27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2015
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Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2015
Ora vamos lá todos em coro:
"TVI, queremos ver a reportagem na televisão!"
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Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
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Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2015
Força, seria um grande passo a dar um enorme foco a nossa causa!
Boa boa!
Boa boa!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
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Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2015
Acabei de vos ver na TVI, deu a reportagem no Jornal das 13h, já depois das 14h :p
Cada vez tenho mais pena de não poder ter ido...
Cada vez tenho mais pena de não poder ter ido...
(24 Abril 2010) PREDATOR Cinza Modelo C 40AH Lithium CHEGOU!!
(Junho de 2016) 'Parou' com cerca de 50.000KM
(Outubro de 2017) Vectrix Cinza 55AH Lithium Golf GTE CHEGOU!!
A rolar e com: 12.700KM
(Junho de 2016) 'Parou' com cerca de 50.000KM
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27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2015
A menina da tvi la viu que o Adamastor era o EV mais bonito que la estava
Pena nao ter cabido todo no ecra...
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Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2015
Epa só vedetas... ena ena!
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Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2015
Fantástico encontro com belas paisagens.
Fui o único ciclomotor presente, um modesto veículo de 3Kw de potência a 72V e baterias Gel com capacidade de 32Ah. No meu pack tinha disponíveis apenas 2,3Kw.
Saì de Rio de Moinhos ás 7:15 com destino aos Bombeiros Voluntários de Marco de Canavezes (aos quais deixo o meu agradecimento) para uma carga rápida (14A) de 0:45 que permitiu colocar a bateria perto do máximo da capacidade.
Continuação da viagem com destino ao Peso da Régua com passagens por Baião e Mesão Frio. No Peso da Régua carga rápida de 1:45. Início da fase final da viagem até São João da Pesqueira com chegada ás 13:15.
Foram 110Km com um total de 2:30 de cargas rápidas.
O regresso foi mais fácil pois saí de uma cota mais alta para regressar a uma mais baixa. O trajecto até ao Peso da Régua foi rápido e foi feita uma carga rápida parcial de 1:00. Do peso da Régua fui em direcção a Amarante para a ùltima carga do dia nos Bombeiros Voluntários de Amarante (Grande agradecimento a eles também) com a duração de 1:30 . Chegada a Rio de Moinhos ás 23:50. Foram 115Km no regresso.
No total foram 225km. Estes valores só foram possíveis devido ao uso de um controlador FOC sinusoidal com um elevado rendimento e uso de um BMS para chumbo o que permitiu o uso de 2 carregadores (4A original e 10A de lítio) sem qualquer risco para as baterias de GEL.
Fui o único ciclomotor presente, um modesto veículo de 3Kw de potência a 72V e baterias Gel com capacidade de 32Ah. No meu pack tinha disponíveis apenas 2,3Kw.
Saì de Rio de Moinhos ás 7:15 com destino aos Bombeiros Voluntários de Marco de Canavezes (aos quais deixo o meu agradecimento) para uma carga rápida (14A) de 0:45 que permitiu colocar a bateria perto do máximo da capacidade.
Continuação da viagem com destino ao Peso da Régua com passagens por Baião e Mesão Frio. No Peso da Régua carga rápida de 1:45. Início da fase final da viagem até São João da Pesqueira com chegada ás 13:15.
Foram 110Km com um total de 2:30 de cargas rápidas.
O regresso foi mais fácil pois saí de uma cota mais alta para regressar a uma mais baixa. O trajecto até ao Peso da Régua foi rápido e foi feita uma carga rápida parcial de 1:00. Do peso da Régua fui em direcção a Amarante para a ùltima carga do dia nos Bombeiros Voluntários de Amarante (Grande agradecimento a eles também) com a duração de 1:30 . Chegada a Rio de Moinhos ás 23:50. Foram 115Km no regresso.
No total foram 225km. Estes valores só foram possíveis devido ao uso de um controlador FOC sinusoidal com um elevado rendimento e uso de um BMS para chumbo o que permitiu o uso de 2 carregadores (4A original e 10A de lítio) sem qualquer risco para as baterias de GEL.
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Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2015
Acabou de dar a reportagem na TVI (jornal da hora de almoço)... Jorge Rocha em grande (entre outros, claro)
sergiomms
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Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2015
Iupiiiii!!! Pelas 14H14 (no filme 28:44).
