Lorenzo Green Power

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por Esteves »

JMLorenzo Escreveu:Esteves, os 23,5V é a passagem para a rede em condições de consumo normal. Pelo solar está sempre a carregar desde que haja condições atmosféricas para isso.

Quanto aos painéis, neste momento tinha 2 ligados e estavam com 25.21V - 10.2A - 257.142W, quer dizer os painéis estavam praticamente na corrente máxima mas apenas a produzir 2/3 da sua potencia.
Tenho que decidir se troco de painéis ou arranjo outra solução para tirar o seu máximo rendimento antes de passar para o aumento do campo solar.
Como diz o @pnunes o campo solar não ajuda muito, o meu sistema e julgo que o do @pnunes está assim: Eu tenho na mínima 23.6 aliás eu na mínima e mesmo na máxima ajusto consoante o clima e as potencias elevadas mas pronto, continuando, a mínima a 23.6 e a máxima a 26.2 com o inversor que tenho trabalho assim: quando as baterias estão com a tensão é inferior aos 23.6 o sistema está na rede, quando há irradiação nos painéis começa a injetar nas baterias até a tensão de 26.2 quando atinge essa tensão passa para a solar e fica lá pendurada até chegar de novo aos 23.6.
Mas pelo que estou a entender esse inversor tem um funcionamento diferente ou não!!!
Quanto ao temporizador intercalado no sistema é bom mas para isso é quase obrigatório ter um campo solar perto do equivalente ao gasto, isto nas descargas violentas, atenção as baixas tensões das bateiras quando depois não se pode repor quase em tempo real.
PS: Eu se estiver uma semana de sol estou uma semana na solar sem passar para a rede, se houver um mês de sol seguido é um mês sem passar a rede, o que gasta de dia e carrega dá para a noite toda e sobra, também estou a falar de cerca de 1000Ap a 24V
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

Os ultimos testes já deram para algumas conclusões:

- o inverso é fixe mas o software de configuração não vale nada.
- se por causa de uma carga mais puxada ele passar para a rede, não volta para o solar depois de desligar a carga. Tenho que testar isto melhor.
- se estiver em rede quando o campo solar deixa de fornecer energia começa a carregar as baterias pela rede, ainda não consegui evitar isto e até agora a unica maneira de o parar é cortar a rede e ai ele passa a funcionar pelas baterias.

Como o inversor não tem nenhum ajuste exterior tenho que mandar um email para a fabrica para ver se têm alguma solução para isto.

Bom parece que o sistema já fez uma vitima, minutos antes tinha estado a ver as leituras (16.9A 444W) e agora o watt metter está completamente apagado e parece que foi de vez.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por Esteves »

JMLorenzo lembras-te eu ter falado no watt metter ..... já te estava a dizer o futuro dele...

Bom parece que o sistema já fez uma vitima, minutos antes tinha estado a ver as leituras (16.9A 444W) e agora o watt metter está completamente apagado e parece que foi de vez.
Não são assim tão precisos, em pequenas potencias e moderadas sem elevações rápidas até funciona +/-, agora em potências e oscilações rápidas é para esquecer.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por MRider »

Pois esse inversor afinal tem que se lhe diga ...

quanto ao watt meter hum parece que não presta mesmo para este fim.... Se calhar é demasiado fragil ...
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

Por agora tenho o sistema desligado, estou há espera de material pois vou fazer alterações na parte de medições.
Quanto ao watt metter, é um bom aparelho para fazer medições pontuais mas não dá para estar sempre ligado devido ao aquecimento que foi o que aconteceu.
Já o coloquei a funcionar mas tem maus contactos a ver se hoje tenho tempo de o abrir ao meio e ver o que se passa.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por MRider »

Não podes deixar as baterias ir carregando ?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

visitante2 Escreveu:Não podes deixar as baterias ir carregando ?
Segundo o monitor as baterias estão a 100% e como retirei o watt meter vou ter de fazer uma ligação direta mas hoje não tive tempo.

Por falar no watt meter, já o reparei foi mais o tempo para o cortar ao meio que a repara-lo. Agora é só esperar pela barra de pinos para o voltar a unir. :)
ligação provisória
ligação provisória
Fotografia0153.jpg (130.69 KiB) Visto 3011 vezes
O defeito
O defeito
Fotografia0152.jpg (74.34 KiB) Visto 3011 vezes
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por Esteves »

JMLorenzo para sistema mais elaborados tipo o teu é preciso ter material mais adequado e como já estás a trabalhar com cargas pesadas e mais dia menus dia constantes o material indicado é ter um Shunt no cabo de potencia de X amperes e depois levar o sinal que pode ser 65 ou 75Mv até ao mostrador eletrónico,, por o que tens é para medições em curtos tempo não para estar horas e horas em carga.
Fica um exemplo de um que funciona perfeitamente mas há outros tipos e mais em conta, como os que estão nas imagens mais abaixo.


