Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por pafi »

Partilho a carta que enviei à CMC para solicitar postos de carga no Parque Verde:

"Escrevo esta carta depois de ter verificado que a CMC tem apostado num conceito que, em princípio, e a longo prazo, revolucionará a mobilidade nas grandes cidades como é o caso de Coimbra.
Há três meses mudei o meu modo de deslocação. Adquiri uma scooter elétrica, e desde então as minhas deslocações casa – trabalho – casa, e outras de carácter lúdico têm sido realizadas nesse veículo eléctrico (VE). Interiorizei de tal modo o conceito da mobilidade eléctrica que mantenho um registo pormenorizado das distâncias percorridas e dos consumos realizados. Nesta altura, contabilizo cerca de 3000km e uma despesa de eletricidade a rondar os 17€. A estes factos somo a emissão nula de gases poluentes, ruído praticamente nulo, menos um automóvel a circular nas ruas e o tempo evitado no trânsito.
Reparei também que a CMC continua a apostar na mobilidade eléctrica. A inauguração dos trolleys de Coimbra certamente rondará o meio século (ou mais). Existe também uma linha de transporte coletivo urbano com um mini autocarro elétrico que circula na Alta de Coimbra. Ainda mais recentemente tive oportunidade de reparar em pelo menos dois VE’s – um Smart ao serviço da Polícia Municipal e outro ao serviço da CMC. Quase todos os dias o vejo estacionado perto da passadeira junto ao edifício da Câmara e penso que a cidade está a seguir o bom caminho. Assim o indicam os sinais seguintes. Vejamos: existem 9 postos de carga Mobi.E espalhados pela cidade (neste momento já todos ativos); várias superfícies comerciais já instalaram ou encontram-se em vias de instalar postos de carga nos seus parques de estacionamento, nomeadamente o Fórum, o Dolce Vita e o SuperCor; os SMTUC fazem uso da eletricidade para mover alguns dos seus autocarros; e, finalmente, a existência de dois automóveis 100% eléctricos na frota da CMC.
O motivo pelo qual resolvi dirigir-me a V.Exa. prende-se com o facto de que a principal e a maior zona de lazer da cidade, o Parque Verde, ainda não ter sido alvo de intervenção neste domínio. Provavelmente, ainda ninguém ou poucos terão solicitado tais equipamentos. Mas do que tem sido alvo da minha atenção já há alguns residentes e também pessoas próximas de Coimbra a possuir VE’s e seria muito agradável e útil a existência de postos de carga naquele espaço privilegiado da cidade, pois a aposta realizada na recuperação da zona junto ao rio está mais do que ganha e confirmada, tal como se comprova facilmente pela regular e massiva afluência das pessoas aos serviços que ali são prestados.
Certo que irá ter em conta o tema por mim abordado e que existem alguns fóruns (http://novaenergia.pt/forum/" onclick="window.open(this.href);return false;) e grupos da internet, (onde costumo participar e divulgar alguns aspectos do quotidiano com alguma regularidade e detalhe), venho por este meio solicitar a instalação de postos de carga eléctrica nos parques de estacionamento do Parque Verde. Mais informo que simples tomadas iguais às das nossas casas são suficientes para este tipo de VE.
Pelo exposto anteriormente, estou certo que o tema é conhecido da instituição a que preside e que uma resposta positiva será dada, não só à minha pessoa, mas também a outros eventuais e futuros utilizadores deste novo conceito de mobilidade. Poderá V.Exa. acreditar que até estes postos poderão ser de muita utilidade para quem viaja na auto-estrada e decide fazer uma pausa em Coimbra e passar algum tempo a conhecer e a contribuir para a cidade enquanto aguarda um carregamento. Estou certo que também poderão ser reforçados alguns dos eventos ou convívios que já se vão realizando, por exemplo o encontro de motards na zona da Praça da Canção, etc…
Para terminar, acredito que é um exercício de cidadania intervir e chamar à atenção para assuntos da ordem do dia. Acredito também que a classe dirigente pode não ter conhecimento de todas as situações e necessidades do quotidiano, e deste modo espero contribuir para ajudar a colocar Coimbra no mapa da mobilidade eléctrica de Portugal.
Em anexo tomei a liberdade de anexar uma cópia de um artigo publicado no dia 28 de fevereiro de 2012 nos Diários de Coimbra e de Aveiro, relativo a um encontro de scooters eléctricas realizado na cidade de Aveiro. Mais informo que em Abril está prevista a realização de mais um destes encontros, desta vez em Coimbra.
Despeço-me muito respeitosamente e apresentando os meus melhores cumprimentos.

