Alterar controlador de 48v para 60v
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v
Fiquei muito satisfeito com esta alteração no shunt,
a scooter ficou muito mais rapida e já faz as subidas mais dificeis,mas a grande vantagem é que em situações de mais embaraço( paragens em subidas e atravessar cruzamentos)já sei que,se precisar,tenho mais um pouco de potencia para utilizar.
Nestes 2 dias de utilização,tenho conseguido fazer o percurso de 20km sem problemas de autonomia,embora note uma pequena quebra de volts,dantes saia de casa com 55.6V e voltava com 51.5V,agora chego com 49.5V, MAS está mais frio e venho com os medios ligados durante 20 minutos.
Continuando a alteração do controlador,
queria saber quais os MOSFETs devo aplicar,andei a pesquisar e encontrei este:
IRF3808PBF - MOSFET, N, 75V, 140A, TO-220
IRF1010E(p842d jog4)-É o que está aplicado no controlador,são 8 com essa referencia e 1 em que a terminação da referencia não é igual-IRF1010E(p842d jof3) não sei se faz diferença
a scooter ficou muito mais rapida e já faz as subidas mais dificeis,mas a grande vantagem é que em situações de mais embaraço( paragens em subidas e atravessar cruzamentos)já sei que,se precisar,tenho mais um pouco de potencia para utilizar.
Nestes 2 dias de utilização,tenho conseguido fazer o percurso de 20km sem problemas de autonomia,embora note uma pequena quebra de volts,dantes saia de casa com 55.6V e voltava com 51.5V,agora chego com 49.5V, MAS está mais frio e venho com os medios ligados durante 20 minutos.
Continuando a alteração do controlador,
queria saber quais os MOSFETs devo aplicar,andei a pesquisar e encontrei este:
IRF3808PBF - MOSFET, N, 75V, 140A, TO-220
IRF1010E(p842d jog4)-É o que está aplicado no controlador,são 8 com essa referencia e 1 em que a terminação da referencia não é igual-IRF1010E(p842d jof3) não sei se faz diferença
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v
Alguem poderia me dar a indicação de uma loja online onde podesse comprar os componentes para alterar o controlador.De preferencia aqui da U.E.,sem alfandega
obrigado:)
obrigado:)
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v
Njay, mas afinal achas que o outro shunt é feito de quê?
O cobre também tem resistência!
Um exemplo:
um fio de cobre típico de 1.5 mm2 tem 12.1 ohm por km, segundo os fabricantes.
10 cm do mesmo fio terão 1.21 mili-ohm.
50A a passarem por esses 1.21 mili-ohm vão fazer com que aparecem aos seus terminais 60.5 mV, que é uma tensão perfeitamente detetável com op-amps típicos com 5 ou 6 mV de offset.
O cobre também tem resistência!
Um exemplo:
um fio de cobre típico de 1.5 mm2 tem 12.1 ohm por km, segundo os fabricantes.
10 cm do mesmo fio terão 1.21 mili-ohm.
50A a passarem por esses 1.21 mili-ohm vão fazer com que aparecem aos seus terminais 60.5 mV, que é uma tensão perfeitamente detetável com op-amps típicos com 5 ou 6 mV de offset.
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v
O outro shunt não é feito de cobre, ou pelo menos nunca vi um shunt de cobre para este tipo de aplicações. Quanto às contas, não duvido, mas estás a deixar de fora o contexto.
pt.mouser.com
pt.farnel.com
pt.mouser.com
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v
http://pt.farnell.com/Njay Escreveu:(...)pt.farnel.com
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v
já tinha o material à algum tempo em casa e neste fds é que foi
ja troquei os mosfets e os condensadores por uns de 100v,
os condensadores são um pouco maiores que os outros e tiveram que ficar deitados,
agora falta testar em estrada ,pk com a roda no ar está a funcionar corretamente
tou um pouco preocupado é com a tensao dos sensores do motor, a 48v anda nos 4.70volts, agora a 60 volts irÁ passar dos 5v?
até que valor os sensores aguentam?
ja troquei os mosfets e os condensadores por uns de 100v,
os condensadores são um pouco maiores que os outros e tiveram que ficar deitados,
agora falta testar em estrada ,pk com a roda no ar está a funcionar corretamente
tou um pouco preocupado é com a tensao dos sensores do motor, a 48v anda nos 4.70volts, agora a 60 volts irÁ passar dos 5v?
até que valor os sensores aguentam?
