Conselhos para poupar energia

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por katzilla »

para poupar agua do autoclismo aconselho uns autoclismos novos de 3-6 e 3-9 litros em vez dos habituais 20 litros.
autoclismos tipo "slim" para redução de espaço e gasto de agua, montagem na parede ficando apenas os botões de descarga á vista.

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=20&t=5388
Última edição por katzilla em segunda jan 14, 2008 5:42 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por katzilla »

reaproveitamento da água da chuva com um deposito em polipropileno ou fibra enterrado, com motor para posterior rega ou reaproveitamento para os autoclismos.

Avatar do Utilizador

filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por filipeoliv »

uma das coisas que fiz questão quando comprei o material para os wc era o autoclismo ter duas descargas, mas os preços disparavam.
então a rapariga queria impingir uns de 380€.
então tive de lhe dizer que ia a outro lado ver material, foi um instante quanto baixamos para os 150€ o conjunto todo. outra marca claro mas para o serviço que faz, cheirar mal com marca x ou y é indiferente.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por katzilla »

é o habitual das empresas portuguesas, tentar impingir o melhor e mais caro. há anos que travo uma luta contra gente com essa mentalidade. tento fazer-lhes entender que hoje (e sempre) mais vale vender barato e muito.

e ainda se fala mal dos coitados dos ciganos das feiras


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por joaquimdelisboa »

a mim, quando comprei casa, calharam-me autoclismos baratos...de "botão de rodar"

serão dos mais baratos do mercado mas ou tive sorte ou funcionam bem ( até ver!).

se o assunto é água após o xi-xi, basta rodar... e voltar à posição normal assim que se julga ser água suficiente.

uma pequena maravilha.

outra maneira de poupar energia...

nunca lhe aconteceu querer ir de noite ao wc e não saber onde param os chinelos???
e ter que acender a luz, com todos os inconvenientes associados.
pois estou para pantentear os chinelos fluorescentes. uma pequena maravilha que evita ter de andar sempre a tactear até os descobrir... ou ter de acender a luz!!!!!!!!!!

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por katzilla »

boa, joaquimdelisboa, a seguir aos chinelos fluorescentes quem sabe o que se seguirá.
o mundo é nosso

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por ajosemor »

redução de consumo de água:
as válvulas de controlo de entrada de água dos autoclismos são comandadas com base em flutuadores. a sua posição é regulável fechando a água em determinado nível dependente dessa regulação. por isso regulem-na.
-se não fôr possível podem sempre arranjar 1 ou mais garrafas de 1,5 l encherem de água, apertarem a tampa e meterem-na dentro do autoclismo. diminuiram a capacidade de armazenar água do mesmo. a cada descarga é menos esse volume que vai pela sanita abaixo.

redução de consumo de electricidade:
-obtive uma óptima redução ao utilizar água quente da instalação aqs para alimentar as máquinas de lavar. a de lavar loiça que utiliza a água a 60ºc liguei-a directamente. na lavgem de roupa comprei uma máquina com alimentação bitérmica que gere a abertura das válvulas de entrada de acordo com o programa seleccionado. como o meu aqs é solar só consumo (em aquecimento) durante a maior parte do ano... sol. a energia eléctrica só é utilizada pelas máquinas no controlo e no movimento. poderei quantificar para os interessados.
- outra óptima redução foi obtida com utilização de lâmpadas economizadoras.
- outra ainda com a introdução de extensões com interruptor que é desligado com os aparelhos fora de uso. poderia chamar informática a uma. imagem e som e telemóveis a outra, etc.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por serges »

ajosemor Escreveu:redução de consumo de água:
as válvulas de controlo de entrada de água dos autoclismos são comandadas com base em flutuadores. a sua posição é regulável fechando a água em determinado nível dependente dessa regulação. por isso regulem-na.
-se não fôr possível podem sempre arranjar 1 ou mais garrafas de 1,5 l encherem de água, apertarem a tampa e meterem-na dentro do autoclismo. diminuiram a capacidade de armazenar água do mesmo. a cada descarga é menos esse volume que vai pela sanita abaixo.

redução de consumo de electricidade:
-obtive uma óptima redução ao utilizar água quente da instalação aqs para alimentar as máquinas de lavar. a de lavar loiça que utiliza a água a 60ºc liguei-a directamente. na lavgem de roupa comprei uma máquina com alimentação bitérmica que gere a abertura das válvulas de entrada de acordo com o programa seleccionado. como o meu aqs é solar só consumo (em aquecimento) durante a maior parte do ano... sol. a energia eléctrica só é utilizada pelas máquinas no controlo e no movimento. poderei quantificar para os interessados.
- outra óptima redução foi obtida com utilização de lâmpadas economizadoras.
- outra ainda com a introdução de extensões com interruptor que é desligado com os aparelhos fora de uso. poderia chamar informática a uma. imagem e som e telemóveis a outra, etc.
a ideia do autoclismo infelizmente calhou me um barril de porcelana que tem uns 18lt, ao que coloquei na posição mínima e coloquei uma garrafa de 2lt, coca cola lidl passo a publicidade, e que assim já ficou melhor, aproveito a agua do banho enquanto não aquece sempre encho um balde ou para lavar o chão ou para uma ou outra descarga, tenho lâmpadas economizadoras em toda a casa, e claro 2 divisões com incandescentes, e no hall de entrada tenho em halogéneo, raramente as uso! consumo total mensal, não passo de 150kw mês! no caso da agua pago mais de aluguer de contador do que consumo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

ajosemor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Localização: Palmela

