Será que passa na inspecção

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder
Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por katzilla »

k__x Escreveu:porquê tirar o deposito?porque é que eles podem implicar? ja agora, se a policia me perguntar alguma vez para que serve o deposito que digo?tenho um comercial... a 1º coisa que fazem é pedir para abrir a mala...
abrir a mala no ipo ou para a policia quando solicitado, são duas situações distintas com objectivos difererntes.
a policia ao mandar abrir a mala é para analisar se não estão perante um traficante de droga ou contrabandista etc.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por orbis »

já agora aproveito para dizer que os centros de inspecção têm livro de reclamações. sugiro que se acontecer algum chumbo por o carro estar modificado para ovd, seja feita reclamação com base na directiva europeia e na legislação nacional. não sei os nºs de cor mas estão aqui no fórum.

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por klinzter »

eu irei com ovd para a inspecção
caso me chumbarem... ai ai vou armar a p|_|t@
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por klinzter »

katzilla Escreveu:
k__x Escreveu:porquê tirar o deposito?porque é que eles podem implicar? ja agora, se a policia me perguntar alguma vez para que serve o deposito que digo?tenho um comercial... a 1º coisa que fazem é pedir para abrir a mala...
abrir a mala no ipo ou para a policia quando solicitado, são duas situações distintas com objectivos difererntes.
a policia ao mandar abrir a mala é para analisar se não estão perante um traficante de droga ou contrabandista etc.
até podem levar droga no depósito cuidado....
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por katzilla »

brinca brinca, que eles andam como tolos á caça á multa isso é que andam.

o que eu digo é que os ipo's só podem chumbar o que está previsto, não têm margem para inventar.
em caso de problemas é chamar o responsavel pelo centro e, como já foi dito, tem o livro de recmações!!


k__x
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 217
Registado: quarta dez 20, 2006 12:01 pm

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por k__x »

obrigado...

Avatar do Utilizador

mco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sábado jul 07, 2007 2:49 pm
Localização: São João da Madeira

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por mco »

em são joão da madeira estive a falar com o responsável do ipo e o mesmo disse que não passava por utilização de combustível que não está no livrete.

até comparou esta situação a casos que acontecia antes com carros a gasolina e que já usavam gás sem este ainda estar na legislação. é estranho uns trabalharem diferentes de outros, mas estamos em portugal

em oliveira de azeméis retirei o depósito porque o responsável disse se era de fácil retirar para o fazer, em são joão da madeira implicaram tanto que até chegaram a dizer que tinha de ter no livrete uma anotação que teria um depósito extra.


cumprimentos.
A consumir OVU a 100.000km ;)
Associado Nº29

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Flamingo »

tendo como ponto de partida a reprovação feita ao user “mco” aquando a inpeção ao seu carro, penso que seria boa ideia estudar formas, meios, técnicas ou métodos de contornar os obstáculos e levar o carro à inspeção, minimizando ao hipóteses de reprovação no que diz respeito ao kit montado para uso de ov.
todo o aparato que se monta no motor para de forma segura o veiculo consumir ov é só por si já um fator demasiado vistoso, onde quem quer que seja que para um motor desses olhe, não consegue ficar indiferente.
partindo como base da situação em que estamos, (ausencia de legislação sobre esta matéria) e tendo isso como um dado adquirido, há que contornar esses obstáculos, mas de preferencia de forma discreta e o mais “inteligente” possivel.
irão vocês perguntar-me o que podemos fazer, e eu respondo: a sulução não está comigo, mas apresento aqui algumas ideias, umas funcionais, outras talvez não... se houver proveito em algumas delas já valeu o esforço...

então a saber poderemos fazer o seguinte:

1-quando chegar a data de levar o carro à inspeção, penso que não seria má ideia que ele fosse só a gásoleo, desta forma já não haveria o problema do cheiro, principal motivo de desconfiança pelo inspetor e da coriosidade de quem esteja por perto. se houver propaganda a fazer do quit montado perante outros condutores de veiculos, não me parecve que o centro de inspeções seja o lugar mais apropriado.

