Bereco das Serras

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bereco das Serras

Mensagem por serges »

nunio Escreveu:serges,

não me podes dizer onde comprar um contador por esses 10 euros?
eu sei onde comprar um, mas mais caro e menos transportavel...
no lidl foi onde comprei o meu, custou 9.9€ não sei se ainda existe a venda mas creio que tens esses supermercados por aí!

eu pelo menos dava um jeito danado até acabar as pilhas depois disso acabou se!

mas posso ver aqui na zona se há!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


paf
Membro
Membro
Mensagens: 17
Registado: sábado out 11, 2008 10:03 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por paf »

nunio Escreveu:
quando vi que o micro-portátil acer aspire one gastava apenas 30w/h, achei que era o ideal pois eu uso-o apenas para navegar na net, e pouco mais.
como este novo computador gastava muito menos que o anterior não liguei ao excesso de horas ligado, pois pensava que a diferença de consumo o justificava.
o antigo tinha uma fonte de 350w (ou seja 11 vezes mais que este)

o que eu não me apercebi foi de uma letras pequeninas que estão por baixo do transformador que utlizo sempre, pois utilizo o micro-portátil como se fosse um computador fixo.

diz assim:
input: 100-240v~1.2a(1.2a) 50-60hz lps
output: 19v---1.58a(1.58a)

do pouco que percebo de electricidade parece-me que o transformador do portátil gasta 276w para fornecer 30w ao bicho.
que ineficiencia...
.......
nunio.
isto é um pouco mas aqui vai.

se a fonte gastasse isso para fornecer apenas 30 w ao portátil estaria a dissipar 246 w de calor o que seria
uma barbaridade. a prova que não está é que lhe podes pegar nas calmas.

além disso o consumo energético dos aparelhos não depende apenas da sua potência mas do tempo que estão ligados:
energia ( em kwh ) = potência ( em kw ou watts/1000 ) * tempo ( em horas )

ok?
mas que os "novos" computadores "desktop" sem interruptor na fonte de alimentação, estão sempre a gastar mesmo
desligados, estão.

cumprimentos
paf

Avatar do Utilizador

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Re: Bereco das Serras

Mensagem por MacSousa »

vi hoje uma notícia que diz que o hospital da covilhã vai incentivar (€€€) o uso de motos pelos seus funcionários, imaginem, por razões de estacionamento.
será que eles não sabem da existência das motos electricas. contribuem logo para a resolução de 3 problemas:
o de estacionamento
o da poluição (sonora a atmosférica)
o da falta de €€€€
já lhes manbdei um mail, façam-no também.
cumprimentos

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco das Serras

Mensagem por jmal »

macsousa Escreveu:vi hoje uma notícia que diz que o hospital da covilhã vai incentivar (€€€) o uso de motos pelos seus funcionários, imaginem, por razões de estacionamento.
será que eles não sabem da existência das motos electricas. contribuem logo para a resolução de 3 problemas:
o de estacionamento
o da poluição (sonora a atmosférica)
o da falta de €€€€
já lhes manbdei um mail, façam-no também.
cumprimentos
trabalhas lá ? hehehehe, tava a brincar, vou mandar também.

por falar nisso, não consegui com o email deles, se tiveres manda por pm, depois mando a quem quiser.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 148
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
Localização: Porto

Re: Bereco das Serras

Mensagem por MacSousa »

esqueci-me de colocar o link
http://diario.iol.pt/ambiente/covilha-m ... -4070.html

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Barrocas »

boas, os contadores de consumo continuam a ser vendidos ocasionalmente no lidl. o defeito são mesmo as pilhas, que são tipo botão, podiam ter optado por aaa, que era mais practico...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

olá.

o que eu venho dizer hoje já foi falado várias vezes, mas venho só confirmar o facto:

as baterias, (pelo menos as de chumbo) fazem menos kms quando o frio aperta.
o voltimetro (indicador de carga da bateria) desce mais cedo que nos dias menos frios ou até mais quentes, mas isso não quer dizer que a bereco consuma mais energia pelo facto de estar frio.
tal pode verificar-se quando o voltimetro já mexe bastante e ponho a bereco à carga, o carregador não inicia com todas as luzes apagadas, mas sim com 2 ou 3 luzes verdes acesas.
o que quer dizer que apesar da voltagem já não ser a mesma de quando completamente carregada, (o ponteiro já mexe) a bateria ainda tem bastante carga.

conclusão:
faço menos kms por carga, carrego mais vezes mas menos carga de cada vez.
o consumo por km mantem-se.
ainda assim, não é o suficiente para ficar a pé. os 30 kms continuam garantidos. (e mais que fossem)


bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Barrocas »

boas, confirmo o mesmo, ontem na verde fiz 48km (sem nunca usar "boost"), dos quais 17km foram com pendura, e o circuito começou a cortar 1 km antes de chegar ao destino.

