duvida sobre um regulador???

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Autor do tópico
cunha
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça ago 07, 2007 6:08 pm
Localização: povoa varzim

duvida sobre um regulador???

Mensagem por cunha »

ola a todos!
gostava de expor a seguinte duvida:
eu tenho um painel solar de 100w/12v e quero alimentar 3aparelhos de 200w(radio), 100w(telefone), 100w(sonda) além de uma bateria de 130a. tudo deve funcionar a 12v. sei que depois de calculos feitos preciso apenas de 1painel. o problema/duvida rezide em saber qual o regulador que devo utilizar? posso utilizar um regulador pr8.8? agradeço, qualquer comentarios fornecido.
cumprimentos


truka
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: terça jun 12, 2007 10:06 pm
Localização: Palmela

Mensagem por truka »

pelo que dizes nem precisas de regulador.
o regulador de carga serve para controlar a carga da bateria,principalente para ela não "rebentar".
ora só com 100w de produção e tanto consumo nunca deverás ter a bateria a 100%.

truka.
Sempre a aprender.


Autor do tópico
cunha
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça ago 07, 2007 6:08 pm
Localização: povoa varzim

Mensagem por cunha »

boa tarde!
desde já agradeço a tua resposta.

trata-se de aparelhos que estarão ligados apenas por pequenos periodos de tempo....
ex:
a sonda realiza 4medições por dia durante 15min cada consumindo 100w, o telefone consome 100w e realiza uma chamada durante 10min por dia, o rádio consome 200w durante 30min por dia.
deste modo terei energia para acumular!
tenho então que utilizar um regulador, certo?!

cumprimentos


truka
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: terça jun 12, 2007 10:06 pm
Localização: Palmela

Mensagem por truka »

pelo que tenho aprendido á minha conta é assím:
o painel deve ligar á bateria,tendo pelo meio o regulador de carga.
os consumidores(radio,luzes,etc.),devem ser ligados á bateria para terem a corrente(continua) estabilizada +-12v.
os paineis em plena carga fornecem sempre mais tensão (volts)que poderiam danificar qualquer coisa que a ele fosse ligada directamente .
o regulador em questão,deve permitir o maximo de potencia do painel:100w.
aconselho no entanto a comprar um com capacidade superior pois poderás querer aumentar o numero de paineis(w) e aí vais ter de comprar outro.
algo mais, cá estarei.
truka
Sempre a aprender.


Autor do tópico
cunha
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça ago 07, 2007 6:08 pm
Localização: povoa varzim

Mensagem por cunha »

certo que o painel está ligado a um regulador que por sua vez é ligado á bateria, mas os equipamentos(radio, telf.,etc,) também serão ligados directamente ao regulador e não á bateria.
pois da ooutra forma, iriam estar continuamente a ser alimentados pela energia da bateria e não pelo painel.
isto é, a bateria será apenas utilizada como recurso por eventual falta de produção de energia do painel(ex. á noite, ou dias demasiadamente nubelados em que a carga produzida não sustente todas as necessidades energéticas dos equipamentos)...
logo a bateria vai carregar nos periodos em que não existam outros consumos.
daí a necessidade do regulador para regular/proporcionar as necessidades energéticas destinadas aos equipamentos e para armazenar na bateria quando assim for possivel, ou se no caso, de os equipamentos precisarem de recorrer á energia da bateria.
é desta materia que entendo a necessidade do regulador...

cumprimentos


truka
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: terça jun 12, 2007 10:06 pm
Localização: Palmela

Mensagem por truka »

sr.cunha,
nunca passei por essa situação, de utilizar a corrente directamente dos paineis.
um painel de 12v(corrente nominal) "liberta" quando a 100% +ou-17/18volts.isto em circuito aberto,pois ligando qualquer consumidor esta tensão baixará.
se como dizes queres ligar os intrumentos directamente ao painel,embora não seja muito entendido em electrónica,basta colocares na saída do painel um diodo zener,para regulares a tensão da intalação.
tem no entanto em atenção que a qualquer altura podes ficar ás escuras,visto não teres acumulador(bateria).
saude,
truka.
Sempre a aprender.


rAt0?
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça out 16, 2007 1:00 am