2-tenho visto nos ultimos kits montados uma proteção térmica em volta dos tubos, ficando, como o proprio instalador disse, a parecer um chouriço. isso para mim é uma aberração ou um mamarracho no motor e uma das coisas que mais chama à atenção. vou mais longe e até questiono, será que esse isolamento tem alguma validade?
se tem, porque não substituir esse isolamento por outro tubo de borracha de valor inferior colocado por fora do tubo de combustivel? passava mais despercebido...

3-sobre ligações eletricas, deixar de utilizar fio de cor azul, vermelho, ou outra cor desse tipo, (cores vivas) e passar a utilizar uma cor mais discreta, e que mais se confunda com a cor predominante no motor que é o preto, também seria uma boa ajuda... a juntar a isso, uma boa arrumação dessas ligações e não só, também dos tubos de combustivel, ajudava em muito.
ainda sobre as ligações eletricas, se for possivel fazer passar os fios pelos caminhos existentes (tubagens para o efeito) no motor era um bom método.

4-nos motores atuais existe em boa parte deles uma espécie de proteção de plastico sobre o motor. colocar tudo aquilo que fosse possivel esconder debaixo dessa proteção também seria um bom método!!!
mas nem tudo se pode esconder ai, aquilo não tem “asas de galinha para acachar tanto pinto”, os componentes que não possam ser alojados ai, coloca-los devidamente escondidos em outros lugares. o proprio “mco” disse que num centro ipo onde foi, o chefe lhe falou que se aquilo estivesse escondido aos olhos dos inspetores, não haveria problema.
coloquem-se no lugar deles, se houver azar com algo que deixaram passar na inspeção estão à pega...

5-também no interior do carro os interruptores colocados devem ser de forma disfarçada, chamando o minimo de atenção. será bom não esquecer que nisto, uma coisa só que chame à atenção pode funcionar como uma espécie de armadilha para apanhar peixe, quando se descobre uma ponta da armadilha, basta puxar e lá vem os anzóis todos agarrados...

6-evitar o mais possivel autocolantes publicitários, razões, penso que nem é preciso explicalas...

7-tenho visto atravéz de fotos aqui no forum em boa parte dos carros kitados um tubo transparente para purga do ar da realimentação do retorno. isso é para mim um bom ponto de pega ou de implicancia na inspeção.
eu fiz a realimentação da minha carrinha e não precisei disso, e sobre isso estou convencido que se o trabalho for bem executado não haverá problemas, mas sobre esse capitulo direi algumas dicas que julgo poderem ser uteis no tópico referente a este assunto...

8-à semelhança do que se faz por aqui no alinhamento da direção dos carros mais recentes, que na prática se traduz no seguinte, desalinhar para ir à inspeção, depois de inspecionado voltar a alinhar, seria boa iniciativa por parte do vendedor instalador, colocar as coisas por forma a tiralas novamente de forma simples e prática para depois voltar a colocar. praparar os kits para poderem ser facilmente desmontaveis, ou pelo menos fazer isso com os componentes que mais suspeitas levantem.

haverá mais algumas que agora me escapam, se me lembrar de mais algo postarei aqui. eu sou um dos que tenho bastantes coisas bem vistosas na minha carrinha, mas só em novembro é que é inspecionada. até lá serão estudadas formas de evitar estes inconvenientes...

que se desenganem aqueles que vem com a história de que as leis não proibem isto ou aquilo ou aqueles que pensam descarregar no livro de reclamações, da forma como funcionam as leis e de um modo geral as coisas no nosso país agregadas à borocracia que temos, eu digovos: é tempo perdido!...

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas flamingo:

excelente post. creio que diante dos problemas relatados na aprovação na inspeção, urge aos nossos colegas que instalam kits observar de forma detalhada seu post.

enquanto não tivermos uma legislação que permita o uso de ov, temos que criar condições para que os carros que façam essa opção, possam trafegar com tranquilidade.
já vencemos um grande obstáculo que era a segurança e qualidade dos kits. falta ainda a sua camuflagem.

aqui no brasil, antes de regulamentarem o uso de gnv, muita gente usava gás de cozinha, em botijões de 13 kgs, pois era muito mais barato. tinham que conviver com o risco de serem pegos numa inspeção de estrada. mas nas inspeções no departamento de transito, retirava-se o botijão e as ligações. depois reinstalava-se tudo novamente.

