Fiat Palio Electrico (Brasil)

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Fiat Palio Electrico (Brasil)

Mensagem por Bluesky »

_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Fiat Palio Electrico (Brasil)

Mensagem por serges »

Imagem
tem cara de palio, acabamento de palio e é um palio, mas custa cerca de 40% mais caro. por quê? não procure a resposta no acelerador. levam-se 28 segundos para chegar a 100 km/h, e de 110 km/h não passa. esqueça o velocímetro, mas continue olhando para o painel. perceba que os marcadores de temperatura do motor, do nível de combustível e o conta-giros sumiram. foram embora junto com o motor 1.0 fire, o tanque de combustível e o cano de escapamento. esse fiat palio é elétrico, recarrega na tomada. e, se você plugar na parede em horário de tarifa reduzida, o custo por quilômetro rodado fica baixíssimo, como se ele fizesse 60 km/l de gasolina. falando assim, os 37,8 cavalos de potência começam a ficar mais agradáveis.

o palio elétrico nasceu a pedido da itaipu binacional, a maior usina hidrelétrica do mundo... e dona de uma frota movida a gasolina. agora a casa de ferreiro quer ter espetos de ferro, e alinhavou com a fiat um contrato de desenvolvimento de tecnologia de cinco anos. "até 2008, a meta é tornar esse protótipo viável. nacionalizar peças, baixar o custo, aumentar a autonomia e diminuir o tempo de recarga", diz carlos eugênio dutra, diretor de produto da fiat. o palio elétrico quer lugar na frota de empresas geradoras e distribuidoras de energia - vaga deixada, nos anos 80, pelo gurgel itaipu.
a primeira coisa que chama a atenção é o silêncio. você vira a chave e parece que não ligou. o palio desliza tão sorrateiramente que, para evitar acidentes, uma campainha apita quando estamos em marcha à ré. o motor não grita nem quando subimos ladeiras.

o palio elétrico vai mal no 0 a 100 km/h, mas é esperto na cidade. tem mais torque que a versão 1.4 e essa força é entregue na hora, sem vacilo, como nos carrinhos de trombada do parque de diversões. em arrancadas, chega a cantar pneu. verdade seja dita, parte da derrapagem se deve ao fato de a fiat não ter recalibrado a suspensão dianteira. o protótipo é apenas 69 quilos mais pesado que o modelo 1.0 original, mas a distribuição de peso mudou bastante: o eixo dianteiro, que concentrava 63% do peso, agora tem 48%. na frente, o motor elétrico pesa apenas 42 quilos; atrás, 165 quilos de baterias tomaram o lugar do estepe (em caso de emergência, há um compressor de ar portátil e uma lata de líquido veda-furos).

baterias sempre foram o problema dos carros elétricos. grandes, pesadas, têm pouca autonomia e, quando gastas, viram lixo tóxico. "as do palio são diferentes. parte é reciclável, parte é biodegradável", afirma dutra. segundo a fabricante do sistema elétrico, a suíça mes-dea, a bateria tem vida útil de 150000 quilômetros.

flex: 110 e 220 volts

para recarregar, qualquer parede serve. a intensidade de corrente é de até 16 ampères, menos que um chuveiro elétrico, e ele aceita 110 e 220 volts. basta adaptar uma tomada industrial e plugar. a bateria aquece até 270oc e, então, começa a encher. o abastecimento pode parar e recomeçar, sem danos. ainda bem, porque a recarga completa leva oito horas. tanto descanso, diz a fiat, garante ao palio fôlego para 110 quilômetros na estrada ou 120 em ciclo urbano.

a autonomia cresce na cidade porque um alternador aproveita as desacelerações para carregar a bateria. basta apertar o botão "recupero". além de garantir mais uns 20 quilômetros, serve para cumprir a função de freio motor, ausente num carro elétrico. além de ser estranho no dia-a-dia, seria temerário conter o carro só no pedal, numa descida longa como a da rodovia dos imigrantes.
o sistema de freio é original do palio, apenas o servo ganhou uma bomba elétrica, para gerar o vácuo que viria do motor a combustão. aliás, tudo foi aproveitado, do radiador à bateria. ela alimenta o que, em outros carros, nós chamaríamos de "parte elétrica". tanto aproveitamento porque a fiat quer criar um carro de frota: simples, eficiente e sem vaidade. mas, quer saber? para ir ao trabalho, por 10000 reais, eu teria um.
quanto é que custa em euros???

enganaram se no país eu comprava um se por cá estivesse!

mais bonito assim blue!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Fiat Palio Electrico (Brasil)

Mensagem por serges »

10.000 reais = 3,823.1403€ é dado!!!!!!!

confirmem se é verdade!



cá era as duzias!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Fiat Palio Electrico (Brasil)

Mensagem por Bluesky »

sim, é uma pechincha mas nao é um super-desportivo. apesar disso nao perde a sua graça #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Fiat Palio Electrico (Brasil)

Mensagem por Njay »

agora a casa de ferreiro quer ter espetos de ferro, e alinhavou com a fiat um contrato de desenvolvimento de tecnologia de cinco anos. "até 2008, a meta é tornar esse protótipo viável. nacionalizar peças, baixar o custo, aumentar a autonomia e diminuir o tempo de recarga", diz carlos eugênio dutra, diretor de produto da fiat.
gostei. só mostra que há pessoas muito inteligentes no brasil. quando derem por ela estão a exportar para o resto da américa do sul.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Fiat Palio Electrico (Brasil)

Mensagem por serges »

njay Escreveu:
agora a casa de ferreiro quer ter espetos de ferro, e alinhavou com a fiat um contrato de desenvolvimento de tecnologia de cinco anos. "até 2008, a meta é tornar esse protótipo viável. nacionalizar peças, baixar o custo, aumentar a autonomia e diminuir o tempo de recarga", diz carlos eugênio dutra, diretor de produto da fiat.
gostei. só mostra que há pessoas muito inteligentes no brasil. quando derem por ela estão a exportar para o resto da américa do sul.
com as baterias made in europe, a mes dea é a fabricante das famosas "zebra" mas por cá o preço das baterias é o preço do automóvel lá! no mínimo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

ZEV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 236
Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am

Re: Fiat Palio Electrico (Brasil)

Mensagem por ZEV »

o preço reflecte, obviamente, a capacidade financeira do mercado onde se insere.

o preço aqui nunca poderia ser esse, por ter de se incluir as despesas de transporte, legalização p/ estar conforme as normas europeias, legalização p/ as leis portuguesas, imposto disto e daquilo e mais imposto acima de tudo...


mas... eu consideraria um carro assim, de certeza.
haja confiança nos produtores que um carro assim tem mercado!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Fiat Palio Electrico (Brasil)

Mensagem por Bluesky »

_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”