AQUECEDOR OLEO

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

no kit que aos poucos vou arranjando para a minha viatura, entendi que algo tinha que ser genuino meu, essa escolha caiu sobre o permutador hidráulico. então fiz uma pesquisa sobre os materiais a utilizar com base no projeto que idealizei e passo de seguida a descrever no geral os passos que dei.
pensei em fazer uma serpentina em inox de 8 mm, mas como não se arranja facil, pesquisei outros materiais que eu testei em casa. na foto seguinte podem ver dois pedaços de tubo que mantive em água a ferver durante meia hora para saber qual a sua resistencia termica.

Imagem

a escolha caiu no laranja, que quando comparado ao azul pouco ou quase nada perdeu a sua resistencia. manteve-se sempre duro e o fabricante diz que ele aguenta 90/100 graus. alem deste sofreu mais testes. dá para ver pela foto.

Imagem

nesta foto podem ver mais um terceiro tubo, branco, em termos de temperatura é o melhor de todos, suporta 160º, mas para o que eu pretendia tem um defeito, é fornecido direito e ao dobrar, quina... o laranja vem helicoidal.

Imagem

aqui já podem ver o tubo em inox que envolve a dita serpentina com 30 cm de comprimento, as bolachas de aluminio, os vedantes da água que vão ficar alojados nos rasgos abertos nas bolachas e outros materiais que foram necessários e também testados.

Imagem

aqui quase tudo. faltava apenas os parafusos, porcas e material de canalização de água.

Imagem
Imagem

aqui o gajo começava a ganhar forma, mas ainda estava esventrado...

Imagem

finalmente o projeto concluido!

Imagem
Imagem

se vai funcionar bem ou não, o tempo o dirá. mas se alguém quiser fazer igual, tem que pagar os direitos de autor...


visitante
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1639
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

flamingo...tem bom aspecto..sem duvida nenhuma..parabens.

claro que é um componente que por si só não irá preencher todos os requisitos para uma utilização segura de ov..nem considerando a sua integração num kit de 2 depositos..pois neste caso continua a faltar o aquecimento dos tubos de injecção..mas o 1º passo está dado..

curioso a forma como o idealizou..já que é bastante semelhante..aparte o aquecimento através do liquido de refrigeração..ao 1º aquecedor que idealizei e construi..que obviamente.. e de acordo com o descrito no topico "conclusão do projecto"..não integro no sistema que idealizei posteriormente..

força nisso..

abraço
[***************]


RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Mensagem por RPL »

bem visto sim senhor!
temos fabricante ! já patentiaste o invento ? vou vender as tuas ideias no ebay

continua a detalhar o teu kit
força ai!
Última edição por RPL em quinta nov 29, 2007 11:16 pm, editado 1 vez no total.
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

tem um aspecto muito profissional.
atenção que os testes não são apenas ao calor, já que o ov também não trata muito bem a maioria dos plásticos.
muito bem, estou impressionado.
falta apenas uma valvula para desligar o aquecimento quando tiveres a infelicidade de ter que abastecer apenas a gasoleo.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

[***************] Escreveu:vivam ...

flamingo...tem bom aspecto..sem duvida nenhuma..parabens.

claro que é um componente que por si só não irá preencher todos os requisitos para uma utilização segura de ov..nem considerando a sua integração num kit de 2 depositos..pois neste caso continua a faltar o aquecimento dos tubos de injecção..mas o 1º passo está dado..

força nisso..

abraço
[***************]
concerteza que faltam coisas/componentes, não substitui o aquecedor electrico uma vez que aqui só tenho combustivel quente com o motor já aquecido, muito menos o aquecimento dos injetores, mas é sempre um permutador... ou melhor, espero que venha a ser. penso ter tomado todas as precauções na sua concepção no sentido de que resulte, mas é muito cedo para falar do seu funcionamento, muito cedo mesmo. "até ao lavar dos cestos é a vindima"...
rpl Escreveu:bem visto sim senhor!
temos fabricante ! já patentiaste o invento ? vou vender as tuas ideias no ebay

