Nova tecnologia para tomar banho!

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Nova tecnologia para tomar banho!

Mensagem por luimio »

chuveiro de névoa: um conceito para enconomia de água e energia

Imagem

o brasileiro joão diego schimansky, da puc do paraná, foi um dos oito finalistas da competição “design lab” criada pela electrolux aberta a todos os estudantes de design do mundo. o tema deste ano foi sustentabilidade aplicada aos utensílios da casa do futuro. o conceito criado por joão foi o “fog shower” ou chuveiro de névoa. o chuveiro do futuro consome apenas dois litros de água durante um banho de cinco minutos. os chuveiros eficientes utilizados atualmente utilizam cerca de 26 litros d’água durante o mesmo tempo.

o “banho” é realizado a partir de uma névoa de vapor d’água aquecido. este conceito economiza, ao mesmo tempo, água e energia necessária para aquecê-la.

http://ecotecnologia.wordpress.com/

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Mensagem por Bluesky »

a menina vem com o conjunto? acho a ideia genial, excepto o facto de que o custo do chuveiro nao deixar muito para pagar as contas da agua, por muito pouca que seja.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

além disso, quanto tempo durava antes de entupir todo? ou tem um bom filtro atrás, ou nada feito..

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Mensagem por katzilla »

no brasil a filtragem de agua para consumo é completamente normal, o inventor deste sistema com certeza que parte do principio que toda a gente tem. para comercialização na europa será responsabilidade do vendedor em alertar para a necessidade de filtragem ou vir já adaptado de alguma forma, para proteger equipamento de entupimento e as pessoas de ninhos de bacterias que adoram humidade e calor.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

é bem conhecido que um "dispersor" de água é uma forma muito mais eficiente de fazer a água chegar a todo o lado.
agora pensem na energia que precisam para aquecer "2l" e "26l" de água e nas suas implicações... acumuladores de água quente de 200l (acho que era este o valor) para o banho diário de 4 pessoas?...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

até imagino isto em minha casa com aquela água hiper calcária e ferrosa que entope tudo...
e eu tenho filtros para isso, mas mesmo assim não consegue tirar tudo.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Mensagem por Bluesky »

se os filtros nao funcionam utiliza a osmose inversa. sao os melhores sistemas. agora venha de la uma moedinha...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Mensagem por itisix »

blueskyh20 Escreveu:se os filtros nao funcionam utiliza a osmose inversa. sao os melhores sistemas. agora venha de la uma moedinha...
o sistema de osmose inversa é muito caro e produz pouca água por hora. além disso não tenho a rega separada da outra água, o que para a osmose é lixado e para mim também porque para separar tinha de abrir uma vala de um lado ao outro da casa (pelo menos é por fora), cerca de 40 metros de tijoleira à vida. mas vou fazer isso logo que possa.

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Nova tecnologia para tomar banho!

Mensagem por ajosemor »

confesso que a poupança de água que o sistema pretende introduzir me é francamente atractiva. no que se refere ao calcário existem no mercado soluções eléctricas/electrónicas (?) que a funcionarem poderão ser interessantes mas, como nunca experimentei nenhuma não faço idéia da sua eficácia.
em tempos interessei-me pelos sistemas que por aí andam para resolução de problemas com a água menos pura. entre os quais os aparelhos de osmose inversa. tive até uma visita de verificação do estado da água em minha casa e demonstração seguida de nova verificação. o espectáculo não é muito próprio para estômagos sensíveis mas felizmente o meu não o é tanto que não recusasse as condições especiais feitas na hora.
relembrando a química resolvi falar com uma colega dos recursos hídricos que confirmou o meu raciocínio. a osmose inversa retira á água o que deve e não deve, pelo que teremos de ir buscar a qualquer outro lado os sais minerais, metais, e outros que ficam nas membranas e de que tanto precisamos nas devidas proporções e de que muitos dos alimentos actuais são pobres. por isso a osmose inversa só mesmo em casos muito especiais. para quem precisar mesmo aconselho a verificação dos preços no ebay.fr porque não terão de pagar as exorbitâncias pedidas em portugal.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Nova tecnologia para tomar banho!