finalmente veio a regulamentação, feita porque todo mundo estava a usar gás de cozinha instalado pelo zé da esquina.

hoje gnv é legal aqui, como espero que o seja o ovd. até lá, temos que criar meios de contornar os problemas de fiscalização.

com a palavra nosso nº1 em kits, o hynek, e também todos os demais instaladores.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por hynek »

algumas destas sugestões parecem-me algo impraticáveis ou mesmo desligadas da realidade...

em primeiro lugar é mais prático procurar previamente uma ipo onde não levantam ondas, em segundo lugar, temos de lutar pela legalização do ov, como lutaram noutros países e onde conseguiram. não vamos andar a brincar às escondidas, temos é de divulgar e demonstrar que é viável, praticável e é uma parte da solução.

a directiva da eu é clara:

directiva 2003/30/ce do parlamento europeu e do conselho
de 8 de maio de 2003
relativa à promoção da utilização de biocombustíveis ou de outros combustíveis renováveis nos
transportes


adoptaram a presente directiva:
artigo 1.o
a presente directiva promove a utilização de biocombustíveis
ou de outros combustíveis renováveis, em substituição do
gasóleo ou da gasolina para efeitos de transporte, em cada
estado-membro, por forma a contribuir para o alcance de
objectivos tais como o cumprimento dos compromissos relativos
às alterações climáticas, à segurança do abastecimento de
forma que não prejudique o ambiente e à promoção das fontes
de energia renováveis.

artigo 2.o
1. para efeitos da presente directiva, entende-se por:

j) «óleo vegetal puro produzido a partir de plantas oleaginosas»:
óleo produzido por pressão, extracção ou métodos
comparáveis, a partir de plantas oleaginosas, em bruto ou
refinado, mas quimicamente inalterado, quando a sua utilização
for compatível com o tipo de motores e os respectivos
requisitos relativos a emissões.

2. os biocombustíveis podem ser disponibilizados sob uma
das seguintes formas:
a) biocombustíveis puros ou em concentração elevada em derivados
do petróleo, em conformidade com normas específicas
de qualidade para os transportes;
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

a busca por normatização do uso do ov já foi iniciada, mas demanda tempo.
se fizéssemos aqui uma relação dos ipo mais "tolerantes", ainda assim ficaríamos à mercê do entendimento do fiscal.

se levar junto cópia da directiva 2003/30/ce do parlamento europeu e do conselho de 8 de maio de 2003, conseguiriamos demover o fiscal do chumbamento ?

se sim, o problema está resolvido.

se não, temos que achar meios de ir "driblando" o ipo até que as medidas regulamentadoras sejam levadas à cabo.

na prática o que ocorreria se, numa inspeção de rotina em estradas, fossemos pegos com kits de ov ? o fiscal poderia apreender o veículo ?

a resposta à essa pergunta é esclarecedora para balizar nossas ações.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

mco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: sábado jul 07, 2007 2:49 pm
Localização: São João da Madeira

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por mco »

para mim a única coisa que alterava era tentar colocar os componentes dentro de uma caixinha ou algo do género, de resto o automatismo dentro do carro e os autocolantes não vão levantar qualquer tipo de problemas, porque como me disseram eles não podem, mesmo desconfiando, abrir a caixa ou algo do género.

mesmo assim acho esta ideia bastante difícil de se realizar pois nem todos os veículos têm o mesmo espaços e características.


cumprimentos
A consumir OVU a 100.000km ;)
Associado Nº29


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Oinq »

eu não estudei direito, mas penso que a existencia de uma directiva europeia, e a não existencia de legislação da nação são coisas muito diferentes. concordo que temos de mudar as mentalidades e criar legislação, mas até lá, temos de admitir que andamos ilegais...
Cumprimentos
Nuno Leitão

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Flamingo »

algumas destas sugestões parecem-me algo impraticáveis ou mesmo desligadas da realidade...

