de utilização no bio.

para incrementar o contacto com o bio, recomendo a dispersão deste "pó" por turboagitação (utilização de hélices) e não por bombas de recirculação. se a viscosidade do bio for baixa, a silica contendo as impurezas e alguma água decantará rapidamente (mais o menos como o tempo de separação da glicerina), se a deixarmos decantar menos problemas dará na filtragem final do bio. tem de ser forçosamente uma versão de silica pirogenada hidrofilica e não hidrofóbica.

amigo red baron, ando há 2 anos a ler muito sobre bio mas nunca fiz nenhum batch. já vi métodos e métodos, analisei muitos mas, não passo de um teórico nesta matéria.
" Sucesso antes do Trabalho só no dicionário "

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

atenção: esta informação vem da indústria de tintas, não de utilização no bio.
então esta silica faz parte da composição de algumas tintas?

caso afirmativo, o grão deve ser muito pequeno, talvez inferior a um micron.


será que a filtragem final do bio a 1 micron será suficiente?

as silicas para bio geralmente são calibradas para poderem ser retidas nos filtros.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

a sílica é de fato muito pequena. ocorre que ao "agarrar-se" às impurezas ela cresce muito, ficando então, retida no filtro. parte dela, pois a maior parte já está decantada no fundo do bidon.

faz todo o sentido manter a agitação por hélices. quando fiz das duas maneiras, o bio passado na bomba com a sílica, ficou turvo, ao contrário da hélice.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”