Alterar controlador de 48v para 60v


Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por labutess »

Fiquei muito satisfeito com esta alteração no shunt, :D
a scooter ficou muito mais rapida e já faz as subidas mais dificeis,mas a grande vantagem é que em situações de mais embaraço( paragens em subidas e atravessar cruzamentos)já sei que,se precisar,tenho mais um pouco de potencia para utilizar.
Nestes 2 dias de utilização,tenho conseguido fazer o percurso de 20km sem problemas de autonomia,embora note uma pequena quebra de volts,dantes saia de casa com 55.6V e voltava com 51.5V,agora chego com 49.5V, MAS está mais frio e venho com os medios ligados durante 20 minutos.

Continuando a alteração do controlador,
queria saber quais os MOSFETs devo aplicar,andei a pesquisar e encontrei este:
IRF3808PBF - MOSFET, N, 75V, 140A, TO-220
IRF1010E(p842d jog4)-É o que está aplicado no controlador,são 8 com essa referencia e 1 em que a terminação da referencia não é igual-IRF1010E(p842d jof3) não sei se faz diferença :oops:


Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por labutess »

Alguem poderia me dar a indicação de uma loja online onde podesse comprar os componentes para alterar o controlador.De preferencia aqui da U.E.,sem alfandega
obrigado:)


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por RJSC »

Njay, mas afinal achas que o outro shunt é feito de quê?

O cobre também tem resistência!

Um exemplo:

um fio de cobre típico de 1.5 mm2 tem 12.1 ohm por km, segundo os fabricantes.

10 cm do mesmo fio terão 1.21 mili-ohm.

50A a passarem por esses 1.21 mili-ohm vão fazer com que aparecem aos seus terminais 60.5 mV, que é uma tensão perfeitamente detetável com op-amps típicos com 5 ou 6 mV de offset.


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por Njay »

O outro shunt não é feito de cobre, ou pelo menos nunca vi um shunt de cobre para este tipo de aplicações. Quanto às contas, não duvido, mas estás a deixar de fora o contexto.

pt.mouser.com
pt.farnel.com
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por pafi »

Njay Escreveu:(...)pt.farnel.com
http://pt.farnell.com/ ;)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt


Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por labutess »

já tinha o material à algum tempo em casa e neste fds é que foi :oops:
ja troquei os mosfets e os condensadores por uns de 100v,
os condensadores são um pouco maiores que os outros e tiveram que ficar deitados,
agora falta testar em estrada ,pk com a roda no ar está a funcionar corretamente :D :D
tou um pouco preocupado é com a tensao dos sensores do motor, a 48v anda nos 4.70volts, agora a 60 volts irÁ passar dos 5v?
até que valor os sensores aguentam?
Anexos
1375124871069.jpg
1375124871069.jpg (57.58 KiB) Visto 4647 vezes


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por Njay »

5 - 5.5V, mas é preciso ver o valor exacto na datasheet.
Se o controlador tiver o esquema habitual, a tensão de 5V não deve ter sofrido alteração "significativa". A de 12V (que deve ter) também não. Deve é haver uma resistência grande, e essa deve estar a aquecer mais.

Com a roda no ar não é um grande teste. Experimenta, ainda com a roda no ar, acelerar a fundo de repente partindo de roda parada. Se ele sobreviver a várias vezes disto, então um bom teste é acelerar de roda travada (mantém uma distância de segurança para o controlador quando fizeres estes testes). Antes de ires para estrada vê também que temperatura o controlador atingiu após alguns destes testes, se te parece aceitável.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por labutess »

Njay Escreveu:5 - 5.5V, mas é preciso ver o valor exacto na datasheet.
Se o controlador tiver o esquema habitual, a tensão de 5V não deve ter sofrido alteração "significativa". A de 12V (que deve ter) também não. Deve é haver uma resistência grande, e essa deve estar a aquecer mais.

Com a roda no ar não é um grande teste. Experimenta, ainda com a roda no ar, acelerar a fundo de repente partindo de roda parada. Se ele sobreviver a várias vezes disto, então um bom teste é acelerar de roda travada (mantém uma distância de segurança para o controlador quando fizeres estes testes). Antes de ires para estrada vê também que temperatura o controlador atingiu após alguns destes testes, se te parece aceitável.

à forma para que essa resistencia nao aqueca tanto? metendo uma ventuinha dentro do controlador?


Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por labutess »

só hoje é que fiz o teste em estrada,
10km de seguida a 48v ,sempre no maximo,isto para ver se as soldaduras estavam bem feitas,tudo ok :lol:
segundo teste a 56v, mais 10km no maximo, tudo ok :D
nos dois testes a velocidade caiu 1kmh ao fim destes 10 km, a temperatura do motor e controlador estava normal,nem morno estava 8-) , a tensão das baterias apenas baixou 1 volt


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por Njay »

labutess Escreveu:à forma para que essa resistencia nao aqueca tanto? metendo uma ventuinha dentro do controlador?
Há forma sim, é trocá-la por uma resistência de maior dissipação.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por labutess »

hoje já testei o controlador a 60 volts,
foram cerca de 8km com a velocidade a andar nos 38kms :D
com uma temperatura de 30 graus e algum vento, a temperatura do controlador pouco se notou 8-) ,o motor ficou pouco quente( por vezes estando parada ao sol fica mais quente),agora é andar todos os dias e esperar que as soldaduras e os componentes aguentem :D


go_green
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta jun 04, 2014 1:25 am

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por go_green »

comprei há poucos dias uma "quase scooter", em 2mão mas com revisão e as baterias novas de chumbo(48v 12ah). Ela anda em terreno plano deve andar nos 30 a 35kmh, no entanto quase que pára nas subidas íngremes. O meu trajecto casa-escritorio anda nos 2,5km (lá também tenho onde carregar baterias) , no entanto tem umas subidas bem difíceis e a scooter não se aguenta. Estive a ler o diário da scooter do labutess e este tópico interessou-me bastante. Sendo o binário que me interessa e não tanto a autonomia ou velocidade máxima, devo então fazer o que o labutess fez no shunt? onde devo ligar o multímetro para medir a corrente nos arranques e subidas? na saída das baterias?
já agora, reparei que a alteração foi em Agosto e estou curioso... o sistema descrito neste tópico tem se aguentado bem?? Obrigado pelas partilhas de conhecimento neste forum

Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por klinzter »

go_green Escreveu:comprei há poucos dias uma "quase scooter", em 2mão mas com revisão e as baterias novas de chumbo(48v 12ah). Ela anda em terreno plano deve andar nos 30 a 35kmh, no entanto quase que pára nas subidas íngremes. O meu trajecto casa-escritorio anda nos 2,5km (lá também tenho onde carregar baterias) , no entanto tem umas subidas bem difíceis e a scooter não se aguenta. Estive a ler o diário da scooter do labutess e este tópico interessou-me bastante. Sendo o binário que me interessa e não tanto a autonomia ou velocidade máxima, devo então fazer o que o labutess fez no shunt? onde devo ligar o multímetro para medir a corrente nos arranques e subidas? na saída das baterias?
já agora, reparei que a alteração foi em Agosto e estou curioso... o sistema descrito neste tópico tem se aguentado bem?? Obrigado pelas partilhas de conhecimento neste forum
parabens pela compra.

que tal passares pela apresentação? :-)
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por Jorge Rocha »

go_green Escreveu:comprei há poucos dias uma "quase scooter", em 2mão mas com revisão e as baterias novas de chumbo(48v 12ah). Ela anda em terreno plano deve andar nos 30 a 35kmh, no entanto quase que pára nas subidas íngremes. O meu trajecto casa-escritorio anda nos 2,5km (lá também tenho onde carregar baterias) , no entanto tem umas subidas bem difíceis e a scooter não se aguenta. Estive a ler o diário da scooter do labutess e este tópico interessou-me bastante. Sendo o binário que me interessa e não tanto a autonomia ou velocidade máxima, devo então fazer o que o labutess fez no shunt? onde devo ligar o multímetro para medir a corrente nos arranques e subidas? na saída das baterias?
já agora, reparei que a alteração foi em Agosto e estou curioso... o sistema descrito neste tópico tem se aguentado bem?? Obrigado pelas partilhas de conhecimento neste forum
Pelo que descreves poderás ter as baterias de chumbo com problemas. Mesmo por vezes, quando nos dizem que colocaram baterias novas, poderão não ter colocado a totalidade das baterias, e o problema continuar, acabando por danificar mais rápido as que já estavam fracas e muito mais as novas.