a realidade neste momento é apenas uma: não existe legislação no nosso pais que autorize o uso do oleo vegetal como combustivel alternativo ao diesel. já sobre as sugestões serem algo impraticaveis, esta-se a referir aos componentes?... ou a alguma despesa extra a acrescentar ao custo dos kits? ou ainda a algum componente ser extraido de um kit e tornar este mais barato?...
sobre a primeira pergunta, com arte e engenho tudo se consegue. umas chapas de aluminio pintadas de preto fosco fazem um bom trabalho...
sobre a segunda pergunta, mesmo que isso acarrete uns euros a mais no custo do kit, pode muito bem dividir-se o mal pelas aldeias. há que ter uma atitude um pouco menos comercialista...
sobre a ultima pergunta, talvez isso até fosse uma benesse para quem adquire, para esconder os componentes no centro ipo e facilitadas as coisas desta forma (havia menos a esconder), e tornando o kit mais barato haveria certamente mais aquisições...

em primeiro lugar é mais prático procurar previamente uma ipo onde não levantam ondas,

faz-me lembrar aquele aluno de matemática que fez as contas de forma errada, conseguiu resultado correto, mas depois do professor lhe dizer que só havia uma maneira de fazer aqueles calculos e não era daquele jeito o aluno procurava encontrar uma lógica para explicar os métodos utilizados.
a julgar por esta frase e por esta forma de pensar, quando eu tiver um carro a travar mal, com a direção desalinhada ou outra coisa do género, levo-o onde tolerem esse tipo de coisas.
ten-se visto nos ultimos tempos na estrada mais agentes da autoridade. o governo tem intenção de até 2010 reduzir em 50% as mortes na estrada (não sei se vai conseguir), na sequencia dessa atitude governativa, também as inspeções periodicas obrigatórias estão de calos apertados nas inspeções que fazem aos carros. tem sido bastantes as vezes que as ipo são fizcalizadas. procurar uma ipo onde não levantem ondas, por diversos motivos é para mim uma lamentável ideia...

em segundo lugar, temos de lutar pela legalização do ov, como lutaram noutros países e onde conseguiram. não vamos andar a brincar às escondidas, temos é de divulgar e demonstrar que é viável, praticável e é uma parte da solução.
até parece que não conhece as formas de fazer politica no nosso pais...
como eu disee no meu poste anterior, há que ter arte e engenho, ser discreto e o mais inteligente possivel em lidar com este assunto...
em minha opinião, no nosso pais essa frontalidade não resulta, senão veja-se as urgencias, o recente caso dos professores e outras coisas mais...

a directiva da eu é clara:

directiva 2003/30/ce do parlamento europeu e do conselho
de 8 de maio de 2003
relativa à promoção da utilização de biocombustíveis ou de outros combustíveis renováveis nos
transportes


adoptaram a presente directiva:
artigo 1.o
a presente directiva promove a utilização de biocombustíveis
ou de outros combustíveis renováveis, em substituição do
gasóleo ou da gasolina para efeitos de transporte, em cada
estado-membro, por forma a contribuir para o alcance de
objectivos tais como o cumprimento dos compromissos relativos
às alterações climáticas, à segurança do abastecimento de
forma que não prejudique o ambiente e à promoção das fontes
de energia renováveis.

artigo 2.o
1. para efeitos da presente directiva, entende-se por:

j) «óleo vegetal puro produzido a partir de plantas oleaginosas»:
óleo produzido por pressão, extracção ou métodos
comparáveis, a partir de plantas oleaginosas, em bruto ou
refinado, mas quimicamente inalterado, quando a sua utilização
for compatível com o tipo de motores e os respectivos
requisitos relativos a emissões.

2. os biocombustíveis podem ser disponibilizados sob uma
das seguintes formas:
a) biocombustíveis puros ou em concentração elevada em derivados
do petróleo, em conformidade com normas específicas
de qualidade para os transportes;


é uma realidade que pertencemos à europa, mas isso na sua forma prática apenas consta no papel. bom exemplo disso e quando comparados com os restantes paises da comunidade económica europeia são os baixos salários que ganhamos, o valor do sálario minimo, os preços do combustivel,... enfim, a realidade é bem conhecida, não necessita ser mencionada...
vá lá o sr com essa lenga lenga da diretiva europeia que os inspetores dizem-lhe logo para ir primeiro falar com governo (que é quem os rege)...
Última edição por Flamingo em domingo mar 09, 2008 10:22 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Flamingo »

luciano kaefer Escreveu:boas:

a busca por normatização do uso do ov já foi iniciada, mas demanda tempo.
se fizéssemos aqui uma relação dos ipo mais "tolerantes", ainda assim ficaríamos à mercê do entendimento do fiscal.

