Alterações Corsa 1.5 D

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Flamingo »

flamingo..

não existe inconveniente algum em que o retorno da injecção ligue antes do permutador no turbo..convem lembrar que a temperatura normal do circuito de refrigeração ronda os 90º..

tendo em conta a utililação do turbo como forma de permuta, o combustivel também pode chegar a essas temperaturas essas temperaturas? eu não tenho nada para medir temperaturas... e tendo em conta a crise, queria ver se não fazia mais despesas com o assunto para já...

tambem é de toda a conveniencia verificar o estado de limpeza do circuito de refrigeração do turbo já que poderá estar "encascado" por efeito de utilização de produtos menos indicados para o sistema de refrigeração..talvez não seja má ideia colocar um filtro a montante..pelo menos nos primeiros tempos..
é minha intenção que o filtro fique entre a permuta e o aquecedor electrico...

outra situação a verificar e solucionar é a posição da valvula de leitura de temperatura que está na fotografia..
esta valvula tenho intenção de a manter no lugar ou então, se arranjar, colocar uma no lugar dessa para fazer a leitura da temperatura (tipo as fae...)


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por visitante »

vivam ...

flamingo..essa valvula..ou outra..poderá muito bem ser aproveitada para ligar a um manometro informativo da temperatura..

a temperatura que o combustivel atingirá nunca será a suficiente para lhe causar perturbações ás caracteristicas..nem danos a montante..no entanto a mesma deverá ser verificada..e se necessario corrigida..talvez até seja melhor verificar qual a temperatura que o combustivel apresenta á saida para então decidir que ponto do circuito de alimentação vai servir..

abraço
[***************]

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Flamingo »

vou tentar encontrar uma valvula tipo as fae que fazem leitura de temperatura. por estas bandas arranjo facil quem a adapte se não tiver a mesma rosca, depois é só colocar dentro da carrinha um manómetro indicador, mas em principio será temporário...
agradecido pela ajuda.
um abraço...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

ola
retornando ao assunto do tópico.
o velho corsa continua a dar-se bem com o o.v. (embora tenha outras dificuldades).
depois de montar um permutador hidráulico foi mantido a percentagem de 60% de o.v. e verificado as temperaturas. assim como as voltas eram sempre pequenas fiquei a aguardar que uma maior viagem de proporcionasse para reportar as mesmas. como tal no fim de semana passado fiz uma viagem de mais ou menos 100km as temperaturas atingidas nunca passaram de 45ºc.levando em conta a capacidade do permutador hidráulico e como também tem um eléctrico estas temperaturas não fazem sentido.como tal arrisquei ontem uma percentagem mais alta desta feita 72% o.v. + 3% gasolina + 25% diesel durante o dia gastei +/- 8l deste combustível.
como tenho andado a recondicionar todo o carrito aos bocadinhos conforme tenho tempo (bem precisava) aproveitei para tirar uma vela para verificar como se encontrava em termos de resíduos de queima e o resultado e isto:
Imagem
tem alguma goma mas parece-me normal ,aqui da para ver melhor
Imagem
também como já estava a mexer por perto aproveitei para tirar a curva de escape ao que deu para perceber também não há nada no colector no entanto ainda e muito cedo para que possa aparecer alguma coisa mal ,de qualquer forma fica o registo do que se tem passado.

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Flamingo »

eletrico Escreveu:ola
retornando ao assunto do tópico.
o velho corsa continua a dar-se bem com o o.v. (embora tenha outras dificuldades).
depois de montar um permutador hidráulico foi mantido a percentagem de 60% de o.v. e verificado as temperaturas. assim como as voltas eram sempre pequenas fiquei a aguardar que uma maior viagem de proporcionasse para reportar as mesmas. como tal no fim de semana passado fiz uma viagem de mais ou menos 100km as temperaturas atingidas nunca passaram de 45ºc................
eletrico Escreveu:ola
flamingo e muito estranho esse carro não aquecer em 12km.
o meu corsa embora não aqueça muito em pouco mais de 7km (casa trabalho) já se nota qualquer coisa.
e bom veres se há alguma coisa menos bem.

quando se mexe nos tubos (aconteceu no meu carro e não matei o motor só porque não calhou) podem soltar-se resíduos (ferrugem por exemplo) que se alojam nas passagens mais estreitas dificultando a passagem da agua e por consequência logo maior dificuldade de aquecimento,no entanto se antes das alterações era esse o comportamento tudo bem.
com respeito ao efeito adverso do permutador penso ser correto pois deixa passar calor da zona mais quente para a mais fria independentemente se e agua ou o.v.
cumprimentos
tás a ver que afinal o teu também não aquece assim como tu dizias, e mais a viagem foi de cerca de 100 km....

