Mega test-drive Leaf 2013

Local indicado para dar o testemunho sobre o test drive num veículo eléctrico

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por marcopns »

david_neves Escreveu:
Em suma fiz um total de 150 km
Durante a noite carregou 20kW em 12h a 10A.
galt Escreveu:estou curioso... comentários?

Deixa-me perguntar-te, se fosse a Diesel fazias os mesmos quilómetros?
Normalmente a autonomia parece curta... porque as viagens aumentam... :lol:
20kw x 0.3e (electricidade valor final) =6e para fazer os 150km.
100km=4e no leaf
Pingo Doce de Torres Novas (1,239 euros)
No diesel se conseguires fazer 3.22L/100km, fazes os mesmos 150km, ve se bem a cargas fiscal sobre a electricidade.
De onde vêm os 0,30€ por kwh?

É que eu pago a 0,0946€ + iva.

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por david_neves »

marcopns Escreveu:
david_neves Escreveu:
Em suma fiz um total de 150 km
Durante a noite carregou 20kW em 12h a 10A.
galt Escreveu:estou curioso... comentários?

Deixa-me perguntar-te, se fosse a Diesel fazias os mesmos quilómetros?
Normalmente a autonomia parece curta... porque as viagens aumentam... :lol:
20kw x 0.3e (electricidade valor final) =6e para fazer os 150km.
100km=4e no leaf
Pingo Doce de Torres Novas (1,239 euros)
No diesel se conseguires fazer 3.22L/100km, fazes os mesmos 150km, ve se bem a cargas fiscal sobre a electricidade.
De onde vêm os 0,30€ por kwh?

É que eu pago a 0,0946€ + iva.

A primeira vez que vi os 0,30€ por kwh foi na casa do meu irmão, o valor pode variar consoante a potencia contratada, mas se for reduzida, tens que reduzir no consumo da casa ou no carregador do carro.

http://resistir.info/e_rosa/precos_comb_28mar13.html
Se apenas contar com o Iva, a gasolina 95 tambem é 70centimos +iva.

http://www.publico.pt/economia/noticia/ ... 15-1529673
O bi-horario tem os dias contados.
rocker_pt Escreveu:Mais um exemplo que traduz o quanto somos roubados.
Na factura em baixo, para um consumo de 8€ pagamos 18€!!!
É uma nota de 10 que está a voar do bolso...

Imagem

Nos 18.69euros tens 65kwh de consumo = 0.287e kwh, o novo carregador do leaf é de 6.6kw precisa 2 vezes essa potência contratada + a potencia que for necessária para gerir a tua casa.

http://www.edpsu.pt/pt/particulares/tar ... .7kVA.aspx

Encargos de potência kVA EUR/mês EUR/dia
10,35 12,96 0,4262

mais 8.32euros por mês.(3,45kva casa + 6,9kva carro).

É possível mais barato, eu fiz essa 'ginastica durante uns anos' desligava metade da casa para ter kva disponíveis, uma bela dor cabeça.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por BondadeSua »

david_neves Escreveu:....
No diesel se conseguires fazer 3.22L/100km, fazes os mesmos 150km, ve se bem a cargas fiscal sobre a electricidade.
Hahahaha
era doce era!
marcopns Escreveu:De onde vêm os 0,30€ por kwh?
Eu sei que as tabelas variam...mas tanto? d-u-v-i-d-o !

BondadeSua

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por Jorge Rocha »

david_neves Escreveu:...mais 8.32euros por mês.(3,45kva casa + 6,9kva carro).
Não entendi... nada!
Tenho um disjuntor diferencial de 10A 230VAC, toda a disponibilidade energética para minha casa (ainda está a vir da do meu pai), por vezes deixo as motas a carregar durante a noite que sua soma total fica pelos 10A e mesmo tendo luzes, computador, frigorífico e outros ligados, nunca fez desligar o circuito (isso só acontece se tenho ao mesmo tempo um aquecedor ligado)!
Um disjuntor ou diferencial de 10A aguenta bem 12 a 15A por breves minutos, é de conhecimento geral!

david_neves Escreveu:É possível mais barato, eu fiz essa 'ginastica durante uns anos' desligava metade da casa para ter kva disponíveis, uma bela dor cabeça.
A casa não gasta, o que gasta são os aparelhos que lá estão, apenas quando ligados!
A potencia disponível é algo que se paga, como despesas fixas para qualquer casa, mesmo para quem tem todos os meios de transporte a combustão. Daí não fazer aumentar nada o preço ao KWh.

