Nossas experiências resultados com OV...
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- Membro Silver
- Mensagens: 199
- Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am
atencao scoorpy ,
ola scoorpy
cuidado com as misturas do oleo nesses motores novos.
ve a receita do sr torres, que adiciona oleo 2t para ajudar na lubrificacao da bomba injectora.
recorda-te, que o oleo vegetal tem uma viscosicade muito diferente do gasoleo , na alemanha só está aprovado o uso de oleo vegetal quando existe um equipamento que aqueça o oleo, antes de este entrar na bomba injectora e no filtro do gasoleo. as bombas injectoras de hoje, estao desenhadas pra gasoleo e nao oleovegetal. o sr.diesel fez um motor completo pra oleo vegetal e nao gasoleo. hoje saofeitos pra gasoleo e nao oleo.
eu apenas fiz uma experiencia porque o meu mercedes tem uma bomba bosch em linha com autolubrificação, como poderás ver no forum automoveis.
tem alguem aqui no forum que aconselha a fazer a mistura do oleo com o gasoleo + gasolina + oleo2t, antes de meter no deposito, mas uma mistura forte durante 10 minutos, o gasoleo andar aos saltos com o oleo, nao é muito interresante, faz a experiencia numa garrfa de litro e meio , sem misturar fortemente e com agitacao leve. ao fim de 10 horas nota-se diferenças.
para fazeres um agitador basta um pequeno ferro de vigas de cimento, dobrar a ponta e acrescentar um berbequim.
no meu carro por vezes cheira mais a torresmos e outras mais a pipocas, isto pk a mistura foi feita dentro do deposito de gasoleo, estou á espera de acabar com esta mistura e ver o que dá depois de limpar o deposito do gasoleo.
ab a todos
mtavares
cuidado com as misturas do oleo nesses motores novos.
ve a receita do sr torres, que adiciona oleo 2t para ajudar na lubrificacao da bomba injectora.
recorda-te, que o oleo vegetal tem uma viscosicade muito diferente do gasoleo , na alemanha só está aprovado o uso de oleo vegetal quando existe um equipamento que aqueça o oleo, antes de este entrar na bomba injectora e no filtro do gasoleo. as bombas injectoras de hoje, estao desenhadas pra gasoleo e nao oleovegetal. o sr.diesel fez um motor completo pra oleo vegetal e nao gasoleo. hoje saofeitos pra gasoleo e nao oleo.
eu apenas fiz uma experiencia porque o meu mercedes tem uma bomba bosch em linha com autolubrificação, como poderás ver no forum automoveis.
tem alguem aqui no forum que aconselha a fazer a mistura do oleo com o gasoleo + gasolina + oleo2t, antes de meter no deposito, mas uma mistura forte durante 10 minutos, o gasoleo andar aos saltos com o oleo, nao é muito interresante, faz a experiencia numa garrfa de litro e meio , sem misturar fortemente e com agitacao leve. ao fim de 10 horas nota-se diferenças.
para fazeres um agitador basta um pequeno ferro de vigas de cimento, dobrar a ponta e acrescentar um berbequim.
no meu carro por vezes cheira mais a torresmos e outras mais a pipocas, isto pk a mistura foi feita dentro do deposito de gasoleo, estou á espera de acabar com esta mistura e ver o que dá depois de limpar o deposito do gasoleo.
ab a todos
mtavares
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- Membro
- Mensagens: 6
- Registado: quarta ago 30, 2006 10:33 am
- Localização: Coimbra
olá rapazes.
eu li bastante este forúm antes de experimentar a mistura 20%ovd + 80%diesel, e comprendo que o curcuito de combustivel tem que ser devidamente aquecido. aproveito para dar os parabens ao hynek pela simplicidade do kit!
estou a projectar o meu prórpio kit, mas todas as dicas são importantes, até porque tenho muito pouca experiencia com motores diesel.
tenho estas duvidas:
usando um processo de aquecimento do oleo, posso utiliza-lo a 100% no depósito?
alterando o retorno do combustivel, fazendo-o entrar novamente no filtro, para aproveitamento de temperatura, não vai criar uma sobrecarga de pressão na bomba de combustivel? ou ela aguenta-se?
