Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Motores à Ar Comprimido ou Vapor

Ronald
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: terça dez 09, 2008 6:18 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Ronald »

estão todos de férias ou ?

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

ronald Escreveu:estão todos de férias ou ?
o vapor não morreu, apenas estou dando uma atenção a vários outros projetos que estavam parados, especialmente em eólica, mas me aguardem que já estou com quase tudo em dia e em breve dou notícias do "motor a vapor para todos" baseado no vw 1500 do fusca.

que aliás já está definida uma alteração nos tuchos para resolver o último problema que tinha apresentado. mas bem que poderia alguém continuar com o debate, enquanto isso...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

oi josenir e demais amigos,

o pessoal está na espectativa, pois voce está com a mão na massa e estamos torcendo por voce!
cadê o luciano...alguem sabe?
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por lobão »

sandro_ventania Escreveu:cadê o luciano...alguem sabe?
sandro_ventania, deve ter saído de férias, e como gosta muito de canha deve ter caído em um alambique quando o porre passar ele volta!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Avatar do Utilizador

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 314
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm
Localização: QUIAIOS

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por José Luís Cabete »

ora bem, o luciano deve andar muito atarefado com a agricultura, presumo que deve andar na colheita do arroz.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

colheita?!! então deve ser isso...ouvi dizer que ele estava só esperando a colheita para testar o alambique e fazer vodca ou saquê!! (cachaça de arroz)
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

nada como ter amigos com pensamentos mirabolantes!

calma, calma...

estou por aqui, como todos à espreita das novidades. tudo ao seu tempo. notadamente, somente o josenir é que está alavancando tópico. mas não alavanca sozinho. teu ao seu lado, um bando de amigos que torcem, sugerem, opinam visando os melhores resultados.

lobão: tu para de denegria a minha imagem tá, tá certo que eu quero fazer etanol ( vulgo canha ) de arroz. saquê para alguns, mas "trago" para a maioria ( especialmente o lobão, que vive pensando que eu sou um tomandor de canha (acertadamente) )

de fato, estou envolvido com as colheitas. agora do milho, que inicia na próxima semana(espero), e depois do arroz. nesse intervalo entre as colheitas, tem troca de equipamentos, regulagens de colheitadeiras etc...

uma correria-sem-fim. mas sempre que posso, percorro esse tópico, vendo as evoluções do motor à vapor para todos.

alguns amigos deixaram de aqui opinar. é normal, face ao interesse financeiro que tinham no início. percebendo que esse forum prima pela partilha gratuita do conhecimento, acabam afastando-se, o que é uma prática relativmente normal.

o importante é que os que ficam, é gente da melhor qualidade!!!
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

luciano voce recebeu, minha mp ?
Nós somos a consequência do que pensamos.

Avatar do Utilizador

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

boas.

já desde o principio que tenho acompanhado este tópico.

os meus parabéns para o mestre josenir e restante malta. eu percebo muito pouco de mecânica, mas tenho algum espírito inventivo e acho que a utilização de pistons não será a melhor solução. sei que debateram a possibilidade de utilização de outros tipos de turbinas.

uma vez que há muita semelhança entre o vapor e o ar comprimido, acho que 1 motor com pistons não é o mais ideal porque o mesmo consagra + 3 tempos desnecessários para este caso, resultando em atritos e perdas desnecessárias.

gostava de ver desenvolvido um tipo de motor de ar comprimido ou vapor diferente do tipo da midi, que também funciona com pistons talvez porque a ideia base seja de 1 híbrido real.

proponho a possibilidade de estudo de 1 veio com várias turbinas com 4/8/16 pás, com a libertação sincronizada sequencial de vapor ou ar comprimido sobre as pás, conforme desenho seguinte.

força malta.
Anexos
Publicação1.jpg
Publicação1.jpg (0 Bytes) Visto 15037 vezes
Última edição por FERNANDO PEREIRA em domingo fev 15, 2009 11:41 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Luciano Kaefer »

sandro_ventania Escreveu:luciano voce recebeu, minha mp ?
recebi e já respondi. atrasado, mas respondi.

