Lorenzo Green Power

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por MRider »

Boas

Esse inversor hibrido parece ser muito bom.
Deve ter custado uma pipa de massa não ?

Depois de tudo afinadinho fica tudo automatico não é ?

8-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por Esteves »

Esse inversor não conheço o funcionamento dele, ele é alimentado pelo DC ?
Não sei se tem função para anular o carregador e fazer o by pass para a rede, se tiver muito bem caso contrario uma das opções e como eu digo.
No meu foi fácil resolver a situação, como o meu é alimentado pelo DC meti inicialmente um díodo de 250Ap no sentido de passagem baterias »»» inversor e ficou resolvido o problema, apesar que agora está mais sofisticado o sistema contem na mesma o díodo mas só por medida de segurança, como diz o @pnunes o trambolho do W7 é um maquinão para o trabalho que faz, o meu é de 3000W e já aguentou por algum tempo cerca de 4000W e não se queixou.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por pedrolima »

Parabéns, parece tudo muito arrumadinho;)

Quanto consome esse inversor em vazio?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

Boas vou tentar responder a todos.

O preço ficou por volta dos 800€. Espero que depois dos testes não ter que modificar nada a não ser num caso pontual.

O inversor é alimentado pelos painéis, baterias ou rede, a sós ou combinados depende da configuração que escolher. Por isso não posso colocar um díodo senão os painéis não carregam as baterias.
Em relação há passagem e carregamento pela rede ainda me falta testar com a nova configuração.

Quando aos consumos:
No Load Power Consumption <20W
Saving Mode Power Consumption <10W
Standby Power Consumption 2W


Na sequencia dos testes já encontrei um problema com um dos paineis, mas penso que seja um mau contacto nas fichas de ligação.
Última edição por JMLorenzo em sexta jun 07, 2013 11:36 pm, editado 1 vez no total.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por MRider »

Hum deveras interessante.
E não é caro o inversor.
É um caso a pensar :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

entrada dos paineis
entrada dos paineis
Fotografia0148.jpg (107.11 KiB) Visto 2842 vezes
Tirada às 18h com os 3 painéis ligados
Tirada às 18h com os 3 painéis ligados
Fotografia0150.jpg (71.75 KiB) Visto 2842 vezes

Hoje o dia não correu bem em termos de testes, como podem ver os painéis estão ligados em paralelo e podia ter colocado um voltímetro e um amperímetro analógico mas optei pelo watt meter por ser mais preciso e dar toda a informação num único aparelho.

Agora alguns dados, o inversor não é mppt, os painéis dão 37V máximo, 45V em circuito aberto e 5,27A intensidade máxima.
Acontece que por volta das 13horas fui dar com o watt meter apagado, desliguei todos os disjuntores inclusive a saída e voltei a ligar um a um. Chegou a dar mais de 19A de saída, não sei até onde chegou pois a partir dai o ecrã apagava.

A minha pergunta para quem entende mais disto que eu, como é possível o watt meter mostrar mais de 19A se o máximo dos painéis é de 15.81A e a tensão não passou dos 25/26V. No inversor tudo bem agora aqui é estranho.

Notei que com os painéis desligados, na parte da carga o watt meter tem sempre a tensão da bateria. Estava a pensar colocar um díodo para evitar isso mas agora estou indeciso de quantos amperes colocar.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por Esteves »

JMLorenzo pode até o watt meter não ser fiável o que até é um pouco verdade, mas não te admires nada se os painéis mostrem resultados mais altos que o referido na descrição, então vou te explicar uma coisa que muita gente não sabe e até acredito depois da minha explicação me chamem de "doutor" então é assim muitos dos fotovoltaicos que andam no mercado estão preparados para trabalharem a X temperatura (+/-25°C) quando a temperatura passa de X o painel não tem a mesma eficiência e começa a perder corrente, não é o muito calor tipo 35°C que produz mais mas sim um dia sem qual quer sujidade no ar, é ai que os raios ultravioletas fazem o melhor trabalho e com bom sol e estando frio ai sim é o melhor rendimento de um painel.
Para teres uma ideia o meu sistema tem material de topo para fazer as medições e posso-te dizer que o nominal dos meus painéis é de X e em dias frios mas com sol passa e muito o nominal +/- 6 a 8 amperes e não dá mais porque o regulador de carga não deixa.

