defender TD5

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A_mais
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defender TD5

Mensagem por A_mais »

boas!!

tenho acompanhado este forum;

resolvi experimentar adicionar 10% (para começar) de ov novo no meu td5. estava um pouco receoso por ser um common rail e "land rover"... que em 115000km e 8 anos, nunca tive nenhum problema, mas... o range classic lá de casa ja teve pelo meu, pelo teu e pelo de quem apanhar...

até agora os resultados são surpreendentes, muito menos vibração em qualquer regime, menos barulho e os consumos talvez tenham baixado um bocado.

pelo que vi na tabela de bi compativeis nao é aconselhado usar mas de 35% ou 20% no verão?
land rover defender-2,5 td 5/1999-05/10p/5cyl./2492ccm/90kw/122,4ps/bhp/4200min-1/lucas/ui opção2

em relação à mudança de oleos e filtros tenho de fazer uma revisão em breve.
-uso oleo mineral 15w40 como sugerido aqui no forum (pelo fry, creio)?
-mudo de 10 em 10 mil em vez dos 20 recomendados?
-o td5 tem 2 filtros de oleo, um deles disseram-me que era so para o turbo e troca-se de 60 em 60 mil, convem mudar esse já também (tem 25mil agora)?
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A_mais
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Re: defender TD5

Mensagem por A_mais »

mais noticias...
já fiz 1000 km a ov10 (e b10). até agora só aspectos positivos:

menos trepidação do motor
menos barulho
melhor resposta em baixos regimes
menor consumo, mas ainda não consegui aferir quanto.

so ums pormenores que penso serem irrelevantes:
este sabado quando puxei por ele ainda um bocado frio deitou fumo preto, mas uns km a frente a mesma situação já não se verificou. penso que será o oleo a limpar o lixo acumulado.
acho tambem que baixou um bocado a velocidade maxima, mas atribuo isso à conjugação dois factotes: proximidade da revisão/ o ov a "sujar" o filtro de diesel

pss
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Re: defender TD5

Mensagem por A_mais »


para já continuo a notar só aspectos positivos, mas...
depois de umas pesquisas e aconselhamento de um moderador deste forum, vou ser "forçado" a reduzir a percentagem

como sugerido ando a pesquisar em foruns ingleses relativamente a utilização de ov (novo e usado) em motores td5.
para já tenho-me centrado em dois pormenores, que me deixam com a pulga atras da orelha:

diferença entre uso de ovu e ov novo, no referido motor
temperatura ambiente ( o que pode diferenciar um pouco os resultados em inglaterra e por cá)

pss
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Re: defender TD5

Mensagem por A_mais »

mais uns km a ov10 (e b15 prio), tou a fazer consumos que nunca fiz (ok, ok chegou o verão a bota de montanha passou para umas havaianas e o pé ficou mais leve (leia-se: dassss como o preço dos combustiveis!!!!)

entretanto ja fiz uma revisão mudei o filtro de gas...humm (não é bem filtro de gasoleo, tb não é de bio, tb não é de ov, tb por lá ja passou oleo 2t e hoje umas gotinhas de essencias, já não sei o que é que lhe posso chamar... ) mas nesse dito filtro estava um lodo no fundo!!! contudo o "liquido" que circulava no interior estava limpinho

/a parte as gotinhas de essencias de jasmim da china conseguiram reduzir o cheiro para metade!! /

como ja mencionei antes, reduzi de ov 15 para ov10, por ser o td5- injector-bomba, entretanto pesquisando noutros foruns, descobri que oo ditos injectores podem ser "rectificados" sem serem necessario trocar por novos, por isso mais para a frente vou sujeitar o "bicho" a percentagens maiores de ov (digo para já que inferiores a 25/30%)

...vamos ver...

pss
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Re: defender TD5

Mensagem por Fry »

olá

sugiro que não faças misturas de bd com ov. não são compativeis.
abraço.
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Re: defender TD5

Mensagem por A_mais »

que mártir....

pobre td5

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Fry
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Re: defender TD5

Mensagem por Fry »

não é só no teu... é em todos
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orbis
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Re: defender TD5

Mensagem por orbis »

isso carece de prova. o rpl tem feito misturas de bd e ovd e pelos vistos sem qq contratempo.

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klinzter
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Re: defender TD5

Mensagem por klinzter »

orbis Escreveu:isso carece de prova. o rpl tem feito misturas de bd e ovd e pelos vistos sem qq contratempo.
pelo menos já foi efectuado um teste, em misturar o bd e ovd, e não existiu qualquer alteração.


agora... ó rpl andava à 30% bd...
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Fry
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Re: defender TD5

Mensagem por Fry »

eu estou a avisar....

misturem b100 com ov num frasco de vidro, deixem repousar 3 a 4 semanas e reparem o que fica no fundo. não é glicerina, nem oleo vegetal... não sei o que é...mas é algo que vai certamente entupir os filtros.
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Re: defender TD5

Mensagem por klinzter »

fry Escreveu:eu estou a avisar....

misturem b100 com ov num frasco de vidro, deixem repousar 3 a 4 semanas e reparem o que fica no fundo. não é glicerina, nem oleo vegetal... não sei o que é...mas é algo que vai certamente entupir os filtros.

pois... ai já não sei...
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Re: defender TD5

Mensagem por Oinq »

resultado, não fiquem mais de 1 ou 2 semanas sem abastecer
Cumprimentos
Nuno Leitão

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Re: defender TD5

Mensagem por klinzter »

oinq Escreveu:resultado, não fiquem mais de 1 ou 2 semanas sem abastecer

então mais vale queimar tudo numa viagem grande
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Re: defender TD5

Mensagem por orbis »

só por curiosidade, deixem repousar tb ovu durante algumas semanas e vejam o que fica no fundo.... abraço.

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Luciano Kaefer
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Re: defender TD5

Mensagem por Luciano Kaefer »

orbis
esse procedimento é feito quando da recolha do ovu.
vc quer dizer que mesmo depois de decantado, limpo e filtrado, deixando algumas semanas parado, volta a decantar impurezas ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


pinto
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Re: defender TD5

Mensagem por pinto »

viva,eu já fiz a experiência de deixar por uma semana um garrafao de 5 lts cheio com ovu,lavado e filtrado,e o filtro é um pedaço de tecido.o óleo fica exactamente na mesma.
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Re: defender TD5

Mensagem por A_mais »

bem, retiro o que disse...

grande td5 60 litros no deposito mal aguentam uma semana quanto mais duas... 10/12 /100km

ps- ( fica o aviso tipo "no creo en las bruxas pero que los ai, los ai" isto, claro no melhor portinhol que conechem)
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orbis
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Re: defender TD5

Mensagem por orbis »

o óleo mesmo depois de lavado e seco, se ficar em repouso por períodos mais ou menos longos sofre modificações apreciáveis que se traduzem em depósitos, muitas vezes cristalinos no fundo do recipiente. a boa notícia é que são solúveis em gasóleo.
agora, muito do óleo que é fornecido, mesmo por empresas de recolha só é (mal) filtrado e portanto acumula-se também muita impureza de difícil solubilidade no fundo de depósito. e isto sim, dá problemas, é só uma questão de tempo. o ovu tem muitas virtudes, mas não tenhamos ilusões, é um combustível muito porco e com consideráveis riscos associados. temos de estar preparados para conviver com esses riscos e resolver os problemas.

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