Microprodução 3,68KW,4800W suntech e seguidor Deger 5000 NT

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

Autor do tópico
PauloMorgado
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta abr 08, 2011 12:14 am

Microprodução 3,68KW,4800W suntech e seguidor Deger 5000 NT

Mensagem por PauloMorgado »

Boas a todos, instalei um sistema de microprodução de 3,68 com 4800W de paineis suntech, um seguidor Deger 5000NT e inversor fronius ig40 que foi hoje ligado a rede para inicio de produção. Vamos ver como vais ser a produção no futuro.. nas opções do inversor aparece um problema que gostaria que me esclarecessem se possivel, XanBus 125 bps, TX:Err RX:ok.. nao sei porque aparece este erro em Tx. Quanto aos outros dados que aparecem no inversor são Total sistema 11KWh, Leitura red B.T. de 245V e 50.0Hz. Leitura sistema fotovoltaico 299V e 11A. O máximo que atingiu foi de 3500W da instalação. Instalei este sistema para tentar atingir o maximo de produção anual mas parece-me estar a trabalhar abaixo das espectativas.

Desde já obrigado,

Paulo Morgado.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução 3,68KW,4800W suntech e seguidor Deger 5000

Mensagem por visitante1 »

Para esta altura do ano em que a radiação solar não anda muito alta se calhar são valores normais.
Estamos em janeiro...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,68KW,4800W suntech e seguidor Deger 5000

Mensagem por JDuarte »

Viva,
Bem vindo ao "mundo dos verdes". Mais uma MP para ultrapassar o limite anual sem margem de dúvidas. Óptima instalação!
Quanto aos 11Kwh de hoje... foi porque o sistema foi ligado mais tarde, pois no dia completo tem obrigação de produzir mais do dobro. Se o tempo foi semelhante ao da região centro, claro! Esteve sol praticamente todo o dia, com neblina alta durante a tarde.
O Jama que se pronuncie sobre o erro do TX, mas eu julgo que o inversor tem as comunicações activas sem estar ligado a nenhum dispositivo de controlo.
Cmps e boa sorte,


Autor do tópico
PauloMorgado
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta abr 08, 2011 12:14 am

Re: Microprodução 3,68KW,4800W suntech e seguidor Deger 5000

Mensagem por PauloMorgado »

Agradeço desde já os comentários de pnunes e JDuarte, sim de facto estamos em janeiro e a instalação só foi ligada por volta das 15 horas, amanha vou tentar perceber qual o pico de potência e ter um resultado concreto de quanto o sistema produz.
Logo que possivel faço upload das fotos do sistema de micro-produção, como vão reparar, coloquei no seguidor um mastro de 3m, o que penso ter sido uma má decisão, estou a ponderar alterar o mastro para o de 5m que certamente ajudava num aumento de produção, mas para isso teria de fazer uma nova sapata... não sei se é possivel aumentar o mastro existente sem perder a garantia da Deger.

Cumprimentos,

Paulo Morgado.


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução 3,68KW,4800W suntech e seguidor Deger 5000

Mensagem por PaulOL »

Boas PauloMorgado,

Parabéns, tem uma belíssima MAQUINA...!! :mrgreen:

Muito provavelmente os 11Kwh estão óptimos, pois disse-nos que a MP foi ligada hoje, mas não disse a que horas e a explicação deve estar por ai, pois com um dia de Sol aberto mesmo agora em Janeiro, vai facilmente passar os 30Kwh, pode estar certo disso! :) , pois a minha (mais modesta) já chegou aos 29Kwh... :lol:

Boa Sorte!


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Microprodução 3,68KW,4800W suntech e seguidor Deger 5000

Mensagem por PaulOL »

PauloMorgado Escreveu:Agradeço desde já os comentários de pnunes e JDuarte, sim de facto estamos em janeiro e a instalação só foi ligada por volta das 15 horas, amanha vou tentar perceber qual o pico de potência e ter um resultado concreto de quanto o sistema produz.
Logo que possivel faço upload das fotos do sistema de micro-produção, como vão reparar, coloquei no seguidor um mastro de 3m, o que penso ter sido uma má decisão, estou a ponderar alterar o mastro para o de 5m que certamente ajudava num aumento de produção, mas para isso teria de fazer uma nova sapata... não sei se é possivel aumentar o mastro existente sem perder a garantia da Deger.

Cumprimentos,

Paulo Morgado.

Boas!

Está explicado... às 15horas :o com 11Kwh, está FANTÁSTICO :lol:

Sobre aumentar os mastro, já existe pelo menos 1 caso exposto aqui no forum e não perdeu a garantia!
Mas já agora, porque investir mais €€€ se já tem uma MÁQUINA de produzir KWH :) , provavelmente lá para Outubro já tem os 8830Kwh produzidos e depois... é esperar por Janeiro, não indo por outras aventuras... :twisted:


Autor do tópico
PauloMorgado
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta abr 08, 2011 12:14 am

Re: Microprodução 3,68KW,4800W suntech e seguidor Deger 5000

Mensagem por PauloMorgado »

Boas PaulOL,

Obrigado pelo comentário, optei por este sistema para que produza muito e por muitos e bons anos, amanha venho ao fórum colocar os resultados do primeiro dia de produção a sério.
O próximo passo, e tenho de pesquisar aqui no fórum, é saber que sistema montar para controlar a produção diária e mensal, o único problema é que no sitio onde se encontra o sistema fotovoltaico não tenho internet e teria de ligar o pc directamente ao contador para retirar os dados.

