Filtro de OV Usado 2

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

disso também já eu me lembrei. o compressor trabalha no maximo até 8 bar e eu só preciso de 3. o que eu pretendo é que o ar feche automaticamente quando o depósito (a bilha do gaz) já não tiver oleo para evitar o ar ficar a soprar nos filtros. para isso a ideia do "electrico" é boa, só não sei como meter a boia lá dentro ,mas estou a estudar isso. em lugar da bilha do gaz também já me lembrei de uns depósitos em fibra que já vi, não me recordo aonde, que servem de acumulador de pressão para os motores electricos de bombear água que trabalham com balão... estou a explorar o assunto, até desistir ainda falta muito, mesmo muito...

Avatar do Utilizador

Eletrico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 624
Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
Localização: Torres vedras

Mensagem por Eletrico »

ola
talvez de para pores a ideia que apresentei em pratica se em vez de uma bilha de gaz usares um termo acumulador velho mas de inox e ainda ficas com meio caminho andado para por resistência e termostato. o que te parece ?
Corsa A1.5D OV40/60

Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

olá electrico, é uma excelente ideia, embora que arranjar em inox não será muito facil. mas talvez venha a abandonar essa ideia pelo que observei hoje de tarde num jerrican branco, quase transparente. o jerrican que tinha oleo de bifanas estava exposto ao sol, e o calor, lentamente separou o oleo do restante molho, até fiquei impressionado. ora ao mexer nele voutei a misturar aquilo. como eu tenho a barrica onde estou a juntar o oleo cá fora ao sol, já com duas torneiras colocadas estratejicamente como aprendi aqui para fazer a lavagem, vou optar por motor, porque com motor, sem mexer na barrica bombeio o oleo para os filtros e as impurezas e borras manten-se no fundo. isso irá permitir poupar nos filtros. se não mexer na barrica o óleo repousa e fica em melhores condições de filtragem. se mexo naquilo estrago tudo.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

oi hynek, tendo em conta a minha mensagem anterior e na sequencia daquilo que observei neste domingo decidi em definitivo optar pelo motor para bombear o ov. e para não andar sempre a "matar" a cabeça nesse assunto, hoje quando saí do emprego fui a uma casa da especialidade e já fiz aquisições, mas obrigado à mesma. por acaso até tenho um barril desses só que o meu é de 100 litros... penso já ter também onde arranjar aqui na região filtros para cartucho de filtrar água com capacidade de 1 micron a um bom preço. o mail que me enviaram deixou-me uma pequena duvida. amanhã já devo ter a certeza. caso alguém que seja aqui da mesma região que eu quera saber dessas coisas eu ajudo. um abraço.

Avatar do Utilizador

PedroAlves
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: quinta out 11, 2007 11:23 am

Mensagem por PedroAlves »

olá!
sou novo por cá e estou aprender como se faz a filtragem e a lavagem do óleo usado.
tenho observado que existe pessoas que querem filtrar rápido e sem deixar grandes resíduos.
eu fico a pensar se realmente querem filtra ou ver o óleo a passar pelos tubos
é claro e lógico que, quantos mais resíduos ficar, melhor é a filtragem.
quanto usar bombas eléctricas para acelerar o processo, o objectivo não é economizar?
temos que arranjar maneiras simples e recicláveis, para que seja rentável usar ov.
obrigado pela atenção. abraços

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

bem vindo à cumunidade... concordo contigo em boa parte do que dizes. a utilização de electrobomba para filtrar o oleo, no meu caso, não é para acelarar o processo, é apenas para o fazer circular pelos filtros. inicialmente pensei em fazer isso pela ação da gravidade, um jerrican colocado num ponto elevado, por baixo os filtros, e por baixo destes já no chão outro jerrican para o óleo depois de filtrado. se resultaria???... não sei. como vou mudar de casa, entendi fazer isso de uma outra forma para facilmente ser transportavél e trabalhar em qualquer lado. comprei então uma electrobomba das mais pequenas que arranjei no mercado, caixas dos filtros, filtros, com uma bancada qua andava aqui por casa a estorvar, umas abraçadeiras, mangueira e pouco mais, estou a fazer a minha jeringonça para filtrar o ov que é o que vais ver de seguida mas ainda não está pronto.
Imagem
logo que esteja tudo pronto voltarei a colocar uma ou duas fotos para mostrar como ficou.
sobre gastos pois nem sempre se consegue economizar em tudo... sobre a filtragem há por aqui outros processos, melhores ou puores, lentos ou rápidos, enfim, cada um trabalha em função do seu gosto, jeito e método. o que eu tou a fazer não é o mais económico mas a ideia tireia daqui:
http://biocar.com.sapo.pt/index.html?lmd=39330.469144
espero que resulte.
já agora aproveito para dizer que este forum tem muita coisa de interesse, muita pessoal com ideias e cheio de vontade de as por em pratica e para não entrar mais em pormenores, é uma autentica escola...se navegares bem por ele verás que se aprende aqui muito, e se fazem também grandes amigos

