Ford Fiesta 1.8D 1993

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Mensagem por hynek »

orbis Escreveu:este carro já usa 5w40 há alguns anos.
ok, se está habituado, não há problema
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

mco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sábado jul 07, 2007 2:49 pm
Localização: São João da Madeira

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Mensagem por mco »

hynek Escreveu:agora fica muito atento ao nível de óleo, pode começar a subir, este óleo é muito fino.

a associação não conseguirá a versão 10w40?

cumprimentos.
A consumir OVU a 100.000km ;)
Associado Nº29

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Mensagem por orbis »

tanto quanto sei, não existe.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Mensagem por Flamingo »

hynek Escreveu:agora fica muito atento ao nível de óleo, pode começar a subir, este óleo é muito fino.
subir?... só se for ov que se escape para o carter... se não for por isso e sendo o oleo mais fino, acredito é que o nivel desça... agora subir, pelo que eu conheço de mecânica não tou a ver como. certamente haverá algum motivo,... que eu desconheço... causador desse fenómeno.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Mensagem por orbis »

subir aqui, é passar para as câmaras de combustão através das folgas dos segmentos. logicamente, vai descer no cárter.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Mensagem por hynek »

orbis Escreveu:subir aqui, é passar para as câmaras de combustão através das folgas dos segmentos. logicamente, vai descer no cárter.
não, é mesmo subir o nível. o óleo mais fino não veda tão bem como um mais viscoso, por isso permite uma maior passagem do combustível não queimado para o cárter o que causa a subida do nível.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Mensagem por orbis »

nah....... com este motor isso não vai acontecer. parece uma máquina de costura daquelas antigas (singer).
tomara que os motores que se fazem agora fossem assim.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Do mal, o menos

Mensagem por orbis »

no meio do azar tive muita sorte.
afinal o problema da h1 era uma peça partida na bomba injectora. o fumo era provocado por combustível não queimado que passava para o tubo de escape. estrago: €150.
a minha dúvida é se o facto de ter posto algum ovd, terá ajudado a partir a bomba. mas como também nunca passei dos 10%, o contributo a ter havido, não deve ter sido grande.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Do mal, o menos

Mensagem por hynek »

orbis Escreveu:no meio do azar tive muita sorte.
afinal o problema da h1 era uma peça partida na bomba injectora. o fumo era provocado por combustível não queimado que passava para o tubo de escape. estrago: €150.
a minha dúvida é se o facto de ter posto algum ovd, terá ajudado a partir a bomba. mas como também nunca passei dos 10%, o contributo a ter havido, não deve ter sido grande.
com certeza de 99.9% diria que o ov não tem culpa. estas bi's partem com facilidade mesmo com gasóleo só. as recomendações do fórum são seguras.....

considera uma hipótese de trocar a bi, penso que as da galloper e das h100 dão para trocar. vou investigar e caso der, avanço para troca também.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Mensagem por orbis »

vê lá isso.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Mensagem por orbis »

o pessoal que foi ao lés a lés apercebeu-se que o fiesta na altura estava a dar alguns problemas, que se traduzirem numa paragem na recta do cabo por excesso de ar no circuito de alimentação. de facto, o primeiro problema do género já tinha acontecido uma semana antes, quando não quis pegar de manhã. verificamos em quarteira, que aquela torneirinha de jardim que andava a vedar o tubo de purga do ar, não estava nas melhores condições, pelo que trilhámos esse tubo no macaco do carro de forma a vedá-lo de forma improvisada e voltei assim para casa.
como bom português, deixei andar o carro assim mais de um mês. verdade também que não consegui encontrar torneiras iguais nem semelhantes. o carro nunca mais voltou a ser o que era. o motor não trabalhava com a mesma regularidade e soluçava com uma certa frequência.
na semana passada fiquei parado a 4 km de casa, tendo sido rebocado pela h1.
depois de vários testes conclui que o motor parava por falta de combustível. pensei primeiro num entupimento do filtro no depósito do combustível ou avaria na bomba de combustível. depois de alguma investigação, conclui que não podia ser porque este carro não tem uma coisa nem outra. o combustível é aspirado directamente pela bomba injectora.
durante este processo, recolhi amostras de combustível do interior do depósito e verifiquei que o combustível lá dentro estava aparentemente limpo, e apesar de estar a ovu70, a viscosidade não era grande, talvez devido aos 2% de gasolina. a mistura, estava até bastante fluida.
inspeccionei também todas as peças submetidas a aquecimento e arrefecimento frequente e verifiquei que após 4 meses e 7500 km de uso, todas estão impecavelmente limpas sem vestígios de polimerização.
pesando, os prós e contras meti mãos à obra e voltei a colocar o retorno do combustível para o depósito. todos os problemas de funcionamento acabaram. removi a maior parte do isolamento térmico, mantendo apenas entre o aquecedor e a bi, dado que o combustível ao voltar ao depósito arrefece de qualquer modo. a principal diferença é que agora o aquecedor eléctrico anda sempre ligado, mas aparentemente o óleo aquece bem e não se nota que isso afecte o funcionamento do carro. compreendo que do ponto de vista teórico o corte do retorno exista, mas do ponto de vista prático, no meu carro os problemas que estava provocar parecem-me muito superiores aos que eventualmente pode provocar o seu não corte.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Mensagem por hynek »

