Alterações Corsa 1.5 D

Responder
Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Flamingo »

red baron Escreveu:flamingo, obrigado pela ajuda.
ainda estou muito crú nestas questões de mecánica e com pouco conhecimento de hardware existente relacionado com este tema do ovd.
abraço.
é atravéz da partilha que se vai adquirindo o conhecimento. eu tenho a intenção de partilhar tudo o que souber e que vier a aprender com os restantes users...
um pormenor que não disse na mensagem anterior,
-depois do motor em marcha e com sistema de aquecimento a funcionar, aos poucos o filtro vai ficando aquecido atravéz do retorno, mas segundo os mais entendidos aqui do forum nesse capitulo, isso não é o suficiente para quem ande com percentagens de ov mais altas. a solução é aquecer o filtro, ou então o ov passar por ele depois de ter passado pelo permutador ou aquecedor electrico...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

olá
de retorno mais uma vez ao tema do tópico e conforme prometido aqui fica um apontamento sobre alguns dados.

de momento não e possível continuar com mais experiências dado a que o corsa foi parar a oficina mais uma vez.

uma boa revisão ao motor e vamos ver se aguenta mais uns tempos.
uma nota em relação ao motor, quando ainda estava aberto tive a oportunidade de dar uma espreitadela aos pistons e a câmara, muito embora tenha andado um bocadito a abusar em face das baixas temperaturas ov60% a 25ºc não havia nenhum indicio de ma queima câmaras com algum carvão penso que e assim que se diz sem nenhumas gomas nem depósitos sobre os pistons embora houvesse algum óleo nas válvulas de admissão mas ao que parece por falha da junta passou óleo pelo respirador do motor que liga a admissão. foi realmente pena foi me ter esquecido de tirar fotos.

enquanto isso e porque na semana anterior tive pendura a caminho do trabalho lá lhe foi dando mais algum para a viagem e tiramos alguns dados para poder fazer alguns gráficos.

assim como a distância de casa para o trabalho não e muito grande não se consegue muita coisa mas da para tirar algumas conclusões.

durante o dia de quinta-feira 07/02/08 conseguimos obter estes dados:

Imagem

este gráfico disponibiliza os dados obtidos só com o retorno de combustível ligado a saída do filtro sem nenhum tipo de aquecimento alem de estar a passar pelo segundo canal do permutador onde perde alguma temperatura.

uma falha minha foi em nenhum dos casos verificar a temperatura ambiente.
para me certificar voltei a repetir o teste no dia seguinte nas mesmas condições.

Imagem


após estes testes já da para verificar que:

-dependendo das circunstâncias a reposição da carga da bateria sem nenhum consumo adicional após o arranque e de dia pode ir ate quatro minutos

o aumento médio de temperatura neste percurso e de no máximo de 1.2ºc

o gráfico seguinte mostra os resultados já com aquecimento de notar que por causa de limitar o consumo após o arranque só liga o aquecimento do filtro de gasóleo cerca de dois minutos depois o permutador.

Imagem

e de notar que nestas condições o alternador e forçado a gerar maior intensidade durante mais tempo o que se não for bem controlado pode contribuir para a sua rápida falência.

com aquecimento ligado neste percurso consegue-se obter aumentos de temperatura de 2.5ºc em media e é a partir deste ponto que começa a notar-se uma rápida subida da temperatura embora não tenha tido muito tempo para testar, com o sistema montado assim e sem o filtro aquecido já se conseguiu temperaturas na ordem de 40ºc.

assim com estas condicionantes pode passar para o segundo deposito entre 6 a 10 km com alguma segurança em termos de gestão de energia.

ainda em termos de aquecimento o próximo gráfico e mais elucidativo dos ganhos, onde se nota um aumento de temperatura mais significativo a partir do sexto quilometro.

Imagem

por ultimo uma comparação sobre o alternador

Imagem
Última edição por Eletrico em sábado fev 23, 2008 11:30 pm, editado 1 vez no total.
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por orbis »

a carga do alternador está em que unidades? amperes?
como se mede a carga do alternador?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

orbis Escreveu:a carga do alternador está em que unidades? amperes?
como se mede a carga do alternador?
ola
a carga e em amperes sim.
foi-me cedido um amperímetro que ja deu bastante dinheirinho a casa e agora estava de canto e deu um jeitam para isto.

para medir a carga do alternador tem de se desligar o fio do mesmo que vai a bateria e passa lo por um amperímetro e uma ligação em série.
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por orbis »

ok. obrigado.

