Programa Energia Solar - Vulcano

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

vou iniciar aqui um tópico onde descreverei a instalação do meu sistema de circulação forçada ao abrigo do programa de incentivos do governo. a marca escolhida por mim é a vulcano. hoje vieram cá trazer o material ...

ora o depósito, ainda todo empacotadinho

Imagem

os paineis e elementos auxiliares

Imagem

não sei se vou conseguir postar imagens com a evolução de todo o trabalho de montagem ... seria interessante mas como tenho de trabalhar não sei até que ponto poderá ser possível.

no dia de hoje foi entregue o seguinte material:
- 2 paineis solares vulcano fkc-1s v2;
- 1 acesório para telhado inclinado;
- 1 estrutura para telhado inclinado fka 5;
- 1 estrutura para telhado inclinado fka 5;
- 2 garfos de fixação telha plana fka 9;
- 1 kit bomba solar vulcano ags 5;
- 1 controlador solar b-sol 100;
- 1 vaso de expansão solar sag 25;
- 1 jogo de peças de ligação aas 1;
- 1 purgador elt 5 para kfc/kfb;
- 1 válvula segurança solar 6 bar;
- 1 kit solar vulcano com acessórios;
- 1 acumulador sk300-1 solar;
- 1 placa autocolante vulcano (lol);
- 1 válvula segurança 1/2*3/4 6 bar;
- 1 válvula de retenção 1";
- líquido solar wtf 20s.

quando tiver mais noticias actualizarei o post!!!

d'eu

nota da moderação: "para facilidade de consulta e organização do fórum o titulo deste tópico foi editado com a necessária autorização do autor" moderador: manuelcar
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Tópico da Circulação Forçada - com apoio do estado claro!

Mensagem por serges »

uma boa contribuição!

força com as informações!

obrigado!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Tópico da Circulação Forçada - com apoio do estado claro!

Mensagem por D'eu »

a instalação vai ser realizada quinta feira de manhã se o s. pedro ajudar e mantiver o sol!
em principio vai demorar 48h ate ficar tudo instalado. à primeira vista só tenho duas coisas a dizer: este material é grande que se farta. os paineis são enormes e o deposito bem, vai quase até ao tecto da garagem. sempre que olhei para paineis solares nos telhados das casas nunca tinha imaginado que os paineis fossem tão grandes.
o material também é muito pesado. o transportador vinha com uma empilhadora para conseguir descarregar a coisa.
quinta feira dou mais noticias!

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Re: Tópico da Circulação Forçada - com apoio do estado claro!

Mensagem por manuelcar »

olá d'eu. tendo em vista uma provável reorganização desta secção, não queres editar o titulo da tua mensagem original para "circulação forçada - vulcano". ou dar-me a autorização para o fazer eu?
Porreiro, pá!


ajms
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado mar 29, 2008 11:43 pm

Re: Tópico da Circulação Forçada - com apoio do estado claro!

Mensagem por ajms »

o que levou a escolher a vulcano em relação aos outros?
vale a pena a diferença do preço para o sistema da norquente?
é que são mais de 1000€ de diferença!

tenho que me dicidir em breve e não sei qual escolher.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Tópico da Circulação Forçada - com apoio do estado claro!

Mensagem por D'eu »

ajms Escreveu:o que levou a escolher a vulcano em relação aos outros?
vale a pena a diferença do preço para o sistema da norquente?
é que são mais de 1000€ de diferença!