Há é só para lembrar estamos a entrar nos 60 dias mais potentes para os fotovoltaicos.
Notei que com os painéis desligados, na parte da carga o watt meter tem sempre a tensão da bateria. Estava a pensar colocar um díodo para evitar isso mas agora estou indeciso de quantos amperes colocar.
Atenção ao colocares o díodo a seguir os valores já não são os mesmos a não ser que o watt meter deia para ajustar para o valor real, quanto a potencia do díodo tanto faz ser de 20 ou de 40 de momento que não seja inferior a potencia debitado pela fonte.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

Hoje o dia não foi bom para testes, o carregamento nem uma única vez chegou aos 5A mal deu para carregar as baterias.
Andei a verificar as ligações dos painéis mas o tempo não ajudou a tirar conclusões. A ver se amanhã há sol.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por MRider »

Pois aqui também não deu muito sol.

Esses medidores costumam ser presizos :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por Esteves »

JMLorenzo Escreveu:Hoje o dia não foi bom para testes, o carregamento nem uma única vez chegou aos 5A mal deu para carregar as baterias.
Andei a verificar as ligações dos painéis mas o tempo não ajudou a tirar conclusões. A ver se amanhã há sol.
JMLorenzo para carregar essas baterias com o material que tens leva quase uma semana e ao aproveitamento total dos painéis, e como os painéis estão "fixos" só atingem o potencial máximo entre as 12H e as 14H +/- apesar que ai para o sul é melhor que aqui para o centro/norte.
Última edição por Esteves em domingo jun 09, 2013 11:50 am, editado 1 vez no total.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por Esteves »

visitante2 Escreveu:Pois aqui também não deu muito sol.

Esses medidores costumam ser presizos :-)
Não são assim tão precisos, em pequenas potencias e moderadas sem elevações rápidas até funciona +/-, agora em potências e oscilações rápidas é para esquecer.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

Esteves Escreveu:JMLorenzo para carregar essas baterias com o material que tens leva quase uma semana e ao aproveitamento total dos painéis, e como os painéis estão "fixos" só atingem o potencial máximo entre as 12H e as 14H +/- apesar que ai para o sul é melhor que aqui para o centro/norte.
Achas Esteves é que o monitor diz que estão a 100% com 24,98V mas diga-se que a descarga mais profunda que elas sofreram até agora só chegou aos 81,2%.

Em relação ao díodo para colocar há saída do watt metter infelizmente só tenho em casa de 10A vou ter de arranjar mais potente para testar.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por MRider »

Esteves Escreveu:
visitante2 Escreveu:Pois aqui também não deu muito sol.

Esses medidores costumam ser presizos :-)
Não são assim tão precisos, em pequenas potencias e moderadas sem elevações rápidas até funciona +/-, agora em potências e oscilações rápidas é para esquecer.
Hum tinha a ideia que eram bons .
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por Esteves »

Achas Esteves é que o monitor diz que estão a 100% com 24,98V mas diga-se que a descarga mais profunda que elas sofreram até agora só chegou aos 81,2%.
Bem eu também não me expliquei bem, o que eu quis dizer, é se as baterias estiverem a 30% ou 40% ai é que leva o tempo que eu falei com as condições instaladas.
Em relação ao díodo para colocar há saída do watt metter infelizmente só tenho em casa de 10A vou ter de arranjar mais potente para testar.
Explica lá melhor o que queres fazer com o díodo?