Mensagem por katzilla »

caro ajosemor
tiveste acesso a dois extremos, cada um com seu ponto de vista.
não acredites em tudo que foi dito pelo primeiro nem do segundo.

tiveste a visita de um vendedor que queria, atraves de uma demonstração, vender um sistema de osmose inversa e deixa-me adevinhar, era um sistema que dava entre 5-10 litros por hora.

por outro lado falaste com uma pessoa que não é isenta por ser também do ramo de fornecimento de água e tudo que se diga de outros sistemas será concerteza refutado.

osmose inversa é actualmente a tecnologia top das filtragens, o ferrari das filtragens, melhor não há ainda.
existem empresas que andam a vender poerta-a-porta equipamentos da treta que dão uns litritos de osmose a um preço exorbitante (já vi de 1400€-2500€) e até oferem uma televisão portachaves ou um leitor de vhs ou maquina de cafe .

estes equipamentos são vendidos por muitas empresas, havendo apenas meia duzia de fabricantes em todo o mundo, não estarei errado ao dizer que compram todos no mesmo sítio. por isso se eu vender um equipamento desses a partir de 350€ e os outros vendem a partir de 1400€ é uma questão de lucro porque sabemos que os portugueses gostam de vender pouco e caro.

existem actualmente outros equipamentos que as empresas de filtragem não falam por serem baratos demais e darem até 200 litros de agua de osmose por hora.

podes confirmar o que disse neste link:
http://viva.com.sapo.pt/product_detail. ... r+5000.htm

agora o ponto mais importante não é comprar um aparelho por ser barato ou alguem dizer que funcione, tem de saber o que existe na agua para traçar um plano de ataque, aconselho mandar analisar a agua (para poços e furos deveria ser anualmente), para saber que sistema a adoptar, talvez a osmose não seja a melhor opção.

em caso de excesso de ferro ou calcario pode esquecer a osmose inversa, terá de ser a agua tratada com um desferrizador ou um descalcificador.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Nova tecnologia para tomar banho!

Mensagem por katzilla »

onde se gasta mais água? nas descargas do autoclismo.

em alternativa aos nossos autoclismos tradicionais e nada ecologicos de 20 litros, vejam este link que é de um autoclismo embutido com descargas programaveis de 3-6 litros e 9-3 litros em deposito de segurança para 10 litros.

http://www.tece.de/pdfs/broschuere_tece ... ten_05.pdf

está em alemão, penso que deve existir tambem em ingles, mas não tive tempo para confirmar, quem quizer tradução pode-me contactar que traduzo na boa.

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Nova tecnologia para tomar banho!

Mensagem por ajosemor »

editei este post.
caro katzilla, o que escrevi tinha apenas por intenção alertar os membros do fórum para o facto de andarem no mercado pessoas que nos querem vender aparelhos (osmose inversa) que nos dão uma água tão pura que nos poupa de doenças terríveis propagadas por uma água igualmente terrível. sei o suficiente para não embarcar em certas propagandas. a água pura no sentido de água sem substâncias em dissolução nem em suspensão é que é perigosa para a saúde por não nos dar substâncias fundamentais ao funcionamento bioquimico do nosso organismo.
apenas mais um esclarecimento. a pessoa com quem falei não está do outro lado do negócio. é técnica superior do organismo do estado que controla a qualidade da água o que é bem diferente. mas, a tua achega final foi a chave de ouro da intervenção,
agora o ponto mais importante não é comprar um aparelho por ser barato ou alguem dizer que funcione, tem de saber o que existe na agua para traçar um plano de ataque, aconselho mandar analisar a agua (para poços e furos deveria ser anualmente), para saber que sistema a adoptar, talvez a osmose não seja a melhor opção.
como uso água de uma rede publica de abastecimento regularmente analisada terei que me preocupar apenas com o quase certo excesso de calcário para certas aplicações como o da "nova tecnologia para tomar banho".