tenho que me dicidir em breve e não sei qual escolher.
essa será sempre uma eterna questão, porquê vulcano e não outra. acima de tudo, acho que todos os compradores ficaram bem servidos com qualquer uma das marcas. porquê? as que são melhores são sempre mais caras )e a diferença ainda é considerável) mas também apresentam melhores rendimentos também e com as mais baratas, o tempo de retorno do investimento é mais reduzido.
neste momento com as marcas disponíveis temos:
norquente ------ 3832€
openplus ------- 4760€
rigsun ---------- 4915€
solargus -------- 4966€
sonnenkraft ----- 4966€
vulcano --------- 4966€
wikora ---------- 4708€
quando tomei a minha decisão só tinha 3 marcas à escolha. entre as disponíveis norquente, openplus e vulcano escolhi a vulcano por ser aquela que em teoria me daria mais garantias no futuro. a vulcano tem um nome no mercado, tem uma rede de assistencia técnica, tem fábrica em portugal... é que temos de pensar que enquanto o painel fôr novo e estiver ao abrigo da garantia dos 6 anos (com o respectivo contrato de manutenção) está tudo bem. o problema surge, e depois? é que estes equipamentos estão feitos para durar mais de 6 anos. eu não conheço a rede de assistência da norquente e, na altura, nem da openplus. será que daqui a 6 anos ainda terei peças e acessórios para o meu sistema? por estas razões preferi de certo modo jogar pelo seguro ... invisto agora para evitar / diminuir os problemas amanhã.
o sistema da norquente para mim tem um grande senão: o facto de ter 3 painéis. o telhado da minha casa não é muito grande e tem uma configuração esquisita ... conseguir colocar lá 2 painéis já vai ser um filme (o meu telhado é baixo, curto, com 4 abas e tem muro de protecção à volta; quando se olha de cima não se vê o telhado - para alguns o telhado até é plano ) agora nem quero imaginar colocar lá 3. e ainda podemos perguntar-nos ... todos os sistemas têm 2 painéis, porque só esta marca optou pelo 3? será esse painel adicional uma vantagem ou uma desvantagem?
claro que na norquente o preço é altamente atractivo ... mas é o único que destoa na ordem de grandeza se compararmos os restantes preços. a diferença entre o segundo sistema mais barato (wikora) e os sistemas mais caros (vulcano, sonnenkraft, solargus) é de 258€. este valor em nada se compara com a diferença entre o sistema mais barato (norquente) e o segundo mais barato (wikora) onde a diferença de preços anda nos 876€.

espero ter ajudado à sua indecisão ...

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Tópico da Circulação Forçada - com apoio do estado claro!

Mensagem por D'eu »

boas tardes!
deixo-vos aqui mais algumas fotografias de algum material que vem em caixas aparte. algumas caixas vêm fechadas com fita-cola e eu não as quis abrir para depois não virem dizer que faltam peças ... aquilo que estava aberto deixo-vos aqui para darem uma vista e olhos. amanhã de manhã o instalador vai começar a realizar a instalação ...

fotografias do módulo electrónico de controlo

Imagem

Imagem

e agora com as entranhas à mostra

Imagem

a tampa é fixa com um parafuso na base.

acessório que acompanham o módulo (penso serem sondas mas não tenho a certeza)

Imagem

acessório de ligação dos dois paineis (?) ...

Imagem

purgador e acessórios

Imagem

rótulo do líquido anticongelante

Imagem

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Tópico da Circulação Forçada - com apoio do estado claro!

Mensagem por D'eu »

aproveito que coloquei as imagens num local/servidor com maior capacidade e deixo-vos as imagens de ontem num tamanho e qualidade melhores. ontem ao olhar para a mensagem achei que ficaram demasiado pequenas!

Imagem

Imagem

Imagem

espero que estas informações visuais vos sejam uteis em algum sentido

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

diary of my instalation
day 1

hoje começou a ser instalado o sistema solar cá em casa. desde o momento em que deram entrada os papeis no banco o processo demorou mais ou menos um mês (até à data de hoje em que começou a instalação). depois do pedido a visita do técnico deu-se 48h após.

no que toca a valores extras a pagar por fora eu, ao contrário de alguns foristas, tenho alguns: alguns metros de tubo a mais (que se justificam pela distância entre a saida da água fria e o depósito e a distância entre os colectores e o acumulador) e a adaptação da estrutura fornecida pela marca ao meu telhado (esta parte da conta devia-a apresentar ao arquitecto ... na verdade o telhado esteticamente fica muito giro - ao longe a casa parece que não tem telhado - mas, na realidade, este facto dificulta a instalação dos paineis; as abas do telhad também são um cadito curtas o que não ajuda).