Avatar do Utilizador

PedroAlves
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: quinta out 11, 2007 11:23 am

Mensagem por PedroAlves »

olá!
flamingo, concordo contigo, aqui se tira muitas ideias e uma delas que experimentei foi, filtrar o ov por gravidade, com calças de ganga e meias de lycra. para mim parece ser eficiente, mas gostaria de saber se realmente é eficiente ou não?

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

pode ser e pode não ser, o melhor é usar um tecido que garante a malha apertada e uniforme, de 5 e de 1 mícron.

os copos usados na filtragem de água tem um inconveniente - aguenta menos com ov e pode escapar ov não filtrado pelos sítios entre o cartucho e o assento do copo, que não vedam bem. os filtros profissionais usam uma técnica que garante uma boa estanquidade, por exercerem pressão suficiente sobre cartuchos, que são diferentes.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

PedroAlves
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: quinta out 11, 2007 11:23 am

Mensagem por PedroAlves »

olá hynek!
mas esse tecido é lavável e de que tamanho existe e já agora quanto custa?
Última edição por PedroAlves em terça out 30, 2007 4:29 pm, editado 3 vezes no total.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

ainda não expermentei o meu sistema de filtragem, mas penso que o hynek tem razão sobre o que diz da pressão dos filtros e a sua vedação, no entanto penso que se tal se verificar poderei adaptar algo a fazer altura ao elemento filtrante para poder criar a pressão de vedação nesseçária. sobre o investimento que fiz, que ronda os 200€, apenas os cartuchos dos filtros (o exterior) e os elementos filtrantes não são reaproveitaveis, por isso o investimento não está perdido, mas a ideia é filtrar ov, muito...
ora aqui está a geringonça pronta, apenas a faltar a mangueira da sucução.

Imagem

o primeiro filtro é de aço inox com capacidade para filtrar a 70 micron, o segundo de algodão e filtra a 25 micron, o terceiro de polipropileno e filtra a 5 micron e por ultimo o quarto também de polipropileno, filtra a 1 micron. depois de regulada a pressão que se deseja atravez de uma torneira e verificada no manometro, na mangueira vermelha sai o excesso de óleo para um jerrican. uma ficha para ligar á corrente, (mais tarde espero colocar um dijuntor). na mangueira branca (transparente) sai o oleo filtrado para outro jerrican, de cor branca também quase transparente, para por a fazer o processo de secagem e ir retirando a água. o resto não tem muito a dizer. era a armação de uma bancada que eu procurei aproveitar. um estrado para colocar o motor, uma prateleira para arrumar algumas coisas e um tampo que eu quero ver se encho de vasilhas cheias de óleo para tratar.

Imagem

nas mangueiras que levam o oleo até aos jerricans, coloquei uma tampa no topo para não entrar para lá lixo nem msquitos, etc...
a barrica que se vê ao fundo, espero enchela de óleo, leva 100 litros.
bem, vou dormir que o sono já dita as suas leis...

Avatar do Utilizador

PedroAlves
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: quinta out 11, 2007 11:23 am

Mensagem por PedroAlves »

noticia de ultima hora!
é só para avisar que, estou a fazer um filtro da ultima geração

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

aqui vai um aviso antes de pores o óleo a correr faz a experiencial com água.
é só para nao teres que limpar as paredes no caso de existir alguma anomalia.
nao é nada agradável limpar oleo

Avatar do Utilizador

PedroAlves
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: quinta out 11, 2007 11:23 am

Mensagem por PedroAlves »

obrigado pelo aviso.
o meu filtro vai se chamar, filtro alentejano.
vai funcionar por gravidade, é a forma mais económica para filtrar.
por isso não vou ter esse tipo de problemas

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

viva o aviso era mais para o flamingo mas já agora por gravidade ponho duas questões tens pouco oleo ou muito tempo??
é que por gravidade fica mais barato mas (no meu caso) filtrar 100l de oleo de uma vez demora uma eternidade .