Cumprimentos,

Paulo Morgado.

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: Microprodução 3,68KW,4800W suntech e seguidor Deger 5000

Mensagem por jama »

PauloMorgado Escreveu:Boas a todos, instalei um sistema de microprodução de 3,68 com 4800W de paineis suntech, um seguidor Deger 5000NT e inversor fronius ig40 que foi hoje ligado a rede para inicio de produção. Vamos ver como vais ser a produção no futuro.. nas opções do inversor aparece um problema que gostaria que me esclarecessem se possivel, XanBus 125 bps, TX:Err RX:ok.. nao sei porque aparece este erro em Tx. Quanto aos outros dados que aparecem no inversor são Total sistema 11KWh, Leitura red B.T. de 245V e 50.0Hz. Leitura sistema fotovoltaico 299V e 11A. O máximo que atingiu foi de 3500W da instalação. Instalei este sistema para tentar atingir o maximo de produção anual mas parece-me estar a trabalhar abaixo das espectativas.

Desde já obrigado,

Paulo Morgado.
boa noite Paulo,tens ai um sistema para dar e vender , sem duvida ,"tambem era burro do meu dinheiro" quanto a esses erros que referes, lamento mas nao te posso ajudar porque o meu meu fronius nao tem essa tal XanBus 125 bps ,TX:Err:ok... que ai referes pelo menos eu nunca vi no meu, possivelmente o teu como é mais recente deve trazer um softwer diferente do meu, ou ate pode-se dar o caso de ja trazer essa mensagem aquando no ensaio na fabrica (digo eu) mas se esta a produzir nao te deves preocupar muito porque ainda só hoje foi o 1º dia de produçao, vai analisando sim as produçoes , para já esperas por um dia completamente limpo para veres mas em principio num dia limpo em fevereiro pode chegar perto dos 30kw, se isso acontecer nao te preocupes que esta tudo bem.
obs .será que esse tal Xan Bus 125 bps, nao tera a ver por ele nao encontrar uma ligaçao para descarreagar dados ?dai os tais 125 bps, e isso do 125 bps ser a velocidade de descarga dos dados bps (bytes por segundo)?
vai dando noticias. 1abraço
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


Autor do tópico
PauloMorgado
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta abr 08, 2011 12:14 am

Re: Microprodução 3,68KW,4800W suntech e seguidor Deger 5000

Mensagem por PauloMorgado »

Boa noite Jama, obrigado pelo comentário, sim de facto o que interessa é a produção e o resto são pormenores, mas como é normal no inicio surgem dúvidas devido à inexperiência neste meio, só hoje foi o primeiro dia de produção.
O problema do TX que referi é sobre os dados que o inversor está a tentar enviar, mas como não está a ligado a nada, dá este erro, embora não comprometa em nada a produção. O que me está neste momento a comprometer a produção é que nos picos de maior tensão o inversor desliga-se, ja estou a tentar resolver o problema com o técnico que fez a instalação vamos ver quando está solucionado.

Obrigado.


vmacosta
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta jan 19, 2012 10:40 am

Re: Microprodução 3,68KW,4800W suntech e seguidor Deger 5000

Mensagem por vmacosta »

Boa tarde PauloMorgado!

Sou novo no “ramo” e estou a considerar fazer uma instalação com seguidor numa aldeia da zona de S. Pedro do Sul com potência de 3,45 kW.

Gostaria de a dimensionar para atingir a produção máxima anual, sem a sobre dimensionar em demasia, pois com o consequente aumento de preço, veria diminuir a rentabilidade.
É possível saber o preço da tua instalação?

Qual a justificação para uma potência de painéis aparentemente tão alta (4800W)?

cumps


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,68KW,4800W suntech e seguidor Deger 5000

Mensagem por JDuarte »

Viva Paulo,

Em relação ao erro do Xanbus. Eu tinha ideia que o Xanbus era um protocolo proprietário da xantrex, mas parece que outros fabricantes o estão a adoptar. Na verdade o que a Xantrex fez foi desenvolver sobre o standard CAN-BUS, um protocolo de gestão de "barramentos"... pelo que percebi bem mais poderoso que o primo mais pobre, o RS485.
Curiosidades à parte, no protocolo Xanbus, os nodos (neste caso o inversor) podem activar/desactivar as portas de comunicação.
Dê uma vista de olhos no painel de configuração do fronius e veja se as portas estão activas, depois de as desactivar deverá deixar de ter o erro.
Cmps,


Autor do tópico
PauloMorgado
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta abr 08, 2011 12:14 am