a minha caldeira (já vinha com a casa) tem um depósito de acumulação no seu interior que não dá para desactivar sem forçar a muitas alterações no equipamento. de certa forma, o custo não vale os benefícios. por esta razão não vou poder utilizar o módulo solar. o instalador propôs-me que ele ficasse com o módulo solar e ele instalaria a resistência electrica bem como a misturadora termostática em troca. não sei se economicamente é um bom negócio ou não mas como o modulo solar não me servirá para nada ... acho que essa importância é relativa. o que é certo também é que o módulo solar é vendido nas lojas por perto de 200€ mas a vulcano neste programa de incentivos só faz desconto de 90€ nas encomendas em que seja referido a dispensa deste equipamento.

ficam seguidamente algumas fotografias do trabalho já realizado hoje

1. adaptação da estrutura do telhado
(tirei esta fotografia meio a correr, numa subidinha rápida ... amanhã irei ao telhado para ver mais pormenorizadamente o estado de tudo ... não só no que toca à instalação mas também para verificar se as telhas ficaram todas em bom estado de saúde. não quero no inverno depois ter surpresas).

Imagem

Imagem

2. trabalhos no interior

2.1. acumulador já desempacotado e colocado em posição

Imagem

2.2. pormenor do acumulador (entrada da resistência electrica)

Imagem

2.3. frente do acumulador onde se encontra o termómetro

Imagem

2.4. regulador solar já instalado

Imagem

2.5. bombas circuladoras

Imagem

2.6. tampa das bombas circuladoras

Imagem

3. passagem exterior dos tubos que vão dos colectores até ao acumulador (vista geral)

Imagem

4. aparte (módulo solar)

apesar de não ir instalar este módulo, aproveitei que ele se encontrava cá e tirei umas fotografias ... pode ser que seja útil para alguém ...

4.1. vista geral da peça

Imagem

4.2. pormenor dos dados técnicos
é engraçado porque acho que li em algum lado que a válvula termostática deste módulo era ajustável ... contudo, nesta etiqueta está escrito:
max. inlet water pression: 10 bar
max. inlet water temperature: 100º
outlet dhw: 45º (não é suposto esta ser a temperatura de saída?)

Imagem

voltando à minha instalação, o pessoal da empresa instaladora tem sido impecável. hoje estiveram cá 3 funcionários a preparar tudo isto. o instalador adicionou ao meu quadro eléctrico dois disjuntores (eu não pedi nada) um para a resistência e outro para o restante equipamento. de forma a ficar tudo o mais prático possível pedi-lhe, já ao final do dia, que me instalasse também um regulador horário automático (vulgo programador) de forma a que não tenha eu de andar constantemente a ligar e a desligar a resistência - este acessório é por minha conta off course.
ficarei com a minha caldeira a funcionar como antigamente. ou seja, nos meses em que não possa contar com o solar e no caso de verificar que fica mais económico aquecer durante esse tempo a água via combustível fóssil do que via eléctrica poderei continuar a fazê-lo. já que tenho o equipamento e tenho ... pago e pago está; e tem de continuar lá porque de alguma forma vou ter de aquecer a casa durante o inverno ... sempre se aproveita. e pode ser útil naqueles dias em que temos visita em casa e se precise de produzir rapidamente água quente ...

por hoje acho que está tudo
se precisarem de alguma informação que vos possa fornecer estejam à vontade

fiquem bem e até amanhã

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


Seg
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: terça mar 24, 2009 3:37 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Seg »

agradecia um pequeno esclarecimento s.f.f.


na vulcano, qual a altura necessária para o depósito ?

estou a pensar aderir ao programa, e o sotão seria o local ideal para os equipamentos, mas não sei se tem espaço (altura) suficiente.


ajms
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: sábado mar 29, 2008 11:43 pm

Re: Tópico da Circulação Forçada - com apoio do estado claro!

