caros foristas!
fiz recentemente uma viagem com um total de quase 500 km, na qual vivi alguns acontecimentos normais mas também outros anormais, ou pelo menos para mim estranhos. vamos ao relato dos acontecimentos:
no ultimo abastecimento que fiz, optei por misturar o ov com o diesel e a gasolina correspondente em casa fora do depósito, com uma cruzeta apertada na bucha do berbequim. a razão pela qual fiz assim tem a ver com o que o camaleo relatou aqui e onde eu também participei.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=20r
abasteci com 30 litros de ov usado, 20 de novo, 25 de diesel e 2 de gasolina. total 77 litros, o depósito penso que leva 80. (passat 1.6 td de 1989)
depois de 80 quilometros feitos em condução aqui por perto e 200 em estrada sempre seguidos, o filtro colmatou.
ora eu estava desprevenido porque já rodei cerca de 14 000 km a usar ov mas com aumento das percentagens progressivo, e 500 km depois de começar a usar mudei filtro, ainda sem saber que havia essa história do filtro colmatar... como tal, até pensei que já não iria ter esse problema dada a mudança de filtro nessa altura.
encostei, e para desenrasque liguei direto à alimentação, (sem passar pelo filtro).
durante os 200 quilometros seguidos em estrada, nas subidas apercebia-me que não puxava bem, além de fazer uma fumaceira nada agradavel pra mim de ver, e também para quem circulava atráz. numa subida mais acentuada e longa, o motor aqueceu um bocado mais, quando começo a andar a direito, em lugar de desenvolver, morreu até parar. eram umas 9 horas da noite e eu na berma da a24, entre castro d`aire e lamego...
no dia seguinte (hoje, sábado) meti filtro novo e ao fim de 25 km volta ao mesmo. filtro colmatado.
acabei por ter que fazer os 220 km que faltavam com a alimentação ligada diretamente sem passar pelo filtro. nada aconselhável eu sei,... mas não tive outro remédio.
sem o combustivel passar pelo filtro, o motor desenvolveu mais ou menos bem, e a fumaceira atráz era quase nula, quase inexistente...
antes das perguntas resta acrescentar que eu tenho o aquecimento a funcionar bem até agora. se a valvula de controlo está a fazer bem o seu trabalho, a temperatura à entrada da bi anda entre os 70 de minima e os 75º de máxima. também tenho aquecimento nos tubos de injeção, embora que ai o aquecimento não esteja a ser tão eficaz. até 70 km hora e durante o dia a temperatura é atinjida, passando essa velocidade aquilo vai sempre ligado...
caros foristas, principalmente pessoal da velha guarda mais conhecedora destas coisas, preciso de ajuda nas seguintes questões:
- é normal o filtro colmatar duas vezes tal como descrevi?
- ao ligar o combustivel diretamente à alimentação sem passar pelo filtro, é normal fazer menos fumo?
- do que tinha planeado para equipar a minha fritadeira, falta mandar limpar injetores e retarar para 15 a 20% mais da pressão de abertura. em que é que o aumento da pressão de abertura ajuda no que descrevi neste post?
- aos mecânicos deste forum, circular cerca de 220 km sem filtro poderei ter causado algum problema sério na bi?
- passame pela pensamento, que no depósito se terá dissolvido pela acção do ov, "lama" depositada pelo diesel ao longo dos anos, e agora esteja a vir para o motor, uma vez que me parece o combustivel ter uma cor um pouco leitosa. é possivel isso estar a acontecer?
- ainda não abasteci com mais diesel porque era minha intenção tirar o depósito fora e pelo sim pelo não, lavar. assim esvasiava mais depressa. se adicionar mais um litro de gasolina poderá ajudar face aos problemas descritos?
em breve espero colocar aqui fotos do interior do filtro colmatado para dar a conhecer à malto como é por dentro e como fica depois de usado...
agradecia ajuda...
um abraço.