Orçamento Nova Micro 3.45, Região Centro, Rio Maior

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
Knegra70
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: quinta mai 26, 2011 12:03 am

Re: Micro 3.45, Região Centro, Rio Maior

Mensagem por Knegra70 »

PaulOL Escreveu:
Knegra70 Escreveu:Finalmente tenho a Micro a funcionar mais ou menos a 100%. Depois de alguns contratempos com tensão alta na rede, tava sempre a disparar, aparentemente resolvidos.
Instalei um Piggy Back no inversor para mandar todos os dados por Bluetooh para o Sunny Beam que tenho dentro de casa, funka 5*****......(Assim quando chego a casa posso ver tudo o que o inversor vez ao longo do dia, desde que ta instalado só desligou 1 vez por tensão, á quase 1 mês).
Agora vou tentar por o portatil a reconhecer o inversor, ha um software, Sunny Explorer, que axo dá para fazer isso, mas ainda não consegui pôr a funcionar....

Cumprimentos.....

Boas Knegra70,

Isso é OPTIMO, agora é sempre a somar Kwh... e quantos mais melhor, o ambiente e a factura no final do mês agredece!!! :mrgreen:

Já agora, quantos paineis acabou por instalar?

Cumpts.
Oi...
Acabei por instalar 18, dá 4140...... Estava com receio que o inversor não aguenta-se, mas acho que fiz bem em meter mais 2... Nestes ultimos dias de sol tem ido ate aos 2800...2900, com alguns picos ligeiramente acima dos 3000. Mas normalmente o maximo que vai é 2900+-... Não sei se é normal ir apenas ate 2800, mas.......... Vamos ver quando o sol comecar a subir....

Cumpts.....


alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1280
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Localização: cartaxo

Re: Orçamento Nova Micro 3.45, Região Centro, Rio Maior

Mensagem por alexjp4 »

alexjp4 Escreveu:alex e o teu inversor é o sma 3300?
tem-se portado bem com essa potencia?
não sei se dá para por 17 paineis*230, mas ainda vou falar isso com o instalador...
somos de zonas relativamente perto e o clima é praticamente igual....
esta semana comessa a instalação...vamos ver....

boas

o meu inversor é um sma 3300!!
até agora não tenho tido problemas excepto a luz de passagem de terra acessa quando chove mas isso parece que tem a haver com algum problema de ligações (que tem a haver com o instalador) e não com o inversor ou potência dos paineis.
se procurares, há no forum uma lista com diversas mp com diversas potências e inversores, tambem está lá a minha, e podes comparar.
penso que não deve dar porque parece que as strings devem ter a mesma potência.
boa sorte![/quote]

Boas

Parabens e boa sorte com MP, o problema da luz acesa do inversor já está resolvido, era agua que que entrava numa das ligações dos paineis, a ficha foi substituida e a luz ficou apagada e até agora ainda não tornou a acender.
Agora o que é preciso é uns dias de sol.


Autor do tópico
Knegra70
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: quinta mai 26, 2011 12:03 am

Sunny Beam com software Sunny Explorer

Mensagem por Knegra70 »

Boas...
Estou a batalhar com a monitorização do meu sistema, ja tenho o sunny Beam a comunicar bem com o inversor, mas queria por tambem o portatil com o Sunny Explorer a resgistar a produção. O Software ate encontra o NetId do inversor mas depois não consegue establecer a ligação.
Alguem tem Sunny Beam e o Software no pc ao mesmo tempo a comunicar com o inversor?
O meu objetivo era pôr o registo de produção em algum site, tipo Pvoutput ou mesmo Sunny Portal.....

Cumpts......


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Sunny Beam com software Sunny Explorer

Mensagem por JDuarte »

Knegra70 Escreveu:Boas...
Estou a batalhar com a monitorização do meu sistema, ja tenho o sunny Beam a comunicar bem com o inversor, mas queria por tambem o portatil com o Sunny Explorer a resgistar a produção. O Software ate encontra o NetId do inversor mas depois não consegue establecer a ligação.
Alguem tem Sunny Beam e o Software no pc ao mesmo tempo a comunicar com o inversor?
O meu objetivo era pôr o registo de produção em algum site, tipo Pvoutput ou mesmo Sunny Portal.....
Cumpts......
Eu nunca tive oportunidade de "brincar" com os logs do SMA, mas porque não carrega os dados para o PC a partir do sunnyBeam, assim só haveria um dispositivo a interrogar o inversor.
Eu digo isto mas não sei como funciona o SMA, pois alguns inversores estão de forma constante a enviar os dados para a porta de comunicações (ex. Kaco), outros só enviam quando são questionados (ex. Xantrex).
Cmps,


Autor do tópico
Knegra70
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: quinta mai 26, 2011 12:03 am

Re: Sunny Beam com software Sunny Explorer

Mensagem por Knegra70 »