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v
5 - 5.5V, mas é preciso ver o valor exacto na datasheet.
Se o controlador tiver o esquema habitual, a tensão de 5V não deve ter sofrido alteração "significativa". A de 12V (que deve ter) também não. Deve é haver uma resistência grande, e essa deve estar a aquecer mais.
Com a roda no ar não é um grande teste. Experimenta, ainda com a roda no ar, acelerar a fundo de repente partindo de roda parada. Se ele sobreviver a várias vezes disto, então um bom teste é acelerar de roda travada (mantém uma distância de segurança para o controlador quando fizeres estes testes). Antes de ires para estrada vê também que temperatura o controlador atingiu após alguns destes testes, se te parece aceitável.
Se o controlador tiver o esquema habitual, a tensão de 5V não deve ter sofrido alteração "significativa". A de 12V (que deve ter) também não. Deve é haver uma resistência grande, e essa deve estar a aquecer mais.
Com a roda no ar não é um grande teste. Experimenta, ainda com a roda no ar, acelerar a fundo de repente partindo de roda parada. Se ele sobreviver a várias vezes disto, então um bom teste é acelerar de roda travada (mantém uma distância de segurança para o controlador quando fizeres estes testes). Antes de ires para estrada vê também que temperatura o controlador atingiu após alguns destes testes, se te parece aceitável.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v
Njay Escreveu:5 - 5.5V, mas é preciso ver o valor exacto na datasheet.
Se o controlador tiver o esquema habitual, a tensão de 5V não deve ter sofrido alteração "significativa". A de 12V (que deve ter) também não. Deve é haver uma resistência grande, e essa deve estar a aquecer mais.
Com a roda no ar não é um grande teste. Experimenta, ainda com a roda no ar, acelerar a fundo de repente partindo de roda parada. Se ele sobreviver a várias vezes disto, então um bom teste é acelerar de roda travada (mantém uma distância de segurança para o controlador quando fizeres estes testes). Antes de ires para estrada vê também que temperatura o controlador atingiu após alguns destes testes, se te parece aceitável.
à forma para que essa resistencia nao aqueca tanto? metendo uma ventuinha dentro do controlador?
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v
só hoje é que fiz o teste em estrada,
10km de seguida a 48v ,sempre no maximo,isto para ver se as soldaduras estavam bem feitas,tudo ok
segundo teste a 56v, mais 10km no maximo, tudo ok
nos dois testes a velocidade caiu 1kmh ao fim destes 10 km, a temperatura do motor e controlador estava normal,nem morno estava , a tensão das baterias apenas baixou 1 volt
10km de seguida a 48v ,sempre no maximo,isto para ver se as soldaduras estavam bem feitas,tudo ok
segundo teste a 56v, mais 10km no maximo, tudo ok
nos dois testes a velocidade caiu 1kmh ao fim destes 10 km, a temperatura do motor e controlador estava normal,nem morno estava , a tensão das baterias apenas baixou 1 volt
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v
Há forma sim, é trocá-la por uma resistência de maior dissipação.labutess Escreveu:à forma para que essa resistencia nao aqueca tanto? metendo uma ventuinha dentro do controlador?
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v
hoje já testei o controlador a 60 volts,
foram cerca de 8km com a velocidade a andar nos 38kms
com uma temperatura de 30 graus e algum vento, a temperatura do controlador pouco se notou ,o motor ficou pouco quente( por vezes estando parada ao sol fica mais quente),agora é andar todos os dias e esperar que as soldaduras e os componentes aguentem
foram cerca de 8km com a velocidade a andar nos 38kms
com uma temperatura de 30 graus e algum vento, a temperatura do controlador pouco se notou ,o motor ficou pouco quente( por vezes estando parada ao sol fica mais quente),agora é andar todos os dias e esperar que as soldaduras e os componentes aguentem
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v
comprei há poucos dias uma "quase scooter", em 2mão mas com revisão e as baterias novas de chumbo(48v 12ah). Ela anda em terreno plano deve andar nos 30 a 35kmh, no entanto quase que pára nas subidas íngremes. O meu trajecto casa-escritorio anda nos 2,5km (lá também tenho onde carregar baterias) , no entanto tem umas subidas bem difíceis e a scooter não se aguenta. Estive a ler o diário da scooter do labutess e este tópico interessou-me bastante. Sendo o binário que me interessa e não tanto a autonomia ou velocidade máxima, devo então fazer o que o labutess fez no shunt? onde devo ligar o multímetro para medir a corrente nos arranques e subidas? na saída das baterias?
