Fabricacion de Biodiesel a partir de aceite crudo de soja

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder

Autor do tópico
juanjocre
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo jan 27, 2008 3:39 pm

Fabricacion de Biodiesel a partir de aceite crudo de soja

Mensagem por juanjocre »

estimados amigos:

hace tiempo intento fabricar biodiesel a partir de aceite crudo de soja sin lograr obtener resultados satisfactorios, no logro la separacion de la glicerina del aceite y se me forma mucha espuma en la parte superior, es mas en algunas de las pruebas el aceite me ha quedado como un gel absolutamente todo.
agradeceria me informaran ya que no he tenido ningun problema con otros aceites partiendo de refinado y es de suma importancia para mi esto ya que eh desarrolado un producto a partir de biodiesel y necesito lograrlo a partir de aceite de soja cruda

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Fabricacion de Biodiesel a partir de aceite crudo de soja

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

para podermos lhe ajudar, vc deveria descrever todo o seu processo, ou procurar nos tópicos já abertos sobre a transesterificação de óleo crú. dá trabalho, mas é o único jeito de conseguir resultados.
se puderes, poste lá na seção de apresentações, uma descrição sobre sua pessoa. fica mais fácil sabermos com quem estamos falando.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
juanjocre
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo jan 27, 2008 3:39 pm

Re: Fabricacion de Biodiesel a partir de aceite crudo de soja

Mensagem por juanjocre »

gracias luciano por contestarme.

el proceso de fabricacion de biodiesel que yo utilizo es el basico.

1000 cm3 de aceite
200 cm3 de metanol
3 a 5 grs de soda ( dependiendo se la calidad de la misma )

con esta formulacion hice biodiesel de distintos aceites coco, mani, soja, girasol, etc pero todos eran refinados no crudo. se que hay mucha gente que lo esta realizando con aceite de soja crudo lo cual baja los costos de produccion considerablemente.
por este motivo y es que me gustaria saber cmo lo hacen uds con crudo de soja ya entientado varios metodos hasta el acido-base pero no he logrado los resultados esperados y no encotre poss que se refiera justamente al tema de crudo
saludos

muito obrigado

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: Fabricacion de Biodiesel a partir de aceite crudo de soja

Mensagem por RED BARON »

juanjocre Escreveu:gracias luciano por contestarme.

el proceso de fabricacion de biodiesel que yo utilizo es el basico.

1000 cm3 de aceite
200 cm3 de metanol
3 a 5 grs de soda ( dependiendo se la calidad de la misma )

con esta formulacion hice biodiesel de distintos aceites coco, mani, soja, girasol, etc pero todos eran refinados no crudo. se que hay mucha gente que lo esta realizando con aceite de soja crudo lo cual baja los costos de produccion considerablemente.
por este motivo y es que me gustaria saber cmo lo hacen uds con crudo de soja ya entientado varios metodos hasta el acido-base pero no he logrado los resultados esperados y no encotre poss que se refiera justamente al tema de crudo
saludos

muito obrigado
atenção à qualidade do oleo crú.

o oleo não precisa de estar refinado para alimentação, mas as gomas, proteinas fibras e fosfolipideos são altamente prejudiciais à reacção chegando a impossibilitar a transesterificação.

já li algures que se pode dar uma lavagem com agua quente e sal no óleo em autoclave para refinar o mesmo mas não tenho muito a certeza disso.

na net deve haver informação sobre isso, poderá ser um processo simples e compensar comprar óleo cru para processar depois.

encontrei na net esta página (em inglês) que talvez possa dar uma ajuda.

http://www.cori.unicamp.br/centenario20 ... thanol.pdf

cumprimentos.


Autor do tópico
juanjocre
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo jan 27, 2008 3:39 pm

Re: Fabricacion de Biodiesel a partir de aceite crudo de soja

Mensagem por juanjocre »

estimado amigos escribo para agradecerles muchisimo por la informacion que me facilitaron por fin eh logrado realizar el biodiesel a partir de aceite crudo de soja, la diferencia estaba basicamente en el tipo de aceite usado.
me facilitaron una muestra de aceite crudo obtenido por prensada en frio y los re4sultados obtenidos fueron altamente satisfactorios, una excelente separacion y color. por otro lado hoy mismo lo eh empleado en la fabricacion del producto para el cual yo uso el biodiesel, y por el momento todo indica que el producto funcionara perfectamente.
demas esta decirles que les agradacezco muchisimo.
me gustaria ahora si me pueden ayudar con la purificacion de la glicerina para obtener una glicerina de uso medicinal de ser posible.
le cuento que que tengo destilador y demas equipos

muito obrigado

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Fabricacion de Biodiesel a partir de aceite crudo de soja

Mensagem por Luciano Kaefer »

olá juan:

gostaria que você descrevesse o processo que usaste para transesterificar o óleo cru.
mas principalmente, quais os testes que fizestes para avaliar a qualidade do biodiesel produzido à partir de óleo crú e seus resultados.
essa informação é por demais importante para os colegas que querem utilizar como biodiesel, o óleo obtido à partir da prensagem à frio de grãos.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”