BIODIESEL DE GORDURA ANIMAL(BANHA DE PORCO/SEBO BOVINO)FOTOS

Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal
Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

luciano kaefer Escreveu:embora não tenha tido tempo para novos testes, na área do sebo, estou a observar os produtos até agora feitos, á partir da banha de porco.
num bidon, tenho 100 litros de bd de banha de porco. aqui no brasil, especialmente no sul do país, as temperaturas á noite, chegam á 0ºc. quando chego no galpão pela manhã, a primeira coisa que faço é abrir o bidon e observar. está branco feito leite, e levemente solidificada a camada superior, como se fosse uma nata.
cabe ressaltar que o produto é bd100.
já tentei usar o produto puro em um de nossos tratores. recentemente, ele parou de funcionar, pois estava com 1 dos 2 filtros de diesel, completamente bloqueado.
estou no compromisso de postar aqui no forum, tudo o que está acontecendo, de bom e de ruim, para que possamos, aos poucos, formar um protocolo sobre bd a partir de gordura animal.
estou esperando o aquecimento proveniente da primavera para verificar o que vai acontecer.
aos interessados na matéria, fiquem atentos, pois novidades eu posto aqui!!
saudações
luciano
boas luciano.

antes de utilizar esses 100l de bio de banha tens que esperar que a temperatura ambiente esteja pelo menos acima de 20ºc no periodo mais frio do dia.

sugiro tambem que quando o bio começar a derreter e tiver estabilizado numa temperatura de mais ou menos 20 a 25ºc o passes por um pano de algodão a fim de reter os "farrapos" que ficam por derreter e que são de banha que não reagiu.

deste modo o produto final fica com um indice de conversão próximo dos 100%.

no bio de sebo esta operação ainda é mais fácil de fazer pois o sebo é mais solido que a banha e logo mais fácil de remover.
a parte removda deve ser utilizada no próximo lote de bio que for feito.

toma atenção e não uses misturas com percentagem elevada de bio de banha ou sebo nas máquinas pois devido a que as gorduras que deram origem ao bio serem muito saturadas o bio ao queimar "larga mais carvão" na camara de combustão. (vi na net).

não tenho tido muito tempo para dedicar a isto mas tenho uma amostra de sebo que obtive pelo processo de derreter simplesmente num tacho e que está à espera para testar se dá bio ou não, no entanto penso que o problema do sebo é só que precisa mesmo de 70ºc para reagir e não processo como é obtido.(com ou sem agua).

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: NOVIDADES PRODUÇÃO SEBO BOVINO!!

Mensagem por RED BARON »

luciano kaefer Escreveu:esta até agora, os relatos existentes na literatura ( inclusive aqui no forum ), indicavam a necessidade de colocar 3,5g/l de naoh, ou 4,9g/l de koh.
essa medida de 16,6g/l de koh, nada mais é do que 3x á mais que a quantia recomendada.


saudações

luciano
boas luciano.

de acordo com o documento

http://www.biodiesel.gov.br/docs/congre ... rmica9.pdf

a quantidade de catalizador usada é de 1,5% e não de 1,5 gramas como já foi referido atrás.

isto quer dizer que são 45kg de koh para 3000 litros logo o valor de 50kg não é de espantar especialmente se o sebo for obtido por derretimento uma vez que pode libertar um pouco de acidos gordos devido ao aquecimento.

no entanto falta justificar o porquê de 15g por litro de sebo quando o oleo só leva 5g de koh.

da unica vez que fiz bio de sebo constatei que a reacção só acontece perto dos 70ºc ao contrário do oleo que reage logo pelos 50 a 55ºc.
na lavagem o sebo separou muito rapidamente a uma velocidade 3 a 4 vezes mais rápido que o bio de oleo para a mesma temperatura, e sem formação de sabão, sendo mesmo quase imposivel fazer uma emulsão sem recurso a um "batedor" mecánico.
daqui concluo que:

o sebo é mais dificil de reagir pois precisa de mais temperatura para acontecer a reacção.