Obrigado TVI! Valeu a pena esperar para podermos partilhar mais um belíssimo exemplo de eficiência energética. Gostei muito!!!
http://www.tvi.iol.pt/programa/jornal-d ... 14272028/1
Muito bem António, Artur, Jorge, Agostinha e a nossa Maria Francisca
Eduardo, muito bem à janela do Ion.
DouroPower em alta tensão!
Obrigado TVI! Valeu a pena esperar para podermos partilhar mais um belíssimo exemplo de eficiência energética. Gostei muito!!!
http://www.tvi.iol.pt/programa/jornal-d ... 14272028/1
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Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
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Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2015
Parabéns a todos que estiveram no evento e também à organização
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Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2015
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Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
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Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2015
Essa mota é muito parecida a PCX porque não abre um diário de bordo ?RuiSilva Escreveu:Fantástico encontro com belas paisagens.
Fui o único ciclomotor presente, um modesto veículo de 3Kw de potência a 72V e baterias Gel com capacidade de 32Ah. No meu pack tinha disponíveis apenas 2,3Kw.
Saì de Rio de Moinhos ás 7:15 com destino aos Bombeiros Voluntários de Marco de Canavezes (aos quais deixo o meu agradecimento) para uma carga rápida (14A) de 0:45 que permitiu colocar a bateria perto do máximo da capacidade.
Continuação da viagem com destino ao Peso da Régua com passagens por Baião e Mesão Frio. No Peso da Régua carga rápida de 1:45. Início da fase final da viagem até São João da Pesqueira com chegada ás 13:15.
Foram 110Km com um total de 2:30 de cargas rápidas.
O regresso foi mais fácil pois saí de uma cota mais alta para regressar a uma mais baixa. O trajecto até ao Peso da Régua foi rápido e foi feita uma carga rápida parcial de 1:00. Do peso da Régua fui em direcção a Amarante para a ùltima carga do dia nos Bombeiros Voluntários de Amarante (Grande agradecimento a eles também) com a duração de 1:30 . Chegada a Rio de Moinhos ás 23:50. Foram 115Km no regresso.
No total foram 225km. Estes valores só foram possíveis devido ao uso de um controlador FOC sinusoidal com um elevado rendimento e uso de um BMS para chumbo o que permitiu o uso de 2 carregadores (4A original e 10A de lítio) sem qualquer risco para as baterias de GEL.
Live long and prosper!
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Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2015
epaaaa se gostei do 1º video com um "cheirinho" do desfile.... adoreeeiiii o 2º video complementado com a bela musica ahahahahah adorei!!!
Passo por isso todos os dias... ahahahah
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Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km
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Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2015
Afinal o encontro não foi apenas um dia. Foram três! Sexta, sábado e domingo. Ora atentem.
Desde que os primeiros dois aventureiros – Ricardo e Vitor – se fizeram à estrada até ao último participante, que apareceu domingo à tarde quando estávamos a carregar a Vortex SBR (Gingabike), passaram-se imensas situações.
https://youtu.be/QpBtzyHY6Ao?list=UU6w3 ... VdFDWOFtHg
Comecemos.
Dia 1 – sexta feira, 20 de março (dia de eclipse solar parcial)
Telefonema dando o alerta para o centro de comando de SJP acerca da situação do parque de caravanas da Régua (junto ao rio). Dois Leaf dispararam todos os oito postos de carga!! A minha viagem investigativa não foi suficiente acerca da potência disponível. Após testes exaustivos realizados pelo Ricardo e Vitor, em conjunto com o electricista do piquete local, chegou-se à conclusão que há condições que limitam a utilização daquele espaço. Volto a repetir o que foi dito alguns posts atrás: 25A para os primeiros três postos; 25A para os segundos três postos; e 25A para os últimos dois postos. Resumindo, três Leaf, no máximo, a carregar naquele local. E esperando que não chegue alguém entretanto… (assunto de interesse para inserir no “manifesto elétrico”).
Na primeira noite, o hotel de SJP teve duas reservas. (assunto de interesse para inserir no “manifesto elétrico” – a mobilidade eléctrica favorece a economia local) Nessa sexta, passaram a cinco os VE em SJP. Tudo a receber eletrões made in Douro.
Dia 2 – sábado, 21 de março (o tão esperado dia VE)
8h13m. Temperatura local, 4ºC. Brrr…
A primeira tarefa do dia foi reunir um item que entretanto terá que ser distribuído a posteriori: o prémio para a maior distância diária percorrida em VE – um pacote de biscoitos caseiros de amêndoa.