Já que agradeces as partilhas, posso partilhar que já encontrei várias situações desse género, onde em todas elas era defeito das baterias de chumbo.
O meu pai tem a dele há já 3,5 anos, e as de chumbo duraram apenas 6 meses. Ele faz constantemente 60Km por dia com carregamentos intermédios a cada 20Km.
Depois das de chumbo, coloquei de LiFePO4 e há já 3 anos que anda sem perder qualquer autonomia, por nós visível, e sempre com a máxima pica.
Ele hoje sempre me agradece por lhe ter recomendado as baterias de lítio, mesmo que na altura ele não ficasse nada convicto que iria poupar num futuro próximo. Quase que fui eu a obriga-lo...
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por labutess »

go_green Escreveu:comprei há poucos dias uma "quase scooter", em 2mão mas com revisão e as baterias novas de chumbo(48v 12ah). Ela anda em terreno plano deve andar nos 30 a 35kmh, no entanto quase que pára nas subidas íngremes. O meu trajecto casa-escritorio anda nos 2,5km (lá também tenho onde carregar baterias) , no entanto tem umas subidas bem difíceis e a scooter não se aguenta. Estive a ler o diário da scooter do labutess e este tópico interessou-me bastante. Sendo o binário que me interessa e não tanto a autonomia ou velocidade máxima, devo então fazer o que o labutess fez no shunt? onde devo ligar o multímetro para medir a corrente nos arranques e subidas? na saída das baterias?
já agora, reparei que a alteração foi em Agosto e estou curioso... o sistema descrito neste tópico tem se aguentado bem?? Obrigado pelas partilhas de conhecimento neste forum

olá, o controlador continua a funcionar corretamente e ta limitado a 30amperes, faz todas as subidas onde moro e posso parar a meio e arrancar.
quanto as baterias,eu ja tenho de litio,que faz uma grande diferença das de chumbo :D


go_green
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta jun 04, 2014 1:25 am

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por go_green »

Bons dias!

Obrigado pela resposta. É motivador saber que continua a rolar e bem :D

Onde vivo, ou estas a subir ou estas a descer e nas subidas não aguentava e os pedais não ajudam assim muito( e estão numa posição complicada), então fui testar o que foi feito no shunt neste tópico. Soldei aquilo de uma ponta à outra para testar o binário máximo (como esta na 1ªfoto)... e já não teve problema em subir "a subida" mais complicada do percurso. Ia medir as diferenças de corrente mas depois que reparei que o multímetro está limitado a 10A :( entretanto mandei vir do ebay um medidor do tipo "watts up".

Imaginei que podia "fritar" as baterias e ou outro componente qualquer soldando o shunt duma ponta à outra. Então tirei-lhe a solda que tinha posto e tentei algo que não resultou como queria:
liguei 2 cabos aos terminais do shunt, esses 2 cabos estariam ligados entre sim com um interruptor. isto (hipoteticamente e ingenuamente) fazia ligar e desligar o Boost para subir "a subida". e no resto do percurso tinha esse interruptor desligado de volta a não esforçar a ebike em situações normais.

Envio fotos
Anexos
7.jpg
7.jpg (455.78 KiB) Visto 3756 vezes


go_green
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta jun 04, 2014 1:25 am

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por go_green »

O problema foi que esses cabos e interruptor não alterou em nada o limite do shunt. ligava e desligava o interruptor na subida era como tivesse o shunt original. deveria ter utilizado um cabo e interruptor diferentes?


go_green
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: quarta jun 04, 2014 1:25 am

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por go_green »

Não tinha reparado na resposta, Jorge, obrigado pela dica. Reparei que recomenda em vários posts as lifepo4, de certeza que deve ter sido uma grande mudanças nas electricas. alguma referencia sobre onde compra estas baterias? Obrigado


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por Njay »

Em vez do cabo experimenta com um relé, o relé deve ficar o mais perto possível do shunt. Depois passa o controlo do relé para um botão mais à mão (podes usar o mesmo cabo/interruptor que já tens).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Alterar controlador de 48v para 60v

Mensagem por Jorge Rocha »

go_green Escreveu:... alguma referencia sobre onde compra estas baterias? Obrigado
GWL Power
http://www.ev-power.eu/LiFePO4-small-ce ... -case.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Para uma utilização diária e com carregamentos diários, estas de 15Ah deverão ser as melhores. Tanto porque não pesam muito, como por disponibilizarem facilmente 30A, e por terem uma capacidade que dará para uns bons 60Km de autonomia numa só carga.

Se o objectivo for aumentar a tensão dos 48V para os 60V, poderei recomendar algumas alterações que ajudarão na protecção de tensão baixa.
Tudo por um mundo mais limpo!

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”