no meu caso concreto, como 50% das viagens semanais são de 10-15 minutos, 30% de 30-45 minutos, e apenas as restantes de algumas centenas de km, se calhar vou optar por instalar um deposito pequeno para diesel no arranque afrio, e fazer depois a comutação quando se justificar, utilizando apenas sistemas de aquecimento externos para manter depois a temperatura ao oleo durante o funcionamento, poupando energia electrica e tempo nos arranques a frio! concordam?
um abraço!
eu li bastante este forúm antes de experimentar a mistura 20%ovd + 80%diesel, e comprendo que o curcuito de combustivel tem que ser devidamente aquecido. aproveito para dar os parabens ao hynek pela simplicidade do kit!
estou a projectar o meu prórpio kit, mas todas as dicas são importantes, até porque tenho muito pouca experiencia com motores diesel.
tenho estas duvidas:
usando um processo de aquecimento do oleo, posso utiliza-lo a 100% no depósito?
alterando o retorno do combustivel, fazendo-o entrar novamente no filtro, para aproveitamento de temperatura, não vai criar uma sobrecarga de pressão na bomba de combustivel? ou ela aguenta-se?
no meu caso concreto, como 50% das viagens semanais são de 10-15 minutos, 30% de 30-45 minutos, e apenas as restantes de algumas centenas de km, se calhar vou optar por instalar um deposito pequeno para diesel no arranque afrio, e fazer depois a comutação quando se justificar, utilizando apenas sistemas de aquecimento externos para manter depois a temperatura ao oleo durante o funcionamento, poupando energia electrica e tempo nos arranques a frio! concordam?
um abraço!
Cordoba 1.4 TDi 75cv 2005
Bomba Injectora Bosch EDC 15
27 Agosto 2006
1º Depósito = 20%-OVD-80%
Bomba Injectora Bosch EDC 15
27 Agosto 2006
1º Depósito = 20%-OVD-80%
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- Membro Silver
- Mensagens: 199
- Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am
ac scoorpy
ola !
usando um processo de aquecimento do oleo, posso utiliza-lo a 100% no depósito?
na minha opiniao sim, uma vez que este oleo vai todo quentinho para a bomba injectora.
alterando o retorno do combustivel, fazendo-o entrar novamente no filtro, para aproveitamento de temperatura, não vai criar uma sobrecarga de pressão na bomba de combustivel? ou ela aguenta-se?
achas que vale a pena aproveitar a temperatura?, quando tens um bloco de aquecimento "motor" que so tem 60% perdas por temperatura, faz um permutador de calor , liquidio refrigeracao / oleo grande, que este vai debidar sempre 80 a 90 ºc de temperatura de oleo. nao é verdade ?
no meu caso concreto, como 50% das viagens semanais são de 10-15 minutos, 30% de 30-45 minutos, e apenas as restantes de algumas centenas de km, se calhar vou optar por instalar um deposito pequeno para diesel no arranque afrio, e fazer depois a comutação quando se justificar, utilizando apenas sistemas de aquecimento externos para manter depois a temperatura ao oleo durante o funcionamento, poupando energia electrica e tempo nos arranques a frio! concordam?
concordo plenamente. alias , atg, bio-car, e elsbet, apostam neste metodo para a propulsao por ovd.
ab mtavares
usando um processo de aquecimento do oleo, posso utiliza-lo a 100% no depósito?
na minha opiniao sim, uma vez que este oleo vai todo quentinho para a bomba injectora.
alterando o retorno do combustivel, fazendo-o entrar novamente no filtro, para aproveitamento de temperatura, não vai criar uma sobrecarga de pressão na bomba de combustivel? ou ela aguenta-se?
achas que vale a pena aproveitar a temperatura?, quando tens um bloco de aquecimento "motor" que so tem 60% perdas por temperatura, faz um permutador de calor , liquidio refrigeracao / oleo grande, que este vai debidar sempre 80 a 90 ºc de temperatura de oleo. nao é verdade ?
no meu caso concreto, como 50% das viagens semanais são de 10-15 minutos, 30% de 30-45 minutos, e apenas as restantes de algumas centenas de km, se calhar vou optar por instalar um deposito pequeno para diesel no arranque afrio, e fazer depois a comutação quando se justificar, utilizando apenas sistemas de aquecimento externos para manter depois a temperatura ao oleo durante o funcionamento, poupando energia electrica e tempo nos arranques a frio! concordam?
concordo plenamente. alias , atg, bio-car, e elsbet, apostam neste metodo para a propulsao por ovd.
ab mtavares
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- Mensagens: 86
- Registado: terça jul 04, 2006 2:44 pm
- Localização: Lisboa / Cartaxo
acho que um sistema de 2 tanques se justifica para qualquer motor com qualquer bomba... e curiosamente até é mais barato e facil de fazer.
h
h
Veículos ecológicos?