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por ajosemor »

alô joaquindelisboa. quando dizes:

Código: Selecionar todos

pois estou para pantentear :) :) :) os chinelos fluorescentes. uma pequena maravilha que evita ter de andar sempre a tactear até os descobrir... ou ter de acender a luz!!!!!!!!!!
não quererás dizer fosforescentes?
como sabes as substâncias fosforescentes ficam luminosas depois de excitadas por fonte luminosa. as fluorescentes só se mantêm luminosas enquanto há excitação. lembremos as lâmpadas fluorescentes!
pareceu-me bom fazer esta precisão para não induzir em erro o pessoal menos a par destas questões.

saudações tropicais


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por joaquimdelisboa »

claro que tens razão... obrigado.

mas confirmo.... toda a noite ( e elas agora são longas!) lá estão os dois "olhinhos" luzentes a servirem de farol

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por Bluesky »

por estranho que vos pareça e por muito bom que seja mudar os habitos energeticos, a melhor maneira de poupar energia é produzi-la, nem que seja com uma bicicleta de ginastica ligada a um gerador.

ja agora deixem-me contar uma historia antiga e como pode ser critico uma situação de dependência energetica total: a missao apollo 13 teve um incidente no espaço que motivou uma denagem no sistema electrico, pondo em risco a vida da tripulação, cancelando a missao, e por fim ia matando os astronautas por hipotermia e asfixia. curiosamente se tivessem uma simples bicicleta ligada a um dinamino nao só poderiam re-alimentar as baterias, como um radiador a oleo para os aqueçer. bastaria revezavam-se os tres tipulantes na bicicleta/geradora e entretanto tambem aqueçeriam com o exercicio fisico. isto se não tivesse havido falta de oxigenio a bordo, claro está!

http://en.wikipedia.org/wiki/apollo_13

quando nao temos nenhuma alternativa de ser energeticamente independentes então ficamos demasiado expostos a uma dependencia energética a alguem cujas intençoes desconheçemos, pois num contexto mais alargado nem tudo são questoes economicas. qed.

bsk #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por katzilla »

isso deu-me uma ideia
ligar uma bateria á roda da gaiola do ratinho,
quando o sacana se exercitar aproveito a energia dele.

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por katzilla »

a seguir segue-se o hamster
vou por a bicharada a exercitar

Avatar do Utilizador

filipeoliv
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 67
Registado: terça jul 24, 2007 3:45 pm
Localização: Casais Lagartos

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por filipeoliv »

katzilla Escreveu:isso deu-me uma ideia
ligar uma bateria á roda da gaiola do ratinho,
quando o sacana se exercitar aproveito a energia dele.

nem de propósito, o meu filho fez anos no dia 16/1 então foi lá a malta mais chegada à noite para lhe cantar os parabéns.
não é que estava tudo de volta da rata a ver andar na roda e digo eu:
vou te meter a lucrar…
é claro no final de explicar começaram-me a chamar chulo no gozo, mas é engraçado que já tinha tido essa ideia.


joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 343
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por joaquimdelisboa »

eu não resisto a contar esta... por que me parece que encaixa!

"um engenheiro agrícola recém-formado, estava constantemente a ser interrompido por vizinhos que lhe entravam quinta adentro procurando consultá-lo nos mais diversos assuntos do seu saber.
ele foi sendo simpático... até que resolveu "vingar-se"!
não tardou que um utente daquele serviço grátis resmungasse:
- o senhor engenheiro... tem que deitar óleo no seu portão que aquilo está preso para caramba...
resposta do engenheiro....
- não é defeito.... agora quem entrar na quinta começa logo por tirar um balde de água do fundo do poço!!!!!!!!!!!!!

Avatar do Utilizador

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 694
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
Localização: Norte

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por katzilla »



fernandogoulart
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: quinta jun 14, 2007 4:56 pm
Localização: rio de janeiro

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por fernandogoulart »

visitar o blog do dr. chicletinho,,, rs,rs,rs
lá eu to sempre publicando algumas dicas, ferramentas e tutoriais de como economizar energia. lá, tem o link para baixar o manual de como fazer um aquecedor solar caseiro
agradeço muito a visita.

abraços
dr. chicletinho
http://www.drchicletinho.blogspot.com

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por orbis »

ei amigo, convinha variar e de quando em vez postar uma mensagem que não tivesse única e exclusivamente o objectivo de nos fazer visitar o seu blog.


fernandogoulart
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: quinta jun 14, 2007 4:56 pm
Localização: rio de janeiro

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por fernandogoulart »



fernandogoulart
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: quinta jun 14, 2007 4:56 pm
Localização: rio de janeiro

Re: Conselhos para poupar energia

Mensagem por fernandogoulart »

desculpe, não queria ofender, se o moderador puder apagar, agradeceria. não consigo apagar a mensagem. abraços

Responder

Voltar para “Geral”