continua a detalhar o teu kit
podes ter a certeza que continuarei, tudo o que fizer/inventar/desenvolver/idealizar, todas as ideias que ache interessantes que do meu cérebro resultem, serão colocados aqui no forum, mas claro que apenas aquilo que tenha algum cabimento. com as más experiencias farei o mesmo...
manuelcar Escreveu:tem um aspecto muito profissional.
atenção que os testes não são apenas ao calor, já que o ov também não trata muito bem a maioria dos plásticos.
muito bem, estou impressionado.
falta apenas uma valvula para desligar o aquecimento quando tiveres a infelicidade de ter que abastecer apenas a gasoleo.
concordo com tudo o que dizes, embora no que diz respeito aos plasticos esteja +/- à vontade, o mesmo já não digo aos tubos de borracha que se encontram nas laterais para o combustivel. esses tubos são utilizados na refrigeração dos moldes. por eles passa água misturada com produtos diversos uns de origem mineral, outros quimicos, a uma temperatura elevada. isso deixa-me um pouco à vontade, mas estou prudente, no entanto, o tubo de combustivel que a ele vai ligar, será igual ao branco que se pode ver numa foto mais a cima e vai ser enfiado por dentro do tubo de borracha até encontrar o outro da serpentina.
de referir que a serpentina entra dentro desse tubo de borracha diretamente, daí a razão de utilizar uma espécie de mola de arame zincado, (que se pode ver numa das fotos), para poder curvar o tubo da serpentina noutro sentido e enfialo diretamente dentro do tubo de borracha. o de borracha entrou no aluminio à pressão...(não foi facil...)
o tal tubo branco tem 8mm interior e 10mm exterior. todas as canalizações futuras do combustivel vou faze-las com esse tubo, apenas utilizarei tubo de borracha para fazer as ligações aos recores metálicos. vi isso em fotos de sites estranjeiros do mesmo assunto. penso que eles o utilizam porque é um material que causa menos atrito à passagem do ov, isso éra perceptivel ao toque com os dedos.
sobre a tal válvula para desligar, os restantes permutadores também não tem... mas estou a tempo...
já li por aqui que o permutador deve ser montado antes do filtro, não pode ser entre o filtro e a bi?


RPL
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 290
Registado: sexta jul 13, 2007 7:03 pm
Localização: Painça/Entroncamento/Carregado e agora Alhadas, Figueira da Foz
Contacto:

Mensagem por RPL »

antes do filtro, para ov entrar quentinho para o filtro e não ter tanta dificuldade a passar por ele.
Boas frituras
Rui Leal
Associado Nº-18

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

rpl Escreveu:antes do filtro, para ov entrar quentinho para o filtro e não ter tanta dificuldade a passar por ele.
ola

e se o filtro for aquecido ja pode ser com o permutador entre o filtro e a bi?
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


Sag
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 90
Registado: sexta jun 29, 2007 2:09 am

Mensagem por Sag »

a meu ver isso sao questões que pouco importa em circuito fechado(retorno) porque o mesmo combustivel ira passar varias xs pelo meno sitiu aquecendo tds os componentes entre eles.
OV30 + Petro70 para já...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
GoTcHa_21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 69
Registado: domingo jan 14, 2007 9:09 pm

Mensagem por GoTcHa_21 »

tal como já te disse.. acho um excelente prejecto e um boa iniciativa da tua parte!

estou a aguardar atenciosamente os resultados que irás obter, e volto a dizer-te que podes contar com a minha contribuição naquilo que poder!

continuação de boa sorte e vai nos deixando a par das situações

qualquer coisa manda pm!

abraço
Sandro Valente..


zipper
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jun 05, 2007 10:43 pm

Mensagem por zipper »

boa noite.
sou proprietario de um golf 2 td intercoler ja com 508 mil kms..ainda respira alguma saude apesar da kilometragem e de nunca ter sido reparado.
ha cerca de ano comecei a adicionar oleo vegetal em pequenas percentagens ate k no verão passado atingi os 30% e dai nao passei.descobri este forum e depois de uns serões a ler os vossos posts e de muito conhecimento adquirido,lá comecei a tirar as minhas proprias conclusões sobre o uso do ov,pelo menos no k toca ao velho golf.este apesar de ja estar um pouco "carunchado",a parte mecânica ainda esta em bom estado.n consome liquido do radiador e 0,5l de oleo semi-sintetico em 10.000kms nem parece dum carro da sua kilometragem.pega a toque de chave e n me costuma deixar enrascado.
apos estes 10.000kms de uso de ov o k pude constatar foi o seguinte:

1-o consumo de óleo lubrificante parece ser inexistente (falso,tendo em conta k deve ser causado pela passagem de ov para o carter)
2-o consumo de combustivel baixou ligeiramente
3-ligeira melhor performance do motor
4-apesar de ficar numa garagem, agora com a chegada do tempo frio ,noto uma ligeira hesitação a pegar.pega sempre com mais uma volta de motor,soluça por 15-20s e estabiliza sem problemas.se avançar a injecção com o comando, então isso nem chega a acontecer.
5-coincidência ou não,ao fim de 2 mil kms,os tubos de retorno dos injectores (que ainda eram os originais)entregaram a alma ao criador.espalhafato de gasoleo prontamente resolvido com a sua substituição por uns de silicone transparentes(usados nas motoserras,altamente resistentes ao calor)
6-a contaminação do óleo é notória:ao fim de 7000 kms está pronto a ser trocado.com o teste da gota no guardanapo a mancha era completamente negra ao fim de 2 horas.uso ac-delco 10w40 semi-sintetico

no fim,tiro uma conclusão positiva do uso do ov.melhor para a carteira,para o ambiente e sempre consigo chatear os tipos da inspecção(então mas isto tem emissões contidas!!!quem diria....)
como consegui arranjar uma fonte regular de ov usado começo a ponderar adquirir um "kit" de 1 deposito (visto eu fazer trajectos curtos) para poder aumentar a percentagem de ov talvez até 50% em segurança e sem chatices...actualmente estou com os 30% + 2% de gasolina.

