Duvidas (processador e inicio de produção)

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

Autor do tópico
Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Duvidas (processador e inicio de produção)

Mensagem por Erbium »

já tenho lido vários tópicos aqui do fórum mas algumas dúvidas persistem. se já tiverem respondidas peço desculpa pela repetição...

li por aqui que o ideal é inox, que também se pode usar cobre ou latão com a desvantagem da "contaminação" do biodiesel de metais que facilitam a sua oxidação.
dúvida nº1 - as torneiras, junções, etc... mais comuns de encontrar à venda são em latão ou cobre. existe em inox ou usam mesmo nestes materiais pois a pequena superficie de contacto com o biodiesel (ao contrário do seria a cuba completa por ex.) poderão ser ignoradas?

dúvida nº2 - a bomba? já li que deverá ser tido em conta as especificações relativas à temperatura de funcionamento mas há outras considerações? que bombas usam e onde as adquirir?

dúvida nº3 - as tubagens? poderão ser em plástico? um qualquer ou algo tipo específico?

dúvida nº4 - o processo? no tópico (salvo erro do fry) onde é descrita a "receita" para 1 litro de óleo novo fala em 20min de reacção mas depois nos vossos relatos falam 2h por ex. isto tem a ver com o óleo ser novo logo a reacção é mais rápida, tem a ver com as quantidas (é só 1 litro), ambos os aspectos ou nenhum deles?

dúvida nº5 - onde costumam comprar por ex. a resistência em inox, o metanol, a soda? empresas de venda de material de laboratório para escolas por ex. é boa opção?

se puderem ajudar agradeço desde já.

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Duvidas (processador e inicio de produção)

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas erbium!

como diria jack, o estripador, vamos por partes:

se vc deseja fazer um reator de "exposição", de preferência ao material inox, pois além de muito mais resistente, fica mais bonito.
minha opção é sempre pela economia e segurança. se usares latão, não poderá fazer as lavagens dentro do reator, pois latão e água não combinam.
dúvida nº1 - as torneiras, junções, etc... mais comuns de encontrar à venda são em latão ou cobre. existe em inox ou usam mesmo nestes materiais pois a pequena superficie de contacto com o biodiesel (ao contrário do seria a cuba completa por ex.) poderão ser ignoradas?
uso as normais de latão. cobre é um material muito caro. na prática, usar material como inox, não vai agregar muita coisa, pois os momentos de passagem de liquidos por eles são poucos.
dúvida nº2 - a bomba? já li que deverá ser tido em conta as especificações relativas à temperatura de funcionamento mas há outras considerações? que bombas usam e onde as adquirir?
a bomba que uso, diz nas especificações aguentar até 60ºc. já coloquei a 100ºc e funciona normal. talvez no futuro tenha problema, mas as que aguentam temperaturas superiores, custam mais que o dobro de valor. testei a inferior, e até agora estou satisfeito. já devo ter processado uns 1.000 litros de bio.
dúvida nº3 - as tubagens? poderão ser em plástico? um qualquer ou algo tipo específico?
nem pensar. vai ter que trocar em pouquissimo tempo.

dúvida nº4 - o processo? no tópico (salvo erro do fry) onde é descrita a "receita" para 1 litro de óleo novo fala em 20min de reacção mas depois nos vossos relatos falam 2h por ex. isto tem a ver com o óleo ser novo logo a reacção é mais rápida, tem a ver com as quantidas (é só 1 litro), ambos os aspectos ou nenhum deles?
uso 2 horas.
dúvida nº5 - onde costumam comprar por ex. a resistência em inox, o metanol, a soda? empresas de venda de material de laboratório para escolas por ex. é boa opção?
nesse não posso lhe ajudar, pois moro no brasil. resistência só em inox. nem pense nas de cobre. dura 1 batelada apenas. a soda "come" a sua resistencia de cobre.

espero ter lhe ajudado. para todas essas perguntas, vc encontra respostas, com fotos, detalhes e comentários nos tópicos já abertos. com um pouco de paciência, vc encontra. no tópico sobre bio de banha de porco, tem tudo, com requintes, fotos e tudo mais... até os erros abissais estão lá!
aqui: http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 7e7a4820f8
se quer te divertir e ter tempo, são 362 posts em 19 páginas até hoje. vai ter novidades por lá em breve. apesar de ser feito em função da gordura animal, serve para a vegetal também.


sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Duvidas (processador e inicio de produção)

Mensagem por Erbium »

antes de mais, obrigado pela ajuda luciano.

vou então continuar com a estratégia do jack
luciano kaefer Escreveu:se vc deseja fazer um reator de "exposição", de preferência ao material inox, pois além de muito mais resistente, fica mais bonito.
minha opção é sempre pela economia e segurança. se usares latão, não poderá fazer as lavagens dentro do reator, pois latão e água não combinam.
eu pretendia fazer tudo no mesmo, logo penso que é preferível fazer em inox para poder fazer a lavagem.
luciano kaefer Escreveu:a bomba que uso, diz nas especificações aguentar até 60ºc. já coloquei a 100ºc e funciona normal. talvez no futuro tenha problema, mas as que aguentam temperaturas superiores, custam mais que o dobro de valor. testei a inferior, e até agora estou satisfeito. já devo ter processado uns 1.000 litros de bio.
então a bomba pode ser basicamente uma qualquer desde que tolere temperaturas mais altas. a minha dúvida residia no facto de uma qualquer bomba de água ter componentes cuja composição pudesse degradar, ou ser degradados, pelo biodiesel...
luciano kaefer Escreveu:
dúvida nº3 - as tubagens? poderão ser em plástico? um qualquer ou algo tipo específico?
nem pensar. vai ter que trocar em pouquissimo tempo.
então que material se deve usar nas tubagens?
luciano kaefer Escreveu:espero ter lhe ajudado. para todas essas perguntas, vc encontra respostas, com fotos, detalhes e comentários nos tópicos já abertos. com um pouco de paciência, vc encontra. no tópico sobre bio de banha de porco, tem tudo, com requintes, fotos e tudo mais... até os erros abissais estão lá!
aqui: http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=6&t=2440
se quer te divertir e ter tempo, são 362 posts em 19 páginas até hoje. vai ter novidades por lá em breve. apesar de ser feito em função da gordura animal, serve para a vegetal também.
ajuda e muito, é de louvar o seu interesse no assunto, investigação e disponibilidade para partilhar os seus conhecimentos.
já li esse tópico praticamente todo, muito interessante a evolução!
abri este tópico porque estando a informação toda junta num tópico não é fácil tirar dúvidas e, pelo menos a mim, surgiram novas devido a vários comentários/opiniões. tenho ideia que se for discutido num tópico à parte será mais fácil inclusivé para novos utilizadores.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Duvidas (processador e inicio de produção)

Mensagem por Fry »

olá

podes usar na tubagem inox ou galvanizado. a potencia da bomba terá de condizer com a capacidade do reactor. a turbulência é importante no processo.

se usares a temperatura de 65º, a reacção demora 60 minutos. cuidado com a pressão e pontos de ignição. eu opto por manter a bomba desligada por segurança.

abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Autor do tópico
Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Duvidas (processador e inicio de produção)

Mensagem por Erbium »

fry Escreveu:olá

podes usar na tubagem inox ou galvanizado. a potencia da bomba terá de condizer com a capacidade do reactor. a turbulência é importante no processo.

se usares a temperatura de 65º, a reacção demora 60 minutos. cuidado com a pressão e pontos de ignição. eu opto por manter a bomba desligada por segurança.

abraço.
a capacidade do reactor... pelas minhas contas deverá ter para cima de 60l para poder fazer 40l de biodiesel. que capacidade deverá ter a bomba?
a turbulência é importante em que parte do processo? na lavagem? é que dizes que a desligas... ou é só se pretender fazer a 65ºc?
pelo que li a 70ºc a reacção é mais eficaz ou completa, porque não o fazem a essas temperaturas?


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Duvidas (processador e inicio de produção)

Mensagem por Fry »

eu opto por manter a bomba desligada por segurança.
sorry....queria dizer resistencia

40 litros qualquer pequena bomba serve.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Autor do tópico
Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Duvidas (processador e inicio de produção)

Mensagem por Erbium »

então aqueces até aos 65ºc, desligas e fica a "reagir" por 1h com a bomba ligada a circular é isso?
assim é preciso ter o reactor bem isolado para evitar perdas térmicas, convem né?