bem vindo ao tópico, fernando pereira. quanto mais mãos tivermos nesse projeto, maiores as chances de chegarmos à resultados positivos. às vezes é um detalhe que faz a diferença.

josenir, e as férias ? estamos sentindo falta do articulador mestre desse tópico.

volte josenir!
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por pseudominus »

fernando pereira Escreveu:boas.


uma vez que há muita semelhança entre o vapor e o ar comprimido, acho que 1 motor com pistons não é o mais ideal porque o mesmo consagra + 3 tempos desnecessários para este caso, resultando em atritos e perdas desnecessárias.

gostava de ver desenvolvido um tipo de motor de ar comprimido ou vapor diferente do tipo da midi, que também funciona com pistons talvez porque a ideia base seja de 1 híbrido real.

boas

no caso do motor a vapor ou ar comprimido a pistons, só existem dois tempos, expanção e limpeza (escape). mesmo no motor do carocha do josenir é assim.

eu tb gostava de ver desenvolvida tecnologia destes motores, mas o conceito base que aqui é procurado é um motor para todos fácil de construir, logo é aproveitar o que existe.
fisicamente (em termos termodinâmicos) acredite que o desenvolvimento destes motores está muito limitado, digam o que disserem os tipos do mdi, ou outros.

quanto ao motor da mdi, pelo que me deu a perceber, é um motor de dois estágios, tal e qual os compressores de pistons. tem um rendimento superior a um único estágio, mas nada de especial.


especial na mdi, só o marketing, mas é por causa deste marketing junto de investidores, que a empresa ainda existe, pois com "tanta" tecnologia e mais de 10 sim dez anos, não produz nada.

agora que estamos no tempo das vacas magras penso que os investidores vão fazer pressão, e em menos de dois anos será o fim da mdi.
vamos ver se o tempo me dá ou não razão.

cumpts

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

fernando pereira Escreveu:boas.
já desde o principio que tenho acompanhado este tópico.
proponho a possibilidade de estudo de 1 veio com várias turbinas com 4/8/16 pás, com a libertação sincronizada sequencial de vapor ou ar comprimido sobre as pás, conforme desenho seguinte. força malta.
fernando,
você não teria por aí um desenho de um rotor para esta turbina ? algo que fosse fácil de construir ? essa é que é a dificuldade, a meu ver. eu também concordo que uma turbina seria mais acessível devido a ter menas peças, mas o problema é achar um modelo de baixo custo e que qualquer pessoa possa construir. e claro, que não disperdice o vapor.
agradeço.

Avatar do Utilizador

FERNANDO PEREIRA
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 443
Registado: sábado abr 07, 2007 6:02 pm
Localização: corroios

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por FERNANDO PEREIRA »

uma das soluções iniciais as pistolas pneumáticas de porcas, utilizadas por exemplo nos troca pneus, parece-me das melhores soluções a falta de força de uma poderia ser ultrapassada por juntar várias a uma roda dentada que multiplicaria, simultaneamente a rotação necessária para a bomba de água.

a adaptação de um bomba de água como turbina, mas que receba o “impulso” de lado, como acontece em alguns tipos de bombas de água.

estou tb para aqui a olhar para as rodas de bicicleta , talvez se consigua alguma coisa.

não sei se ainda está em aberto a mundana possibilidade de socorrer-se do trabalho de um torno mecânico, como anteriormente estava previsto.

embora ache mto interessante tenho visto este tópico mas de forma leve, e nem li 1/4 das mensagens, portanto desculpem qualquer desatenção.


Ronald
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: terça dez 09, 2008 6:18 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Ronald »

josenir, volte a ativa ou o tópico morre, (ou ao menos desmaia). vejam que interessante: lí em um artigo sobre termogeração de energia (turbina) com bagaço de cana que: 1 tonelada de bagaço queimado em caldeira de 20kg de pressão gera 10kw, e a mesma tonelada queimada em caldeira de 65kg de pressão gera 150kw, isto mesmo 15 vezes +. aí fico pensando: sempre se disse que os motores a vapor são ineficientes etc. etc. pergunto: não seria porque todos trabalham (ou trabalhavam) com baixissimas pressões?