como sou um adepto do ebay,dei uma vista de olhos no ebay alemão e encontra-se kits da vecar com permutador por cento e poucos euros..investimento baixo para começar.mas apos perder algum tempo a ler as vossas opiniões parece k n é muito "apadrinhado" por vocês.gostaria de saber se alguem ja tem opinião formada sobre este sistema mas apoiado sobre a experiência pessoal.
desculpem o testamento mas assim ficam a par da situação por completo e sempre junto a minha (curta mas atenta) experiência com o ov.

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola
estou a testar um kit vecar os dados obtidos vou expor neste topico
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=4130
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

isso não é um kit, e mesmo que funcionasse não bastaria para ser um kit.
se queres facilitar a tarefa ao teu motor então instala um aquecedor ou permutador antes do filtro, mas atenção que isso não permite maiores percentagens, apenas uma vida mais tranquila à bomba de injecção.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

zipper, diz o ditado pupular: "cada cabeça, sua sentença"
em minha opinião, estás a ir no caminho certo, reconheço que fizes-te melhor do que por exemplo eu, deste-te ao trabalho de ler e eu no principio quiz saber tudo quase de uma só vez.
sobre as tuas ideias e os teus objetivos, penso que melhor seria impossivel de fazer. na utilização que eu faço da minha carrinha que segundo suponho tem o mesmo motor que o teu carro, (é uma passat 1.6 td de 1989), os meus objetivos são os mesmos.
eu pensei em fazer um permutador e fiz, estou neste momento a instala-lo. mas o meu proximo objetivo será tratar de a equipar com o aquecedor electrico, para curtos trajetos é o ideal.
sobre o kit da vecar nada te sei dizer, mas não instales coisa pequena demais uma vez que a temperatura maxima de aquecimento é limitada por um termocontacto, um aquecedor maior nunca é demais, pode até poupar um pouco mais a bateria devido à maior acumulação térmica pelo maior volume de aluminio. tens aqui um que me parece eficaz...

https://www.ssl-id.de/kopany.de/shop/sh ... =0&c=g&cp=

aqui um outro que é ajudado pela água depois do motor quente...

https://www.ssl-id.de/kopany.de/shop/sh ... 04&c=g&cp=

mas considera isto apenas uma opinião minha, haverá certamente outras...
não te preocupes com o "testamento", para sermos claros e explicitos, não há outra forma...

força nisso e um abraço...

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola flamingo
o "kit" que estou a testar e esse do 2 link parece muito mas olha que se calhar não e .....

da-me mais tempo e depois digo por que .....

em termos comparativos possivelmente o teu permutador e capaz de ser melhor

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

o meu conhecimento não se baseia na experiencia dos aparelhos mas sim na observação.
pelo que me apercebo o do segundo link será eficaz depois do motor quente para ser ajudado pela água e também se for bem instalado, p ex fixado ao motor e o mais perto possivel da bi. à que escolher também muito bem o lugar onde ir buscar a alimentação de água.
o primeiro parece-me ser de longe o melhor, apenas lhe acho um defeito, devia ter as velas ao centro e em lugar das 5 linhas de combustivel passaria a ter 4, com as velas centradas. era igualmente eficaz e penso que daria resposta mais rápida...

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

flamingo a estrutura deste permutador e um cubo de alumínio com 2 furos no comprimento e 1 em altura quer para o combustível quer para a agua ...

com respeito a disposição do mesmo no carro podes por num sitio mais abrigado ou mais quente mas se aumentas o comprimento das mangueiras logo aumentas o poder de dissipação. o melhor e isolar termicamente o mais possivel

outra coisa e dai talvez para isso seja bom este kit e nonotanque pode fazer alguma coisa melhor sim junto a bi mas se não medires la a temperatura bem podes + tarde ou + cedo esperar por problemas ...

cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net


zipper
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: terça jun 05, 2007 10:43 pm