uma boa solução a indicada no site.
enquanto não se fazem remodelações nos wc regulei simplesmente o autoclismo para o seu mínimo e, quando ainda me parecia muito, introduzi no interior uma garrafa cheia e rolhada de 1,5 l. ocupa espaço que de outro modo seria água no esgôto a cada descarga. a poupança ao fim do período de leitura foi sensível.
os melhores autoclismos são os que possuem dois botões para descarregar a água consoante a utilização. quando simplesmente se urina não há razão para fazer descargas de grande volume como é evidente.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Nova tecnologia para tomar banho!

Mensagem por katzilla »

ajosemor Escreveu:caro katzilla, o que escrevi tinha apenas por intenção alertar os membros do fórum para o facto de andarem no mercado pessoas que nos querem vender aparelhos (osmose inversa) que nos dão uma água tão pura que nos poupa de doenças terríveis propagadas por uma água igualmente terrível. sei o suficiente para não embarcar em certas propagandas.
existem muitas empresas que nem sabem o que vendem, jogam com a ignorancia das pessoas. poderia nomear aqui pelo menos uma duzia de empresas, mas não o faço porque dessas algumas são penalizadas pelos seus vendedores com praticas pouco ortodoxas.
ajosemor Escreveu:a água pura no sentido de água sem substâncias em dissolução nem em suspensão é que é perigosa para a saúde por não nos dar substâncias fundamentais ao funcionamento bioquimico do nosso organismo.
tems toda a razão, agua sem sais é agua destilada. por isso é que eu disse que nem sempre a osmose é a melhor solução. vou dar um exemplo: se tiveres agua canalizada (não é garante de agua boa, mas sempre será melhor que agua não controlada e analisada) não necessitas de osmose. agua canalizada tem em média entre 40-10 tds (total de solidos dissolvidos), ao aplicar osmose ficará com 5-1 tds o que é demasiado baixo.
aconselho osmose a partir de uns 80 tds (ppm), lembrem-se que agua deixa de ser propria para consumo a partir de 90 tds (valor pessoal e não oficial, a lei aqui é mais permissiva).
ajosemor Escreveu:apenas mais um esclarecimento. a pessoa com quem falei não está do outro lado do negócio. é técnica superior do organismo do estado que controla a qualidade da água o que é bem diferente.
já tive problemas com funcionarios de camaras municipais e de alguns laboratorios por não serem isentos ou por quererem defender o "patrão" a todo o custo de uma forma cega, porque no fundo todos puxamos a sardinha para a nossa fogueira. se não for o caso será optimo.
ajosemor Escreveu:como uso água de uma rede publica de abastecimento regularmente analisada terei que me preocupar apenas com o quase certo excesso de calcário para certas aplicações como o da "nova tecnologia para tomar banho".
teres agua canalisada é excelente, é das melhores formas de obtenção de agua potavel para consumo. quanto á qualidade dessa agua, para além do quaze certo calcario, é discutivel. eu analiso a minha agua canalisada de dois em dois dias e ao fim de tres anos consegui fazer um mapa que me diz que 15 em 15 dias "eles" se "esquecem" de colocar cloro na agua, certeza que entendes o que isso significa.
pedi em junho no departamento de aguas da camara as ultimas analises do sistema multimunicipal que trata a agua, que deveriam ser afixadas em locais publicos e diários conforme está estipulado por lei, e qual o meu espanto que ninguem sabia das analises. após alguma insistencia lá desencantaram uma copia das analises, que garantiram ser as mais recentes... isto foi em junho de 2007, as analises entregues datavam de março de 2007!!!
isto é apenas um exemplo do que acontece pelo pais, quando não há fiscalização. infelizmente só é inspecionado alguma coisa quando morre alguem. gostaria de ver inpecionados as empresas de abastecimento de agua, para saber o que fazem aos produtos quimicos que teriam de colocar na agua, se é que as chegam a comprar.
ajosemor Escreveu:introduzi no interior uma garrafa cheia e rolhada de 1,5 l. ocupa espaço que de outro modo seria água no esgôto a cada descarga. a poupança ao fim do período de leitura foi sensível.
excelente ideia, tão simples

