Bereco verdinha

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco verdinha

Mensagem por Barrocas »

não consigo comparar a nenhuma dessas referencias, porque não tenho experiência com nenhuma delas.
assim do género, apenas tive uma casal de 6v, e essa andava bastante mais que o que devia...

de qualquer forma não podia comparar directamente, porque essas têm mudanças, e esta não...

quando muito poderia ser comparada a outra scooter equivalentes, mas também não tenho experiência com outras scooters a gasolina a não ser em circuito fechado no estoril, por isso não posso dar uma opinião correcta

pode não ser a mais rápida do bairro, mas nunca a tive de empurrar para subir, e ando quase sempre com pendura.

sabendo o que sei hoje, nem que comprove que esta é mais lenta que alguma possível alternativa a gasolina, não me importo, e continuo a preferir esta. a performance é apenas um dos factores que entram em conta quando avalio o total, mas cabe a cada um decidir aquilo que procura.

se entrarem em consideração os valores de economia / ambientais, então a tartaruga ganha à lebre por larga margem

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco verdinha

Mensagem por jmal »

só vou dizer isto, enquanto as scooter utilizarem baterias de chumbo nunca podem ter grandes performances tal como as baterias. vejam o que se passa no rádio-modelismo, enquanto nos eléctricos se utilizava baterias de níquel cádmio e hidretos metálicos nunca os eléctricos passaram os a nitro e gasolina, agora com baterias de lítio coitados dos nitrosos e gasolinosos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Bereco verdinha

Mensagem por mix »

para dar uma ideia 2.5kw sao aproximadamente 3.3cv uma casal boss de 2velocidades tem 2.5cv, mas ´e mais leve. uma scooter a gasolina penso que tem por volta de 5 ou mais cv.
uma scooter a gasolina de origem (estrangulada a 50km/h) em plano e a descer anda tanto como a bereco, a subir ´e que a bereco anda menos. presumo que ande tanto como uma casal boss, mas isso so fazendo o test-drive.

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco verdinha

Mensagem por jmal »

mix Escreveu:para dar uma ideia 2.5kw sao aproximadamente 3.3cv uma casal boss de 2velocidades tem 2.5cv, mas ´e mais leve. uma scooter a gasolina penso que tem por volta de 5 ou mais cv.
uma scooter a gasolina de origem (estrangulada a 50km/h) em plano e a descer anda tanto como a bereco, a subir ´e que a bereco anda menos. presumo que ande tanto como uma casal boss, mas isso so fazendo o test-drive.

[[]]
sim mas a casal aproveita os 2.5 cv que tem e a bereco se aproveitar 1.5 kw será muito. as scooters eléctricas estão muito curtadas na potência, os 2.5 kw são a potência máxima do motor, mas o "carborador" ou seja o controlador eléctrónico não lhe dá os 2.5kw.

ainda à dias estive a ver uma evader de 1.5kw, e tomei especial atenção á grossura do cabo que alimenta o motor sem escovas (brushless) na roda, portanto o cabo não devia ter mais de 5 mm de espessura, sendo um motor sem escovas tem 3 cabos de potência e mais 5 pelo menos para os hall's (sensores de posição) portanto são 3 fios mais grossos para passar corrente e 5 finos para o control, sendo 1.5 kw a 48v são 31 amps a passar naqueles finos cabos, eu dúvido que lá passem 15 amperes quanto mais 31 amperes.

não vale a pena fazerem comparações através da potência, recolham info e até mesmo tentem arranjar um teste lado a lado.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco verdinha

Mensagem por Barrocas »

boas, gosto destes debates animados

então onde fazem diferença as potências? a subir? suponho que sim, porque na bereco quando se acciona o "botãozinho mágico" da "xispa" ou "boost" (nada de turbo ), o controlador deve fornecer mais amperagem, e nota-se a diferença, pois em vez de perder velocidade a subir, ou mantém o ritmo ou acelera, mas se fosse sempre nesse nível provavelmente aquecia demasiado, e a autonomia certamente ficava bastante prejudicada.

isso está directamente relacionado com o tipo de baterias, mas mesmo que estas fossem capazes de debitar mais energia continuamente, também iriam induzir maior aquecimento e esforço nos restantes componentes.

os motores de combustão também nunca estão no máximo das capacidades, há sempre um meio-termo para garantir longevidade e minimizar problemas. depois há alguns que vão aos limites...