Ás vezes parece que há interesses por detrás... para tornar os poluidores em vantagem, mesmo onde ela não existe!
Tudo por um mundo mais limpo!


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por marcopns »

Calma David... não vale a pena "inventar"....

Quando vou ao posto de combustível pago o diesel a 1,26€, o preço antes de imposto não me serve de nada. Tenho 2 diesel, o mais poupado gasta 4,5L/100kms que dá 5,67€/100kms, cerca de 56€ por mês.

Moro numa moradia, sou obrigado a ter eletricidade em casa e pagar as respetivas taxas, tenha ou não veículo elétrico. No meu caso tenho 5,75kva contratados e quando comprar o Leaf, não farei qualquer aumento de potencia porque a noite é suficientemente longa para carregar a 16ah, ou mesmo a 10ah e ainda ligar a maquina de lavar e secar roupa tudo ao mesmo tempo.
O acréscimo que pago por ter veiculo elétrico é 0,116€ (impostos incluídos) por cada kwh consumido porque carrego sempre durante a noite. Atualmente são 6€ por mês para a mota ou cerca de 15€ se fosse um automóvel a consumir 13kwh/100km (tamanho equivalente ao meu diesel que gasta 4,5l/100km)


"Entidade reguladora garante tarifa bi-horária na electricidade só até 2015"
A tarifa bi-horaria não vai acabar, a noticia em seguida até diz isto: "...depois dessa data o regime irá depender dos operadores de mercado.". Estamos num mercado "liberalizado" onde os vários operadores oferecem diferentes tarifários tal como acontece hoje em dia com os telemóveis.

Cada caso é um caso e este é o meu...

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por david_neves »

BondadeSua Escreveu:
david_neves Escreveu:....
No diesel se conseguires fazer 3.22L/100km, fazes os mesmos 150km, ve se bem a cargas fiscal sobre a electricidade.
Hahahaha
era doce era!
marcopns Escreveu:De onde vêm os 0,30€ por kwh?
Eu sei que as tabelas variam...mas tanto? d-u-v-i-d-o !

BondadeSua
Soltei a indignação no forum, mas não falsifiquei factura da edp nenhuma, a factura já tinha sido colocada pelo o rocker_pt
neste forum e tem um consumo semelhante a minha casa.
Eu quando vejo um topico no forum, escrevo como seria no meu caso, tenho feito 500 a 700km/mes no ultimo ano a % nao se dilui para ser rentavel no meu caso.


Imagem

Este foi o caso mais extremo 35cent/kwh, as outras facturas não se afastam dos 30cent/kwh.
Se sou obrigado legalmente a pagar todas as taxas, o meu valor Final/u] é esse.
É a mesma coisa que comprar um Ve com contrato de aluguer da bateria e nao incluir na despesa ao km.
Com 3.45kva quando uso o forno, tenho que desligar maquina lavar.
Última edição por david_neves em quarta mai 14, 2014 10:31 am, editado 1 vez no total.
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por marcopns »

Não é indignação... é a curiosidade de saber como chegaste ao valor que referido...

Eu pensei que fosse algum contrato que tivesses com o condomínio, ou que pagasses um contrato independente para a mota... assim acho que as tuas contas estão certas mas o teu raciocínio está errado.

Obtens um valor que varia consoante o consumo. Por isso o valor obtido é valido apenas para ti e especifico do mês em estudo. Usando o teu método de cálculo, na minha ultima fatura paguei 44€ para um consumo de 210kwh, o que da pouco mais de 20 cêntimos por kWh. Quanto menos consumires maior o custo/kwh. Por isso não acho correto dizer que o Leaf gasta 4€/100km, porque se comprasses um Leaf e o teu consumo subisse 200kwh por mês o teu custo por kWh baixaria drasticamente para uns 16 cêntimos por kWh.

