BIODIESEL POR CENTRIFUGAÇÃO SERÁ POSSIVEL?

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder

Autor do tópico
bruno77
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta jan 10, 2008 7:36 pm

BIODIESEL POR CENTRIFUGAÇÃO SERÁ POSSIVEL?

Mensagem por bruno77 »

antes de mais quero agradecer a vossa atenção e partilhar uma ideia com o pessoal do forum.
como trabalho com equipamentos médicos, lembrei-me ao ver uma centrifugara, de centrifugar o óleo vegetal como forma de obter biodiesel, ou seja a centrifugação iria fazer com que a glicerina fica-se em baixo porque é mais pesada, não sei se isto é possível ou se a ideia é original. será que alguém já tentou isto ou existe alguma informação sobre este processo? eu ainda não tive oportunidade de por a ideia em pratica, mas assim que for possível ponho cá os resultados. compts

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: BIODIESEL POR CENTRIFUGAÇÃO SERÁ POSSIVEL?

Mensagem por escalavardo »

mas sem nenhum tipo de catalizador?
3º sócio novaenergia


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Re: BIODIESEL POR CENTRIFUGAÇÃO SERÁ POSSIVEL?

Mensagem por Fry »

isso seria um milagre da medicina
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: BIODIESEL POR CENTRIFUGAÇÃO SERÁ POSSIVEL?

Mensagem por hynek »

acho ideia muito interessante, é possível separar assim os componentes mais pesados dos mais leves, mas duvido que seja possível ao nível molecular.....

algum químico?........
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: BIODIESEL POR CENTRIFUGAÇÃO SERÁ POSSIVEL?

Mensagem por RED BARON »

bruno77 Escreveu:centrifugar o óleo vegetal como forma de obter biodiesel, ou seja a centrifugação iria fazer com que a glicerina fica-se em baixo porque é mais pesada, não sei se isto é possível ou se a ideia é original.
olá bruno77:
será que não estás a confundir uma mistura com um composto
o oleo vegetal não contem glicerina no estado livre.
tal como não é possivel separar o sodio do cloro, por centrifugação, no sal de cozinha.
cumptos.


luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Re: BIODIESEL POR CENTRIFUGAÇÃO SERÁ POSSIVEL?

Mensagem por luimio »

bruno77 Escreveu:antes de mais quero agradecer a vossa atenção e partilhar uma ideia com o pessoal do forum.
como trabalho com equipamentos médicos, lembrei-me ao ver uma centrifugara, de centrifugar o óleo vegetal como forma de obter biodiesel, ou seja a centrifugação iria fazer com que a glicerina fica-se em baixo porque é mais pesada, não sei se isto é possível ou se a ideia é original. será que alguém já tentou isto ou existe alguma informação sobre este processo? eu ainda não tive oportunidade de por a ideia em pratica, mas assim que for possível ponho cá os resultados. compts
claro que é possivel, mais rápido e eficaz!
mas depois da transesterificação.

faz a uma temperatura entre os 5 e os 20 graus.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: BIODIESEL POR CENTRIFUGAÇÃO SERÁ POSSIVEL?

Mensagem por katzilla »

centrifuga separá os sais em suspensão dos liquidos, que pode ser agua, oleo ou outro.
centrifuga não separa sais dissolvidos como por exemplo o açucar ou o sal da agua (isto só por evaporasão ou osmose inversa).
como escreveu luimio uma centrifuga separa glicerina do oleo após a transesterificação, um brinquedo caro que vai ficar todo besuntado de "manteiga" (não faças isso no trabalho).

Avatar do Utilizador

BioPower
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: terça nov 27, 2007 1:09 pm

Re: BIODIESEL POR CENTRIFUGAÇÃO SERÁ POSSIVEL?

Mensagem por BioPower »

a centrifugação é uma operação que envolve a separação de dois materiais de densidade diferente e imiscíveis pela acção da força centrifuga. quer isto dizer que se utilizarem uma centrifuga após a rx de transesterificação conseguirão separar as duas fases, fase leve (biodiesel) e fase pesada (glicerina) e depois da lavagem conseguem separar com facilidade o bio da água de lavagem. se centrifugarem óleo vegetal novo não vão conseguir separar coisa nenhuma, se centrifugarem ovu (também é útil neste caso), conseguem separar a água e os sólidos que muitas vezes vêm neste resíduo. o tipo de centrifuga mais usado (na industria), para a separação bio-glic e bio-água são as centrifugas de discos que funcionam em contínuo.
marcas mais comuns são alfa-laval e westfalia.

cumprimentos
Green fuel is the right choice


Autor do tópico
bruno77
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: quinta jan 10, 2008 7:36 pm

Re: BIODIESEL POR CENTRIFUGAÇÃO SERÁ POSSIVEL?

Mensagem por bruno77 »

amigos obrigado pelas vossas respostas, fiquei bastante esclarecido realmente é pena o processo não funcionar, pois como disse o red baron o óleo vegetal e glicerina são um composto e não se separam assim! comprimentos a todos.

Avatar do Utilizador

crazyscientist
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 140
Registado: domingo jun 17, 2007 5:32 pm
Localização: Bragança

Re: BIODIESEL POR CENTRIFUGAÇÃO SERÁ POSSIVEL?

Mensagem por crazyscientist »

vejam aqui um vídeo de um aparato para fazer a dita separação depois da transesterificação


Link

e já agora mais um


Link
Imagem


Chemistry
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 116
Registado: quarta mai 09, 2007 12:07 am

Re: BIODIESEL POR CENTRIFUGAÇÃO SERÁ POSSIVEL?

Mensagem por Chemistry »

bruno77 Escreveu:centrifugar o óleo vegetal como forma de obter biodiesel, ou seja a centrifugação iria fazer com que a glicerina fica-se em baixo porque é mais pesada
processo físico é uma coisa processo químico é outra coisa.

a separação desses dois compostos terá de ser feita por processo químico. a separação seguirá depois por processo físico e não necessita de centrifugação pois a glicerina deposita facilmente devido à grande diferença da viscosidade, tornando-a mais pesada. claro que uma ligeira centrifugação acelera o processo.

claro que se a centrifugadora tiver capacidade de trabalhar aí a umas 1000 rotações/segundo poderá se verificar qualquer coisa,(mas nesse instante) mas ao parar a centrifugação a solução volta á situação inicial!

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”