Julgo que será para o Ricardo (RJSC) ou para o António Henriques (Magnum Cap). Terão que informar a comissão de festas acerca dos quilómetros percorridos para se poder enviar o dito prémio. À partida, será entregue em modo VE, claro.
A seguir aos biscoitos, entrei no mais recente modelo da KIA, o tão esperado SOUL EV. Aproveitei para dar uma volta à escola antes de todos os outros Fiz um pequeno filme.
https://youtu.be/twyKPjjt5FM?list=UU6w3 ... VdFDWOFtHg
O carro está muito bem conseguido em termos de acabamentos. É muito espaçoso e amplo. O Ricardo Ocasal (rapaz bem alto) consegue ir sentado atrás sem tocar no teto e no banco da frente. Em termos de autonomia parece que irá ultrapassar bastante o Leaf, pois se à chegada fiquei espantado com o consumo realizado com a viagem direta entre Vila Real e SJP, espantado continuei com o consumo após todas as voltas que deu antes do almoço. A média no CB registava 14kWh/100km (senhores leitores candidatos a mudar de estilo de condução, isto dá 14kWh x 0,19€/kWh = 2,66€/100km, ou então 26,6€ por 1000km percorridos, em tarifa diurna…). Pormenor interessante é o histórico que se pode consultar no CB. A estética (opinião pessoal) é muito agradável e os equipamentos nesta versão são imensos (bancos, aquecimento, arejamento, botões, funções, mostrador, consola central, etc). Mais tarde fui dar mais uma volta com a equipa DouroPower e experimentei o modo B. Até hoje ainda não experimentei o modo B da segunda geração Leaf, mas o modo B do KIA é muito forte e os vendedores de pastilhas de travões que se cuidem. Aquilo regenera muito e sente-se sem sombra de dúvidas.
Resumindo, gostei da viatura e será certamente uma opção a considerar para muita gente.
Acerca do Peugeot iON, não tive oportunidade de o experimentar, mas percebi que houve gente a relatar que é uma opção suficiente para as voltas do dia, pois existem muitas localidades até cerca de 20 ou 30km de SJP e esta viatura tem custo e características muito apelativas para essas deslocações. Quem disse que o iON leva quatro passageiros?
A seguir, chegou a Efacec com o seu posto Home Charger com duas tomadas Mennekes de 3,7kW. A ligação do posto foi realizada na extremidade de um cabo de 30m e respetiva ficha trifásica de 32A. Portanto, com este tipo de equipamento, é viável chegar a um local onde haja tomadas trifásicas de 32A e voilá, carga pronta para dois VE. (assunto a remeter para o “manifesto elétrico”, pois bem sabemos que tomadas destas abundam por aí em muitos parque do país).
Logo depois, a Magnum Cap chegou com dois equipamentos: um aparelho com duas tomadas Mennekes de 22kW (sim, leram bem vinte e dois kiloWatt!) e um EVSE portátil monofásico de 32A (registe-se a primeira vez que vi uma ficha industrial de 32A monofásica).
Após o António Henriques (auxiliado pelo Celestino) ter realizado as ligações de todo este manancial de equipamentos foi altura de ligar os disjuntores e deixar os eletrões fluir para dentro dos packs. Os primeiros da fila foram um Bmw i3 e o Renault Zoe que com um audível zunido apresentou a seguinte informação:
Não há aqui photoshop nenhum! Para repor a carga que faltava (neste caso, 100% - 15% são 85%) o tempo previsto foi 1h10m. Dito e feito. Ainda antes da hora de almoço já o Zoe estava pronto para o desfile (enfim, gozou com todos os presentes. Não havia necessidade…). Portanto, senhores leitores interessados neste assunto dos tempos de carga, sim é possível almoçar ou lanchar e ficar com um Zoe completamente carregado. E sem recorrer a PCR (posto de carga rápida) do tamanho de uma cabine telefónica. Agora imaginem se fosse um equipamento de 44kW… Muitos pontos a favor do Zoe neste campo.
Mais tarde, surgiu o Duarte Morgado com o seu Leaf (2ª versão). Desejoso por estrear o seu cabo Mennekes de 32A. Claro que os pioneiros Leafianos ficaram todos invejosos por ver aquele “irmão” a carregar em metade do tempo do que é habitual. (A inveja é um sentimento tão feio…)
O resto da comitiva foi chegando e pelas 13h00 já havia carros, quadriciclo, motas, scooters, motona (leia-se Brammo Empulse) e bicicleta espalhadas pelo recinto escolar. Não foi necessário recorrer a todas as tomadas dos dois laboratórios e muito menos às do segundo piso. Portanto, escolas de todo o país, preparem-se, pois são locais potenciais para realizar mais encontros . Vejam que ainda estávamos preparados para receber mais veículos.