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

ronald Escreveu:josenir, volte a ativa ou o tópico morre, (ou ao menos desmaia). vejam que interessante: lí em um artigo sobre termogeração de energia (turbina) com bagaço de cana que: 1 tonelada de bagaço queimado em caldeira de 20kg de pressão gera 10kw, e a mesma tonelada queimada em caldeira de 65kg de pressão gera 150kw, isto mesmo 15 vezes +. aí fico pensando: sempre se disse que os motores a vapor são ineficientes etc. etc. pergunto: não seria porque todos trabalham (ou trabalhavam) com baixissimas pressões?
é uma informação importante para ser verificada na prática, mas por enquanto eu mesmo, assim que montar novamente o motor vw 1500, vou partir para a caldeira, mas já optei por inicialmente trabalhar com baixa pressão (+- 4 bar) até ter bastante segurança para avançar mais.
enquanto isso os estudiosos de plantão bem que poderiam pesquisar o assunto. o que acham ?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 163
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

puxa vida...tava tão bom vir aqui todo dia e ler as novidades
Nós somos a consequência do que pensamos.


thony
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda mai 25, 2009 8:20 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por thony »

oi pessoal!
é muito bom estar aqui e poder dar uns palpites e tentar contribuir.
eu me liguei a este forum por causa da turbina tesla que foi uma idéia no inicio deste.
voces disistiram?
a impressão que se tem é que o rendimento da turbina está ligada ao diametro da mesma para uma mesma pressão

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

thony Escreveu:oi pessoal!
é muito bom estar aqui e poder dar uns palpites e tentar contribuir.
eu me liguei a este forum por causa da turbina tesla que foi uma idéia no inicio deste.
voces disistiram?
a impressão que se tem é que o rendimento da turbina está ligada ao diametro da mesma para uma mesma pressão
eu não posso falar pelos colegas, mas eu não desisti deste projeto. a questão que me fez parar um pouco foi uma certa dificuldade que tive no desenvolvimento da caldeira. então resolvi atrasar um pouco a construção do motor a vapor, até conseguir um projeto simplificado de caldeira.

sobre a turbina de tesla, eu pessoalmente, depois de ter construído a minha com o maior cuidado e ter visto o rendimento, concluí que não é um projeto viável. o motor, com certeza é. e em breve, quando o meu vw 1500 estiver montado novamente, eu posto aqui os resultados. para mim a parte do motor já está resolvida, falta só a caldeira.

se alguém quiser dar uma ajudinha, aceito sugestões de caldeira com materiais de baixo custo.

agradeço.


Ronald
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: terça dez 09, 2008 6:18 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Ronald »

muito bom voltarmos, quanto a sugestões, a minha é: faça uma caldeira aquatubular, ou seja: ao invés de uma "panela de pressão", um longo cano todo curvado ou enrolado dentro por exemplo de um tonel de 200lts que seria a fornalha com fogo embaixo (mas dentro) e uma chaminé encima. seria necessária uma bombinha dagua p. injetar no começo da serpentina, e a mesma talvez deva ir aumentando de diametro tipo começa com 10mm e termina com 30mm ou + .
não é tão fácil de fazer mas não explode.

Avatar do Utilizador

Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

ronald Escreveu:muito bom voltarmos, quanto a sugestões, a minha é: faça uma caldeira aquatubular, ou seja: ao invés de uma "panela de pressão", um longo cano todo curvado ou enrolado dentro por exemplo de um tonel de 200lts que seria a fornalha com fogo embaixo (mas dentro) e uma chaminé encima. seria necessária uma bombinha dagua p. injetar no começo da serpentina, e a mesma talvez deva ir aumentando de diametro tipo começa com 10mm e termina com 30mm ou + .
não é tão fácil de fazer mas não explode.
boa ideia. mas seria melhor se alguém conseguisse um desenho disso.
agradeço.

Responder

Voltar para “Motores à Ar Comprimido ou Vapor”