Por isso eu comparo o que gastava antes de ter VE com o que gasto agora. Sei que se não tivesse VE a minha factura da EDP de 44€ seria de apenas 38€. São estes 6€ de diferença que me interessam.
Última edição por marcopns em quarta mai 14, 2014 8:52 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por galt »

Parece-me que estão a misturar despesas fixas com despesas variáveis.

Quem compra um VE já tem os custos fixos com a electricidade antes de comprar o carro, logo não aumenta o preço.
Se carrega em casa aumenta os custos variáveis com preços por kilowatt de 0,11€ a 0,21€.

Qual a dúvida?
Os veículos a combustão pagam estando na garagem parados o seguro, IUC (despesas fixas). Se andarem pagam os custos variáveis.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Avatar do Utilizador

david_neves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 200
Registado: quarta set 28, 2011 2:32 am
Localização: Veritas odium parit: A verdade gera o ódio

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por david_neves »

marcopns Escreveu:Não é indignação... é a curiosidade de saber como chegaste ao valor que referido...

Eu pensei que fosse algum contrato que tivesses com o condomínio, ou que pagasses um contrato independente para a mota... assim acho que as tuas contas estão certas mas o teu raciocínio está errado.

Obtens um valor que varia consoante o consumo. Por isso o valor obtido é valido apenas para ti e especifico do mês em estudo. Usando o teu método de cálculo, na minha ultima fatura paguei 44€ para um consumo de 210kwh, o que da pouco mais de 20 cêntimos por kWh. Quanto menos consumires maior o custo/kwh. Por isso não acho correto dizer que o Leaf gasta 4€/100km, porque se comprasses um Leaf e o teu consumo subisse 200kwh por mês o teu custo por kWh baixaria drasticamente para uns 16 cêntimos por kWh.

Por isso eu comparo o que gastava antes de ter VE com o que gasto agora. Sei que se não tivesse VE a minha factura da EDP de 44€ seria de apenas 38€. São estes 6€ de diferença que me interessam.

Já tive pior que ' o contrato independente para a mota' , quando comprei a minha Ve sabia que não podia carregar em casa, mas quis comprar a Ve na mesma, o gasóleo num ano quase pagava a mota por inteiro, no trabalho disseram: está descansado isso é só uma tomada ligas nas traseiras, não há problema nenhum.
Quando mudo a mota para o meu nome, tiveram um ataque Alzheimer, tentei ate alugar um garagem mas pagar 100 euros pela garagem e andar 4km/dia depois e antes do trabalho, acabei por andar a diesel passado uns meses deixei aquele trabalho.

Tens razão, devia ter escrito em baixo do post que esse valores era se eu compra se um leaf, mas escrevi a pressa. O que eu falei é a minha situação actual não é nenhum ataque aos Veículos eléctricos.
Faço 500 a 700km/mês, isso teria que somar uma media de 80kwh mesmo assim não ia passar 140, 150kwh/mês, no meu caso no mínimo dos mínimos tenho duplicar os kva não vou ficar sem autoclismo, nem fazer a rega diurna, mas como disseste cada caso é um caso.
A Tristeza maior é essa quem tem 'pegada pequena' tudo classe A em casa, leds,muita disciplina e um baixo consumo calha na rifa um valor obsceno, por essas e por outras é que não tenho placa de indução, só ai são 7 a 8kw (max).
Diz o ladrão,isto é um assalto!:
Espertos como são os políticos, o P.M. tenta safar-se:
-Calma, não sabe quem eu sou? Eu sou o Passos Coelho
O ladrão responde:
- Nesse caso, passe para cá o meu $$$$

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por galt »

david_neves Escreveu:
marcopns Escreveu:Não é indignação... é a curiosidade de saber como chegaste ao valor que referido...

Eu pensei que fosse algum contrato que tivesses com o condomínio, ou que pagasses um contrato independente para a mota... assim acho que as tuas contas estão certas mas o teu raciocínio está errado.