O almoço foi preparado e servido pela fantástica equipa de assistentes operacionais da Escola B/S de São João da Pesqueira. Tempos houve em que era assim: gestão local, comida de qualidade, produtos da região, pessoas satisfeitas, serviços encomendados para fora, ementa variada, etc. Atualmente, e à semelhança de muitos serviços das nossas instituições públicas temos empresas externas que… (Adiante…). Sem me cansar e tornar repetitivo, muito obrigado.
Almoço servido e comido. Hora de agradecimentos.
Novamente, para a posteridade, e para os que não estiveram aqui para sentir a mobilidade elétrica e toda a sua dinâmica:
• Peugeot iON, representado pela Martinauto de Viseu
• KIA Soul EV, representado pelos Irmãos Leite de Vila Real
• Vortex SBR, representada pela Gingabike
• Vortex NWR 9000, representada pela Gingabike
• Scooter EVT e Scooter Govecs 1.4, trazidas pelo Jorge Rocha (JRLab)
• Renault Twizy, cedido pela GNR de Mangualde
• Renault Zoe trazido pela Magnum Cap
• Efacec que trouxe um Home Charger com duas tomadas Mennekes de 3.7kW de potência
• Magnum Cap que trouxe um posto com duas tomadas Mennekes de 22kW de potência
• Magnum Cap que trouxe um EVSE de 32A com ficha monofásica industrial de 32A
• Câmara Municipal de São João da Pesqueira, que imprimiu os flyers e posters, proporcionou a visita ao Museu do Vinho, assim como o transporte do Twizy e dos participantes até à Ferradosa
• Câmara Municipal de Lamego que atendeu à nossa solicitação para ligar o posto Mobi.E de Lamego
• Câmara Municipal da Régua que fez deslocar um piquete até ao parque de autocaravanas para descobrir o “truque” e limitações dos carregamentos naquele local, assim como a disponibilização do outro parque de autocaravanas à entrada daquela cidade
• Caves Messias, pela pessoa do senhor António, que abriu as portas da Quinta do Cadão, respondeu às imensas questões e ainda nos permitiu a prova de um vinho generoso de 1982 pelo famoso “canado”
• Fórum NissanLeafPT
• Fórum Nova Energia
• Fórum *-f**m (Scooters elétricas)
• Fórum TeslaPortugal
A seguir, preparação das montadas e distribuição do maior número de pessoas pelos VE. Todos em direção à Praça da República, sendo o pelotão dos “elétricos” liderado pelas forças de autoridade (GNR) a bordo do Twizy. Seguido imediatamente pelos veículos de 2 rodas e no final por uma longa fila de veículos de 4 rodas. Todos sem fumo, todos sem ruído, todos movidos a eletrões a spinnar no interior dos motores elétricos e acompanhados dos seus primos, os iões de lítio (Li+), a bordo dos packs de baterias. Chegados ao local, alinhamento da praxe, fotos e vídeos com fartura e altura para ouvir da professora Graça Domingues uma excelente explicação acerca do concelho de SJP, bem como da vital importância da região demarcada do Douro. Os comentários de agradecimento pelas redes sociais têm espelhado o agrado dos presentes. Obrigado Graça!
À semelhança das nossas atas, “…a reunião decorreu com a presença de cerca de 60 participantes e alguns curiosos, 14 carros, 1 quadriciclo pesado, 9 scooters, 2 quase-scooters e 1 bicicleta (27 VE no total). Posteriormente, dirigiram-se para o Museu do Vinho de São João da Pesqueira para conhecer o espaço e respetiva exposição. No quinto andar daquele belíssimo edifício envidraçado e cheio de pormenores de madeira no seu interior, mais exatamente nas instalações do Wine Bar, houve uma prova de vinhos oferecida pela Associação Capital Douro”.
Escolhi um rosé. Leve e refrescante. Ahhh…!
Após saída pelo piso superior do Museu do Vinho, novo embarque. Rumo: Caves Messias na Ferradosa, bem junto à margem sul do Douro. Dois pisos cheios de tonéis e balseiros gigantescos repletos de milhões de litros do líquido divino dos deuses – o vinho generoso, mundialmente conhecido como vinho do Porto. O senhor António recebeu toda a comitiva com um enorme sorriso e tivemos a oportunidade de realizar uma prova de um néctar do ano 1982.