- 0% Emissões
- 0% Ruído
- 0% Impacto ambiental
- 100% corpo e mente saudável
http://www.amigosdapagaia.com
http://www.furatrilhos.com
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- Registado: terça set 05, 2006 12:15 pm
o consumo de ovd é uma modalidade recente?
aqui no forum existe alguem já com 15 ou 20.000kms de consumo?
pergunto isto porque daquilo que li por aqui os problemas que poderam surgir não serão a curto prazo mas mais a médio ou longo.
bombas injectoras, borrachas, filtros...
tou a ver bem o filme ou nem por isso?
aqui no forum existe alguem já com 15 ou 20.000kms de consumo?
pergunto isto porque daquilo que li por aqui os problemas que poderam surgir não serão a curto prazo mas mais a médio ou longo.
bombas injectoras, borrachas, filtros...
tou a ver bem o filme ou nem por isso?
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- Registado: sábado mai 06, 2006 12:14 am
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- Membro
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- Registado: terça set 05, 2006 12:15 pm
acho que a experiencia do karlitos, já "é coisa que se veja".karlitos Escreveu:eu ja passei os 15mil a algum tempo e 0 problemas... tive problemas com a bomba de agua que começou a verter, mas nao esta relacionado com o oleo.fry Escreveu:tens toda a razao...... por isso nao arrisques sem saberes bem como usar sem correr riscos.
conta-nos lá... pois aqui neste topico de partilha de experiencias ainda não nos falas-te da tua.
qual o motor, tens alterações, % ovd/gasolina/oleo 2t ??
karlitos, desculpa se estou a ser chato mas 15 mil, já te dá "estatuto"
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- Registado: sábado mai 06, 2006 12:14 am
tenho o mesmo carro que o sr fernando que e conhecido aqui no forum.camaleao Escreveu:acho que a experiencia do karlitos, já "é coisa que se veja".karlitos Escreveu:eu ja passei os 15mil a algum tempo e 0 problemas... tive problemas com a bomba de agua que começou a verter, mas nao esta relacionado com o oleo.fry Escreveu:tens toda a razao...... por isso nao arrisques sem saberes bem como usar sem correr riscos.
conta-nos lá... pois aqui neste topico de partilha de experiencias ainda não nos falas-te da tua.
qual o motor, tens alterações, % ovd/gasolina/oleo 2t ??
karlitos, desculpa se estou a ser chato mas 15 mil, já te dá "estatuto"
fiat punto 1.7td 70cv.
bomba da bosch.
o motor nao tem alteraçoes para o oleo, apenas tem um filtro de ar de algodao (da k&n) tem ligeiramente mais debito de gasoleo.
destes km's que ja passaram seguramente os 15mil, nao fiz bem as contas, uns 10mil foram feitos em auto-estrada com viagens normalmente de 70km's de duraçao (140 total). nunca tive problemas de aquecimento nem de barulhos estranhos.
fiz a pouco tempo uma viagem ate bragança (desde faro) e eu aqui deixo o carro na rua, mas la nao, pus na garagem. resultado, reparei umas pingas de liquido. fui ao mecanico e era pelos vistos os retentores da bomba que estavam nas ultimas. eu preferi trocar a bomba por uma nova e aproveitei a meter termostato novo e sangrar o circuito de refrigeraçao e fazer limpeza com petroleo. foi o unico problema que tive em mais de 1 ano que este carro anda a oleo.
quanto a percentagens. uma vez que estou no algarve, ha que aproveitar o clima. uso a maior parte das vezes a seguinte proporçao:
(deposito de 40lts + reserva) 35lts de oleo, 5 de gasoleo e a cada dois depositos meto 5€ de gasolina 95 o que da uma media de 2litros por deposito (nao chega).
posso relatar uma experiencia que tive com o ipo. fui la a 1a vez e chumbei com uma opacidade de fumo de 3.6. fui ao ipo com o carro so a gasoleo para evitar chatisses.
a segunda vez que fui la, milagre dos milagres passei com 0.2 ou .3 nao me lembro bem. o combustivel qual era? 100% oleo vegetal (ou quase).
por diversas vezes ando perto dos 100%, principalmente quando faço a ida e vinda a silves no mesmo dia, que sao 140km e assim em 4 dias vai-se um deposito quase.
eu uso e recomendo.
p.s: mas nao aceito reclamaçoes por problemas causados. como se costuma dizer, dois carros iguais nunca se comportam da msma forma.