o sebo deve ser mais dificil de formar sabão (saponificar) sem a presença de agua. logo é vantajoso e não precisa de titulação.

no oleo o excesso de catalizador leva à formação de sabão enquanto que com o sebo isto não acontece.

sendo assim pode-se usar uma quantidade de catalizador em excesso para que a reacção se aproxime mais da compleição e aumenta o ph de modo a forçar a reacção a contecer com mais facilidade.

estas conclusões precisam ser provadas na prática mas isto foi o que aconteceu.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas red!!
é bom saber que vc, apesar do trabalho, está ativo no forum, esse que é o melhor forum sobre biodiesel no planeta terra!!

o que estou com dificuldade de entender é o seguinte:

toda a literatura, lida aqui no forum, e também nos outros pequenos foruns, fala que numa base naoh utilizamos 3,5g/litro + o resultado da titulação. quando falamos em koh, considerando o peso molecular, aumentamos essa quantidade em 40%, o que representa 4,9g/litro+ o resultado da titulação.

o dado novo é desse novo funcionário, que traz na bagagem, uma experiência com fabricação de biodiesel em escala industrial, utilizando sebo, porém, ele utiliza 16g/litro de koh.

são mais de 3 vezes o recomendado para uso em óleo usado.

estou "louco" para testar essa formula.

como os relatos do funcionário falam que não trata-se de experiência, mas sim de rotina, assessorada por quimicos, e que esta fazenda produz 3.000 litros por dia a partir de sebo, merece uma certa credibilidade.

vamos fazer o que qualquer cientista faz: vamos testar e postar aqui os resultados.

cadê a tiane, que deveria estar aqui!!!!!

se tiver mais algum prof. pardal para ajudar, que se apresente!!

saudações

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas

e isso aí que eu falei.

se estiver certo que o sebo resiste à formação de sabão então é só vantagem porque não precisa de titulação.

penso tambem que o triplicar da quantidade necessária de catalizador fará com que a recção aconteça com mais facilidade e provavelmente a uma tempeatura inferior a 70ºc.

quando tiver um pouco de tempo vou testar.

agora estou a trabalhar na desidratação do alcool. (etanol)

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

biosebo

Mensagem por lobão »

estou testando bd de sebo com 3 veses mais catalisador, ainda esta no reator, mas pintou uma dúbvida. coloco os 5% de água ou não? não vai virar sabão com o contato com a água??? se alguém tiver uma idéia manda.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

boas lobão!
bom saber que tem mais gente interessada em bio de sebo, uma alternativa altamente viável, dado á grande quantidade de gordura provenientes de matadouros.

o principio científico é de testar sempre. eis aí que tínhamos uma indicação de 3,5g/litro de naoh para a gordura vegetal, e estamos agora acenando com a necessidade de triplicar essa dose para o sebo bovino.

se eu fosse você, retiraria 1 litro do bio que vc está processando, acresceria os 5% de água e em uma outra amostra de 1 litro, não colocaria nada.
se vc utilizar garrafas pet transparentes, poderá visualizar o que vai ocorrer e anotar tudo que aconteceu durante o processo de separação da glicerina, inclusive os testes que vc fará depois.

não esqueça de voltar aqui no tópico e debruçar-se no teclado, contando tudo que ocorreu. se puderes enviar fotos, melhor ainda.

quando a gente tiver a consciência de que cada descoberta, pode ser compartilhada com muitas outras pessoas, a gente se dignifica como pessoa e como membro de uma comunidade globalizada através do novaenergia.net.

aqui a gente aprende e a gente ensina, lobão!

bons testes!