O final do evento aproximava-se, e mesmo sem termos passado pelo miradouro de S. Salvador do Mundo devido à pouca luminosidade e falta de tempo, toda os presentes comungaram que neste dia a mobilidade elétrica deu mais um passo. Três segmentos da sociedade (fabricantes de veículos, fabricantes de equipamentos de carga e consumidores) estiveram reunidos abraçando a mesma causa e promovendo futuras conversas e discussões com outras pessoas amigas, conhecidas ou familiares. É aqui que podemos fazer uma analogia com um fenómeno conhecido como efeito cascata. Cada um dos presentes irá comunicar esta experiência com outras pessoas e assim sucessivamente. Os VE saíram dos stands e deram-se a conhecer em São João da Pesqueira e a partir daqui contamos com o empenho de todos para que o nosso país se torne num exemplo de mobilidade elétrica.
Dia 3 – 22 de março (os VE não arredam pé de São João da Pesqueira)
Mais duas dormidas em SJP.
A manhã foi chuvosa, mas deu para eu e o Jorge irmos até à barragem da Valeira sentirmos nos seus muros a vibração provocada pela passagem de muitas toneladas de água em cada minuto. Experimentem, pousem as mãos, sintam e ouçam o poder natural da água. Impressiona sentir a força da água.
Antes do almoço, tempo para uma ida ao miradouro de S. Salvador do Mundo para gravar mais umas imagens. Lembram-se da tradição das raparigas e dos nós nas giestas? Aqui fica um exemplar.
Após mais uma prolongada refeição os últimos VE partiram.
A geração DouroPower empenhou-se em receber este encontro e até ao final do ano letivo irá levar a cabo mais iniciativas acerca de eficiência energética e sustentabilidade.
Pretendemos: utilizar lâmpadas led, adquirir um kit de autoconsumo, e apresentar um plano de transportes alternativo, pois as bicicletas e autocarros elétricos já rolam por muitas estradas à superfície deste planeta que é de todos nós. Porque não aqui também?
Quem ainda não for “amigo” no grupo “DouroPower” do Facebook – https://www.facebook.com/groups/843986438979091/ – ainda vai a tempo de nos ajudar a ganhar pontos no concurso nacional Edp Twist 2015 (a tua energia faz a diferença). Ganhamos pontos por cada “Like” e “Partilha”. Contamos convosco e até breve.
Obrigado por terem vindo e muito DouroPower daqui para a frente!
(ainda em edição...)
Desde que os primeiros dois aventureiros – Ricardo e Vitor – se fizeram à estrada até ao último participante, que apareceu domingo à tarde quando estávamos a carregar a Vortex SBR (Gingabike), passaram-se imensas situações.
https://youtu.be/QpBtzyHY6Ao?list=UU6w3 ... VdFDWOFtHg
Comecemos.
Dia 1 – sexta feira, 20 de março (dia de eclipse solar parcial)
Telefonema dando o alerta para o centro de comando de SJP acerca da situação do parque de caravanas da Régua (junto ao rio). Dois Leaf dispararam todos os oito postos de carga!! A minha viagem investigativa não foi suficiente acerca da potência disponível. Após testes exaustivos realizados pelo Ricardo e Vitor, em conjunto com o electricista do piquete local, chegou-se à conclusão que há condições que limitam a utilização daquele espaço. Volto a repetir o que foi dito alguns posts atrás: 25A para os primeiros três postos; 25A para os segundos três postos; e 25A para os últimos dois postos. Resumindo, três Leaf, no máximo, a carregar naquele local. E esperando que não chegue alguém entretanto… (assunto de interesse para inserir no “manifesto elétrico”).
Na primeira noite, o hotel de SJP teve duas reservas. (assunto de interesse para inserir no “manifesto elétrico” – a mobilidade eléctrica favorece a economia local) Nessa sexta, passaram a cinco os VE em SJP. Tudo a receber eletrões made in Douro.
Dia 2 – sábado, 21 de março (o tão esperado dia VE)
8h13m. Temperatura local, 4ºC. Brrr…
A primeira tarefa do dia foi reunir um item que entretanto terá que ser distribuído a posteriori: o prémio para a maior distância diária percorrida em VE – um pacote de biscoitos caseiros de amêndoa.