JDuarte Escreveu:
Knegra70 Escreveu:Boas...
Estou a batalhar com a monitorização do meu sistema, ja tenho o sunny Beam a comunicar bem com o inversor, mas queria por tambem o portatil com o Sunny Explorer a resgistar a produção. O Software ate encontra o NetId do inversor mas depois não consegue establecer a ligação.
Alguem tem Sunny Beam e o Software no pc ao mesmo tempo a comunicar com o inversor?
O meu objetivo era pôr o registo de produção em algum site, tipo Pvoutput ou mesmo Sunny Portal.....
Cumpts......
Eu nunca tive oportunidade de "brincar" com os logs do SMA, mas porque não carrega os dados para o PC a partir do sunnyBeam, assim só haveria um dispositivo a interrogar o inversor.
Eu digo isto mas não sei como funciona o SMA, pois alguns inversores estão de forma constante a enviar os dados para a porta de comunicações (ex. Kaco), outros só enviam quando são questionados (ex. Xantrex).
Cmps,
Oii....
Sim, ja descarreguei para o portatil a partir do Sunny Beam, fico com uns ficheiros que só podem ser abertos pelo Excel. Não é mau mas queria mesmo era meter na net e poder ver graficos em temo real, e acho que se o sunny explorer comunicar com o inversor dá para fazer isso....
Cmps.. :idea: :idea:


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Sunny Beam com software Sunny Explorer

Mensagem por JDuarte »

Viva,
Qual a extensão dos ficheiros, devem ser csv ou txt, não acredito que sejam xls.
Clique sobre um desses ficheiros com o botão direito do rato e faça abrir com "bloco de notas". O que acontece?
O processo de descarregar os ficheiros do sunny beam para o pc poderá ser agendado?
Cmps,


Autor do tópico
Knegra70
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: quinta mai 26, 2011 12:03 am

Re: Sunny Beam com software Sunny Explorer

Mensagem por Knegra70 »

JDuarte Escreveu:Viva,
Qual a extensão dos ficheiros, devem ser csv ou txt, não acredito que sejam xls.
Clique sobre um desses ficheiros com o botão direito do rato e faça abrir com "bloco de notas". O que acontece?
O processo de descarregar os ficheiros do sunny beam para o pc poderá ser agendado?
Cmps,
Oi...Tudo bem..
Os ficheiros são csv, e se abrir com o bloco de notas abre-me uma folha com os valores separados por virgulas.
E em relação a descarregar os ficheiro para o pc tenho quase a certeza que não dá para agendar, pois eu para os descarregar, apos ligar o sunny beam por USB tenho que ir manualmente a uma pasta dentro do sunny beam e copiar os ficheiros para o meu computador.

Cumps e obrigado.....


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Sunny Beam com software Sunny Explorer

Mensagem por JDuarte »

Viva,
Os ficheiros ao serem csv permitem importação directa para posterior tratamento, é o que acontece nos diversos sites que se vêm online com inversores kaco, xantrex, etc.
Pelo que percebi ao ligar o sunny beam por usb ao pc ganha uma unidade lógica no PC como se fosse uma pen, cartão de memória ou unidade de armazenamento externo, correto?
Se assim for, mãos à obra com a construção do site, já terá tudo o que necessita...


Autor do tópico
Knegra70
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: quinta mai 26, 2011 12:03 am

Re: Sunny Beam com software Sunny Explorer

Mensagem por Knegra70 »

JDuarte Escreveu:Viva,
Os ficheiros ao serem csv permitem importação directa para posterior tratamento, é o que acontece nos diversos sites que se vêm online com inversores kaco, xantrex, etc.
Pelo que percebi ao ligar o sunny beam por usb ao pc ganha uma unidade lógica no PC como se fosse uma pen, cartão de memória ou unidade de armazenamento externo, correto?
Se assim for, mãos à obra com a construção do site, já terá tudo o que necessita...
Boas...

Sim, quando ligo o sunny Beam fico com duas unidades novas e dentro de uma estao os ficheiros que copio para o meu pc. Quanto a parte de ja ter tudo o que preciso isso é que é mais complicado... Em primeiro lugar esta a construção do site...(chinês para mim). Mesmo se fôr para um site tipo PVOutput(o que não sei se dá), ha um pequeno promenor que pode complicar tudo, no Sunny Beam, apesar de no ecrã aparecerem todos os dados em tempo real, os tais ficheiros CSV não são actualizados na hora. Tipo, o CSV com os dados de hoje só aparecem na pasta do sunny beam amanha (não percebo pk mas é isso que acontesse), logo não sei se isso ia dar resultado....