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

biosebo

Mensagem por lobão »

bom,luciano kaefer pelas dúvidas q tinha e a quantidade que éra pequena (500 ml) fiz a opção d ñ colocar água! segue a foto 5 minutos depois d sair do reator
Imagem
e essa meia hora depois.
Imagem[/img]
vou manter aquecido mais um tempo porque aqui esta uns 9 graus e amanhã vou lavar, e vou tentar pela rota etília. mantenham contato>

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

lobão:
ficou com uma aparencia muito boa o seu bio. diferente do que consegui fazer, usando 3,5g/l de naoh. se vc observar nas fotos que publiquei aqui no tópico, vc verá a diferença.
sei que algo tinha dado errado na reação.
travamos várias teorias, com o red baron, com a tiane, com o fry e chegamos somente á posição de aumentar o aquecimento á 70 graus c, sem alterar as quantidades de naoh.
com a informação de um produtor de bd de sebo, que utilizava 16g/l de koh, ou o seu equivalente em naoh ( algo em torno de 11g/l ).
esse é o fato novo e somente vc, lobão, fez o teste.

aproveite que já tens um produto acabado e faça 3 testes de qualidade:
1) cheiro : não pode o bd ter cheiro de alcool.
2) transparência: colocando um texto atrás da garrafa, vc tem que poder visualizar o texto, sem borras.
3) teste da garrafa: coloque 50% bd e 50% água. agite bem, espere uns 30 minutos e veja o que ocorreu. não pode haver nenhuma camada de emulsão entre a água e o óleo. somente um layer, com espessura máxima de um cartão de crédito.

com esses 3 testes, vc poderá nos informar o que vc tem em mãos.

talvez o uso de água no final não seja necessário. o objetivo da água era parar a reação e decantar a glicerina mais rapidamente.

anote as suas experiências e relate aqui no tópico. vc irá entrar para a história mundial....

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

biosebo

Mensagem por lobão »

menos luciano, também gostei da aparência, apesar d quando fui derreter a graxa ela pegou na panela e ficou meio escura como se fosse óleo usado, talvez por isso ele não tenha ficado mais claro como a teu.
para esse teste usei:
500 ml se sebo derretido.
5 gr. de naoh.
100ml de metanol
a reação começou com 70ºc e terminou com 75ºc pois me ausentei um pouco quando voltei a temperatura tinha passado, houve um problema quando tinham se passado uns 20 minutos do começo da reação criou uma nata grossa q parecia q o sebo tava endurecido em cima, quebrei aquela crosta q depois se diluiu, o reator não é lacrado pode de havido fuga de gases.
hoje pela manhã estava 12°c aqui e a aparência era de uma gelatina meia mole.
[img][url=http://imageshack.us][img]http://img166.imageshack.us/img166/4034/dsc0[/img]
agora vou aquecer, lavar e fazer os testes.

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Re: biosebo

Mensagem por RED BARON »

lobão Escreveu:estou testando bd de sebo com 3 veses mais catalisador, ainda esta no reator, mas pintou uma dúbvida. coloco os 5% de água ou não? não vai virar sabão com o contato com a água??? se alguém tiver uma idéia manda.
eu acho que se a glicerina separar bem não é necessário colocar agua.

quanto ao facto da reação ser reversivel e a agua parar a reacção ainda não me aconteceu nada disso pois fiz um lote de 10l com oleo vegetal e ficou bem quentinho dentro do reactor isolado com lã de vidro durante cerca de 16 horas.

no fim de remover a glicerina o teste de conversão ( teste 3/27) deu absolutamente limpido.

então se não pus agua no final e eteve durante 16 horas a decantar a glicerina podia ter invertido a reacção mas não aconteceu.

lobão se puder retire uma amostra para a garrafa e acrescentar entre 50 a 100% de agua, agita bem e observa se separa bem ou fica com emulsão.

se separar bem então a opacidade da camada de baixo(agua) dirá se tem muito sabão ou não.
se não separar bem é por temos uma emulsão que pode ser devido a duas causas distintas:
1- muito sabão.
2- muita soda presente no bio.

ou ambas as coisas.