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco verdinha

Mensagem por jmal »

barrocas Escreveu:boas, gosto destes debates animados

então onde fazem diferença as potências? a subir? suponho que sim, porque na bereco quando se acciona o "botãozinho mágico" da "xispa" ou "boost" (nada de turbo ), o controlador deve fornecer mais amperagem, e nota-se a diferença, pois em vez de perder velocidade a subir, ou mantém o ritmo ou acelera, mas se fosse sempre nesse nível provavelmente aquecia demasiado, e a autonomia certamente ficava bastante prejudicada.

isso está directamente relacionado com o tipo de baterias, mas mesmo que estas fossem capazes de debitar mais energia continuamente, também iriam induzir maior aquecimento e esforço nos restantes componentes.

os motores de combustão também nunca estão no máximo das capacidades, há sempre um meio-termo para garantir longevidade e minimizar problemas. depois há alguns que vão aos limites...

não é bem isso que quer dizer, o que quero dizer é que as scooters foram construídas de modo a que o tipo de baterias que utilizam aguentem fazer os quilómetros que fazem, isto porque quando são "abusadas" estas se esgotam rapidamente, se querem saber porquê consultem o rácio de descarga de uma bateria de chumbo de ciclo profundo, e vão entender aquilo que estou a dizer.
na verdade os motores e controladores tanto das bereco's como das outras marcas aguentam muito mais potência que aquela que trazem a debitar. em portugal estas scooters são uma novidade, mas em outros países não o são, tanto que já existe a quitação de alguns modelos, a e-max é das mais quitadas, isto pela qualidade que tem. já analisei até um controlador desmontado de uma e-max e cheguei á conclusão que tem controlador mais que suficiente para 10 kw, ou seja bastante mais que aquilo que debita, quanto ao aquecimento também não é problema, ao contrário dos motores ci, os controladores electrónicos têm protecção por aquecimento e o motor também, quase todos os motores sem escovas têm um sensor de temperatura, isto para proteger os imanes e claro as bobines de aquecimento exagerado.

portanto a diferença são mesmo as baterias, se repararem a bereco tem 1920 watts de baterias e faz 45 km, a vectrix que não tem nada a ver, tem 3700 watts, pesa quase o dobro, faz mais do dobro da autonomia, e também a velocidade maxima é mais do dobro.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Bereco verdinha

Mensagem por mix »

então isso quer dizer que se trocarmos as baterias da bereco por umas de 12x60ah, por ex, a fazer 2880watt o motor e o controlador aguentavam? e se quitasse-mos o controlador ela teria maior velocidade e maior autonomia?

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco verdinha

Mensagem por jmal »

mix Escreveu:então isso quer dizer que se trocarmos as baterias da bereco por umas de 12x60ah, por ex, a fazer 2880watt o motor e o controlador aguentavam? e se quitasse-mos o controlador ela teria maior velocidade e maior autonomia?

[[]]
não, porque o controlador não sabe a capacidade das baterias, independentemente das baterias que lá meteres a potência vai ser sempre a mesma, ele não vai debitar mais potência por ter baterias de mais capacidade, nesse caso o controlador tinha de ser programado para dar mais potência. nesse caso irias apenas ter mais autonomia e menos velocidade, isto porque o peso do veículo também aumentava.

como sabes já existem scooters com 4000w, não quero dizer que seja assim, mas acredito que o controlador e motor sejam iguais aos das 1500w e 2500w. mas a ver vamos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco verdinha

Mensagem por Barrocas »

hoje deparei-me com uma situação engraçada

estava com a namorada em casa dos meus pais, no computador a ver o correio, e eles saíram de carro, e foram para nossa casa, no meio de lisboa, um percurso de 14km. fiquei de lá ir ter com eles na scooter. ainda fiquei pelo menos +15min a empatar...

pego no blusão, protecção de coluna integral, luvas e capacete e saio com a scooter como habitual (mas desta vez sem pendura).