Julgo que será para o Ricardo (RJSC) ou para o António Henriques (Magnum Cap). Terão que informar a comissão de festas acerca dos quilómetros percorridos para se poder enviar o dito prémio. À partida, será entregue em modo VE, claro.
A seguir aos biscoitos, entrei no mais recente modelo da KIA, o tão esperado SOUL EV. Aproveitei para dar uma volta à escola antes de todos os outros Fiz um pequeno filme.
https://youtu.be/twyKPjjt5FM?list=UU6w3 ... VdFDWOFtHg
O carro está muito bem conseguido em termos de acabamentos. É muito espaçoso e amplo. O Ricardo Ocasal (rapaz bem alto) consegue ir sentado atrás sem tocar no teto e no banco da frente. Em termos de autonomia parece que irá ultrapassar bastante o Leaf, pois se à chegada fiquei espantado com o consumo realizado com a viagem direta entre Vila Real e SJP, espantado continuei com o consumo após todas as voltas que deu antes do almoço. A média no CB registava 14kWh/100km (senhores leitores candidatos a mudar de estilo de condução, isto dá 14kWh x 0,19€/kWh = 2,66€/100km, ou então 26,6€ por 1000km percorridos, em tarifa diurna…). Pormenor interessante é o histórico que se pode consultar no CB. A estética (opinião pessoal) é muito agradável e os equipamentos nesta versão são imensos (bancos, aquecimento, arejamento, botões, funções, mostrador, consola central, etc). Mais tarde fui dar mais uma volta com a equipa DouroPower e experimentei o modo B. Até hoje ainda não experimentei o modo B da segunda geração Leaf, mas o modo B do KIA é muito forte e os vendedores de pastilhas de travões que se cuidem. Aquilo regenera muito e sente-se sem sombra de dúvidas.
Resumindo, gostei da viatura e será certamente uma opção a considerar para muita gente.
Acerca do Peugeot iON, não tive oportunidade de o experimentar, mas percebi que houve gente a relatar que é uma opção suficiente para as voltas do dia, pois existem muitas localidades até cerca de 20 ou 30km de SJP e esta viatura tem custo e características muito apelativas para essas deslocações. Quem disse que o iON leva quatro passageiros?
A seguir, chegou a Efacec com o seu posto Home Charger com duas tomadas Mennekes de 3,7kW. A ligação do posto foi realizada na extremidade de um cabo de 30m e respetiva ficha trifásica de 32A. Portanto, com este tipo de equipamento, é viável chegar a um local onde haja tomadas trifásicas de 32A e voilá, carga pronta para dois VE. (assunto a remeter para o “manifesto elétrico”, pois bem sabemos que tomadas destas abundam por aí em muitos parque do país).
Logo depois, a Magnum Cap chegou com dois equipamentos: um aparelho com duas tomadas Mennekes de 22kW (sim, leram bem vinte e dois kiloWatt!) e um EVSE portátil monofásico de 32A (registe-se a primeira vez que vi uma ficha industrial de 32A monofásica).
Após o António Henriques (auxiliado pelo Celestino) ter realizado as ligações de todo este manancial de equipamentos foi altura de ligar os disjuntores e deixar os eletrões fluir para dentro dos packs. Os primeiros da fila foram um Bmw i3 e o Renault Zoe que com um audível zunido apresentou a seguinte informação:
Não há aqui photoshop nenhum! Para repor a carga que faltava (neste caso, 100% - 15% são 85%) o tempo previsto foi 1h10m. Dito e feito. Ainda antes da hora de almoço já o Zoe estava pronto para o desfile (enfim, gozou com todos os presentes. Não havia necessidade…). Portanto, senhores leitores interessados neste assunto dos tempos de carga, sim é possível almoçar ou lanchar e ficar com um Zoe completamente carregado. E sem recorrer a PCR (posto de carga rápida) do tamanho de uma cabine telefónica. Agora imaginem se fosse um equipamento de 44kW… Muitos pontos a favor do Zoe neste campo.
Mais tarde, surgiu o Duarte Morgado com o seu Leaf (2ª versão). Desejoso por estrear o seu cabo Mennekes de 32A. Claro que os pioneiros Leafianos ficaram todos invejosos por ver aquele “irmão” a carregar em metade do tempo do que é habitual. (A inveja é um sentimento tão feio…)
O resto da comitiva foi chegando e pelas 13h00 já havia carros, quadriciclo, motas, scooters, motona (leia-se Brammo Empulse) e bicicleta espalhadas pelo recinto escolar. Não foi necessário recorrer a todas as tomadas dos dois laboratórios e muito menos às do segundo piso. Portanto, escolas de todo o país, preparem-se, pois são locais potenciais para realizar mais encontros . Vejam que ainda estávamos preparados para receber mais veículos.