Obtens um valor que varia consoante o consumo. Por isso o valor obtido é valido apenas para ti e especifico do mês em estudo. Usando o teu método de cálculo, na minha ultima fatura paguei 44€ para um consumo de 210kwh, o que da pouco mais de 20 cêntimos por kWh. Quanto menos consumires maior o custo/kwh. Por isso não acho correto dizer que o Leaf gasta 4€/100km, porque se comprasses um Leaf e o teu consumo subisse 200kwh por mês o teu custo por kWh baixaria drasticamente para uns 16 cêntimos por kWh.

Por isso eu comparo o que gastava antes de ter VE com o que gasto agora. Sei que se não tivesse VE a minha factura da EDP de 44€ seria de apenas 38€. São estes 6€ de diferença que me interessam.

Já tive pior que ' o contrato independente para a mota' , quando comprei a minha Ve sabia que não podia carregar em casa, mas quis comprar a Ve na mesma, o gasóleo num ano quase pagava a mota por inteiro, no trabalho disseram: está descansado isso é só uma tomada ligas nas traseiras, não há problema nenhum.
Quando mudo a mota para o meu nome, tiveram um ataque Alzheimer, tentei ate alugar um garagem mas pagar 100 euros pela garagem e andar 4km/dia depois e antes do trabalho, acabei por andar a diesel passado uns meses deixei aquele trabalho.

Tens razão, devia ter escrito em baixo do post que esse valores era se eu compra se um leaf, mas escrevi a pressa. O que eu falei é a minha situação actual não é nenhum ataque aos Veículos eléctricos.
Faço 500 a 700km/mês, isso teria que somar uma media de 80kwh mesmo assim não ia passar 140, 150kwh/mês, no meu caso no mínimo dos mínimos tenho duplicar os kva não vou ficar sem autoclismo, nem fazer a rega diurna, mas como disseste cada caso é um caso.
A Tristeza maior é essa quem tem 'pegada pequena' tudo classe A em casa, leds,muita disciplina e um baixo consumo calha na rifa um valor obsceno, por essas e por outras é que não tenho placa de indução, só ai são 7 a 8kw (max).
Eu tenho contratado em casa 4,6kVA e não dispara o quadro com o carro a carregar a 10A e placa de indução e máquina de lavar loiça... Por vezes chega às tomadas de casa mais de 240 Volts.

1º testa e logo vais perceber se é preciso mais potência.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por Jorge Rocha »

david_neves Escreveu: Com 3.45kva quando uso o forno, tenho que desligar maquina lavar.
O forno (quando tem todas as resistencias, cima e baixo, ligadas) e a maquina de lavar (quando está a aquecer a água) são exactamente os aparelhos que mais gastam dentro de uma casa normal.
O forno normalmente não está mais de uma hora ligado prás grandes refeições (quando é usado) e a máquina só utiliza as resistências nos primeiros 10 a 15 minutos depois de entrar a água, depois bastam uns meros 200W para as rotações (uma maquina de roupa de 3 em 3 dias).
Onde é que é necessária toda a ginástica que referias para o disjuntor diferencial não desligar?
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por BondadeSua »