Coimbra, 14 de março de 2012"

... e que a resposta seja célere e favorável!

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por pafi »

Através do FB naveguei pela página de um site "Plug in America" http://www.pluginamerica.org/ já bastante organizado e com muita informação em "Multimedia": videos, webminars, fotos... e acabei por gostar de ver este (da Legrand - http://www.youtube.com/watch?v=7T4k0Go9 ... re=related) que mostra muito bem o que é o dia a dia de muitos de nós (mas também se pode interpretar como o que deveria ser para muitos outros).
E tudo nasceu de um grupo de utilizadores de VE's com um lema simples "Quero uma tomada para carregar". Afinal não se pede muito pois não :) ?

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por serges »

Epa ando há anos nisto pah...

Até anuncio coloquei no OLX, Miau, Custo Justo, Leiloes com um titulo simples:

*Procuro ponto de carga em troca ofereço clientes para consumir!

Muitos contactos poucos pontos de carga... se calhar vou tentar novamente mas podem dar uma ajudinha!

Vou colocar o texto original e que estou a pensar colocar depois fazem a correção,,,
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por ICEM4N »

Eu ajudo!!

Icem4n
Predator 40ha -- 7000km
Tapatalk
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por pafi »

Depois do encontro de Espinho surgiu mais uma ideia - publicar informações sobre distâncias percorridas, consumos realizados, custos, etc... nos vários encontros que já se realizaram ou irão realizar. No futuro, esta informação poderá ser utilizada para dar crédito à sensibilização da Mobilidade Elétrica, pois "é ver para crer"!

Para quem não domina muito as folhas de cálculo, caso as linhas dos encontros fiquem todas ocupadas, no problemo! Devem colocar o cursor do lado esquerdo, em cima do número da linha, clicar com o botão direito e escolher "Inserir 1 acima" ou "Inserir 1 abaixo" conforme o caso, e assim sucessivamente... Depois, em princípio, será preciso retificar a coluna do custo pois deverá ficar em branco no local onde se inseriu a linha. Para tal deve seleccionar-se a célula imediatamente em cima, clicar no canto inferior direito (está lá um quadrado pequenino) e arrastar para baixo. O valor do custo deverá surgir automaticamente.

Esperemos que resulte, toca a somar km's e kWh, e aceitam-se sugestões para otimizar e melhorar!

Link - https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... WVVE#gid=0
folha_registos_encontros.JPG
Já lá estão registados 602km e 1,52€ ;)

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por Jorge Rocha »

Será que se pode acrescentar o encontro de Gaia?
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por pafi »

Jorge Rocha Escreveu:Será que se pode acrescentar o encontro de Gaia?
Pois, claro, quanto mais informação melhor.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

ICEM4N
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2207
Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Localização: Valongo

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por ICEM4N »

Esse custo é relativo pois no mobi nem eu paga p ja. assim somos à grande e ate fazemos contas quando ate é gratuito. Queria ver as motas a gasolina a fazer isto e ter combustível grátis.

Icem4n
Predator 40ha -- 6000km
_________________________

ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km

A cantar desde 17-Setembro de 2011

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por ricardocruzs2 »

pafi, Muito boa a carta enviada à CMC. quando precisar de enviar alguma já sei onde irei fazer copy past e alterar uma coisa ou outra... :D
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por serges »

Texto para colocar no anuncio de procura de pontos de carga!
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos!

Se quer dinamizar o seu negócio e tem um tomada eléctrica disponível, os seus clientes podem vir a descobrir o seu negócio como um ponto de passagem estratégico e obrigatório aproveitando para consumir!

Os veículos eléctricos existem mas os pontos de carga não existem em quantidades nem em locais necessários, esta é a sua oportunidade para dinamizar o seu negócio uma vez que pode colocar fotos do local e da sua actividade assim como o seu contacto para poder ser visualizado numa pagina web com um numero de vistas muito elevado e gratuitamente.

É uma situação que só pode ganhar com o mesmo assim como os utilizadores!

Quer mais informações! Não hesite por favor contacte nos!
[email protected]
Fotos estou a pensar de motas e carros a carregar em locais públicos?!?

Digam vossa justiça!

E claro toda a ajuda é bem vinda...
Locais seriam, custojusto, coisas, leiloes e OLX, quem sabe o trovit...