Mensagem por ajms »

d'eu Escreveu:
ajms Escreveu:o que levou a escolher a vulcano em relação aos outros?
vale a pena a diferença do preço para o sistema da norquente?
é que são mais de 1000€ de diferença!

tenho que me dicidir em breve e não sei qual escolher.
essa será sempre uma eterna questão, porquê vulcano e não outra. acima de tudo, acho que todos os compradores ficaram bem servidos com qualquer uma das marcas. porquê? as que são melhores são sempre mais caras )e a diferença ainda é considerável) mas também apresentam melhores rendimentos também e com as mais baratas, o tempo de retorno do investimento é mais reduzido.
neste momento com as marcas disponíveis temos:
norquente ------ 3832€
openplus ------- 4760€
rigsun ---------- 4915€
solargus -------- 4966€
sonnenkraft ----- 4966€
vulcano --------- 4966€
wikora ---------- 4708€
quando tomei a minha decisão só tinha 3 marcas à escolha. entre as disponíveis norquente, openplus e vulcano escolhi a vulcano por ser aquela que em teoria me daria mais garantias no futuro. a vulcano tem um nome no mercado, tem uma rede de assistencia técnica, tem fábrica em portugal... é que temos de pensar que enquanto o painel fôr novo e estiver ao abrigo da garantia dos 6 anos (com o respectivo contrato de manutenção) está tudo bem. o problema surge, e depois? é que estes equipamentos estão feitos para durar mais de 6 anos. eu não conheço a rede de assistência da norquente e, na altura, nem da openplus. será que daqui a 6 anos ainda terei peças e acessórios para o meu sistema? por estas razões preferi de certo modo jogar pelo seguro ... invisto agora para evitar / diminuir os problemas amanhã.
o sistema da norquente para mim tem um grande senão: o facto de ter 3 painéis. o telhado da minha casa não é muito grande e tem uma configuração esquisita ... conseguir colocar lá 2 painéis já vai ser um filme (o meu telhado é baixo, curto, com 4 abas e tem muro de protecção à volta; quando se olha de cima não se vê o telhado - para alguns o telhado até é plano ) agora nem quero imaginar colocar lá 3. e ainda podemos perguntar-nos ... todos os sistemas têm 2 painéis, porque só esta marca optou pelo 3? será esse painel adicional uma vantagem ou uma desvantagem?
claro que na norquente o preço é altamente atractivo ... mas é o único que destoa na ordem de grandeza se compararmos os restantes preços. a diferença entre o segundo sistema mais barato (wikora) e os sistemas mais caros (vulcano, sonnenkraft, solargus) é de 258€. este valor em nada se compara com a diferença entre o sistema mais barato (norquente) e o segundo mais barato (wikora) onde a diferença de preços anda nos 876€.

espero ter ajudado à sua indecisão ...

d'eu
boas.

parabéns pela escolha e que corra tudo bem.

tem toda a lógica no que disse em cima em relação à vulcano ou até outra marca equivalente.
a qualidade de construção e assistência duradora também se paga e aí a vulcano parece estar na frente.
mas a falta de €€€ leva a que a escolha vá para soluções mais baratas!
está um pouco difícil...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

seg Escreveu:agradecia um pequeno esclarecimento s.f.f.


na vulcano, qual a altura necessária para o depósito ?

estou a pensar aderir ao programa, e o sotão seria o local ideal para os equipamentos, mas não sei se tem espaço (altura) suficiente.
o depósito da vulcano tem 1,84 m de altura. para além deste espaço, acho que convém ter sempre alguma folga (nem que seja pequena) para cima. pelo menos é o que é referido no manual de instalação.
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Tópico da Circulação Forçada - com apoio do estado claro!