bem, mas agora mudando o assunto aconselhote o seguinte:
primeiro vê se esse aparelho que tens para media a tempera é eficaz ou se é apenas uma miragem. compara os valores que ele dá com outro aparelho. podes estar a atingir temperatura que não estás a ler...
depois vê se a agua que entra no permutador leva temperatura suficiente, e tendo em conta o que já por aqui relatas-te, vê se não entrou lixo e agora as placas do permutador estão obstruidas e não aquecem por ausencia de circulação da água...
depois vê se do jeito que o instalas-te é a melhor forma de tirar proveito da água quente fornecida pelo motor.
por ultimo, expermenta medira as temperaturas com o carro parado e o motor a trabalhar ao relanti até este ligar a ventoinha...

quando a ventoinha liga, deves atingir nessa altura atemperatura maxima de aquecimento do ov pelo meio de permutação...

abraço...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

flamingo Escreveu: tás a ver que afinal o teu também não aquece assim como tu dizias, e mais a viagem foi de cerca de 100 km....

bem, mas agora mudando o assunto aconselhote o seguinte:
primeiro vê se esse aparelho que tens para media a tempera é eficaz ou se é apenas uma miragem. compara os valores que ele dá com outro aparelho. podes estar a atingir temperatura que não estás a ler...
depois vê se a agua que entra no permutador leva temperatura suficiente, e tendo em conta o que já por aqui relatas-te, vê se não entrou lixo e agora as placas do permutador estão obstruidas e não aquecem por ausencia de circulação da água...
depois vê se do jeito que o instalas-te é a melhor forma de tirar proveito da água quente fornecida pelo motor.
por ultimo, expermenta medira as temperaturas com o carro parado e o motor a trabalhar ao relanti até este ligar a ventoinha...

quando a ventoinha liga, deves atingir nessa altura atemperatura maxima de aquecimento do ov pelo meio de permutação...

abraço...
pois sem querer adiantar muito limito-me a citar um comentário que já por aqui vi varias vezes "ate ao lavar dos cestos ainda e vindima"...
nem tudo o que faço escrevo pois sempre tenho muito que fazer e pouco tempo...
estou a ser acompanhado por um mecânico experiente .... que me ajuda nestas coisas...
também pelo hynek que tem sido incansável em me aturar... e de o.v. ele sabe (entre outras coisas).
no entanto esta previsto a verificação da temperatura por outro equipamento...
ha e com respeito ao que escrevi do aquecimento do carro ...não mudo uma virgula...
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Flamingo »

como eu disse na altura, as temperaturas de funcionamento dos motores variam de marca para marca. sobre o permutador que fiz, quando fiz teste sobre ele não foi com medidor de temperaturas (termometro), foi de forma diferente.
para controlo da temperatura do aquecimento electrico que idealizei e depois das pesquisas que fiz, achei que a valvula da fae (ref. 37730) podia ser uma mais valia apesar de ser em latão.
já com ela instalada no carro mas ainda sem estar a fazer o serviço para que foi adquirida, liguei-lhe um fio e outro à bateria ambos a alimentar uma lampada, para saber a temperatura que o permutador que eu fiz fornecia. (na altura até foi para mostrar ou dar uma resposta ao sr hynek). desde o trabalho até casa, a lampada manteve-se sempre acesa, isto quer dizer que o termocontacto estava fechado, logo o combustivel estava abaixo dos 75º (que é a temperatura de abertura da mesma).
cheguei a casa e deixei a carrinha a trabalhar ao relanti uma vez que tinha previsões de sair novamente e não parei o motor para continuar a experiencia. esteve cerca de 10 a 15 minutos ao relanti. quando regressei para então sair a lampada tinha-se apagado, sinónimo de temperatura do combustivel acima dos 75º... mas tem mais, como eu estava só com diesel, quando arranquei, notava-se no motor um trabalhar esquesito, parecia falta de força, e ouvia-se uma espécie de gralhar quase como fazemos com água na boca. mas era uns sintomas que nem sei descrever bem. com o inicio da carrinha em marcha, o trabalhar do motor voltou aos poucos ao normal...
arranquei, e ao fim de cerca de 3 kilómetros a luz voltou a apagar, sinónimo de temperatura abaixo dos 70 graus, e enquanto circulei não voltou a acender...
nesse dia fez vento frio...