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- Novo membro
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- Registado: quarta jan 25, 2006 9:58 pm
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boas!!
não sei se este será o topico indicado para colocar esta questão, mas aki vai:
já ouvi/li em muitos locais que para utilizar o ovd, a bomba deve ser preferencialmente da bosh, ora no lr eu tenho uma dessas, mas no lada niva ñ sei qual é a bomba.
questão: deve mesmo ser uma bomba injectora bosh? ou pode ser de outra marca? quais as adaptações que devo fazer se a bomba injectora ñ for bosh?
o niva tem um motor psa 1.9d, ou seja, nada de turbos, motor atmosferico muito utilizado na peugeot à alguns anos.
obrigado
não sei se este será o topico indicado para colocar esta questão, mas aki vai:
já ouvi/li em muitos locais que para utilizar o ovd, a bomba deve ser preferencialmente da bosh, ora no lr eu tenho uma dessas, mas no lada niva ñ sei qual é a bomba.
questão: deve mesmo ser uma bomba injectora bosh? ou pode ser de outra marca? quais as adaptações que devo fazer se a bomba injectora ñ for bosh?
o niva tem um motor psa 1.9d, ou seja, nada de turbos, motor atmosferico muito utilizado na peugeot à alguns anos.
obrigado
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- Membro
- Mensagens: 20
- Registado: sábado mai 06, 2006 12:14 am
as outras bombas tem tendencia a "engasgar" devido ao funcionamento ser diferente das da bosch.fpniva Escreveu:boas!!
não sei se este será o topico indicado para colocar esta questão, mas aki vai:
já ouvi/li em muitos locais que para utilizar o ovd, a bomba deve ser preferencialmente da bosh, ora no lr eu tenho uma dessas, mas no lada niva ñ sei qual é a bomba.
questão: deve mesmo ser uma bomba injectora bosh? ou pode ser de outra marca? quais as adaptações que devo fazer se a bomba injectora ñ for bosh?
o niva tem um motor psa 1.9d, ou seja, nada de turbos, motor atmosferico muito utilizado na peugeot à alguns anos.
obrigado
nao sei se com o pre aquecimento resolveras o problema. algum expert que se chegue a frente.
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Autor do tópico - Membro Platinium
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- Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
- Localização: Montijo/PORTUGAL
pois como já devem saber, já tenho o kit de pré aquecimento montado e a diferença é notoria, especialmente em frio, quase não se nota a diferença e desaparece aquele fumo branco inicial, o mesmo acontecendo ao cheiro a fritos, quanto ao consumo ainda é sedo, para dizer, mas se está a queimar melhor, logo estará a consumir menos o tempo o dirá
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16
Sócio ANE Nº 16
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- Membro
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- Registado: sexta set 08, 2006 8:34 pm
1 perigo
pus 80% de ov 2%de oleo2t 5% de gasolina e o resto de gasoleo no meu carro que tem bomba bosc em linha, e passados 4355kms a bomba injectora avariou u karro parou levei-o para a oficina e ainda la esta uma bomba nova vai me custar 1 balurdiu.
portanto nao se metam nisso e 1 aviso
portanto nao se metam nisso e 1 aviso
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- Membro
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- Registado: sábado mai 06, 2006 12:14 am
Re: 1 perigo
para 1º post nao esta mal... por acaso nao tens uma bomba de gasolina...pinokiu Escreveu:pus 80% de ov 2%de oleo2t 5% de gasolina e o resto de gasoleo no meu carro que tem bomba bosc em linha, e passados 4355kms a bomba injectora avariou u karro parou levei-o para a oficina e ainda la esta uma bomba nova vai me custar 1 balurdiu.
portanto nao se metam nisso e 1 aviso
eu mantenho a afirmaçao de que cada carro é um carro e 80% so mete quem quer... todos sabem que é um risco, e que mais de 30% de oleo aumenta bastante mais o risco... a partir dai cada um faz o que quiser.