Voltei a editar para mais uma questão:
JMLorenzo para não estar a rever os posts todos, diz-me qual é a verdadeira utilização que vais dar a esse sistema, se é para aproveitar ao máximo ou é para eventuais falhas da rede.
Última edição por Esteves em domingo jun 09, 2013 1:16 pm, editado 1 vez no total.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por Esteves »

visitante2 Escreveu:
Esteves Escreveu:
visitante2 Escreveu:Pois aqui também não deu muito sol.

Esses medidores costumam ser presizos :-)
Não são assim tão precisos, em pequenas potencias e moderadas sem elevações rápidas até funciona +/-, agora em potências e oscilações rápidas é para esquecer.
Hum tinha a ideia que eram bons .

Na falta de melhor até são funcionais, mas como eu digo sem grandes variações.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

Em relação ao díodo era para permitir corrente num só sentido, é que já apanhei o watt metter varias vezes apagado ou só com uns traços ao meio (isto durante o dia com os paineis a produzir) e como quando os painéis não produzem ele tem sempre há saída a voltagem das baterias era para evitar corrente inversa. Mas não tenho conseguido provar se é por esse motivo que ele apaga, o tempo não está a ajudar nada nos testes.

Por agora o projeto vai alimentar o 1º andar que foi a parte mais fácil de isolar da casa, depois logo se vê. O consumo na maior parte do dia ronda os 70W (dos aparelhos em standby) só quando estou em casa com o pc ligado, tv, etc. é que pode ir para os 300/400W. Penso que o consumo diario rondará os 3500W.
Última edição por JMLorenzo em domingo jun 09, 2013 8:57 pm, editado 2 vezes no total.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por MRider »

Uma pergunta a corrente dos painéis passa toda pelo watt meter não é ?

Não terá um bocado de perdas por esse facto ?
Live long and prosper!


pedrolima
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 151
Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Localização: Sertã

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por pedrolima »

Bem, se de facto o consumo real fôr inferior a 20W sem "search mode" este inversor é muito bom negócio!

Quando tiveres disponibilidade podes confirmar no monitor da Victron (com os paineis e sem carga no inversor) se este valôr é verdadeiro?
JMLorenzo Escreveu:Boas vou tentar responder a todos.

O preço ficou por volta dos 800€. Espero que depois dos testes não ter que modificar nada a não ser num caso pontual.

O inversor é alimentado pelos painéis, baterias ou rede, a sós ou combinados depende da configuração que escolher. Por isso não posso colocar um díodo senão os painéis não carregam as baterias.
Em relação há passagem e carregamento pela rede ainda me falta testar com a nova configuração.

Quando aos consumos:
No Load Power Consumption <20W
Saving Mode Power Consumption <10W
Standby Power Consumption 2W


Na sequencia dos testes já encontrei um problema com um dos paineis, mas penso que seja um mau contacto nas fichas de ligação.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

visitante2 Escreveu:Uma pergunta a corrente dos painéis passa toda pelo watt meter não é ?

Não terá um bocado de perdas por esse facto ?
O watt metter é suposto aguentar 130A mas o manual diz que para correntes acima de 65A devem ser de curta duração para evitar aquecimento. Ora os paineis não chegam a 16A, logo penso que as perdas sejam muito baixas.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
JMLorenzo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 363
Registado: sexta jan 25, 2013 8:04 pm

Re: Lorenzo Green Power

Mensagem por JMLorenzo »

pedrolima Escreveu:Bem, se de facto o consumo real fôr inferior a 20W sem "search mode" este inversor é muito bom negócio!

Quando tiveres disponibilidade podes confirmar no monitor da Victron (com os paineis e sem carga no inversor) se este valôr é verdadeiro?
Boas, com os paineis ligados e sem carga é dificil dar-te um valor certo pois a corrente está sempre a variar, mas rondará os 0.25/0.3A isto desligado, ligado por volta dos 0.7A.
A Green Power já ultrapassou os 200KW mês (no verão) :mrgreen: .

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”