ESQUEMA DE REACTOR CASEIRO (INOX)

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

VascoRibeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado mai 03, 2008 12:27 pm

Re: ESQUEMA DE REACTOR CASEIRO (INOX)

Mensagem por VascoRibeiro »

escalavardo Escreveu:paulosga, o teu esquema está muito bom. apenas discordo num ponto. acho que não é necessário chegar aos 90° para retirar a água do óleo.. 70° penso que seja suficiente.. porque se fizeres a 90°, depois tens de esperar que a temperatura baixe, e isso pode demorar horas.. penso eu de que..
existem apenas dois tipos de secagem e se querem a mais rapida, o melhor é aquecer o biodiesel a pouco mais de 100ºc durante cerca de 15 minutos ou até não sair vapor nenhum. só assim poderão ter a certeza de que o biodiesel está anidro.

edit: esqueci de referir que para o bem da saude dos vossos motores o biodiesel não deve conter uma percentagem de água superior a 0,05% - ou seja, por cada litro de biodiesel, so podem ter 0,05 litros.

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: ESQUEMA DE REACTOR CASEIRO (INOX)

Mensagem por escalavardo »

sim, quanto mais aumentares a temperatura, mais depressa retiras a água, isso é um facto.. mas se tiveres algum tempo, se fizeres a 70°, tens duas vantagens: não gastas tanta energia (e é um gasto singificativo, imagina se tiveres um processador de 1000 litros ou 2000 litros), e ao mesmo tempo depois não tens de esperar horas para que a temperatura baixe novamente.
3º sócio novaenergia


Autor do tópico
Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: ESQUEMA DE REACTOR CASEIRO (INOX)

Mensagem por Fry »

cuidado..... há bombas dos reactores que podem não aguentar 100º. eu seco bem sem chegar a temperaturas tão elevadas.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: ESQUEMA DE REACTOR CASEIRO (INOX)

Mensagem por RED BARON »

vascoribeiro Escreveu:
escalavardo Escreveu:paulosga, o teu esquema está muito bom. apenas discordo num ponto. acho que não é necessário chegar aos 90° para retirar a água do óleo.. 70° penso que seja suficiente.. porque se fizeres a 90°, depois tens de esperar que a temperatura baixe, e isso pode demorar horas.. penso eu de que..
existem apenas dois tipos de secagem e se querem a mais rapida, o melhor é aquecer o biodiesel a pouco mais de 100ºc durante cerca de 15 minutos ou até não sair vapor nenhum. só assim poderão ter a certeza de que o biodiesel está anidro.

edit: esqueci de referir que para o bem da saude dos vossos motores o biodiesel não deve conter uma percentagem de água superior a 0,05% - ou seja, por cada litro de biodiesel, so podem ter 0,05 litros.
caro vasco, existe aqui uma pequena incorrecção. se concordar ficará assim:
ou seja, por cada 100 litros de biodiesel, so podem ter 0,05 litros


VascoRibeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sábado mai 03, 2008 12:27 pm

Re: ESQUEMA DE REACTOR CASEIRO (INOX)

Mensagem por VascoRibeiro »

obrigado red baron, era isso que queria dizer,
desculpem o lapso.


ustaka
Membro
Membro
Mensagens: 9
Registado: terça mai 27, 2008 4:02 pm

Re: ESQUEMA DE REACTOR CASEIRO (INOX)

Mensagem por ustaka »

boas......
tou a pensar construir este reactor.......alguem tem fotos dum ja construido pa ser mais facil visualizar??

obrigado

Avatar do Utilizador

paulosga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 153
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 am
Localização: República das Bananas

Re: ESQUEMA DE REACTOR CASEIRO (INOX)

Mensagem por paulosga »

se estás a pensar no 1º, tens aqui http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=6&t=2027

se é o 2º, vais ao site do autor que referi
Sócio Nº46


treks
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: sábado fev 09, 2008 8:26 pm
Localização: Bragança

Re: ESQUEMA DE REACTOR CASEIRO (INOX)

Mensagem por treks »

um dia destes mando-me a fazer uma coisa destas!

lol

[]
Bragança também é Portugal!
Apareçam cá a beber um copo!