se levar junto cópia da directiva 2003/30/ce do parlamento europeu e do conselho de 8 de maio de 2003, conseguiriamos demover o fiscal do chumbamento ?

se sim, o problema está resolvido.

se não, temos que achar meios de ir "driblando" o ipo até que as medidas regulamentadoras sejam levadas à cabo.

na prática o que ocorreria se, numa inspeção de rotina em estradas, fossemos pegos com kits de ov ? o fiscal poderia apreender o veículo ?

a resposta à essa pergunta é esclarecedora para balizar nossas ações.
ainda bem que o luciano entende do que eu falo...
obrigado pela ajuda, revejo nas suas palavras a minha ideologia... há que contornar os problemas e não chocar contra eles. esta guerra virá a ser ganha a nosso favor, mas levará tempo...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Flamingo »

para mim a única coisa que alterava era tentar colocar os componentes dentro de uma caixinha ou algo do género,

uns escondidos num lado, outros no outro, é uma questão de arte, engenho e algum trabalho...

de resto o automatismo dentro do carro e os autocolantes não vão levantar qualquer tipo de problemas, porque como me disseram eles não podem, mesmo desconfiando, abrir a caixa ou algo do género.

mas se for possivel evitar até a desconfiança melhor ainda...
sobre os autocolantes, para marcações já basta a marca que se faz no gado nas feiras na altura das aquisições...

mesmo assim acho esta ideia bastante difícil de se realizar pois nem todos os veículos têm o mesmo espaços e características.

dificil aceito,... impossibel, não aceito... sabem bem que a vida não é feita só de facilidades...

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Flamingo »

oinq Escreveu:eu não estudei direito, mas penso que a existencia de uma directiva europeia, e a não existencia de legislação da nação são coisas muito diferentes. concordo que temos de mudar as mentalidades e criar legislação, mas até lá, temos de admitir que andamos ilegais...
oinq, o que dizes aqui é para mim uma grande verdade... é como digo no meu post, há que ver o que temos e o que podemos fazer...

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por hynek »

eu escrevi:
algumas destas sugestões parecem-me algo impraticáveis ou mesmo desligadas da realidade...

tu leste algo diferente.... referi-me às tuas sugestões. penso que percebo alguma coisa sobre o ov e sobre o funcionamento de um kit. a fase, onde tu estás agora, já passei há um ano atrás. além disso colaboro com empresa que comercializa componentes e kits na alemanha. entre outro, equipam os mais modernos camiões com common-rail com kits para ov ou óleo de palma. cederam-me o seu know-how, por isso não preciso de andar muito às apalpadelas e quando afirmo alguma coisa, sei muito bem do que estou a falar.


há que ter uma atitude um pouco menos comercialista...


não entendi a razão porque estás chamar para aqui o comercialismo, não tem nada de ver com exigências técnicas de funcionamento de um kit ov. quando tiveres feito mais experiências, perceberás....

quanto aos kits mais baratos, podes estar à vontade e apresentar uma solução mais barata. há kits mais baratos, mas não funcionam. os kits, comparáveis com os da seealte, custam o dobro na alemanha. não se consegue fazer mais barato sem correr o risco de perder eficácia. as soluções baratas costumam sair caro.

existem dezenas de carros com kits ov, esta foi a primeira vez que alguém teve problema. por isso não me parece caso para perder cabeça e tomar medidas drásticas. se aparecem mais casos como este, vamos ter de repensar a estratégia. até lá vamos com calma.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por orbis »

se queremos isto legalizado não nos vamos esconder nem dissimular. temos obrigação de reclamar e fazer barulho até sermos um problema político. poderei até desmontar o kit para ir à inspecção e voltar a montá-lo depois, mas em primeiro lugar irei sempre com ele montado a ver qual a reacção. de qualquer modo só vou em janeiro, ainda tenho tempo. nós a nível de direcção da associação estamos a analisar o problema, aliás previsível, de forma a podermos dentro de algum tempo definir estratégias de resposta e reclamação destas situações, nomeadamente no plano jurídico e político. entretanto pedimos que todas as situações de chumbos que eventualmente venham a acontecer, sejam aqui reportadas de forma a podermos colher o máximo de elementos. houve outras situações semelhantes neste país que foram resolvidas porque se lutou por isso. estou a pensar no gpl. provavelmente temos de ir para a luta.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Será que passa na inspecção