já agora, reparei que a alteração foi em Agosto e estou curioso... o sistema descrito neste tópico tem se aguentado bem?? Obrigado pelas partilhas de conhecimento neste forum
já agora, reparei que a alteração foi em Agosto e estou curioso... o sistema descrito neste tópico tem se aguentado bem?? Obrigado pelas partilhas de conhecimento neste forum
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v
parabens pela compra.go_green Escreveu:comprei há poucos dias uma "quase scooter", em 2mão mas com revisão e as baterias novas de chumbo(48v 12ah). Ela anda em terreno plano deve andar nos 30 a 35kmh, no entanto quase que pára nas subidas íngremes. O meu trajecto casa-escritorio anda nos 2,5km (lá também tenho onde carregar baterias) , no entanto tem umas subidas bem difíceis e a scooter não se aguenta. Estive a ler o diário da scooter do labutess e este tópico interessou-me bastante. Sendo o binário que me interessa e não tanto a autonomia ou velocidade máxima, devo então fazer o que o labutess fez no shunt? onde devo ligar o multímetro para medir a corrente nos arranques e subidas? na saída das baterias?
já agora, reparei que a alteração foi em Agosto e estou curioso... o sistema descrito neste tópico tem se aguentado bem?? Obrigado pelas partilhas de conhecimento neste forum
que tal passares pela apresentação?
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões
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Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v
Pelo que descreves poderás ter as baterias de chumbo com problemas. Mesmo por vezes, quando nos dizem que colocaram baterias novas, poderão não ter colocado a totalidade das baterias, e o problema continuar, acabando por danificar mais rápido as que já estavam fracas e muito mais as novas.go_green Escreveu:comprei há poucos dias uma "quase scooter", em 2mão mas com revisão e as baterias novas de chumbo(48v 12ah). Ela anda em terreno plano deve andar nos 30 a 35kmh, no entanto quase que pára nas subidas íngremes. O meu trajecto casa-escritorio anda nos 2,5km (lá também tenho onde carregar baterias) , no entanto tem umas subidas bem difíceis e a scooter não se aguenta. Estive a ler o diário da scooter do labutess e este tópico interessou-me bastante. Sendo o binário que me interessa e não tanto a autonomia ou velocidade máxima, devo então fazer o que o labutess fez no shunt? onde devo ligar o multímetro para medir a corrente nos arranques e subidas? na saída das baterias?
já agora, reparei que a alteração foi em Agosto e estou curioso... o sistema descrito neste tópico tem se aguentado bem?? Obrigado pelas partilhas de conhecimento neste forum
Já que agradeces as partilhas, posso partilhar que já encontrei várias situações desse género, onde em todas elas era defeito das baterias de chumbo.
O meu pai tem a dele há já 3,5 anos, e as de chumbo duraram apenas 6 meses. Ele faz constantemente 60Km por dia com carregamentos intermédios a cada 20Km.
Depois das de chumbo, coloquei de LiFePO4 e há já 3 anos que anda sem perder qualquer autonomia, por nós visível, e sempre com a máxima pica.
Ele hoje sempre me agradece por lhe ter recomendado as baterias de lítio, mesmo que na altura ele não ficasse nada convicto que iria poupar num futuro próximo. Quase que fui eu a obriga-lo...
Tudo por um mundo mais limpo!