Entretanto o software da SMA sunny explorer achou o inversor atraves de bluetooth, estava a ver todos os dados em tempo real no portatil, isto na primeira vez que o liguei. Por estranho que pareça agora quando tento ligar outra vez, encontra o inversor com Net Id2 e depois quando escolho ligar-me a ele dá um erro tipo: "Já existem mais de 4 mestres ligados, deligue um mestre e tente de novo...."(Qualquer coisa assim). Estranho, porque deu uma vez e agora mostra isso... Os unicos dispositivos ligados ao inverssor são o Sunny Beam e ipoteticamente o sunny explorer....
Amanha vou batalhar mais um bocado com ele......

Cumps.... :? :? :?

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Orçamento Nova Micro 3.45, Região Centro, Rio Maior

Mensagem por Volt »

Já há novidades?

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


cmm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: sexta jun 19, 2009 9:18 pm

Re: Orçamento Nova Micro 3.45, Região Centro, Rio Maior

Mensagem por cmm »

Boa tarde.

para uma instalação fixa e com esse material está mesmo muito caro, com esse valor práticamente executa-se uma instalação com seguidor e com modúlos com melhor eficiência em termos de rendimento, para esse valor terá que ser uma execução bastante complexa.


Autor do tópico
Knegra70
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: quinta mai 26, 2011 12:03 am

Re: Orçamento Nova Micro 3.45, Região Centro, Rio Maior

Mensagem por Knegra70 »

Volt Escreveu:Já há novidades?

:-).
Boas...

Algumas....
Estava a usar um software bluetooth chamado "BlueSoleil", decidi instalar outro, um da Toshiba, e aparentemente o erro deixou de aparacer.
Agora ja dá para deixar o sunny explorer ligado no pc, e aceder a ele atraves do LogMein. Assim posso ver como esta a correr a pordução ao longo do dia.
Proximo passo era o site e tentar fazer os graficos com os ficheiros CSV, mas isso é um passo mais complicado...(pelo menos para mim... :) :)
(Depois o tempo tb não é muito)
Enquanto não entro nessa batalha do site estou a tentar arranjar algum soft. que dê para fazer graficos atarves dos ficheiros CSV gerados pelo sunny explorer.(Já agora se souber de alguma coisa do genero.....Chute...)

Cumps....
K...


Autor do tópico
Knegra70
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: quinta mai 26, 2011 12:03 am

Re: Orçamento Nova Micro 3.45, Região Centro, Rio Maior

Mensagem por Knegra70 »

cmm Escreveu:Boa tarde.

para uma instalação fixa e com esse material está mesmo muito caro, com esse valor práticamente executa-se uma instalação com seguidor e com modúlos com melhor eficiência em termos de rendimento, para esse valor terá que ser uma execução bastante complexa.
Boas...

Já la vai quase 1 ano, esses valores são os primeiros orçamentos que pedi antes de fazer a instalação da Micro.(Acabou por ficar por volta dos 15000) Agora se foi caro ou barato...ja nem vale a pena discutir pois ja ta instalado a quase um ano. Agora queria mesmo era continuidade e o retorno do investimento em 7 anos. Foi mais ou menos o plano que fiz...

Cumps...
K...


cmm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: sexta jun 19, 2009 9:18 pm

Re: Orçamento Nova Micro 3.45, Região Centro, Rio Maior

Mensagem por cmm »

Boa tarde.

Sim á um ano se foi 15000€ já com Iva está dentro dos valores praticados, executei várias fixas e os valores dependendo dos equipamentos a instalar rondavam os 13500 e os 16000€.
Quanto ao retorno será entre os 7 e os 8 anos depende do sol para já esta a correr bem, executei ano passado algumas fixas na zona de Santarém e no mês de janeiro em vários dias produziram entre os 20 e os 25 KW o que é excelente.
Á que ter confiança, o investimento é garantido.


Autor do tópico
Knegra70
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 38
Registado: quinta mai 26, 2011 12:03 am

Re: Orçamento Nova Micro 3.45, Região Centro, Rio Maior

Mensagem por Knegra70 »

cmm Escreveu:Boa tarde.

Sim á um ano se foi 15000€ já com Iva está dentro dos valores praticados, executei várias fixas e os valores dependendo dos equipamentos a instalar rondavam os 13500 e os 16000€.
Quanto ao retorno será entre os 7 e os 8 anos depende do sol para já esta a correr bem, executei ano passado algumas fixas na zona de Santarém e no mês de janeiro em vários dias produziram entre os 20 e os 25 KW o que é excelente.
Á que ter confiança, o investimento é garantido.
Viva...
Pois...Com muita pena minha o meu em Janeiro não ultrapassou os 20 em dia nenhum, mas em alguns dias andou lá perto.
Tambem o meu inversor é SMA3300 com 4140K, e ao que me parece há inversores que permitem esticar mais.. Vamos ver agora nestes proximos meses como se vai portar..
De qualquer maneira não esta a ser mau de todo, mas se fosse melhor.... :) :)

Cumps...
K...

Responder

Voltar para “Projectos”