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

Estive procurando na net informação sobre alguns dos medidores que referes, só têm um pequeno defeito medem pouca corrente 10A ou pouco mais.
Eu vou colocar um voltímetro e um amperímetro analógico e o watt meter vai ficar de maneira a só ser ligado quando quiser uma leitura mais precisa.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por MRider »

E como eu tenho . Só ligo quando quero.
Agora queria era contabilizar os kw em DC :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

visitante2 Escreveu:E como eu tenho . Só ligo quando quero.
Agora queria era contabilizar os kw em DC :-)
Pois no meu caso isso é possivel, com o software watchpower basta ligar o portatil ao inversor e tenho todas as informações, potencias, voltagens, etc... até dá para alterar as configurações.
Tenho que experimentar faltava-me o cabo RS 232 /USB.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por Esteves »

JMLorenzo Escreveu:Estive procurando na net informação sobre alguns dos medidores que referes, só têm um pequeno defeito medem pouca corrente 10A ou pouco mais.
Eu vou colocar um voltímetro e um amperímetro analógico e o watt meter vai ficar de maneira a só ser ligado quando quiser uma leitura mais precisa.
Boas!

O primeiro é de 200A custa uma pipa de massa 263 dólares
Battery Monitor- Sterling Power Management Display Including One 200 Amp Shunt

Mas tens outras opções muito mais em conta, vê a PM

Os analógicos alguns até são mais em conta mas também os há bem caros.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

Fotografia0154.jpg
Fotografia0154.jpg (59.03 KiB) Visto 2912 vezes
Fotografia0155.jpg
Fotografia0155.jpg (66.5 KiB) Visto 2912 vezes
Bom alterei o sistema de medições, a ver como se porta agora.
O watt meter agora só é ligado quando necessário.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por MRider »

Ta porreiro :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por Emanuel Couto »

Parabéns pelo seu sistema de energias alternativas...

É sempre reconfortante ver malta aderir a uma modalidade tão criticada,por não dar o esperado, retorno financeiro.... Até parece que somos "debeis mentais", que não sabemos fazer contas, que não dá para rentabilizar o dinheiro investido .

Pessoas que se olharem para o seu umbigo, viam que compraram coisas surperfluas, que não lhe vão trazer qualquer retorno financeiro.

E que se ninguém investir neste setor, as poucas empresas que se vão aguentando, vão fechar as portas, e vamos sempre ficar dependendo do petróleo, e os lobys que dominam o mercado, pois eles tem todo o interesse que as energias alternativas e modalidade elétrica não vinguém.

Enfim...... voltando ao seu sistema! Vê-se que vai no bom caminho.... e que o trabalho foi feito com muito profissionalismo, agora é ir limando algumas arestas.. Mais uma vez!

Parabéns pelo trabalho e dedicação.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

Obrigado a todos os que têm comentado o meu projecto.
Agora uma cena que me está a deixar curioso, a ver se alguem pode explicar isto:
os paineis têm 37Vmax e 5.27A, tenho como protecção há entrada das medições disjuntores de 6A e há saida para o inversor um de 20A e este estava limitado a 20A de carga pelo solar.

Depois do almoço fui ver o sistema e apesar do tempo estar nublado quando o sol aparecia chegou a dar 23A de carga e cortava, atribui ao limite que tinha colocado no inversor e aumentei para 30A e fez o mesmo. Para tal não acontecer desliguei um dos paineis e chegou aos 15A.

Nenhum dos disjuntores disparou apesar dos amperes estarem acima dos valores dos mesmos.
Não tive tempo para descobrir o porquê dos cortes mas por via das duvidas a ver se ainda hoje troco o disjuntor de 20A.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por MRider »

Boas eu também já apanhei essas situações em que no meu caso excedia e bem os 450w .
Penso que deve se aos painéis estarem frios e apanha radiação forte e quente.
E dão um pico de produção.
A potência que vem escrito nos painéis não deve ser bem o máximo que ele dá :-)

Digo eu :-)
Live long and prosper!


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por pedrolima »

São disjuntores "normais" AC?

Os disjuntores normais não são apropriados os amperes nominais deles em DC é completamente diferente , tem de ser disjuntor apropriado para DC.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

pedrolima Escreveu:São disjuntores "normais" AC?

Os disjuntores normais não são apropriados os amperes nominais deles em DC é completamente diferente , tem de ser disjuntor apropriado para DC.
Eu não conheço nenhuma casa que venda disjuntores para DC por isso ter colocado também porta fusível na ligação dos painéis.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por Emanuel Couto »

Tudo depende dos disjuntores que tens ai!
Se for dos que estou a pensar, bem podes colocar corrente neles, que nunca vão disparar!
Só mesmo em curto circuito.

Só que os disjuntores DC são bem mais caros.

Na verdade, não devemos colocar disjuntores AC, em rede DC! Pois foram concebidos para corrente alterna.

Exemplo: temos duas fontes de energia, alterna a 230v, continua a 230v, a alterna só em breves milésimos de segundos "pico de amplitude" com 230v, no pico da sinoide positiva ou negativa, enquanto na corrente continua, a tensão está sempre no mesmo valor, sem falar que a corrente iguala a tensão, o que na alterna não acontece.

Por isto a corrente continua é muito mais exigente para os equipamentos que a alterna, contactos internos do disjuntores mais grossos, externos, isolação, etc.

Há uma coisa que não percebi!!
Porque limitas a corrente dos painéis para este valor?

O inversor não suporta mais? E quando colocares mais potência PV?!
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”