bem, o que eu quero dizer é que os 7 kilometros que fazes até o teu emprego, podem não ser suficientes para o ov aquecer, e em estrada, com a deslocação/andamento do carro passa ar pelo radiador e arrefece melhor a água. por isso é que eu digo para expermentares com o motor ao relanti e o carro parado. é a situação em que terás mais possibilidade de atingir temperaturas mais elevadas, daí podes tirar conclusões que podem ser uteis para saberes o que fazer de seguida...

será bom deixar claro que tudo o que eu tenho tentado fazer é no sentido da ajuda, e é para isso que eu sempre escrevi e continuo a escrever estes "testamentos"...

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por klinzter »

tópico mudado para o local certo:!:
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

ola
estou a construir um tamque para o meu carro porem tenho uma dificuldade,e com a boiá de nível para o tanque.eu precisava de uma que me desse saída de 0 a 12v.alguém sabe de alguma coisa destas ou algum carro que equipe com alguma coisa parecida ?talvez conseguísse num sucateiro mas precisava era saber onde procurar
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

ola
há cerca de mais ou menos dois meses e meio reportei aqui uma avaria ocorrida como alternador do corsa.na altura foi colocado em causa que o acréscimo de equipamento para aquecimento e gestão do o.v.,tinha sido responsável pela falência do alternador.

posto isto foi colocado então um amperímetro para ser possível analisar o comportamento do alternador.todos os testes realizados quer com aquecimento ou sem ele de dia ou de noite ,sempre são basicamente iguais.

ou seja após o arranque ,o alternador compensa a descarga da bateria em cerca de um minuto,de dia e em cerca de dois de noite.como tal a conclusão depois de todo este tempo de testes e que a falência do alternador não teve uma relação directa com o acréscimo de equipamento para aquecimento.

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

outro assunto.
com respeito ao tanque,já se encontra instalado e equipado com boia de nível igual a que esta no tanque original. neste tanque foi instalado também um sensor de nível mínimo do tanque,para que ao chegar a esse ponto passe automaticamente para o tanque de diesel.alem disso a passagem de boia do tanque de diesel para boia do tanque de o.v.e automática.

Imagem
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

ola
uma nota mais no diário de bordo.
o velhinho corsa continua de boa saúde e recomenda-se
habituado as voltinhas por aqui pela zona ,já fazia algum tempo que não se metia a estrada a sério.então la foi ele esticar as rodas para o lés a lés no domingo.olhen so para o seu ar de satisfação a apanhar banhos de sol em quarteira.
A fritadeira do nosso amigo Eléctrico.jpg
A fritadeira do nosso amigo Eléctrico.jpg (25.57 KiB) Visto 12030 vezes
no regresso vinha mais morto o dono do que o carro um agradecimento em especial ao rpl e patroa pela companhia no regresso.foi mais uma viagem de testes de estrada que correu muito bem.com algumas peripécias e nervos em franja no meio do alentejo.
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

um apontamento em termos de legislação.
posto que os testes ao carro estão feitos e a funcionar,então e para manter,assim dei seguimento a parte legal da coisa.

1º isp
então la fui a peniche esta manhã.
dirijo-me a secção de impostos especiais sobre consumo ja com uma minuta escrita ao computador tudo xpto e bota na secretaria.(usei o modelo disponibilizado pelo klinzter).
não serviu pois o modelo que vigorava na alfandega não era igual (faltava umas coisitas).
la me deram uma folha com a declaração e uma coisa assim:
declaração.JPG
declaração.JPG (63.41 KiB) Visto 12014 vezes
os espaços em branco não estão preenchidos porque alertei que não era possivel determinar com certeza aquilo que eles queriam.
assim depois tive de escrever os km do carro.
la tiraram as copias de bi e nfc e confirmaram tudo

um ponto de interesse e que para o caso o documento tanto pode ser por abastecimento como pela quantidade que temos para por.
outro aspecto que mencionei mas não foi dado muito seguimento,e que no decreto de lei que transitou das normas europeias para a lei portuguesa fala de isenção ate aos 5% de incorporação,o que eu queria saber e se sendo mais que 5% se tenho de pagar tudo ou se se pode descontar esses 5%.
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

vegetalcar
Membro
Membro
Mensagens: 12
Registado: segunda abr 28, 2008 2:49 pm

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por vegetalcar »

lei 62/2006

artigo 10.º
utilização de carburantes com teor de biocombustível superior a 5%
1 - quando haja utilização de biocombustível em mistura com o gasóleo em percentagens superiores a 5% em veículos não adaptados, é obrigatório o controlo dos efeitos da sua utilização no ambiente, nomeadamente no que se refere às emissões para a atmosfera.