Mensagem por D'eu »

ajms Escreveu:
boas.

parabéns pela escolha e que corra tudo bem.

tem toda a lógica no que disse em cima em relação à vulcano ou até outra marca equivalente.
a qualidade de construção e assistência duradora também se paga e aí a vulcano parece estar na frente.
mas a falta de €€€ leva a que a escolha vá para soluções mais baratas!
está um pouco difícil...
ajms:

até pode não ser ... até podemos vir a constatar que, no futuro, as outras marcas tenham iguais performances nomeadamente no que toca à assistência técnica. neste momento acho que não têm ...
eu só coloco esta questão, se a norquente teve de sair temporariamente deste programa porque já não consegue dar conta ao número de encomendas ... como irá ser na altura de fazer a manutenção a todos os equipamentos instalados por eles? é que nessa altura, já há contratos assinados e não podemos dizer simplesmente, vamos fazer uma pausa.
uma segunda questão que ainda podemos colocar é no caso de avaria. estará a norquente em condições de reparar rapidamente os seus equipamentos neste momento? é que seria muito mau se os clientes tivessem de esperar semanas após uma avaria só para ter o seu sistema (pelo qual pagaram e pagaram adiantado a manutenção) a funcionar novamente.

vou ver se hoje tenho tempo de ir ao telhado tirar umas fotos e depois posto aqui as fotos finais com tudo a funcionar ...

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


Interrogação
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: sexta mai 01, 2009 6:16 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Interrogação »

seg Escreveu: estou a pensar aderir ao programa, e o sotão seria o local ideal para os equipamentos, mas não sei se tem espaço (altura) suficiente.
o depósito mais baixo, se bem me lembro, é o da wikora.

não esquecer que será necessário na manutenção verificar o(s) anodo(s9. se o depósito estiver quase a bater no tecto, será necessário aquando da manutenção inclinar o depósito para se retirar(em) do topo o(s) anodo(s), sendo preciso então desligar tudo do depósito.

não é um problema, é uma dificuldade e um tempo acrescido na manutenção, que só deve influenciar depois dos 6 anos...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

diary of my instalation
day 2

ontem foi finalmente finalizada a instalação do sistema. foi um dia árduo para os técnicos, trabalhar em telhados com muito sol custa mesmo muito e ontem a coisa por cá andava quente, quente, quente.
o que faltava fazer desde o dia 1:
- acabar de ligar a tubagem ao acumulador;
- corrigir as ligações na caldeira de forma aos dois sistemas ficarem operacionais;
- instalar os colectores no telhado (no dia 1 ficou montada a estrutura mas os colectores não ficaram colocados ainda no suporte);
- ligar e testar o sistema.

todas estas tarefas só ficaram prontas às 19h. nessa altura o sol já não abundava pelo que o teste foi simbólico. o sistema ficou a funcionar mas o técnico ficou de segunda-feira passar por cá para afinar o sistema e tratar das burocracias (assinar o contrato de manutenção e efectuar o pagamento dos extras).

internamente o sistema ficou montado da seguinte forma:

1. vista geral do sistema

Imagem

Imagem

2. vista dos vasos de expansão

Imagem

3. bomba circuladora

3.1. vista geral

Imagem

3.2. vista com enfoque na tubagem

Imagem

4. quadro eléctrico (2 disjuntores adicionados + relógio)

Imagem

5. controlador solar

5.1. indicação da temperatura do colector

Imagem

5.2. indicação da temperatura da água do acumulador (na região mais baixa)

Imagem

nota: estas fotografias foram tiradas hoje pelas 8 horas da manhã.

durante o dia de hoje o sistema funcionou na perfeição. já tomei banho por volta das 10:30 com água aquecida de borlex. não senti nenhuma diferença a nível de temperatura comparativamente a quando utilizava a caldeira a gás. nessa altura ainda a água no acumulador não tinha atingido a temperatura máxima (60º regulável).
esta noite vou procurar avaliar as perdas energéticas do depósito.

ainda não fui ao telhado ver como estava tudo ... estava demasiado calor e um sábado é para um indivíduo relaxar