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v
go_green Escreveu:comprei há poucos dias uma "quase scooter", em 2mão mas com revisão e as baterias novas de chumbo(48v 12ah). Ela anda em terreno plano deve andar nos 30 a 35kmh, no entanto quase que pára nas subidas íngremes. O meu trajecto casa-escritorio anda nos 2,5km (lá também tenho onde carregar baterias) , no entanto tem umas subidas bem difíceis e a scooter não se aguenta. Estive a ler o diário da scooter do labutess e este tópico interessou-me bastante. Sendo o binário que me interessa e não tanto a autonomia ou velocidade máxima, devo então fazer o que o labutess fez no shunt? onde devo ligar o multímetro para medir a corrente nos arranques e subidas? na saída das baterias?
já agora, reparei que a alteração foi em Agosto e estou curioso... o sistema descrito neste tópico tem se aguentado bem?? Obrigado pelas partilhas de conhecimento neste forum
olá, o controlador continua a funcionar corretamente e ta limitado a 30amperes, faz todas as subidas onde moro e posso parar a meio e arrancar.
quanto as baterias,eu ja tenho de litio,que faz uma grande diferença das de chumbo
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v
Bons dias!
Obrigado pela resposta. É motivador saber que continua a rolar e bem
Onde vivo, ou estas a subir ou estas a descer e nas subidas não aguentava e os pedais não ajudam assim muito( e estão numa posição complicada), então fui testar o que foi feito no shunt neste tópico. Soldei aquilo de uma ponta à outra para testar o binário máximo (como esta na 1ªfoto)... e já não teve problema em subir "a subida" mais complicada do percurso. Ia medir as diferenças de corrente mas depois que reparei que o multímetro está limitado a 10A entretanto mandei vir do ebay um medidor do tipo "watts up".
Imaginei que podia "fritar" as baterias e ou outro componente qualquer soldando o shunt duma ponta à outra. Então tirei-lhe a solda que tinha posto e tentei algo que não resultou como queria:
liguei 2 cabos aos terminais do shunt, esses 2 cabos estariam ligados entre sim com um interruptor. isto (hipoteticamente e ingenuamente) fazia ligar e desligar o Boost para subir "a subida". e no resto do percurso tinha esse interruptor desligado de volta a não esforçar a ebike em situações normais.
Envio fotos
Obrigado pela resposta. É motivador saber que continua a rolar e bem
Onde vivo, ou estas a subir ou estas a descer e nas subidas não aguentava e os pedais não ajudam assim muito( e estão numa posição complicada), então fui testar o que foi feito no shunt neste tópico. Soldei aquilo de uma ponta à outra para testar o binário máximo (como esta na 1ªfoto)... e já não teve problema em subir "a subida" mais complicada do percurso. Ia medir as diferenças de corrente mas depois que reparei que o multímetro está limitado a 10A entretanto mandei vir do ebay um medidor do tipo "watts up".
Imaginei que podia "fritar" as baterias e ou outro componente qualquer soldando o shunt duma ponta à outra. Então tirei-lhe a solda que tinha posto e tentei algo que não resultou como queria:
liguei 2 cabos aos terminais do shunt, esses 2 cabos estariam ligados entre sim com um interruptor. isto (hipoteticamente e ingenuamente) fazia ligar e desligar o Boost para subir "a subida". e no resto do percurso tinha esse interruptor desligado de volta a não esforçar a ebike em situações normais.
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v
O problema foi que esses cabos e interruptor não alterou em nada o limite do shunt. ligava e desligava o interruptor na subida era como tivesse o shunt original. deveria ter utilizado um cabo e interruptor diferentes?
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- Membro
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v
Não tinha reparado na resposta, Jorge, obrigado pela dica. Reparei que recomenda em vários posts as lifepo4, de certeza que deve ter sido uma grande mudanças nas electricas. alguma referencia sobre onde compra estas baterias? Obrigado
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- Membro Gold
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v
Em vez do cabo experimenta com um relé, o relé deve ficar o mais perto possível do shunt. Depois passa o controlo do relé para um botão mais à mão (podes usar o mesmo cabo/interruptor que já tens).
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Re: Alterar controlador de 48v para 60v
GWL Powergo_green Escreveu:... alguma referencia sobre onde compra estas baterias? Obrigado
http://www.ev-power.eu/LiFePO4-small-ce ... -case.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Para uma utilização diária e com carregamentos diários, estas de 15Ah deverão ser as melhores. Tanto porque não pesam muito, como por disponibilizarem facilmente 30A, e por terem uma capacidade que dará para uns bons 60Km de autonomia numa só carga.
Se o objectivo for aumentar a tensão dos 48V para os 60V, poderei recomendar algumas alterações que ajudarão na protecção de tensão baixa.
Tudo por um mundo mais limpo!