Re: Microprodução 3,68KW,4800W suntech e seguidor Deger 5000

Mensagem por PauloMorgado »

Boas a todos,

vmacosta quanto à questão que me fez sobre os 4800W é que tenho um bocado de sombra de manhã, devido a isso optei por mais potência instalada para que a produção seja satisfatória.
JDuarte obrigado pela mensagem, defacto tem a ver com as portas de comunicação, quando puser um datalogger o problema desaparece, se se pode chamar problema porque não implica nada na produção.
Ainda não tirei fotos ao sistema, mas vou fazê-lo brevemente. Quanto a produções está a portar-se bem, o máximo que atingiu diariamente foi de 37 KW ontem :) , isto a continuar assim chega a dezembro com o maximo de produção atingido. Assim sendo estou a pensar colocar um novo sistema de produção , desta vez de 3,45KW aproveitando um painel ou dois do sistema já montado. Quanto ao material estou a pensar optar por 21 painei suntech pluto de 200W mais um retirado do outro sistema o que dá um total de 4400W de potencia, o inversor é igual, um fronius IG40. Quanto ao seguidor quero optar também por um de 2 eixos ou o deger 5000 ou o pairan sf30, o deger 3000 nao dá porque o total de m2 é de 28,1 m2.
Agradecia que me dessem a vossa opinião quanto ao seguidor a escolher, penso que a potencia de paineis (4400) e o inversor fronius é o ideal. Quanto acham que custa este sistema aproximadamente neste momento com 21 paineis?

Cumprimentos.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Microprodução 3,68KW,4800W suntech e seguidor Deger 5000

Mensagem por visitante1 »

Para 3,45 não poderá utilizar o ig40 pois é só para 3,68,
quanto ao seguidor um bom e robusto e muito mais barato que o deger é o sf35 da mecapisa
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


Autor do tópico
PauloMorgado
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta abr 08, 2011 12:14 am

Re: Microprodução 3,68KW,4800W suntech e seguidor Deger 5000

Mensagem por PauloMorgado »

Boa noite pnunes, obrigado pelo comentario, a minha duvida é que com 4400W de paineis instalados os inversores que vi não suportam esta potencia ou ficavam no limite superior, um que vi interessante também é o solarmax 4200S, agora não pensava que o ig40 era só para 3,68, pensava que o valor impeditivo entre inversores era a potencia instalada de paineis.
Quanto ao seguidor que me fala o mecapisa sf35 li algures aqui no forum que este não se pôe em posição de segurança com ventos fortes, e na zona em que me encontro tenho de ter isso em conta.

Cumprimentos.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,68KW,4800W suntech e seguidor Deger 5000

Mensagem por JDuarte »

PauloMorgado Escreveu:Boa noite pnunes, obrigado pelo comentario, a minha duvida é que com 4400W de paineis instalados os inversores que vi não suportam esta potencia ou ficavam no limite superior, um que vi interessante também é o solarmax 4200S, agora não pensava que o ig40 era só para 3,68, pensava que o valor impeditivo entre inversores era a potencia instalada de paineis.
Quanto ao seguidor que me fala o mecapisa sf35 li algures aqui no forum que este não se pôe em posição de segurança com ventos fortes, e na zona em que me encontro tenho de ter isso em conta.
Cumprimentos.
Viva,
O SF35 é um seguidor de 1,5 eixos (o mesmo motor movimenta em 2 eixos com o auxilio de um braço tipo "cardan"). Pode ser equipado com anemometro para o colocar em posição de segurança, mas a posição de segurança não é horizontal como nos seguidores de 2 eixos, fica orientado para sul com o braço cardam na vertical.
Esse dito braço vertical oferece uma segurança tão forte que torna-se difícil fazer abanar o conjunto quando ele está nesta posição. Segundo o fabricante é garantida a resistência até 170Km/hora para uma superfície de 35m2 de painéis.
Cmps,


Autor do tópico
PauloMorgado
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta abr 08, 2011 12:14 am

Re: Microprodução 3,68KW,4800W suntech e seguidor Deger 5000

Mensagem por PauloMorgado »

Boa tarde JDuarte obrigado pelo comentário, fico mais esclarecido acerca do seguidor Mecapisa e da sua segurança em dias de vento fortes, espero que com essa opçao do anenometro o preço nao suba muito e deixe de ser uma opção interessante em relação ao Deger.
Agradecia que dessem uma ajuda acerca de qual o melhor inversor na vossa opinião para 3,45 com seguidor e 4200-4400w de potencia de painéis, o fronius ig40 em 3,45 deixa de ser opção pelo que me informou o pnunes.

Cumprimentos.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Microprodução 3,68KW,4800W suntech e seguidor Deger 5000

Mensagem por JDuarte »

Viva Paulo,
O anemometro não deverá ultrapassar os 150€, contudo se os preços forem semelhantes eu recomendaria o Deger pois sendo menos robusto é mais eficiente.
Quanto ao inversor, para 4200-4400W DC e instalação 3,45 eu iria para o Xantrex ou para o Kaco.
Cmps,

Responder

Voltar para “Projectos”