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Duvidas (processador e inicio de produção)

Mensagem por Fry »

em reactores pequenos....sim...
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Autor do tópico
Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Duvidas (processador e inicio de produção)

Mensagem por Erbium »

nos maiores a quantidade e capacidade do óleo em reter o calor serão suficientes é isso?


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Duvidas (processador e inicio de produção)

Mensagem por Fry »

nem mais....
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Autor do tópico
Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Duvidas (processador e inicio de produção)

Mensagem por Erbium »

a bomba poderá ser uma qualquer para água? se for de um qualquer metal ou plástico não será danificada pelo biodiesel?


Autor do tópico
Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Duvidas (processador e inicio de produção)

Mensagem por Erbium »

pode se usar silicone?

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Duvidas (processador e inicio de produção)

Mensagem por Luciano Kaefer »

qual o objetivo do silicone ?
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Duvidas (processador e inicio de produção)

Mensagem por Erbium »

luciano kaefer Escreveu:qual o objetivo do silicone ?
para vedações, tipo colocar sondas, torneiras ou assim nos depósitos... ajudava a vedar. a silicone reage ou algo do género com o biodiesel?

Avatar do Utilizador

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Re: Duvidas (processador e inicio de produção)

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas:

o silicone, usado sozinho não faz uma vedação perfeita. com o tempo vai "amolecendo" e despedaçando-se.
nas aberturas para passar canos, tubulações, utilizo sempre um flange ( igual aquelas colocadas em caixas dagua ). já possuem uma borracha para vedação, porém, sempre coloco uma camada de silicone para "vedar" bem.
para vedações isoladas, afim de introduzir uma sonda, por exemplo, prefiro o epoxi.

a bomba que utilizo não tem nenhuma especificação contrária ao biodiesel. imagino que com o tempo, ofereça uma corrosão decorrente da passagem da soda durante a reação. só o tempo dirá se fiz a melhor opção. já uma bomba inox, custa umas 5x mais. é uma segurança que talvez não valha o investimento.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Autor do tópico
Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Duvidas (processador e inicio de produção)

Mensagem por Erbium »

obrigado pelas dicas mais uma vez luciano.

há inconveniente e/ou perigo em usar uma fritadeira de batatas para fazer testes em pequena escala?


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Duvidas (processador e inicio de produção)

Mensagem por Fry »

electrica? podes mas não deves usá-la mais para confecção alimentar. se não for electrica lembra-te que existe um ponto de ignição mesmo por baixo.

abraço.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


Autor do tópico
Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: Duvidas (processador e inicio de produção)

Mensagem por Erbium »

fry Escreveu:electrica? podes mas não deves usá-la mais para confecção alimentar. se não for electrica lembra-te que existe um ponto de ignição mesmo por baixo.

abraço.
pois com chama tenho noção que seria uma mistura explosiva
confecção alimentar também sei, a que tinha pensado era uma que a minha mãe tem e nunca usou, por isso o uso futuro seria o mesmo, nenhum!
o problema é que acho (ainda tenho de confirmar) que a regulação de temperatura é entre 120-190ºc...
vi uma na worten com regulação de 0 a 190ºc mas 65€ para "estragar" parece-me mal...


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: Duvidas (processador e inicio de produção)

Mensagem por Fry »

não vejo necessidade de comprar uma fritadeira para testes. se aqueceres o óleo a 60º numa panela e o colocares posteriormente num recipiente em que possas controlar a pressão existente na reacção ao adicionar o metódixo, será suficiente. há embalagens de plástico mais espesso que dão perfeitamente.
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


argon1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: quinta out 12, 2006 11:50 pm
Localização: Portimao

Re: Duvidas (processador e inicio de produção)

Mensagem por argon1 »

erbium Escreveu:a bomba poderá ser uma qualquer para água? se for de um qualquer metal ou plástico não será danificada pelo biodiesel?

olá erbium,

tenta arranjar uma bomba de máquina de lavar louça pois na sua grande maioria têm a bomba em abs aguentam temperaturas muito elevadas e são resistentes á corrosão, para alem de se fores a qualquer ponto de recolha destes equipamentos arranjas uma de "borla"

um abraço
alvaro

Responder

Voltar para “BioDiesel”