desenrascaste bem o problema, agora temos de analisar muito bem a razão disto. é curioso que alguns carros tem problemas e outros não. dos que conheço ou montei, uns 20% têm problemas com ar.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


heitorf
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 46
Registado: terça jan 22, 2008 1:49 am
Localização: Setubal

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Mensagem por heitorf »

olá orbis

por vezes meu jeep também tem comportamento semelhante de soluços...
certamente provocado por entrada de ar devido ao acréscimo de numero de tubos, braçadeiras e torneiras...
também tem o retorno da bi a fazer realimentação para a entrada do filtro.
por vezes tenho de abrir a torneira que está na saida do t que deriva para o tubo de retorno ao deposito.
ando assim uns minutos e volto a fechar, fica com a purga feita.
gostava de comprar um dispositivo de purga automático mas quando vejo o preço (perto de 50 euros) mudo de ideias (tenho de magicar e improvisar um
esse dispositivo ficaria instalado na saida da bi que é onde há uma pequena pressão positiva.
Ford Taunus 1.6 GPL
Opel Monterey 3.1 TD 48% (OV)

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Mensagem por Eletrico »

ola
por vezes embora não muitas esse tipo de mal já se tem passado também com o meu carro.
mas como como tenho kit duotanque e um sistema automático foi muito fácil resolver.
o que faço normalmente e quando noto isso e forçar uma purga.esta purga não e mais do que ter o carro a trabalhar com combustível de um tanque (diesel) e o retorno para o outro tanque (o.v.) durante um tempo que garanta que o combustível enviado ao tanque preencha todo o circuito.

para quem tem só um tamque o principio também pode ser utilizado.
basta para isso montar uma eletrovalvula que comute o retorno durante x tempo no arranque,para o tanque e depois passa para a bi.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Mensagem por orbis »

depois das últimas operações no fiesta verifiquei que os problemas não se resolveram completamente. houve perdas de força e engasganços, o que me levou a ter fortes suspeitas de que houvesse entupimento parcial do tubo de combustível no depósito. desliguei o tubo de alimentação do pré-filtro a liguei-ao compressor, tendo primeiro tirado a tampa do depósito. até "nevoeiro" por lá saiu. abasteci com gasóleo, aumentei a percentagem de gasolina e coloquei aquele produto do f. torres. parece estar tudo bem.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Mensagem por Flamingo »

orbis Escreveu: (.................)
pesando, os prós e contras meti mãos à obra e voltei a colocar o retorno do combustível para o depósito. todos os problemas de funcionamento acabaram. (................)
orbis, pelos sintomas descritos, o que te pode estar a acontecer é o filtro estar a colmatar por água, que foi o que me aconteceu a mim ao fim de fazer aproximadamente 25 km com um filtro novo.
a razão deste meu raciocinio é a seguinte:
como tinhas a realimentação feita, o combustivel fica a circular na tubagem do motor, ou seja, já não regressa ao depósito. depois de aquecido, a possivel água que ainda contenha separa-se deste com maior facilidade, e essa água vai-se depositar e acumular no fundo do filtro. o combustivel vai sendo queimado, mas a água manten-se acumulada no filtro e cada vez mais!!! a certa altura atinje o tubo de sucussão existente dentro deste e é aí que o motor começa a falhar.
reencaminhando o retorno novamente para o depósito, juntamente com o combustivel vai também a água, desta forma diminui-se o risco de acumulação de água no filtro. o combustivel anda à roda, (depósito-motor e motor-depósito) e a água que possa conter misturada também...
procura andares munido de tubo e 2 abraçadeiras, (se necessário), e ferramenta. se voltar a acontecer, nessa altura faz ligação direta à bi sem passar pelo filtro e faz meia duzia de kms, só para expermentares. eu fiz cerca de 200km assim, sei que não agi correto mas tirei daí uma lição... a partir daí, volta e meia faço purga da água no filtro (no caso o meu filtro tem parafuso de purga no fundo...) e nunca mais tive problemas...
um abraço...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Ford Fiesta 1.8D 1993

Mensagem por orbis »

não era água. eu de vez em quando também purgo o meu.

Responder

Voltar para “Diário de bordo do meu veículo a OVD”