-----
em relação a esse dado nao encontrei nada por isso não deve ser

cumprimentos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

ola
esse decreto ja por aqui foi vis e revisto dúzias de vezes
porem com respeito ao que e mencionado tenho ainda algumas duvidas:
1º no caso de veículos não adaptados,como e feito esse controlo e nas inspecções periódicas? se e qual e a diferença ente essa inspecção e as normal?
2º no caso de veículos adaptados ,como se faz para comprovar da sua correcta adaptação? há alguma certificação no sector das conversões para o ov? há algum organismo que ateste que o veiculo x esta correctamente adaptado e como tal com competência para poder atestar isso em livrete ?

vegetalcar como és operador no ramo gostava de saber o que tens a dizer sobre tais questões,as quais presumo que tiveste de saber antes de te lançares nesta área.

se já existe procedimentos,óptimo explica-nos como se faz ,podes crer que todo o fórum te dirá :obrigado
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por visitante »

vivam ...

flamingo...conforme já afirmei por diversas ocasiões..nas ipo..até ao momento e pela minha pratica..o que tem acontecido é alguma surpresa pelos valores baixissimos de emissões..não existe uma verdadeira verificação dedicada..e nem da parte dos inspectores uma competencia técnica que os avalize..para daí retirarem conclusões..estão limitados aos valores e se estes se enquadram nos parametros estabelecidos..

claro que objectos "estranhos" na bacia do motor lhes despertam atenção e motivo para questões..umas de ambito estritamente profissional e outras já de ambito particular..e aí há que lhas saber satisfazer..são técnicos limitados no que aos items a verificar concerne mas sobretudo são pessoas.. e como tal interessadas em "novidades"..e se bem explicadas tanto melhor..

estamos num patamar..ou deveriamos estar..em que os meios justificam os fins..ou seja..a forma de adaptar os motores á utilização pode ser diversa..o objectivo é comum..poluir menos..a triagem da aptidão deste ou daquele sistema pertencerá sempre aos utilizadores..é por este conceito que existem tantas marcas disto e daquilo..todas diferentes neste ou naquele aspecto..nesta ou naquela aplicação..mas existem e teem mercado..

abraços
[***************]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

ola
[***************] trocou o nik ou o tópico
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

ola
faltava-me aqui um apontamento sobre as inspecções,então cá vai.
na passada sexta feira depois de vir da alfandega fui a ipo falei com o inspector (chefe) sobre o assunto e acabei por lhe mostrar o que tinha no carro para assim me poder dar o seu parecer.e ele na sua boa vontade o fez.uma das conclusões e que teria de haver instaladores certificados.indicou-me que o material tem de ter conformidade ce e que o ideal era contactar ao imtt antiga dgv para saber como proceder para a legalização das adaptações. ainda não tive oportunidade de o fazer.mas muito cuidado com as inspecções porque segundo o inspector ao ser detectado pode dar deficiência tipo 2 que acarreta um processo por parte dos centros para o imtt.isto esta muito longe de estar tratado correctamente ,mas temos de ter calma e paciência para conseguir.cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por visitante »

vivam ....

electrico...troquei o nick..é o que dá quando se está a escutar isto http://br.youtube.com/watch?v=_sm7whfulvq

um abraço
[***************]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

ola
o velhinho corsa la vai andando e de boa saúde,já fez perto de 12500km com varias %.presentemente esta a fazer 75% o.v + 3% gasolina + 22% diesel. como o mais fácil de ver o que se passa nas câmaras de combustão e pelas velas la fui tira-las de novo.as velas estão com boa aparência, secas ,porem nota-se uma ligeira fuligem.desde há algum tempo venho a notar uma ligeira perca de capacidade para atingir os 120km/h mesmo em caminhos com pouca inclinação o que não era costume.como tal e numa primeira abordagem vai ser adicionado um produto corrente para limpeza dos injectores.
vamos a ver o que acontece
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Diário de bordo do meu veículo a OVD”