2ªcircular, nos meus calminhos 45km/h na via +à direita, passa um caramelo +- a 120km/h a alternar entre faixas e a ultrapassar camiões pela direita como se fosse o ultimo dia da vida dele... nada de novo.

eixo norte-sul, nota-se algum transito, mas sem problemas. saio e começa os semáforos, onde me vingo e vou ganhando posições

quando chego a casa, estaciono perto da porta como habitual, e toco a campainha (ops, não levei chaves...). espero mais do que o habitual e volto a tocar. nada.
achei estranho, e ligo à namorada, ela diz que estão a chegar.... o quê??

fizemos o mesmo percurso, mas enquanto eu passava o transito sem problemas e estacionei assim que cheguei, eles ficaram mais empatados e demoraram tanto tempo a encontrar lugar para estacionar, que acabei por chegar ao destino antes deles... eu tinha noção que de moto perdía menos tempo nos mesmos percursos, mas nunca me tinha sucedido nada assim tão evidente!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco verdinha

Mensagem por Barrocas »

até agora já tem 700 km feitos sem crises.

adivinhem onde esteve hoje de manhã? foi ver os fumarentos a zarparem para sul , e que barulheira que faziam...
2008-09-10_Dakar_Pax Rally_02_600px.jpg
2008-09-10_Dakar_Pax Rally_02_600px.jpg (81.57 KiB) Visto 5160 vezes


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Bereco verdinha

Mensagem por visitante »

vivam ...
barrocas Escreveu:até agora já tem 700 km feitos sem crises.

adivinhem onde esteve hoje de manhã? foi ver os fumarentos a zarparem para sul , e que barulheira que faziam...
2008-09-10_dakar_pax rally_02_600px.jpg
para sul ????!!!!..então a primeira etapa não era até castelo branco ?

aqui é http://www.paxrally.com/2008/pax/presen ... rtifs.html

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco verdinha

Mensagem por Barrocas »

estava a referir o destino final, mas fui detectado pelo radar!

na realidade eles saíram da partida no parque eduardo vii com escolta policial, e fugiram pela 2ª circular em direcção à a1...

estava a espera de ver lá mais pessoas, estava consideravelmente vazio. dia de trabalho...

o transito estava uma confusão ainda pior que o habitual


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Bereco verdinha

Mensagem por RuFuS »

barrocas...para a semana na 4ªf vou a lx e devo ficar até 6ªf...em que dia te dá mais jeito pa eu testar essa bombinha...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco verdinha

Mensagem por Barrocas »

na proxima semana vai fugir para a margem sul, de 16 a 19 de setembro, vai participar na semana europeia da mobilidade 2008.

se precisares de transporte manda mp para combinar


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Bereco verdinha

Mensagem por RuFuS »

barrocas Escreveu:na proxima semana vai fugir para a margem sul, de 16 a 19 de setembro, vai participar na semana europeia da mobilidade 2008.

se precisares de transporte manda mp para combinar

então dá pa passar na fct pa dar uma voltita?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco verdinha

Mensagem por Barrocas »

claro que sim


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Bereco verdinha

Mensagem por RuFuS »

barrocas Escreveu:claro que sim
ok...tás lá o dia todo? ou essa exposição tem horário?

já me enviaste o teu nº, por isso qd eu puder ligo-te...talvez na 4ªf 17...mas ñ posso garantir nada...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco verdinha

Mensagem por Barrocas »

das 9 às 17h, aparece quando quiseres

vão haver outros veículos para demonstrações, como híbridos e eléctricos, a ideia é esclarecer e demonstrar que já existem veículos alternativos que são capazes de desempenhar as suas funções como transporte, minimizando os danos ambientais, porque muitas pessoas nem fazem ideia como funcionam ou sequer que existem

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bereco verdinha

Mensagem por serges »

barrocas Escreveu:das 9 às 17h, aparece quando quiseres

vão haver outros veículos para demonstrações, como híbridos e eléctricos, a ideia é esclarecer e demonstrar que já existem veículos alternativos que são capazes de desempenhar as suas funções como transporte, minimizando os danos ambientais, porque muitas pessoas nem fazem ideia como funcionam ou sequer que existem

sou capaz de lá passar mas sem a bereco!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Bereco verdinha

Mensagem por RuFuS »

barrocas...o que há mais lá para testar de motas?

há ecoglady...evader? e e-max...? queria testar uma mas tou a ver que tenho que ir ao norte....
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”