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


lexo
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: domingo mai 24, 2009 9:48 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por lexo »

boas d'eu,

bom trabalho de partilha. estou a pensar aderir ao programa, tenho os papéis em standbye no banco porque tinha de pagar logo, por não querer empréstimo,e surgiram-me dúvidas na altura (não sabia que tinha de pagar sem falar primeiro com instaladores sobre dúvidas de instalação).
como já montaste um de circulação forçada, gostaria de saber se é viável colocar o depósito num sótão habitado (a temperatura exterior não se sente alta ao tacto, considerando que o corpo está a 36ºc, não se sentindo quente estará abaixo desta) e a bomba ?? qual a potencia inscrita nela para se poder ter uma ideia do custo mensal deste sistema, deduzindo que só utilizamos a circulação sem entrar resistências.

não me agrada ter 350kg de água e depósito sobre o telhado, mas também não me agrada ter um "electrodoméstico" ligado 24 horas por dia.
outra dúvida prende-se com o facto de ter visto um termosifão de um vizinho (solarhart), ter uma fuga através da válvula de segurança que durou dois dias. o homem está em frança, e não tem consumo, o equipamento tem 2 3 meses de instalação e esta situação está sempre a acontecer, a válvula só fecha quando o instalador lá vai. neste caso é visível pois corre a água no telhado, se fosse um depósito interno o assunto era mais grave (deve haver um esgoto do depósito para a rua), pois só quando viessem de férias é que veriam a conta da água.
no sistema da vulcano que instalaste existe algum esquema que alarme para sobreaquecimentos ou aberturas de válvulas, durante tempo excessivo, o algo do género que permita que se vá de férias descansado ?? penso em instalar vulcano porque também concordo que um bom apoio após venda é essencial (especialmente em artigos cuja estimativa de vida será de 20 anos) e tem custos.

cumprimentos

Avatar do Utilizador

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
Localização: zona do seixal

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por fyntas »

sr lexo
pode consultar as características de consumo dos grupos de circulação forçada neste link

http://www.vulcano.pt/images/pdfs/norma ... gs5_50.pdf

a situação que se está a verificar nesse sistema solahart é em principio por ausência de consumo prolongado, em qualquer sistema solar em que exista um longo período sem utilização vamos ter excesso de temperatura no depósito, agora como já referi num post anterior existem marcas que não tem a válvula de expansão térmica que é um componente de seguranças que todas deveriam de ter. a válvula térmica está a fazer a sua função que é proteger o sistema.
nos sistemas forçados essa situação não acontece porque podemos limitar a temperatura dentro do depósito de acumulação mas em contrapartida quando existe um longo período sem utilização os colectores vão atingir temperaturas muito elevadas.
já agora diga-me uma coisa, essa situação do solahart por acaso não é na zona de corroios?
eu tive conhecimento através de um cliente que um familiar tem uma situação idêntica a essa que descreve.

sr d´eu venha lá mais fotos para eu fazer uma criticazinha. (tou brincando)
se quiser posso lhe dar umas dicas para poder monitorizar a instalação ou até mesmo verificar possíveis anomalias, mas tem de ser em privado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

lexo Escreveu:boas d'eu,

bom trabalho de partilha. estou a pensar aderir ao programa, tenho os papéis em standbye no banco porque tinha de pagar logo, por não querer empréstimo,e surgiram-me dúvidas na altura (não sabia que tinha de pagar sem falar primeiro com instaladores sobre dúvidas de instalação).
como já montaste um de circulação forçada, gostaria de saber se é viável colocar o depósito num sótão habitado (a temperatura exterior não se sente alta ao tacto, considerando que o corpo está a 36ºc, não se sentindo quente estará abaixo desta) e a bomba ?? qual a potencia inscrita nela para se poder ter uma ideia do custo mensal deste sistema, deduzindo que só utilizamos a circulação sem entrar resistências.

