Microprodutor - Dúvidas

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
afarinha
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sexta nov 28, 2008 10:53 am

Microprodutor - Dúvidas

Mensagem por afarinha »

consegui inscrever-me para microprodutor através de energia solar no dia 27 de novembro.
no meu caso nem foi assim tão difícil, só com um computador com ligação a internet por kanguru 3g às 12,20h (as inscrições abriram às 12,00h) já tinha conseguido o registo.
já recebi o sms a dizer que esta tudo ok e já paguei os 280,00€ de taxa de inscrição.

agora estou na fase de pedir orçamentos não só para a produção de energia electrica mas também para a produção de água quente para águas sanitárias e aquecimento central.
o que tenho solicitado é isto:

microgeração

- a potência a ser instalada é de 3,45kw.
- os painéis são para ser instalados no chão tendo terreno disponível para o efeito.

agradeço o envio de orçamento com painéis fixos e outro com seguidor

aquecimento central e águas sanitárias

- pretendo a produção de água quente para aquecimento central e águas sanitárias através de painéis solares com apoio eléctrico.
- envio em anexo planta da minha casa com as respectivas áreas e locais onde estão os tubos para ligação dos radiadores (que não tenho).
- saliento que a minha casa é em madeira e que tem um pé direito superior ao normal, envio também em anexo as medidas do pé direito.
- somos 3 pessoas.

esta instalação é para ser feita em minha casa no lugar de burinhosa freguesia de pataias concelho de alcobaça.


agradeço toda a juda que me possam dar para saber qual o melhor sistema a instalar.

obrigado

Avatar do Utilizador

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 310
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm
Localização: Portugal

Re: Microprodutor - Dúvidas

Mensagem por pseudominus »

afarinha Escreveu:consegui inscrever-me para microprodutor através de energia solar no dia 27 de novembro. ....agradeço toda a juda que me possam dar para saber qual o melhor sistema a instalar.

obrigado


ajuda em relação ao aquecimento ou à microgeração.
microgeração; em principio esqueça os seguidores (depende proposta/garantia).
aquecimento a partir de paineis solares, tem chão radiante?
onde vai colocar os paineis de aquecimento?

será intressante que coloque as soluções proposta e valores propostos para o pessoal poder ajudar na selecção.

se não consultou, veja em

http://www.greenpro.de/index.html

e faça download

cumpts


Autor do tópico
afarinha
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sexta nov 28, 2008 10:53 am

Re: Microprodutor - Dúvidas

Mensagem por afarinha »

assim que receber orçamentos coloco os mesmos aqui.

microgeração; em principio esqueça os seguidores (depende proposta/garantia).
porque?

quero ajuda para ambos.

o aquecimento central é para ser feito através de radiadores e os painéis ficam instalados num telhado.

desde já obrigado por toda a ajuda.


Autor do tópico
afarinha
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sexta nov 28, 2008 10:53 am

Re: Microprodutor - Dúvidas

Mensagem por afarinha »

aqui esta o primeiro orçamento para a micro-geração

14 - módulo fv suntech stp 270wp, 5 anos/12 anos-90%/25 anos-80% - iva 12% 1.150,00 - €16.100,00 €
1 - cabo monocondutor radox h07rn-f1x6mm2 (bobine 100 m) - iva 12% 96,42 - €96,42 €
1 - kaco 3500xi, 3450w, s/ transf., ip54 - iva 12% 1.650,00 - 1.650,00 €
14 - estrutura para fixação em superfície plana - iva 12% 80,00 - 1.120,00 €
1 - quadro elécrico de protecção, incluindo interruptor diferencial e disjuntor - iva 20% 380,00 - 380,00 €
1 - caixa para contador - iva 20% 45,00 - 45,00 €
1 - contador de energia eléctrica - iva 20% 750,00 - 750,00 €
1 - portinhola p100 equipada - iva 20% 115,00 - 115,00 €
1 - execução de terras, incluindo electrodos, caixas e ligações - iva 20% 300,00 - 300,00 €
1 - transporte, deslocação e montagem do sistema - iva 20% 2.500,00 - 2.500,00 €

total 26.150,39€
para instalação em superfície plana
total valor: 26.000€ (iva incluido)

opiniões?