se puderes faz o teste da garrafa e diz o que aconteceu.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

bio sebo

Mensagem por lobão »

bom pessoal fiquei animado com o resultado da experiência, ao meu ver passou nos três testes!! quando aqueci, lembrei da tiane ficou algumas coisas brancas só q presa na boca do pet, resolvi coar e acho que era glicerina, pois o bio estava líquido (45ºc) e as partículas sólidas. com três lavadas tava legal, mas ficou com uma cor de suco de laranja, como a temperatura ambiente esta abaixo de 20°c resolvi secar no fogo. ficou assim:

Imagem

não sei se vai dar pra ler na foto

Imagem

mas o mias incrível é q a 15ºc esta líquido mas perdeu a transparência (ficou opaco)
agora temos q tentar pela rota etílica q q pra nós brasileiros será economicamente viável. estou aberto a sugestões e criticas!!??

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas lobão.

o bio tem bom aspecto.

a cor amarelada é normal porque o sebo foi derretido.

diz quais os testes a que te referes.

foi fácil de lavar ou criou alguma emulsão ou camada intermédia?

a primeira lavagem é sempre a mais critica por existir muita soda e possivelmente algum sabão.

fizeste só lavagem com agua ou neutralizaste a soda com vinagre?

como ficou o ph ?

conta aí lobão.

abraço.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

biosebo

Mensagem por lobão »

como se diz dia de muito véspera d nada!!!!
meu bd pela rota etílica deu xabu!!! vejam como ficou!
[img][url=http://img213.imageshack.us/my.php?imag ... 172dh0.jpg][img=http://img21[/img]
a coisa ficou parecendo uma gelatina, grudenta. virou sabão eu axo.
e aí red como vão as pequisas para desidratar o alcool????
mas é sò o tempo de conseguir mais sebo e desidratar o alcool e vou tentar d novo. se alguém tiver uma dica será bem aceita..
pessoal se alguém souber a proporção de etilenoglicol para a secagem do alcool postem aqui.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

Mensagem por lobão »

poxa hoje tô apanhando com as fotos
Imagem
espero q agora vá !!!

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boas lobão.

já tentei fazer bio com etanol e oleo vegetal novo mas a coisa não resultou com na oh.

pelas minhas pesquisas na net a informação sobre a rota etilica é muito escassa.

apenas consegui decifrar que normalmente é usado o hidróxido de potássio e não o de sódio e que o alcool dve ter o máximo de 0,5% de agua (absoluto seria o ideal mas é muito dificil de obter).

tambem vi num site que um fábrica de bio rota etilica tem o dobro dos equipamentos que uma de rota metílica mas não percebo porquê.

já não insisto mais com etanol e na oh vou experimentar com koh.

a desidratação do alcool está já em fase de testes mas ainda não está completo.

e aí, lobão , voce não respondeu às minhas questões. (o bio de sebo lavou bem? o ph final ficou neutro?quais os testes que você fez? )
é importante partilhar isso conosco.

um abraço.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

lobão:
como diria minha filha: "ficou cacas" a rota etílica.
ainda não tentei esse método. queremos primeiro firmar uma certeza na rota metílica, para daí então passar para o maior dos desafios aqui dos brasileiros, a de retirar a água do alcool, o que não é tarefa fácil.
á meu ver, acabamos complicando um pouco, tentar tudo ao mesmo tempo.
aqui neste mesmo tópico, vc verá diversas mensagens e fotos do red baron, sobre o destilador do metanol.
vc aproveita todo o excesso que colocou.
a empresa que vende o metanol, sinalizou com a possibilidade de comprar ( ou trocar ) a glicerina.
se isso se concretizar, o custo do metanol cai quase á zero, o que viabiliza o uso do metanol e acaba por descartar a necessidade de usar o etanol, muito mais difícil de retirar a água.

experimente utilizar 11 gramas de naoh/litro de óleo, conforme o relato de meu novo funcionário. creio que vc terá surpresas nos resultados.

neste final de semana vai chover por aqui e será uma grande oportunidade de testar na prática.

para quem está só lendo o tópico, comece a ficar com água na boca, pois novidades vão aparecer...

