Inaugurada a primeira cabine telefónica solar de Portugal

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Inaugurada a primeira cabine telefónica solar de Portugal

Mensagem por luimio »

a câmara de vila franca de xira e telemo comunicaciones inauguraram no passdo dia 26 de maio a primeira cabine telefónica solar de portugal.

situada na praça marquês de pombal, a cabina foi instalada pela empresa galega telemo comunicaciones, que foi pioneira em espanha neste tipo de sistema.

a cabine telefónica solar funciona com uma placa fotovoltaica e uma bateria, que lhe garantem uma autonomia completa no seu funcionamento. não necessita de cablagem e na sua montagem são necessárias somente quatro horas.

o evento será apresentado pela câmara municipal de vila franca de xira.

in:
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1730

Avatar do Utilizador

RED BARON
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1472
Registado: domingo mar 11, 2007 11:16 pm

Mensagem por RED BARON »

boa.

tambem já há semáforos que funcionam só com energia solar.

(corrijam-me se estiver errado).

quanto mais se apostar nestas energias melhor.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

red baron Escreveu:boa.

tambem já há semáforos que funcionam só com energia solar.

(corrijam-me se estiver errado).

quanto mais se apostar nestas energias melhor.
estás correcticimo!

por exemplo na minha ex freguesia, massamá! já quase que todos os semáforos eram todos alimentados desta forma!

espero que sigam com ideias para outras freguesias!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Mancha
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta jun 06, 2007 9:40 am

Mensagem por Mancha »

red baron Escreveu:boa.

tambem já há semáforos que funcionam só com energia solar.
e os parquimetros

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

e postos sos e algumas estações base de telemóveis.

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Mensagem por DJGH »

…e as estações base de telemóveis não é bem assim…
para alimentar um site desses era preciso uma área enorme de painéis. akilo que se vê em algumas delas só pode ser apenas uns pózinhos para o consumo total, por exemplo “ajudar” na carga das baterias que alimentam os rectificadores da estação ou então para alimentar algum equipamento específico com baixo consumo. as estaçoes base tem um grande consumo, metade do qual é ar condicionado, apenas as "outdoors" que ficam instaladas em pequenos armários, tem um consumo menor.


bCr
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta abr 25, 2007 11:36 am

Mensagem por bCr »

só por mera curiosidade: essas cabines telefónicas, semáforos, postos sos, parquímetros, etc que funcionam de modo autónomo em termos de recursos de energia têm algum custo de manutenção? por ex. as placas fotovoltaicas ? quanto tempo duram em média se considerarmos em condições normais de funcionamento? (não haverem acidentes ou por algum outro motivo exterior deixarem de funcionar)


Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Mensagem por luimio »

bcr Escreveu:só por mera curiosidade: essas cabines telefónicas, semáforos, postos sos, parquímetros, etc que funcionam de modo autónomo em termos de recursos de energia têm algum custo de manutenção? por ex. as placas fotovoltaicas ? quanto tempo duram em média se considerarmos em condições normais de funcionamento? (não haverem acidentes ou por algum outro motivo exterior deixarem de funcionar)
quanto a acidentes pesno que não.só usam esses painéis em semáforos de controlo de velocidade e não em cruzamentos (acho eu)
pero de minha casa colocaram uns sinais com led's a indicar as passadeiras.
alguns foram roubados na primeira semana e os que ficaram estão quase todos avaraidos.
vandalismo e não só....

Avatar do Utilizador

DJGH
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 356
Registado: sexta jun 01, 2007 2:08 pm
Localização: Cascais

Mensagem por DJGH »

os módulos fotovoltaicos têm normalmente uma garantia de 25 anos, logo devem "durar" um pouco mais. manutenção não têm, bastando "limpar o pó". as baterias associadas é que já são um problema, porque poderão ter manutenção (ou poderão ser seladas, sem manutenção) e a sua vida poderá durar entre 4 a 6 anos.


bCr
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: quarta abr 25, 2007 11:36 am

Mensagem por bCr »

obrigado djgh. na passadeira ao lado do edifício da cgd perto do técnico também puseram sinalização luminosa no chão, não tenho a certeza ser led mas aposto que sim. parece uma passagem numa discoteca mas ao menos ser para o efeito, nisso não há dúvidas.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”