não me agrada ter 350kg de água e depósito sobre o telhado, mas também não me agrada ter um "electrodoméstico" ligado 24 horas por dia.
outra dúvida prende-se com o facto de ter visto um termosifão de um vizinho (solarhart), ter uma fuga através da válvula de segurança que durou dois dias. o homem está em frança, e não tem consumo, o equipamento tem 2 3 meses de instalação e esta situação está sempre a acontecer, a válvula só fecha quando o instalador lá vai. neste caso é visível pois corre a água no telhado, se fosse um depósito interno o assunto era mais grave (deve haver um esgoto do depósito para a rua), pois só quando viessem de férias é que veriam a conta da água.
no sistema da vulcano que instalaste existe algum esquema que alarme para sobreaquecimentos ou aberturas de válvulas, durante tempo excessivo, o algo do género que permita que se vá de férias descansado ?? penso em instalar vulcano porque também concordo que um bom apoio após venda é essencial (especialmente em artigos cuja estimativa de vida será de 20 anos) e tem custos.

cumprimentos
boa tarde!
lexo:

1. não percebi muito bem o que querias dizer com aquilo das temperaturas mas vou tentar responder segundo aquilo que entendi: o depósito quente liberta muito pouco calor para o exterior. ontem às 19h o depósto estava a 63º (temp. do fundo do acumulador). hoje de manhã marcava 52º sendo que a minha irmã tomou banho ontem à noite. hoje, sem banhos ao final da tarde, poderei avaliar a taxa real de perdas durante uma noite);

2. se é possível instalar o acumulador num sotão habitado? acho que sim, mas um instalafor certificado saberá melhor do que eu ... não te esqueças que o depósito depois vai ter de ser ligado à entrada de água quente da casa. acho que na maioria das casas esta não está no depósito ...

3. no que toca à bomba circuladora ... não reparei na potência. somente que tinha a classificação aaa. fui informado que os gastos anuais energéticos deste equipamento andariam à volta de 7 a 8€/ano.

4. o electrodoméstico tem mesmo de ficar ligado 24h/dia. quer dizer, podes desligar mas não é muito aconselhável segundo o que me informaram ... o controlador electrónico faz a gestão automática de tudo, activando e desactivando a bomba circuladora quando há ganho e fazendo variar a velocidade de circulação da bomba consoante as necessidades energeticos - esta função é importante para a poupança de energia electrica também.
o sistema também tem de ficar 24h ligado porque de 24 em 24 horas a bomba auto activa-se... é uma função de protecção.

5. não tem nenhum programa específico para as ferias. o que li em alguns foruns é que alguns utilizadores quando iam de ferias não desligavam o sistema solar de forma a proteger o sistema e dissipar a temperatura dos paineis. quanto a alertas, a unica coisa que me lembro de ler é que surge no ecrá uma mensagem a dizer máx quando a temperatura máxima dos paineis é atingida. também o que iamos fazer se aquilo começasse a apitar caso houvesse um alarme? à temperatura que os paineis ficam quem não se queria aproximar deles era eu ... mas se alguem nos poder informar acerca do que se deve fazer quando nos ausentamos por algumas semanas para evitar o sobreaquecimento também agradecia ...

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por D'eu »

fyntas Escreveu: sr d´eu venha lá mais fotos para eu fazer uma criticazinha. (tou brincando)
se quiser posso lhe dar umas dicas para poder monitorizar a instalação ou até mesmo verificar possíveis anomalias, mas tem de ser em privado
sr. fyntas já tem aí muitas fotos. até demais ... só não tem fotos da instalação já concluída no telhado. mas não as postei sim porque ainda não tive tempo para subir ao telhado e tirar as fotos. dei apenas lá um salto, numa rapidinha, para ver se as telhas estavam todas ok e se tudo tinha ficado nos conformes ... vi que estava tudo correcto e voltei a descer. quando tiver mais tempo vou lá e calmamente analiso tudo ...

tenho monitorizado o sistema pelo protocolo da vulcano que vem no manual do controlador solar. se há uma maneira melhor de o fazer as ideias são em vindas ... podia era partilhar aqui essas informações já que acho que é do interesse de todos. estamos todos no mesmo barco e o meu objectivo ao criar este tópico e documentar fotograficmaente a instalação foi exactamente esse ...

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...


Magma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Re: Programa Energia Solar - Vulcano

Mensagem por Magma »

fyntas:

a válvula de expansão térmica é um sistema de segurança presente em todos os sistemas solahart ou apenas no free heat?
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”