Mensagem por zipper »

boa noite.
flamingo o meu golf usa o mesmo motor k a passat,so difere na posição do intercooler.o meu velho tem uma passat de 92.
em relação ao mal afamado "kit" da vecar, eu referia-me precisamente ao do segundo link.parece-me melhor o facto de a agua poder ajudar no aquecimento do ov.é mais constante e não tem peso no alternador apesar de isso não ser problema para o meu caso visto ter um alternador de 90 ampéres.
já dei uma vista de olhos no teu permutador e dou-te os parabens pela qualidade de construção.dado a localização do permutador,a posição do termostato neste motor,o facto de ter bloco em ferro e cabeça em aluminio (melhor conductividade),a maneira como construiste o permutador,etc, tenho quase a certeza k tem resultados no aquecimento do ov mesmo ao fim de poucos kms (isto se tiveres o circuito do radiador em boas condições).eu perdi algum tempo a estudar a melhor localização do aquecedor e sem duvida k a tua é a melhor.
1-o tubo k leva agua para o radiador do habitaculo é o primeiro a ter agua quente em abundância.
2-o termostato do circuito esta no polo precisamente oposto (na bomba de agua)
3-o turbo por baixo do permutador é uma mais valia no aquecimento inicial e o acumular de calor naquela zona vai desligar as velas mais cedo.
4-a facilidade de ligação electrica,dos tubos da agua e do gasoleo/ov é facil e dali para a bomba dá para fazer caminho directo desde k devidamente isolado com manga neoprene(facil aquisição,baixo preço,boa resistência)

custa-me a crer k o "aparelho" da vecar não tenha o minimo de eficacia...não penso k seja a melhor opção mas por certo tambem não a pior..atenção k eu refiro-me aquele com permutador de calor.

electrico em relação à temperatura referes-te a muito alta ou muito baixa se não for controlada?

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

zipper Escreveu:
electrico em relação à temperatura referes-te a muito alta ou muito baixa se não for controlada?
ola ainda não são dados muito rigorosos mas para grandes percentagens e muito baixa 30º mas como já referi antes não e conclusivo ainda mas os dados serão expostos no tópico das alterações do corsa
cumprimentos
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

zipper Escreveu: (...) já dei uma vista de olhos no teu permutador e dou-te os parabens pela qualidade de construção.dado a localização do permutador,a posição do termostato neste motor,o facto de ter bloco em ferro e cabeça em aluminio (melhor conductividade),a maneira como construiste o permutador,etc, tenho quase a certeza k tem resultados no aquecimento do ov mesmo ao fim de poucos kms (isto se tiveres o circuito do radiador em boas condições).eu perdi algum tempo a estudar a melhor localização do aquecedor e sem duvida k a tua é a melhor.
1-o tubo k leva agua para o radiador do habitaculo é o primeiro a ter agua quente em abundância.
2-o termostato do circuito esta no polo precisamente oposto (na bomba de agua)
3-o turbo por baixo do permutador é uma mais valia no aquecimento inicial e o acumular de calor naquela zona vai desligar as velas mais cedo.
4-a facilidade de ligação electrica,dos tubos da agua e do gasoleo/ov é facil e dali para a bomba dá para fazer caminho directo desde k devidamente isolado com manga neoprene(facil aquisição,baixo preço,boa resistência)

custa-me a crer k o "aparelho" da vecar não tenha o minimo de eficacia...não penso k seja a melhor opção mas por certo tambem não a pior..atenção k eu refiro-me aquele com permutador de calor.

electrico em relação à temperatura referes-te a muito alta ou muito baixa se não for controlada?
sobre o aquecedor electrico tenho a dizer o seguinte: quanto mais caminho a percorrer tiver o combustivel no bloco de aluminio, melhor!...l sobre o aquecedor que também é permutodor, o tal que também tem a parte da água, admito que talvez não seja a melhor opção. apesar das duas velas, tem um furo de água na vertical que enquanto a água não estiver quente, de certa forma impede que haja boa condutividade térmica da vela que se encontra no lado da ligação da dita água, ou seja, até que o motor estiver quente, aquela vela trabalha pró boneco.
penso que o aquecedor que é só electrico seria melhor opção!

"o termostato do circuito esta no polo precisamente oposto (na bomba de agua"- aqui perdi-me...

sobre a colocação do aquecedor, se for também permutador, penso que melhor lugar não arranjavas. concordo contigo totalmente. tens ali tudo e a bi está perto.

o meu permutador acabei de o ligar hoje, vamos a ver o resultado que ele dá. (ainda não tenho nada para ler a temperatura.) está um pouco desviado da bi mas como estou a pensar em colocar um também electrico, está no sitio razoavelmente bom (dado o seu tamanho, não dá pra por onde se quer...) o combustivel vai andar à roda, mas apanha pouca dimensão de tubo. entre o electrico e a bi haverá apenas cerca de 15 cm de tubo... mas se será mesmo assim ainda não sei, a cada dia tenho uma ideia nova...


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

entre o electrico e a bi haverá apenas cerca de 15 cm de tubo.
e o filtro fica no meio?

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”