Mensagem por rAt0? »

truka, penso que não percebeste bem a ideia do utilizador cunha. ele quer alimentar todos os equipamentos (incluindo a bateria) ao painel, mas, de forma a que quando o painel não conseguir gerar energia suficiente para aguentar com os equipamentos, a bateria tomar o lugar do painel, deixando de ser uma alimentação directamente pelo painel, para passar a ser inderectamente pela bateria. como uma espécie de backup

cunha, quanto ao regulador, penso que esta configuração funciona como queres .
http://www.elecfree.com/circuit/power-s ... 7232n3055/

cumprimentos


truka
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: terça jun 12, 2007 10:06 pm
Localização: Palmela

Mensagem por truka »

amigo rato,pois se eu não entendi,
tamém não é isto que serve.pois o amigo cunha não necessita de corrente alterna (220v/ac)
na prática nunca se utilisa o painel como fonte de alimentação principal,mas sim a bateria.
o painel de 100w(max,e não numinal) dificilmente dará esse rendimento,pois como tudo na vida,não o sol não é perfeito.
assim sendo um aparelho que consome 100w nunca irá funcionar devidamente com um painel da mesma potencia.
não será o caso de lampadas que darão alguma luz,ou aparelhos que consumam muito pouco,mas que correm o risco de queimar.
o melhor será fazer a experiencia,pois assim será melhor tirar as duvidas (foi o mesmo que eu fiz).
um abraço e boa sorte.
truka.
Sempre a aprender.


ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Mensagem por ztxnew »

caros confrades.
aproveito este tópico, onde já vi existir algum feedback às duvidas colocadas, para tentar esclarecer uma duvida minha.

é possível colocar um determinado numero de painéis em minha casa, que perfaçam por exemplo 230w de potência. liga-los a um regulador/transformador/oscilador (não sei de facto o nome do aparelho). transformar essa corrente gerada em 230v / 50 hz e “injecta-la” na minha casa como complemento da edp?
o objectivo seria usar essa potência durante o dia e complementa-la com energia da edp, sempre que necessário. seria também objectivo não usar acumuladores químicos (baterias).

obviamente que não estaria interessado em vender á rede publica nesta fase, até porque atendendo ao meu consumo constante, não haveria lugar a excesso de produção, mas de facto poderia no futuro pensar nessa possibilidade.

na prática e nesta fase o objectivo será ter uma micro produção com aproveitamento efectivo e poder aumentar a potência ao longo do tempo. quiçá amanhã vender á edp.

caso seja possível e para não maçar com mais perguntas, que equipamentos para além do painel serão necessários.

obrigado desde já.
um abraço,
Do deserto...nada.

José Teixeira


rAt0?
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: terça out 16, 2007 1:00 am

Mensagem por rAt0? »

truka, eu não falei em corrente alterna. aquele site que eu aí pus era para mostrar naquela montagem, uma maneira de regular a tensão a 12v com 10a na saída, de modo a poder tirar o máximo partido do painel solar.

ztxnew, o que tu queres é um inversor de onda sinosoidal, para te transformar os 12vdc que possivelmente sacas dos paineis, em 230vac/50hz .
quanto à montagem em usar a potência do painel e complementá-la com energia da edp, já não sei .
os equipamentos que terás que usar para além do painel, em princípio será apenas o inversor, pois penso que este já tem um módulo de mini-regulação que dará uma margem de erro ao nivel da tensão do painel .

cumprimentos.


truka
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: terça jun 12, 2007 10:06 pm
Localização: Palmela

Mensagem por truka »

amigos,
para quem esteja interessado nestas coisas,ou para quem pensa que sabe o que não sabe pode procurar,comprar ou pedir informação onde também eu fiz o mesmo.
http://www.ffsolar.com/index_pt.html ,evitamos assim de blá blá blá.
saude a todos,
truka.
Sempre a aprender.


ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Mensagem por ztxnew »

peço desculpa, mas de facto pensei que este fórum, como todos os outros em que participo, era um local de troca de ideias e experiências e não um motor de busca para links comerciais.
se estou enganado, que um dos administradores me corrija, para que me possa localizar melhor e evitar, blablabla, desnecessário.
obrigado desde já.
Do deserto...nada.

José Teixeira

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

não tome a parte pelo todo.


ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Mensagem por ztxnew »

tem razão orbis.
peço desculpa, a minha mensagem foi demasiado abrangente.

um abraço,
Do deserto...nada.