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Avatar do Utilizador

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 601
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm
Localização: Brasil-Pelotas-RS

respondendo

Mensagem por lobão »

bem red, os testes q me refiro foram os q o luciano recomendou:
1)cheiro : não pode o bd ter cheiro de alcool. "não tinha"
2) transparência: colocando um texto atrás da garrafa, vc tem que poder visualizar o texto, sem borras. " ficou bem clarinho" coloquei ate a foto com o texto.
3)50% de água sacudir etc..
lavou q foi beleza, quando coloquei a água parecia q ia emulsionar mas separou rapidinho,ficou alguns cristais da soda em cima, mas na segunda lavada saiu tudo.
não usei vinagre, nada só água quase quente uns 65ºc
quanto ao ph vou ficar devendo, medi com a solução de fenolftaleína mas não ficou nem rosa.
já fiz dois testes com etanol o 1º ficou meia boca ( havia desidratado o alcool com gasolina )
o segundo funcionou melhor mas o bdd ficou com cheiro do alcool (desidratei com etilenoglicol) leia liquido d freio não achei o etilenoglicol pra comprar aqui na cidade só por encomenda mas ia demorar uns 15 dias aí improvisei, mas axo q o caminho é por aí!!!
o etilenoclicol da para secar e usar novamente!

também li em algum lugar q o koh disolve melhor no etanol, e q o bd pela rota etílica deve ter um aumento de 20% de koh, quando de achar o endereço eu posto aqui.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 5621
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

lobão:
a colocação de 50% de água, ou 100% como o red falou, não é com o objetivo de lavar o bd, a parte de lavagem já ficou para trás.
colocar até 100% de água, agitar vigorosamente, é para vc constatar se não existe mais resíduos de soda no bd produzido.
se ocorrer, é porque o bd não foi bem lavado.

dado novo: o funcionário que vivenciou a produção de bd com sebo, relatou que a água das lavagens fica totalmente translucida após as lavagens, do mesmo jeito que entrou.

confesso que nunca obtive essa transparência, nem mesmo na banha de porco.

o fry relatou que a água nunca fica totalmente clara, e deveria finalizar o processo quando o ph estabilizasse em 6,5.

o relato do novo funcionário desmente essa teoria. segundo ele, na fazenda eles paravam de lavar quando a água ficava totalmente translucida.

mais um ponto á ser pensado. talvez essa quantidade de 16g/l de koh seja a razão disso acontecer.

amanhã tem previsão de chuva para minha cidade. dia de testes.

saudações

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

o fry relatou que a água nunca fica totalmente clara, e deveria finalizar o processo quando o ph estabilizasse em 6,5.
no meu processo realmente a água nunca fica completamente translúcida e também nunca tentei fazer lavagens até á exaustão até que esse fosse o resultado. a água é um bem essencial e não a devemos desperdiçar sem necessidade.

o ph depois da lavagem, fica a 7,5 que é normalmente o ph da água da minha zona. se estiver a 7,5 para mim está correcto.

abraço
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

Brandara
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: terça ago 01, 2006 5:33 pm
Localização: Ponte de Lima

Mensagem por Brandara »

estive a ler os vossos comentários e apesar da minha inexperiência na área do biodiesel acho que para além dos testes realizados se deveria recolher informação relativa à viscosidade cinemática para verificar o grade do bd e mesmo realizar em laboratórios de ensaios químicos testes de comparação de infravermelhos entre o biodiesel comprovadamente testado (ok) e o biodiesel em teste por forma a verificar se existe algum grupo funcional divergente, o que pode ser a causa de alguns dos problemas encontrados. pela técnica de infravermelhos pelas transformadas de fourier poderão mesmo obter valores típicos carcteristicos e verificar se o bd em teste também os apresenta. a determinação da quantidade de ácidos gordos e a acidez e alcalinidade também são referências a ter em conta bem como a temperatura ideal de operação.

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos Com Óleo de Origem Animal”