É claro que cada caso é um caso. Mas isso não deve servir para fazer cálculos gerais que afectam decisões, (ou posições gerais). Induzem em erro.
Usar as taxas fixas para calcular o custo do KW é errado, se publicado. Contas dessas são nossas e só nossas. Pode fazer sentido para quem o paga, e não fazer sentido nenhum para todos os outros milhões de consumidores. Não podemos misturar consumo de "produto" com "taxas" mesmo as que estão na mesma factura. É errado e estas a prestar um mau serviço ao fórum. Acho que tem regras que podem ser usadas para fazer moderação...acho!
:oops:
Vou dar um exemplo de erro.
No apartamento onde vivi até 2000 tinha um total de factura de electricidade, que eu considerava "alto" para os meus "rendimentos", mas que quando comparado com o de colegas com agregado semelhante e área semelhante, era inferior em quase 40%. Portanto pela forma de calculo exposta, havia uma variação enorme entre o custo de KW. Certo?
Errado.
O que de facto variava muito era o consumo efectivo.
Outro exemplo.
Em 2013 tive na mão uma factura do mesmo apartamento referente a um mês de Inverno. Portanto de muito consumo. Quase atingia os 120 "aérios". Eu que morei lá fiquei estupefacto. Moro actualmente numa moradia que em termos de área, (mais) de 3x, a do apartamento que referi. E nunca cheguei a pagar de electricidade até à data 100. Nem mesmo em 2014 após o aumento. Mas acho que podia e devia gastar menos, ou seja consumir menos.
Isto é, cada caso é um caso. Tenho 10,35 de potencia. Já tive 6.4 e chegava para todo o consumo. Mas mudei por outras razões. E continuo a ter bi-horário.
Quanto à placa de indução, também pensava que ia aumentar muito o consumo, pois precisei de trocar de fogão. Mas parece que estava enganado. O que deixei de pagar no consumo do gás supera o que passei a gastar a mais em electricidade. Cada caso é um caso.
Já falar em consumo de 3,2 l /100...só me apetece chorar! É que para isso, só se eu contratar o scolari e a multidão, para empurrar o dito. E isso fica muito caro! Não me compensa. Prefiro mais manter os 5 a 7 que o "rodinhas" vai fazendo!

BondadeSua

Avatar do Utilizador

TrbnBx
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 135
Registado: sexta jun 20, 2014 12:46 am
Localização: Amadora - Mina D'Água

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por TrbnBx »

t3lmo Escreveu:Antes de mais queria agradecer a todos pelas dicas e concelhos ;)
Foram valiosas opiniões, principalmente as experiências semelhantes relatadas.

Imagem

Sábado foi dia de test-drive e ao contrário da agenda prevista, o bom senso da cara-metade levou-nos a fazer a viagem pela zona, aproveitando a gastronomia e as paisagens da Serra, costa de Sintra e arredores.
Depois de partilhar a carga com outra branquinha, mas de 2 rodas, saímos com uma autonomia estimada de 141 km a caminho de almoço na Ericeira. Seguiu-se o Magoito, Praia Grande e de volta à Várzea de Sintra já só tinha 41 km.

Imagem

Percurso da viagem:
Imagem

Gráfico velocidade/relevo:
Imagem

Sempre com modo ECO ativo, fizemos a viagem em regime normal com 2 adultos e 3 crianças a 40-80km/h.

Dica: um bom veículo elétrico é excelentes para boas sestas no banco de trás :)

Colares, Sintra:
Imagem

Fui contando as barras, mas depois deixei de o fazer:
1ª - 10,6 km
2ª - 29,7 km
3ª - 41,5 km

Vázea de Sintra:
Imagem

Ao fim de 100 percorridos deixei os restantes ocupantes em casa e fui fazer a fazer a fase final da viagem: Queluz, Amadora, IC17, IC16.
Na conhecida subida da IC16 deu o 1º aviso de falta de bateria (131km percorridos, 30km autonomia anunciada). Subindo a 40-50km/h perdia 1 km de autonomia a cada ~300m.
Ainda ponderei meter à carga do Dolce Vita Tejo e liguei ao Volt para me aconselhar (Obrigado!). Como estava a 15km de casa resolvi arriscar. Anunciava 18km de autonomia.
Meti pela nacional a caminho de Belas e segue-se o 2º aviso de bateria (144 km percorridos). Num andamento mais moderado rumei até casa sem ter chegado ao modo tartagura.
Em suma fiz um total de 150 km (149,8), indicava 6% de bateria (1 barra) e já sem autonomia anunciada. Quando estacionei deixei de ter % de bateria no painel.

Imagem

Durante a noite carregou 20kW em 12h a 10A.

Para concluir, deixo o registo resumido que fiz em video com todos estes eventos relatados:

https://www.youtube.com/watch?v=8j5-EN5Sof0" onclick="window.open(this.href);return false;


Link

Renovo o agradecimento à Nissan Portugal e ao Seal ZEVTEch pela disponibilidade ;)
Adorei este test drive.
Até tremi ao ver a subida do IC16 e o carro a avisar bateria fraca...