José Teixeira


truka
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: terça jun 12, 2007 10:06 pm
Localização: Palmela

Mensagem por truka »

senhores:
quero informar que ao partecipar neste forum tento ajudar aqueles que podem aprender sem prejuizo de gastar dinheiro desnecessariamente,pois ninguém como eu já passou por isso.
não tenho qualquer negócio relacionado com a tecnologia em questão.
na mensagem anterior referi-me á empresa que á varios anos me tem fornecido os devidos equipamentos necessários á minha instalação,e cujos preços não encontrei concorrencia.
em relação a algumas pessoas que em vez de aprenderem para depois ensinarem ,seria mellhor não desmotivarem.

aproveito para dizer:

---os inversores dc/ac de onda quadrada,tambem são bons pois se não fossem não se vendiam.

---para vender electicidade á edp é necessario ter alguns milhões de euros,há malta que pensa que é só ligar os paineis ao poste da electricidade.

daaahhh.
saude.
truka.
Sempre a aprender.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

não estou de acordo com a última afirmação. bastam alguns milhares. pessoalmente não considero o negócio atractivo.

Avatar do Utilizador

ventoinhas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 899
Registado: quinta nov 02, 2006 7:17 pm
Localização: portugal

Mensagem por ventoinhas »

pecovos que nao se enervem ambos tem razoes nao se excedam
tambem julgo que os enversores de onda quadrada sao optimos depende das aplicaçoes .
ja os de onda pura sao carissimos mas os resultados satesfatorios 99/100
para haver lucros notaveis tambem é, talves investir notavelmente o sol ainda nao é uma fonte de energia muito rentavel(julgo) ja a agua nao se podera dizer o mesmo?
• A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Mensagem por Bluesky »

ora bolas, fiz um post gigante depois postei e deu um erro. apagou-se tudo. ja é a terceira vez! bem, era parecido com ...

ventoinhas, a agua é uma excelente fonte energetica, falando somente no aspecto de turbinagem, mas nem toda a gente tem esses recursos, como uma ribeira, um rio ou mesmo o mar. agora o sol esta em todo o lado, e nem precisam de telhados orientados ao sul, e é sempre um excelente negocio. porque? porque todo o investimento é resgatado, isto se as politicas nao forem hostis a quem procura fontes alternativas nem nos obriguem a pagar o equipamento como se trata-se de um artigo de luxo.

e sobretudo se nos deixassem ligar livremente à rede electrica, seguindo certos parametros (nao certos "interesses"). como veem é muito simples.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______


ztxnew
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 143
Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Localização: Alverca/Braga

Mensagem por ztxnew »

caro truka.

não quero ser indelicado, até porque não é essa a minha forma de estar, mas se reparar, eu apresentei-me neste fórum á algum tempo, e desde ai tenho tentado ler o mais possível com o objectivo de evitar perguntas, "menores". mas não me vou coibir fazer as que achar que devo, porque para além de tudo já sou crescido e sei porque pergunto.

feito este preambulo, também gostaria de lhe dizer que espero vir a receber "saber de experiência feita" da sua parte, como de todos os que nesta "casa" lêm e escrevem.

assim a minha pergunta foi:
é possível colocar um determinado numero de painéis em minha casa, que perfaçam por exemplo 230w de potência. liga-los a um regulador/transformador/oscilador (não sei de facto o nome do aparelho). transformar essa corrente gerada em 230v / 50 hz e “injecta-la” na minha casa como complemento da edp?
a sua respota foi:
amigos,
para quem esteja interessado nestas coisas,ou para quem pensa que sabe o que não sabe pode procurar,comprar ou pedir informação onde também eu fiz o mesmo.
http://www.ffsolar.com/index_pt.html ,evitamos assim de blá blá blá.
na prática senti, que me estava a mandar falar com um vendedor de material, porque não há paciência para estes novatos.

se não foi essa a intenção, peço eu desculpa por ter entendido mal.
mas de facto gostava de uma resposta.

obrigado e
queira receber um abraço,
Do deserto...nada.

José Teixeira


truka
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 83
Registado: terça jun 12, 2007 10:06 pm
Localização: Palmela

Mensagem por truka »

caros amigos,
e em particular ao amigo ztxnew,a quem eu não preciso de desculpar nada já que de nada me sinto ofendido.
sem duvida nenhuma que este método de comunicação não será o mais perfeito e que por vezes infelizmente pode ser utlisado para efeitos menos construtivos.
para todos um abraço.
e,vamos em frente.
truka.
Sempre a aprender.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”