p.s desculpem este "testamento", normalmente nem customo alongar nos discursos, mas achei importante.

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Nova tecnologia para tomar banho!

Mensagem por ajosemor »

caro katzilla - foi com satisfação que li o teu último post. normalmente começamos um post sem transmitir uma idéia dos nossos conhecimentos e experiência que sustentam o que afirmamos ou defendemos. aparecem intervenções que denotam apenas intenção de dialogar mas, por vezes sem sustentação. é sempre bom verificar que os interlocutores não têm só boas intenções mas que vão estruturando os seus conhecimentos, experiências, etc, para haver evolução (no bom sentido) e é o que se constata. contamos com pessoas pró-activas que não ficam paradas á espera que os outros resolvam o problema. óptimo. fico satisfeito. também nos incentivam a ser mais activos.
obrigado


HLopes
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 452
Registado: terça mar 21, 2006 6:40 pm

Re: Nova tecnologia para tomar banho!

Mensagem por HLopes »

bah... conheço um gajo que aos 16 ou 17 anos inventou um autoclismo que só utilizava um litro por descarga... na altura (já foi à uns 7 ou 8 anos) foi premiado com o 1º lugar num qualquer concurso para jovens inventores europeus...

e depois? nada.... ficou por aqui....

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Nova tecnologia para tomar banho!

Mensagem por katzilla »

o problema de muita gente inteligente, com ideias e projectos tecnologicos ou cientificos, é que têm muita criatividade mas não sabem como vender o seu projecto. falta-lhes conhecimento empresarial, negociação e marketing.
aí ou são "comidos" por empresas ou empresarios astutos, ou desanimam e desistem.
porque é que os futebolistas têm um manager? agora imaginem trocarem de lugar.
cada macaco no seu galho.

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Nova tecnologia para tomar banho!

Mensagem por ajosemor »

100% de acordo katzilla. entre os portugueses há óptimos inventores mas poucos bons empresários, e encontrar na mesma pessoa boas características de ambas é raro. se cada inventor soubesse entregar, ou colaborar, com quem soubesse como concretizar as idéias originais estaríamos todos melhor.
por outro lado os percussores de certas idéias têm o "péssimo hábito" de serem visionários. as suas invenções aparecem antes de o mercado sentir a sua necessidade, e aí... ficam na prateleira. é necessário aparecer com os produtos na altura certa em que o mercado esteja ávido por eles. não antes.


Bruno Santos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: sábado dez 22, 2007 2:56 pm

Re: Nova tecnologia para tomar banho!

Mensagem por Bruno Santos »

ok muito interessante mas...
alguem sabe quento custa?
ou pior ainda
está á venda em portugal?

2 litros? marketing?
muito sinceramente acho muito pouco, mas a ser verdade é uma revolução que pode reduzir a factura energética de uma forma abrupta.

imaginem uma familia de 7 pessoas a tomar banhos diarios com 20 litros de água ( contas por alto)
muito bom

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Nova tecnologia para tomar banho!

Mensagem por katzilla »

meu caro se a questão fosse tão linear o produto já estaria a ser apregoado em todas as estações de tv, jornais e revistas.
se pesquizarem na net vão encontrar muita coisa do genero, uns melhores outros piores.
o problema é que nada disso se vende em pt.

Responder

Voltar para “Geral”