Carlos Filho
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: sábado jan 24, 2009 3:14 pm
Localização: Remanso-BA, Brasil

Re: ESQUEMA DE REACTOR CASEIRO (INOX)

Mensagem por Carlos Filho »

olá, espero que estejam bem. sou novo aqui no fórum e também gostaria de participar da troca de informações (mais aprender que opinar - vocês são muito bons). minhas dúvidas são:
- no segundo esquema de reator (paulosga), para que serve a válvula v5, as saídas de vento e como instalar o termostato no reator? (esse é ótimo, mas existe algum outro esquema feito por vocês)?
- uma única bomba pode fazer todo o trabalho (sucção, agitação, etc.)
- durante a reação, se faz necessário colocar alguma saída de vapores? (com o aumento da temperatura, a pressão de vapor dentro do reator aumenta bastante não é)?
- existe algum meio eficaz para de desidratar etanol (na região que moro é muito difícil conseguir metanol). a adição de cao para formar ca(oh)2 é um processo viável?
- vocês já ouviram falar em purolita pd 206 para lavagem a seco?
espero não estar abusando da boa vontade de vocês e fico muito grato pelas informações.
atenciosamente,
carlos filho.
ps.: se puder ajudar, fico a disposição.


cristianopqu
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta mar 25, 2009 2:18 am

Re: ESQUEMA DE REACTOR CASEIRO (INOX)

Mensagem por cristianopqu »

paulosga
sou novo por aqui fiquei interessado pelo sistema que você citou de lavagem à seco,
por favor eu ja conheço também algumas tecnologias neste caminho e gostaria de compilar algumas informações para desenvolver um sistema eficiente e barato. minha preocupação com este assunto é com a qualidade do produto ja que uso b100 em caminhões novos e grandes quantidades.

grato
paulosga Escreveu:segundo o autor destes esquemas não há necessidade das lavagens, desde que seja feita a destilação do metanol.
vou fazer a experiência a fim de confirmar a teoria, depois coloco os resultados no tópico "lavagem sem água".

este método só é viável para produção caseira, pois teremos de esperar uns bons dias para as impurezas assentarem.

se quiseres mais informação vai a http://www.graham-laming.com

Avatar do Utilizador

gravedigger
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 32
Registado: quinta mai 22, 2008 3:52 pm

Re: ESQUEMA DE REACTOR CASEIRO (INOX)

Mensagem por gravedigger »

neste site utilizam cobre nos tubos, http://www.graham-laming.com/, pensava que era um dos materiais a evitar!


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: ESQUEMA DE REACTOR CASEIRO (INOX)

Mensagem por Geogalhano »

red baron Escreveu:
vascoribeiro Escreveu:
escalavardo Escreveu:paulosga, o teu esquema está muito bom. apenas discordo num ponto. acho que não é necessário chegar aos 90° para retirar a água do óleo.. 70° penso que seja suficiente.. porque se fizeres a 90°, depois tens de esperar que a temperatura baixe, e isso pode demorar horas.. penso eu de que..
existem apenas dois tipos de secagem e se querem a mais rapida, o melhor é aquecer o biodiesel a pouco mais de 100ºc durante cerca de 15 minutos ou até não sair vapor nenhum. só assim poderão ter a certeza de que o biodiesel está anidro.

edit: esqueci de referir que para o bem da saude dos vossos motores o biodiesel não deve conter uma percentagem de água superior a 0,05% - ou seja, por cada litro de biodiesel, so podem ter 0,05 litros.
caro vasco, existe aqui uma pequena incorrecção. se concordar ficará assim:
ou seja, por cada 100 litros de biodiesel, so podem ter 0,05 litros
eu tenho um colega que deixa o biodiesel a "amadurecer" nos garrafões abertos para a água evaporar, fica assim durante um mês numa zona quente ou ao sol.ao fim de um mês fica transparente sem água nenhuma, isto para quem não tem pressa e não quer encarecer o sistema.


Geogalhano
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 76
Registado: segunda mai 30, 2011 3:38 pm
Localização: Seixal-Portugal

Re: ESQUEMA DE REACTOR CASEIRO (INOX)

Mensagem por Geogalhano »

existem aqui algumas imprecisões. se aquecerem a 100ºc não é só a água que evapora o metanol também desaparece.

Responder

Voltar para “BioDiesel”