O almoço foi preparado e servido pela fantástica equipa de assistentes operacionais da Escola B/S de São João da Pesqueira. Tempos houve em que era assim: gestão local, comida de qualidade, produtos da região, pessoas satisfeitas, serviços encomendados para fora, ementa variada, etc. Atualmente, e à semelhança de muitos serviços das nossas instituições públicas temos empresas externas que… (Adiante…). Sem me cansar e tornar repetitivo, muito obrigado.
Almoço servido e comido. Hora de agradecimentos.
Novamente, para a posteridade, e para os que não estiveram aqui para sentir a mobilidade elétrica e toda a sua dinâmica:
• Peugeot iON, representado pela Martinauto de Viseu
• KIA Soul EV, representado pelos Irmãos Leite de Vila Real
• Vortex SBR, representada pela Gingabike
• Vortex NWR 9000, representada pela Gingabike
• Scooter EVT e Scooter Govecs 1.4, trazidas pelo Jorge Rocha (JRLab)
• Renault Twizy, cedido pela GNR de Mangualde
• Renault Zoe trazido pela Magnum Cap
• Efacec que trouxe um Home Charger com duas tomadas Mennekes de 3.7kW de potência
• Magnum Cap que trouxe um posto com duas tomadas Mennekes de 22kW de potência
• Magnum Cap que trouxe um EVSE de 32A com ficha monofásica industrial de 32A
• Câmara Municipal de São João da Pesqueira, que imprimiu os flyers e posters, proporcionou a visita ao Museu do Vinho, assim como o transporte do Twizy e dos participantes até à Ferradosa
• Câmara Municipal de Lamego que atendeu à nossa solicitação para ligar o posto Mobi.E de Lamego
• Câmara Municipal da Régua que fez deslocar um piquete até ao parque de autocaravanas para descobrir o “truque” e limitações dos carregamentos naquele local, assim como a disponibilização do outro parque de autocaravanas à entrada daquela cidade
• Caves Messias, pela pessoa do senhor António, que abriu as portas da Quinta do Cadão, respondeu às imensas questões e ainda nos permitiu a prova de um vinho generoso de 1982 pelo famoso “canado”
• Fórum NissanLeafPT
• Fórum Nova Energia
• Fórum *-f**m (Scooters elétricas)
• Fórum TeslaPortugal
A seguir, preparação das montadas e distribuição do maior número de pessoas pelos VE. Todos em direção à Praça da República, sendo o pelotão dos “elétricos” liderado pelas forças de autoridade (GNR) a bordo do Twizy. Seguido imediatamente pelos veículos de 2 rodas e no final por uma longa fila de veículos de 4 rodas. Todos sem fumo, todos sem ruído, todos movidos a eletrões a spinnar no interior dos motores elétricos e acompanhados dos seus primos, os iões de lítio (Li+), a bordo dos packs de baterias. Chegados ao local, alinhamento da praxe, fotos e vídeos com fartura e altura para ouvir da professora Graça Domingues uma excelente explicação acerca do concelho de SJP, bem como da vital importância da região demarcada do Douro. Os comentários de agradecimento pelas redes sociais têm espelhado o agrado dos presentes. Obrigado Graça!
À semelhança das nossas atas, “…a reunião decorreu com a presença de cerca de 60 participantes e alguns curiosos, 14 carros, 1 quadriciclo pesado, 9 scooters, 2 quase-scooters e 1 bicicleta (27 VE no total). Posteriormente, dirigiram-se para o Museu do Vinho de São João da Pesqueira para conhecer o espaço e respetiva exposição. No quinto andar daquele belíssimo edifício envidraçado e cheio de pormenores de madeira no seu interior, mais exatamente nas instalações do Wine Bar, houve uma prova de vinhos oferecida pela Associação Capital Douro”.
Escolhi um rosé. Leve e refrescante. Ahhh…!
Após saída pelo piso superior do Museu do Vinho, novo embarque. Rumo: Caves Messias na Ferradosa, bem junto à margem sul do Douro. Dois pisos cheios de tonéis e balseiros gigantescos repletos de milhões de litros do líquido divino dos deuses – o vinho generoso, mundialmente conhecido como vinho do Porto. O senhor António recebeu toda a comitiva com um enorme sorriso e tivemos a oportunidade de realizar uma prova de um néctar do ano 1982.