por isso com este frio deve dar para uns 40~50km, em vez dos 50~60km.


pulka
Dirigente ANE
Dirigente ANE
Mensagens: 384
Registado: terça set 23, 2008 6:41 pm
Localização: Lisboa

Re: Bereco das Serras

Mensagem por pulka »

mas teoricamente, os 50 - 60 km são estimados para um peso médio de 80kg (se não estou enganado). com pendura, mesmo que sejam só 17 km, era de esperar que durasse menos.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Volt »

pulka Escreveu:mas teoricamente, os 50 - 60 km são estimados para um peso médio de 80kg (se não estou enganado). com pendura, mesmo que sejam só 17 km, era de esperar que durasse menos.
a nao ser que seja a namorada e ele se veja obrigado a mostrar que ateh anda devagarinho , compensando assim o peso (que ateh nao deve ser muito) extra.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

hoje tenho novidades.

na tentativa de tornar menos penosas as minhas viagens por estradas nacionais, levei a bereco à umas semanas atrás (por minha conta e risco) a quem percebe mais de eletronica que eu.

então, ficou com mais força.
a velocidade máxima ficou igual. (teoria)
mas nas pequenas subidas, (e também nas grandes) a bereco passa a uma velocidade maior. (prática)
ou seja, anda mais...

para terem uma base de comparação:
na minha subida "especial de corrida" que faço após o almoço, e que antes chegava ao topo a 15 km/h com "as vitaminas", agora chego ao topo a 12km/h sem vitaminas e 22 km/h com vitaminas.

no meu percurso normal (de manhã e à noite) onde antes passava a 35 km/h (sem vitaminas), agora passo a 42 km/h (sem vitaminas).

consigo agora acompanhar um arranque "normal" de um carro até aos 40 km/h, sem stress e sem vitaminas.
até tenho que desacelerar quando o carro passa de 1ª para 2ª.

quanto à autonomia, é normal que tenha um pouco menos, mas nada de dramático. nem sei quantificar.
mesmo nestes dias mais frios cumpre na perfeição os 30 kms diários, e ainda sobra autonomia.

resumindo:
estou bastante satisfeito.
e até ao momento, ainda não saltou nenhuma peça...

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bereco das Serras

Mensagem por serges »

nunio Escreveu:hoje tenho novidades.

na tentativa de tornar menos penosas as minhas viagens por estradas nacionais, levei a bereco à umas semanas atrás (por minha conta e risco) a quem percebe mais de eletronica que eu.

então, ficou com mais força.
a velocidade máxima ficou igual. (teoria)
mas nas pequenas subidas, (e também nas grandes) a bereco passa a uma velocidade maior. (prática)
ou seja, anda mais...

para terem uma base de comparação:
na minha subida "especial de corrida" que faço após o almoço, e que antes chegava ao topo a 15 km/h com "as vitaminas", agora chego ao topo a 12km/h sem vitaminas e 22 km/h com vitaminas.

no meu percurso normal (de manhã e à noite) onde antes passava a 35 km/h (sem vitaminas), agora passo a 42 km/h (sem vitaminas).

consigo agora acompanhar um arranque "normal" de um carro até aos 40 km/h, sem stress e sem vitaminas.
até tenho que desacelerar quando o carro passa de 1ª para 2ª.

quanto à autonomia, é normal que tenha um pouco menos, mas nada de dramático. nem sei quantificar.
mesmo nestes dias mais frios cumpre na perfeição os 30 kms diários, e ainda sobra autonomia.

resumindo:
estou bastante satisfeito.
e até ao momento, ainda não saltou nenhuma peça...

bons kms e bons comentários
nunio

muito boas novidades contas!

então velocidade de ponta não notas te mas a velocidade no geral que antes tinha aumentou!

talvez agora tenha a potencia de que as vitaminas davam e agora com vitaminas deve levantar voo!!!

parabéns! vai contando novidades!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Barrocas »

pulka Escreveu:mas teoricamente, os 50 - 60 km são estimados para um peso médio de 80kg (se não estou enganado). com pendura, mesmo que sejam só 17 km, era de esperar que durasse menos.
a autonomia é calculada com um peso de condutor de 75kg. com a namorada normalmente da para fazer 40km sem problema.

belo artilhanço, nunio agora é que te andas a divertir! depois tenta perceber efectivamente qual a diferença em autonomia

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

barrocas,

a diferença de autonomia é neste momento muito dificil de quantificar por dois motivos:

1. o aumento de potência (cerca de 25%) coincidiu com o decrescimo da temperatura, portanto não consigo verificar qual a percentagem de diminuição de autonomia é que se deve a cada situação (menor temperatura e maior potência).