Mensagem por Flamingo »

caros foristas!
fiz recentemente uma viagem com um total de quase 500 km, na qual vivi alguns acontecimentos normais mas também outros anormais, ou pelo menos para mim estranhos. vamos ao relato dos acontecimentos:
no ultimo abastecimento que fiz, optei por misturar o ov com o diesel e a gasolina correspondente em casa fora do depósito, com uma cruzeta apertada na bucha do berbequim. a razão pela qual fiz assim tem a ver com o que o camaleo relatou aqui e onde eu também participei.

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=20r

abasteci com 30 litros de ov usado, 20 de novo, 25 de diesel e 2 de gasolina. total 77 litros, o depósito penso que leva 80. (passat 1.6 td de 1989)
depois de 80 quilometros feitos em condução aqui por perto e 200 em estrada sempre seguidos, o filtro colmatou.
ora eu estava desprevenido porque já rodei cerca de 14 000 km a usar ov mas com aumento das percentagens progressivo, e 500 km depois de começar a usar mudei filtro, ainda sem saber que havia essa história do filtro colmatar... como tal, até pensei que já não iria ter esse problema dada a mudança de filtro nessa altura.
encostei, e para desenrasque liguei direto à alimentação, (sem passar pelo filtro).
durante os 200 quilometros seguidos em estrada, nas subidas apercebia-me que não puxava bem, além de fazer uma fumaceira nada agradavel pra mim de ver, e também para quem circulava atráz. numa subida mais acentuada e longa, o motor aqueceu um bocado mais, quando começo a andar a direito, em lugar de desenvolver, morreu até parar. eram umas 9 horas da noite e eu na berma da a24, entre castro d`aire e lamego...
no dia seguinte (hoje, sábado) meti filtro novo e ao fim de 25 km volta ao mesmo. filtro colmatado.
acabei por ter que fazer os 220 km que faltavam com a alimentação ligada diretamente sem passar pelo filtro. nada aconselhável eu sei,... mas não tive outro remédio.
sem o combustivel passar pelo filtro, o motor desenvolveu mais ou menos bem, e a fumaceira atráz era quase nula, quase inexistente...
antes das perguntas resta acrescentar que eu tenho o aquecimento a funcionar bem até agora. se a valvula de controlo está a fazer bem o seu trabalho, a temperatura à entrada da bi anda entre os 70 de minima e os 75º de máxima. também tenho aquecimento nos tubos de injeção, embora que ai o aquecimento não esteja a ser tão eficaz. até 70 km hora e durante o dia a temperatura é atinjida, passando essa velocidade aquilo vai sempre ligado...

caros foristas, principalmente pessoal da velha guarda mais conhecedora destas coisas, preciso de ajuda nas seguintes questões:

- é normal o filtro colmatar duas vezes tal como descrevi?
- ao ligar o combustivel diretamente à alimentação sem passar pelo filtro, é normal fazer menos fumo?
- do que tinha planeado para equipar a minha fritadeira, falta mandar limpar injetores e retarar para 15 a 20% mais da pressão de abertura. em que é que o aumento da pressão de abertura ajuda no que descrevi neste post?
- aos mecânicos deste forum, circular cerca de 220 km sem filtro poderei ter causado algum problema sério na bi?
- passame pela pensamento, que no depósito se terá dissolvido pela acção do ov, "lama" depositada pelo diesel ao longo dos anos, e agora esteja a vir para o motor, uma vez que me parece o combustivel ter uma cor um pouco leitosa. é possivel isso estar a acontecer?
- ainda não abasteci com mais diesel porque era minha intenção tirar o depósito fora e pelo sim pelo não, lavar. assim esvasiava mais depressa. se adicionar mais um litro de gasolina poderá ajudar face aos problemas descritos?

em breve espero colocar aqui fotos do interior do filtro colmatado para dar a conhecer à malto como é por dentro e como fica depois de usado...

agradecia ajuda...
um abraço.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”