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por klinzter »

eletrico Escreveu:
orbis Escreveu:a carga do alternador está em que unidades? amperes?
como se mede a carga do alternador?
ola
a carga e em amperes sim.
foi-me cedido um amperímetro que ja deu bastante dinheirinho a casa e agora estava de canto e deu um jeitam para isto.

para medir a carga do alternador tem de se desligar o fio do mesmo que vai a bateria e passa lo por um amperímetro e uma ligação em série.
a melhor maneira de saber o débito do alternador é ligar em série ao alternador, usando a escala de corrente alternada.

no local que fizes-te a medida foi a corrente de (entrada/saida) da bateria.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

klinzter Escreveu:
eletrico Escreveu:
orbis Escreveu:a carga do alternador está em que unidades? amperes?
como se mede a carga do alternador?
ola
a carga e em amperes sim.
foi-me cedido um amperímetro que ja deu bastante dinheirinho a casa e agora estava de canto e deu um jeitam para isto.

para medir a carga do alternador tem de se desligar o fio do mesmo que vai a bateria e passa lo por um amperímetro e uma ligação em série.
a melhor maneira de saber o débito do alternador é ligar em série ao alternador, usando a escala de corrente alternada.

no local que fizes-te a medida foi a corrente de (entrada/saida) da bateria.
ola
há aqui qualquer coisa que não bate a bota com a perdigota.
ora bem a saída do alternador e em corrente continua negativo a carcaça e positivo no fio que vai a bateria. embora a minha área técnica não seja auto mas e electricidade e o suficiente para saber que o equipamento para medir o consumo (amperímetro) em corrente continua não e bem igual ao usado para medir corrente alterna pelo menos e o que aprendi nos meus quase 20 anos de profissão e espero não ter andado todo este tempo enganado numa coisa tão simples senão e melhor arrumar as botas ...
assim em qualquer equipamento que se queira medir o consumo com um amperímetro de escala directa (e já montei dúzias deles) é interrompido o fio que liga entre o aparelho a controlar (no caso gerador) e o restante da instalação (bateria e o restante equipamento) e como foi assim que aprendi e tive o cuidado de me certificar que estava correcto com o electricista auto assim fiz...

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por klinzter »

electrico,

peço desculpas, mas foi mal interpretação da minha parte.
anyway....

a minha intenção era corrigir o método, pelo qual daí a minha intervenção....

agora não sei se todos os alternadores têm a ponta rectificadora incluído ou não...

nota: parabéns pelo teus relatos

ps. o alternador transforma a energia cinética em energia alternada, passando pela uma ponte rectificadora, que resultará em energia contínua...

não leves a mal
peace & love
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

na há problema klinzter a falar o pessoal entende-se
no caso e para desgraça minha este tem a ponte rectificadora la dentro o que quer dizer quando queima e uma pipa de massa desmontar e reparar e ...
mas pronto com a fartura que deles há ... €€€€€€ o pessoal tem de os gastar em algum lado.
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por klinzter »

eletrico Escreveu:na há problema klinzter a falar o pessoal entende-se
no caso e para desgraça minha este tem a ponte rectificadora la dentro o que quer dizer quando queima e uma pipa de massa desmontar e reparar e ...
mas pronto com a fartura que deles há ... €€€€€€ o pessoal tem de os gastar em algum lado.
cumprimentos
pois acredito,

mas a ponta de rectificadora não queima com muita facilidade, pode avariar mais rápido as escovas (desgaste) ou as bobinas ficarem queimada (devido ao esforço complementar que foi sujeito)

a mim já me aconteceu, ficar sem bateria e avaria no alternador, na qual o alternador foi só substituir as "pastilhas" e voilá..

cumpris,
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Eletrico »

pois mas o meu desta ultima vez só sobrou as indutoras e as escovas de resto foi tudo rotor regulador de tenção e ponte rectificadora uma limpeza ,para ajudar no dia seguinte foi o motor de arranque que morreu (não e do o:v: entenda-se) aos poucos estou a ganhar duas coisas um carro novo e um carteira cheia de nada.


haja paz
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por pinto »

epa já vi que a malta não é entendida só no ov,o meu alternador também deu o berro,será que me podem ajudar?
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por orbis »

dá lá pormenores.

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por klinzter »

pinto Escreveu:epa já vi que a malta não é entendida só no ov,o meu alternador também deu o berro,será que me podem ajudar?
para ver que se passa terás que desmontar, e ligar um voltimetro em paralelo com o alternador, caso ele não der nenhuma voltagem, terás que verificar as escovas e/ou as bobinas.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por pinto »

boas,os sintomas são,o relantim raramente é constante o ponteiro do conta rotações tá sempre abaixo e cima e a "força" das luzes também é sempre incerta.já fui a um electricista e a cura,é um reconstruído,200 euros.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por klinzter »

e o carro pega bem à primeira?
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por orbis »

e não acende a luz no painel de instrumentos?


pinto
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 219
Registado: quarta jun 06, 2007 3:25 pm
Localização: Algueirão-Mem Martins

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por pinto »

os únicos sintomas são mesmo os que relatei,nem luzes no tablier nem custa a pegar.
Sócio n.39 ANE
Peugeot 207 sw gpl
Mitsubishi Outlander Phev

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por Flamingo »

se ainda não ficaste apeado por falta de bateria não me parece que seja alternador...

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Alterações Corsa 1.5 D

Mensagem por klinzter »

poderás sempre verificar as pastilhas do alternador... mas para isso é necessário desmontar-ló

ou... verifica qual é a amperagem que ele debita (deve ter algum autocolante com a indicação), e comparar com os valores obtidos com o alternador.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Responder

Voltar para “Diário de bordo do meu veículo a OVD”