2. o motor corta a potência com o aumento das rotações (velocidade), o que quer dizer que a potência a baixas velocidades é diferente da potência perto da velocidade máxima. (tal como o consumo)
já deves ter reparado que quando o ponteiro da bateria já vai a meio (num arranque), volta para perto do máximo quando a scooter atinge velocidades acima de 40 km/h.
como eu faço alguns percursos em velocidades constantes e acima dos 40 km/h, aí não se nota muito nem o aumento de potência, nem o decréscimo de autonomia.
se andar no pára arranca, aí já noto mais diferenças.


bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bereco das Serras

Mensagem por serges »

que inveja...

no para arranca a minha azul não conhece outra maneira de se mover por estes lados!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco das Serras

Mensagem por jmal »

serges Escreveu:que inveja...

no para arranca a minha azul não conhece outra maneira de se mover por estes lados!
é porque queres, traz-a cá se queres ver...

quanto à velocidade máxima é normal que não tenha aumentado porque a tensão das baterias continua igual, ou seja a velocidade máxima depende da tensão que é dada ao motor, a 48v o motor não dá mais rotação e dai notar-se o ponteiro do nível de bateria a aumentar, porque o motor começa a consumir menos quando atinge a rotação máxima. a única hipótese de aumentar a velocidade é aumentar a tensão da bateria, claro que implica a adição de mais uma neste caso.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


easy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 240
Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por easy »

consegues descrever melhor a o tuning que foi feito à bereco das serras?
pode tornar a bereco um pouco mais atractiva a quem, como eu, ainda anda a ponderar comprar uma scooter eléctrica.

por falar em tornar mais atractiva, só agora reparei que a bereco tem novo preço: 1541€ + iva, com legalização incluída. fica a um preço final de 1850 €. já é mais barata que a ecoracer.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

ainda a respeito de autonomias:

se por acaso eu quiser ter a mesma autonomia que tinha antes, apenas tenho que arrancar/acelerar da mesma maneira que a bereco fazia antes. (ou seja, acelerar com jeitinho)
agora, na prática, tenho paciência para isso?
talvez. em casos extremos...

o facto de a bereco ter mais força, não me obriga a andar sempre a utilizar esse excesso de força.
mas quando é preciso, está lá.

easy,

não fiz tuning nenhum. a bereco está rigorosamente igual. (por fora, claro)
apenas veio com mais força, mais limpa, uns parafusos mais apertados aqui, umas soldaduras mais perfeitas ali, (os chinocas perdem um pouco nos acabamentos) e uns ajustes no controlador. mas quanto ao que foi feito em concreto no controlador não sei, mas também não valia a pena tentarem-me explicar, que eu não ia entender...


bons comentários e bons kms
nunio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

há uns dias atrás tive um diálogo deste genero com um colega de trabalho:

dizia ele: até gostava de ter uma mota igual à tua, o meu jipe gasta tanto (13l/100 +-15euros por cada 100 kms).
eu: mas que me vendeu a minha também te vende uma igual a ti...
ele: ah! mas tu dizes que ela só da 45km/h, não é?
eu: sim, pouco mais... mas que velocidade é que tu querias que ela desse?
ele: bem, eu tive uma scooter há uns anos que dava 70km/h...
eu: então e para que é que tu querias uma scooter que desse 70km/h?
ele: então... para vir para o trabalho, e para as minhas voltinhas...
eu: então tu moras a 4 kms do trabalho, e tinhas que vir a 70km/h?
ele: siiim...
eu: ok, então continua a vir no teu jipe a gastar 15 euros aos 100, que eu acordo cerca de 1 minuto mais cedo que tu e gasto 50 centimos para fazer os mesmos kms...
ele: ya...


cada cabeça sua sentença...


bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco das Serras

Mensagem por jmal »

nunio Escreveu:há uns dias atrás tive um diálogo deste genero com um colega de trabalho:

dizia ele: até gostava de ter uma mota igual à tua, o meu jipe gasta tanto (13l/100 +-15euros por cada 100 kms).
eu: mas que me vendeu a minha também te vende uma igual a ti...
ele: ah! mas tu dizes que ela só da 45km/h, não é?
eu: sim, pouco mais... mas que velocidade é que tu querias que ela desse?
ele: bem, eu tive uma scooter há uns anos que dava 70km/h...
eu: então e para que é que tu querias uma scooter que desse 70km/h?
ele: então... para vir para o trabalho, e para as minhas voltinhas...
eu: então tu moras a 4 kms do trabalho, e tinhas que vir a 70km/h?
ele: siiim...
eu: ok, então continua a vir no teu jipe a gastar 15 euros aos 100, que eu acordo cerca de 1 minuto mais cedo que tu e gasto 50 centimos para fazer os mesmos kms...
ele: ya...


cada cabeça sua sentença...


bons kms e bons comentários
nunio
deixa-os pousar. entretanto ele pensa melhor e muda, e depois voltas á carga a dizer "já viste quanto dinheiro perdes-te desde que falamos nisso".
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”