Autor do tópico
afarinha
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: sexta nov 28, 2008 10:53 am

Re: Microprodutor - Dúvidas

Mensagem por afarinha »

outro orçamento este com seguidor solar:

o pacote fotovoltaico é constituído por:
3 sistemas doublesun® four compact

- 12 módulos fotovoltaicos sanyo hip210
- 1 inversor sunny boy 3300
- 3 postes com sistema de seguimento
- contador e modem de acordo com o decreto-lei 363/2007 de 2 novembro
- 20 fichas multicontact mc (10 fichas macho + 10 fichas fêmea)
- 100 m cabo radox solar wire dc, 4 mm2

preço: 24.714,00 € + iva (com instalação e transporte incluídos)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Microprodutor - Dúvidas

Mensagem por serges »

atenção aconselho o a não meter o nome das empresas que estão a dar o orçamento já que podem não autorizarem a ser publico essas informações!

obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


bertolazzi
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo set 28, 2008 10:51 am

Re: Microprodutor - Dúvidas

Mensagem por bertolazzi »

post moderado por conter publicidade vetada pelo art. 4º do regulamento


jbaptista
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 149
Registado: terça jan 20, 2009 1:33 pm

Re: Microprodutor - Dúvidas

Mensagem por jbaptista »

será que alguém lê as regras do fórum? srs. moderadores... a sério, tb sou instalador, e tb gostava de vir para cá dar a conhecer a marca que vendo... mas respeito as regras não o faço pq isto não é uma loja.

quanto ao valor apresentado é bom preço. mas é chave na mão? tem trabalhos de construção civil incluídos? ou é só material?

abraço

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Microprodutor - Dúvidas

Mensagem por Luciano Kaefer »

jbaptista Escreveu:será que alguém lê as regras do fórum? srs. moderadores... a sério, tb sou instalador, e tb gostava de vir para cá dar a conhecer a marca que vendo... mas respeito as regras não o faço pq isto não é uma loja.

quanto ao valor apresentado é bom preço. mas é chave na mão? tem trabalhos de construção civil incluídos? ou é só material?

abraço

caro jbaptista:

alegra-nos termos você em nossas fileiras. eventualmente aparecem pessoas que querem aproveitar os "foruns" para vender seus produtos.
especialmente no novaenergia.net é impossível, pois conta com uma moderação atenta ao regulamento.

o post irregular já foi moderado e a assinatura retirada.

o instrumento melhor para alertar os moderadores, é o ícone da denúncia existente no rodapé de cada mensagem. um !

agradecemos o alerta, pois mantem nosso forum limpo de ofertas nos locais indevidos.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


cmm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: sexta jun 19, 2009 9:18 pm

Re: Microprodutor - Dúvidas

Mensagem por cmm »

boa noite sou cmm, sou instalador de micro produções fotovoltaicas como disse e bem, se tem terreno disponivel
o meu coselho será de colocar a instalação no terreno mas tera que analizar se não podera vir a ter sombreamentos
que possam retirar rendimentos de produção,
posso acrecentar que os seguidores têm uma rentibilidade cerca de 30% superior aos fixos
o unico inconveniente é mais cara a instalação e mais manutenção. cmm comprimentos


lbvp
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: segunda mar 30, 2009 12:45 pm

Re: Microprodutor - Dúvidas

Mensagem por lbvp »

para fazer é com seguidor, o custo é mais elevado mas o rendimento e 30% e o numenro de paineis pode ser inferior.


cmm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: sexta jun 19, 2009 9:18 pm

Re: Microprodutor - Dúvidas

Mensagem por cmm »

boa noite, uma instalação fotovoltaica com, 4,2 kw de potência mais instalação aqs, termossifão porque se for forçada o orçamento é ligeiramente mais elevado, mas o orçamento é na ordem dos 23000€.

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Microprodutor - Dúvidas

Mensagem por jama »

cmm Escreveu:boa noite, uma instalação fotovoltaica com, 4,2 kw de potência mais instalação aqs, termossifão porque se for forçada o orçamento é ligeiramente mais elevado, mas o orçamento é na ordem dos 23000€.


qual a marca e caracteristicas dos paineis? os paineis sao a peça chave de um sistema fotovoltaico
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


cmm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: sexta jun 19, 2009 9:18 pm

Re: Microprodutor - Dúvidas

Mensagem por cmm »

boa tarde, actualmente uma instalação com seguidor o seu preço anda por volta dos 21500.00€ já c\iva.