É preciso ter calma para aguentar a pressão... Tendo o Dolce Vita ali ao lado...

Muitos parabéns.


apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por apr »

As contas do David fazem sentido se se pedir uma baixada nova só para o Leaf. Normalmente as pessoas já tem eletricidade em casa por isso pode-se aproveitar a mesma e nao contar com o termo fixo pois já se paga.

Outra coisa é o carregador de 6.6kw do leaf mk2. O carregador carrega a variadas potencias sendo que o EVSE fornecido pela Nissan obriga o carro a carregar a 10A. Para usar a potencia maxima teria que se instalar um evse novo que fosse capaz de negociar e entregar os 6.6kw necessarios para carregar à potencia maxima.

Aumentar a tarifa de eletricidade não é uma obrigatoriedade e mesmo a 6.6kw é abaixo da tarifa mais comum para familias que é de 6,9kw.

Avatar do Utilizador

galt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1655
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Localização: Lisboa

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por galt »

apr Escreveu:As contas do David fazem sentido se se pedir uma baixada nova só para o Leaf. Normalmente as pessoas já tem eletricidade em casa por isso pode-se aproveitar a mesma e nao contar com o termo fixo pois já se paga.

Outra coisa é o carregador de 6.6kw do leaf mk2. O carregador carrega a variadas potencias sendo que o EVSE fornecido pela Nissan obriga o carro a carregar a 10A. Para usar a potencia maxima teria que se instalar um evse novo que fosse capaz de negociar e entregar os 6.6kw necessarios para carregar à potencia maxima.

Aumentar a tarifa de eletricidade não é uma obrigatoriedade e mesmo a 6.6kw é abaixo da tarifa mais comum para familias que é de 6,9kw.
O ideal é o erse permitir definir a velocidade de carregamento ou o homecharger.

Devem ser poucas as vezes que é necessário carregar a 6.6kw. Durante a noite carregar a 2.0kw (10A) um Leaf é tranquilo no dia a dia.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por Volt »

Claro que aquelas contas são absurdas. Considerar um custo algo que se paga quer se tenha ou não o carro e ainda dizer que era obrigado a aumentar a potência alugada quando o carro carrega durante a noite a apenas 10 amperes, não faz sentido. E mesmo que fizesse, quem não tem 10€ por mês para dar por um aumento da potência do aluguer, não tem dinheiro para ter um carro, ponto final. Vocês já o disseram e explicaram muito bem as razões. Algum defensor petróleo refere o custo da viagem à bomba, o custo da limpeza da garagem ou o preço da sua própria improdutividade enquanto espera nas filas de abastecimento? Provavelmente diria que seria absurdo...

Vamos voltar ao assunto que interessa neste tópico e deixar este tipo de discussões para outro local do fórum, ok? Aqui nesta zona interessa falar sobre o carro que se testou de forma a que, quem aqui vem, visite um local melhor organizado e que se sinta ajudado na procura do que lhe interessa.

Hoje fui conduzir um destes carros Leaf "novos", de 2014. O meu Leaf está prestes a fazer dois anos e é o modelo anterior. Ora, quais as principais diferenças que senti?

Respondo já, que agora preciso de dar atenção ao mais novo aqui de casa. ;-). Até já.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por Volt »

Ora bem, quais as principais diferenças que senti entre os modelos?

O modo B.
O meu Leaf tem apenas o modo D, Drive. O modo B, destes novos modelos, é igual na aceleração, mas nota-se muito mais a regeneração quando levantamos o pé do acelerador. Quase não precisamos travar, pois parece que "metemos a mudança abaixo". Para quem conhece, o modo Eco não desaparece, ele mantém-se, mas passa a ser um botão que se liga e desliga no volante. Creio que este botão Eco apenas faz com que o acelerador fique menos sensível ao pé, ou seja, para andarmos mais rápido o pé tem de pressionar mais o acelerador. Igual ao modelo de 2011.