O final do evento aproximava-se, e mesmo sem termos passado pelo miradouro de S. Salvador do Mundo devido à pouca luminosidade e falta de tempo, toda os presentes comungaram que neste dia a mobilidade elétrica deu mais um passo. Três segmentos da sociedade (fabricantes de veículos, fabricantes de equipamentos de carga e consumidores) estiveram reunidos abraçando a mesma causa e promovendo futuras conversas e discussões com outras pessoas amigas, conhecidas ou familiares. É aqui que podemos fazer uma analogia com um fenómeno conhecido como efeito cascata. Cada um dos presentes irá comunicar esta experiência com outras pessoas e assim sucessivamente. Os VE saíram dos stands e deram-se a conhecer em São João da Pesqueira e a partir daqui contamos com o empenho de todos para que o nosso país se torne num exemplo de mobilidade elétrica.
Dia 3 – 22 de março (os VE não arredam pé de São João da Pesqueira)
Mais duas dormidas em SJP.
A manhã foi chuvosa, mas deu para eu e o Jorge irmos até à barragem da Valeira sentirmos nos seus muros a vibração provocada pela passagem de muitas toneladas de água em cada minuto. Experimentem, pousem as mãos, sintam e ouçam o poder natural da água. Impressiona sentir a força da água.
Antes do almoço, tempo para uma ida ao miradouro de S. Salvador do Mundo para gravar mais umas imagens. Lembram-se da tradição das raparigas e dos nós nas giestas? Aqui fica um exemplar.
Após mais uma prolongada refeição os últimos VE partiram.
A geração DouroPower empenhou-se em receber este encontro e até ao final do ano letivo irá levar a cabo mais iniciativas acerca de eficiência energética e sustentabilidade.
Pretendemos: utilizar lâmpadas led, adquirir um kit de autoconsumo, e apresentar um plano de transportes alternativo, pois as bicicletas e autocarros elétricos já rolam por muitas estradas à superfície deste planeta que é de todos nós. Porque não aqui também?
Quem ainda não for “amigo” no grupo “DouroPower” do Facebook – https://www.facebook.com/groups/843986438979091/ – ainda vai a tempo de nos ajudar a ganhar pontos no concurso nacional Edp Twist 2015 (a tua energia faz a diferença). Ganhamos pontos por cada “Like” e “Partilha”. Contamos convosco e até breve.
Obrigado por terem vindo e muito DouroPower daqui para a frente!
(ainda em edição...)
Última edição por pafi em quarta mar 25, 2015 2:49 pm, editado 2 vezes no total.
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Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2015
É gente do Norte... Carago!!!
Parabéns!!!
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Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2015
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Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2015
Fantástico
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões
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Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2015
Pasta online com as fotos disponíveis do encontro (até à data).
https://onedrive.live.com/?cid=FAAECCFE ... BA8%211396
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Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2015
e já agora, em relação ao Kia, e ao "agua na boca" do Celestino,
finalmente descobri a confirmação de que o pac do kia é mesmo refrigerado, está no site da kia Americano: "What’s that fan noise I hear in the trunk area of my Soul EV?
The Soul EV comes with a high-voltage battery-cooling fan that is mounted in the trunk area next to the Tire Mobility Kit. You may hear a noise generated by the fan operation which is considered normal. The cooling fan operates to maintain the optimal temperature of the high-voltage battery, namely, below 140°F."
aqui:http://www.kia.com/us/en/content/ev-faq ... s/overview
PS: por acaso calhava bem aqui uma foto, mas não tirei , mia culpa
finalmente descobri a confirmação de que o pac do kia é mesmo refrigerado, está no site da kia Americano: "What’s that fan noise I hear in the trunk area of my Soul EV?
The Soul EV comes with a high-voltage battery-cooling fan that is mounted in the trunk area next to the Tire Mobility Kit. You may hear a noise generated by the fan operation which is considered normal. The cooling fan operates to maintain the optimal temperature of the high-voltage battery, namely, below 140°F."
aqui:http://www.kia.com/us/en/content/ev-faq ... s/overview
PS: por acaso calhava bem aqui uma foto, mas não tirei , mia culpa
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
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Re: 27.º Encontro de VE - São João da Pesqueira - 21 março 2015
Belo trabalho pafi e companhia!
Tudo por um mundo mais limpo!