Viking-Tuga
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta abr 21, 2010 11:54 pm
Localização: Açores- Graciosa

Re: Microprodutor - Dúvidas

Mensagem por Viking-Tuga »

bom dia,
também eu pretendo ser microprodutor usando seguidor solar.
recebi um orçamento onde está incluido o seguidor da dasoluz o das5, gostava de saber opiniões sobre este seguidor, prós/contras.
pretendo instalar o meu sistema numa zona perto do mar e com ventos fortes.


cmm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: sexta jun 19, 2009 9:18 pm

Re: Microprodutor - Dúvidas

Mensagem por cmm »

boa noite, sou instalador de sistemas fotovoltaicos, já instalei vários seguidores (dasoluz).
é um bom sistema muito funcional, atingindo um bom rendimento da para colocar 21 modulos de 1m de largura,
a sua motorização é feita por coordenadas podendo assim aproveitar ao seu máximo a irradiação solar.
no entanto disse que é uma zona que por vezes o vento sopra com alguma intensidade, quanto a isso so à um pequeno
permenor não é o facto de o vento o danificar, so que se o vento for de 50kmh o seu rendimento reduz, visto estar equipado com um anemometro e sempre que o vento atinge esse valor ele coloca-se na posição horizontal.
se necessitar de mais informações, estou disponivel.
espero ter ajudado.


cmm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: sexta jun 19, 2009 9:18 pm

Re: Microprodutor - Dúvidas

Mensagem por cmm »

caro jama boa noite, os modulos são as seguintes marcas.
suntech.180w)
trina solar.180w)
goosun (230w)
com estes modulos o valor é mesmo.



sunways 220w.
sanyo 230w
mitsubishi 220w.

com estes modulos o orçamento é ligeiramente superior aos anteriores.
uma boa noite até breve.


hvicente
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: segunda mai 02, 2011 2:07 pm

Re: Microprodutor - Dúvidas

Mensagem por hvicente »

olá a todos

estou a iniciar a aventura da microprodução e estou com diversar dúvidas (que penso que muita gente deve passar ao começar a receber propostas dos vários instaladores que existem no mercado)

gostava de ter a vossa ajuda e opinião com as seguintes questões:

solar térmico:
- estive a pesquisar várias soluções e obtive alguns orçamentos e estou com um dilema. recebi propostas de paineis com termissifão "clássicos" (painel plano) e com tubos de vácuo. antes de mais gostaria de saber se os paineis de tubos de vacuo também são possiveis de ter no modelo de produção bonificado. em termos de preço, não sei se será normal mas o melhor preçoé o de tubos de vacuo. em termos de "performance" pelo que fui lendo por aí também me parece o melhor...que acham?

fotovoltaico:
- irei candidatar-me à potencia de 3,45 e não tenho orientação optima, portanto sobredimensionei um pouco o sistema para ter instalados cerca de 4,4kw.
- tenho algumas marcas/configurações de paineis que estou em duvida:
- 18x sunlink pv sl220-20m 245w
- 16x csi cs6p 270w
- 16x solon blue 270w
- 16x suntech stp275 - 24/vd

- e os respectivos inversores:
- kaco 3600xi
- kostal 3.6 kw
- sma sb3800

agradecia imenso o vosso feedback e ajuda!


21Ribeiro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sábado jun 25, 2011 12:35 pm

Re: Microprodutor - Dúvidas

Mensagem por 21Ribeiro »

aos interessados em montar o equipamento fotovoltaico, dou-vos um concelho que é: 1º comprem um medidor de tensão e verifiquem a tensão que têm nas tomadas de vossa casa. se essa tensão for excessiva o equipamento não funciona. o inversor tem um género de sensor que detecta a tensão que a edp injecta na rede e quando ela é muito elevada o inversor desliga-se automaticamente.nas horas de maior produção é quando isto acontece com mais regularidade e se o objectivo é rentabilizar o investimento no menor curto espaço de tempo, como é evidente é muito difícil isso acontecer.
nunca se esqueçam, a 1ª coisa a fazer é comprar um medidor de tensão e verificar o valor em vossa casa. se for superior a 240v desaconselho a aquisição do sistema de micro geração.
eu como micro produtor, deveria estar a produzir nesta altura cerca de 27kw por dia e por causa deste problema que só a edp consegue e pode resolver, produzo cerca de 18kw. se fizermos as contas 9x0.40€=3,6€, 3,6€x30=108€, ou seja neste período de verão estou a perder cerca de 100€ todos os meses.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Microprodutor - Dúvidas

Mensagem por Volt »

que eu saiba, a tensão alta tem sido reportada e corrigida (por vezes demora, mas é preciso insistir).
antes de desaconselhar os outros, já procurou solução para si? nos postes até vêm 3 fases. todas elas estão elevadas? já chamou o piquete? eu, quando se passou algo de semelhante comigo, só não liguei para o papa, porque não tinha o número dele. .

já agora, passe pelas apresentações e crie um projecto seu. a partilha das restantes informações também é útil a nós e aos outros.

.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Micro-Produção”