Vamos voltar a carga uma vez que os mobie brevemente serão pagos e alternativas são poucas ou nenhumas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por Mumia »

boa boa boa :D gosto disso!!! :)

axo que devia ser ainda algo do genero "O que lhe pode custar tudo isso?? alguns cêntimos, que é o valor de uma carga de um veiculo eléctrico!!"

uma coisa assim só para dar logo o real impacto ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por serges »

Sim tenho de por o quanto gasta cada carga senão pensam no valor da gasolina e associam tal!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por pafi »

pafi Escreveu:Esperemos que resulte, toca a somar km's e kWh, e aceitam-se sugestões para otimizar e melhorar!

Link - https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... WVVE#gid=0
folha_registos_encontros.JPG
Já lá estão registados 602km e 1,52€ ;)
Já foram registados mais de 1000km e cerca de 5€ de eletricidade consumida. Continuem a inserir dados.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por serges »

Procuro pontos de carga para veículos eléctricos!

Se quer dinamizar o seu negócio e tem um tomada eléctrica disponível, os seus clientes podem vir a descobrir o seu negócio como um ponto de passagem estratégico e obrigatório aproveitando para consumir!

Os veículos eléctricos existem mas os pontos de carga não existem em quantidades nem em locais necessários, esta é a sua oportunidade para dinamizar o seu negócio uma vez que pode colocar fotos do local e da sua actividade assim como o seu contacto para poder ser visualizado numa pagina web com um numero de vistas muito elevado e gratuitamente.

O custo de uma carga, os utilizadores não vão utilizar mais que 1 hora, média, pode chegar a um máximo de 0,20€ por essa utilização...

É uma situação que só pode ganhar com o mesmo assim como os utilizadores!

Quer mais informações! Não hesite por favor contacte nos!
[email protected]
Texto final e fotos!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Link do mapa
Imagem

Que acham se não houver mais alterações vou colocar o dito nos sites que mencionei!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por Mumia »

acrescentava só tipo... "veja algumas fotos de quem já aderiu e quão fácil é!" ;)
(corrige o erro no "contacte nos,, falta o "-")


Está impecável :P

P.S. - e tens mais esta do Telmo ;) que tb é muito positiva ;)
52200539993591003505710.jpg
52200539993591003505710.jpg (59.97 KiB) Visto 22640 vezes
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por BondadeSua »

pafi Escreveu:Depois do encontro de Espinho surgiu mais uma ideia - publicar informações sobre distâncias percorridas, consumos realizados, custos, etc... nos vários encontros que já se realizaram ou irão realizar. No futuro, esta informação poderá ser utilizada para dar crédito à sensibilização da Mobilidade Elétrica, pois "é ver para crer"!

Para quem não domina muito as folhas de cálculo, caso as linhas dos encontros fiquem todas ocupadas, no problemo! Devem colocar o cursor do lado esquerdo, em cima do número da linha, clicar com o botão direito e escolher "Inserir 1 acima" ou "Inserir 1 abaixo" conforme o caso, e assim sucessivamente... Depois, em princípio, será preciso retificar a coluna do custo pois deverá ficar em branco no local onde se inseriu a linha. Para tal deve seleccionar-se a célula imediatamente em cima, clicar no canto inferior direito (está lá um quadrado pequenino) e arrastar para baixo. O valor do custo deverá surgir automaticamente.

Esperemos que resulte, toca a somar km's e kWh, e aceitam-se sugestões para otimizar e melhorar!

Link - https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... WVVE#gid=0
folha_registos_encontros.JPG
Já lá estão registados 602km e 1,52€ ;)
Eu gosto bastante desta "folha". Mas o facto de ser editavel livremente não sei se ee bom!
Talvez deve-se levar uma coluna (ou um link para a folha do Volt), com os Km que cada um jã percorreu, Suponho que o Volt jã a construiu. Essa, embora menos rápida na actualização individualmente, parece-me mais segura... digo eu!

BondadeSua

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por pafi »

BondadeSua Escreveu: Eu gosto bastante desta "folha". Mas o facto de ser editavel livremente não sei se ee bom!
Talvez deve-se levar uma coluna (ou um link para a folha do Volt), com os Km que cada um jã percorreu, Suponho que o Volt jã a construiu. Essa, embora menos rápida na actualização individualmente, parece-me mais segura... digo eu!

BondadeSua
Ok, já fiz uma cópia, não vá o :twisted: tecê-las :lol:
De vez em quando é melhor repetir esse procedimento.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por serges »

Já coloquei mais uns anúncios...

Depois vou colocar nos jornais!

A procura começou!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por serges »


Link


Aqui o link do Blog/app

Concordo a 100% e que tal mais uma parceria... versão tuga!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: Formas de Luta, Ideias em prol do EV!

Mensagem por ricardocruzs2 »

Está muito fixe...gostei :)
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”