O travão de mão.
O modelo de 2011 tinha um travão de mão electrónico. Este novo modelo traz um travão mecânico e que se situa no pé, mais ou menos no mesmo sítio onde os carros sem mudanças automáticas têm o pedal de embraiagem. O travão electrónico ajudava a fazer ponto de embraiagem, pois soltava-se quando acelerávamos, desde que tivéssemos o cinto posto. Agora com este novo travão, esse "truque" deixará de ser necessário.

O carregador de 6.6 kW.
Desculpem, já cá passo para continuar o texto.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por Volt »

O carregador de 6.6 kW.

O novo carregador de 32A, que equipa o carro, permite ter um carregamento de 20 kWh em cerca de três horas. Claro que para isso será preciso um cabo de 32A, que é oferecido na compra do carro, e um controlador, vulgo "evse", que não vem com o carro. Para se carregar a esta potência, é preciso que a mobi.e evolua a infra-estrutura dos seus postos, que está neste momento limitada a 16A. Como tal, é-me impossível, para já, testar o carregamento a 32A. Daí que esta vantagem do novo modelo é, por agora, apenas teórica. No entanto, comprar uma wallbox da Efacec como a que está no site da Nissan ou como a que a EDP está a vender a quem adere ao seu tarifário energy2move, parece-me agora uma boa opção, até porque se pode ajustar a potência a que queremos carregar. Um dia gostava de poder fazer este teste. Raramente carrego no meu carro mais de 15 kWh, que me dão para os quase 100 KM diários. Se a tensão da rede for de 230V, 32A colocaria cerca de 7400 Wh por hora de carga. Em duas horas estaria pronto para iniciar mais uma viagem de 100 KM ao meu ritmo. Se a carga tiver uma perda de 10%, precisarei de mais um quarto de hora a vinte minutos. Nada de significativo. Poderia até uma vez ou outra, fazer as minhas viagens ao Algarve ou ao Norte com o Leaf.

A câmara de visão 360º.
Este acessório só está disponível na versão mais cara, a Tekna. Já agora, o modo B, que falei no post anterior, está disponível nas versões Tekna e Acenta. Tal como o carregamento a 32A, bem como a possibilidade de carga rápida, num dos postos públicos até 50 kW. A versão Visia, a mais barata, não traz. Em relação à câmara, posso dizer que dá jeito. O meu Leaf só traz a câmara traseira, que já auxilia bastante o estacionamento e a condução de marcha-atrás. A visão de 360º, é fantástica para quem precisa de estacionar em sítios mais apertados. Eu, que em casa "encosto" a frente do carro a duas das motos e no trabalho encosto a uma parede e a lateral ao carro de um colega, agradecia esta "benesse".

A bateria "lagarto".
Esta é, provavelmente, a melhor vantagem teórica entre os modelos, na minha opinião. Digo teórica, porque só com o avanço do tempo se poderá testar a diferença prática entre as baterias destes modelos. Não deixa de ser uma necessidade, para os países mais quentes, se queremos ter bateria para muitos anos, ter pele de lagarto e despir o fato polar.

O espaço da bagageira.
Honestamente, adorei ver o espaço extra que se ganhou ao retirar aquela barra que fica atrás dos bancos traseiros. Dá muito jeito, especialmente quando andamos com as malas dos cabos e um carrinho de bebé a ocupar uma boa fatia do espaço livre.

Voltarei ao tópico se me lembrar de mais coisas. Para já, estas foram as que mais rapidamente me ficaram na memória.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Celestino
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 914
Registado: sábado jun 23, 2012 7:30 pm
Localização: Aveiro

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por Celestino »

Volt Escreveu:...Tal como o carregamento a 32A, bem como a possibilidade de carga rápida, num dos postos públicos até 50 kW. A versão Visia, a mais barata, não traz.
Volt: A versão Visia também tem carga rápida 50KW de série. Nem sequer é opção. O carregador AC/DC é que é apenas até 16A nessa versão...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
______________________________________

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mega test-drive Leaf 2013

Mensagem por Volt »

Tens razão. :-). Eu estive a ver a versão 2015 que está já no site americano e lá é que a versão mais barata não inclui a possibilidade de carga rápida. Foi confusão minha. :-). Obrigado pelo reparo.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Test Drive”