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

ola jossef, agradeço a chamada de atenção. não quero botar foguetes antes da festa, mas penso que me preveni para evitar acidentes desse tipo. as mangueiras que tenho colocadas estão encaixadas até ao fim do record e tem todas 2 abraçadeiras, excepto a ultima que é transparente, que é a saida. não vejo o dia de por esta coisa a funcionar. queria arranjar mais oleo, a minha cadeia de fornecedores...
neste momento tenho pouco mais de 20 litros para filtrar, enchem os filtros e pouco mais sai... lol.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

pois 20l nao é nada .
existe sempre maneira de ir buscar mais litros comer batatas de manha á noite o colesterol é que nao vai achar piada.
tenta arranjar numa padeiria que faça bolos eles gastam bastante oleo.

Avatar do Utilizador

PedroAlves
Membro
Membro
Mensagens: 23
Registado: quinta out 11, 2007 11:23 am

Mensagem por PedroAlves »

jossef, tens toda a razão quando te referes a muitos litros, mas penso que para uns 30 a 40 litros uma semana chega para filtrar, como já tens alguma experiência, o que é que achas?
Última edição por PedroAlves em terça out 30, 2007 12:40 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

francamente acho que passado dois dias a ver aquilo correr devagar devagarinho parado vais optar por outra coisa.
20l deve demorar uma semana dependendo do estado do oleo e os filtros pois os mesmos vao ficando cada vez mais sujos.

Avatar do Utilizador

Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Mensagem por Flamingo »

ora vivam!
finalmente o relato da minha "refinaria". funciona lindamente!
no entanto, de tudo o que vou descrever, são bem vindos todos os conselhos, comentários e opiniões sobre o que tenho feito para saber se estou a ir no bom caminho...
recordo as palavras de um utilizador aqui sobre a praticidade de construir algo para filtrar o ov que a seu tempo se recupera bem o investimento feito. eu não diria bem a recuperação do investimento, mas que é prático e que é uma limpeza à là isso é!!! para quem chegou à pouco podem ver mais atrás a dita "refinaria"... nela instalei um manómetro para saber a pressão de funcionamento, e este tem ido sempre a 2 bar. o motor fornece até o max 4,7 bar, mas os filtros como estão novos não passa dos 2, o oleo corre lindamente. a mangueira de sucussão também não é propria e é mais pequena, é de 3/4" e deveria de ser de 1". com a sucussão ela encolhe ligeiramente, mas como não me interessa muito caudal, penso que está muito bem assim.

Imagem

aqui podem ver as barricas onde estou a juntar o ov. infelismente até agora ainda só serviu a preta. como podem ver nelas encontran-se 2 torneiras, ora como eu li por aqui que para efetuar a lavagem se deve misturar 50% de água sobre o total do ov, quando o enchimento está +/- a dois terços, o outro terço encho com água para efetuar a lavagem, essa água depois retiro pela torneira do fundo até aparecer a dita "maionese". repito as veses que entender necessárias até que por fim na ultima lavagem, e depois de bastante tempo de repouso (3, 4 dias, ou mais) tiro apenas um pouco de água para ter a certeza que na torneira de cima já se encontra mesmo só o óleo, e é nessa torneira que ligo a mangueira de sucussão da bomba. não aconselho fazer a lavagem com berbequim e haste metálica pois que a separação da água do oleo leva muito tempo. é preferivel um pau...

Imagem

ora cá temos o ov depois de filtrado já em processo de secagem. na altura da foto já não lhe dava o sol, mas onde ele está é um lugar soalheiro e o sol que lhe dá durante a tarde faz um excelente trabalho... os jérricans de boca larga são excelentes para isso. caso tenham que comprar aconselho esses. os mais pequenos são os melhores, pois é menos quantidade e facilita o trabalho ao sol, aquecem com mais facilidade e alem disso como a boca é larga facilita também a vaporização da água. os de tampa pequena vou utilizar só para armazenamento... como veem pela diversidade, tudo serve, tudo se aproveita... o balde verde é onde está a maionese, também vai levar um pano a tapar para vaporizar a água e o óleo que lá ficar também se vai aproveitar. como tudo isto está debaixo de umas escadas, se vier a chover não haverá grande problema...
um abraço
flamingo

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”