Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder
Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por fgsouza68 »

Olá Jorge!

A idéia é gerar energia elétrica (gerador eólico) utilizando o vendo gerado pelo veículo em movimento, não sei dizer se o atrito desse processo irá fazer com que o veículo consuma combustível a mais ao ponto de não valer a pena.

Se você tem algum conhecimento a respeito gentileza compartilhar, grato por sua atenção.

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por fgsouza68 »

Josenir Escreveu:Acredito que a turbina para ser usada no automóvel deve ser compacta, para ficar instalada discretamente, por isso, deve ter apenas um estágio. Eu usaria pás com um passo bem acentuado, no formato de uma curva exponencial, muito parecido com a curva usada nos turbocompressores para motor a diesel.
Seria algo desse tipo?

Imagem

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por g_card »

a partir do momento que estas a por algo que ofereça resistência ao vento vais gastar mais em combustível.
por algum motivo se fala muito na aerodinâmica que na formula1 é levada quase aos limites.
visto que em todos os sistemas existem perdas, vais gastar mais do que vais aproveitar.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por fgsouza68 »

Ok g_card, obrigado.

Temia a inviabilidade desse projeto, pelo que vejo não há como ganhar com ele, há sempre uma bendita lei da física para nos por com os pés no chão. De qualquer maneira vou continuar estudando essa possibilidade, vai que surge uma idéia.

Ainda não consigo entender como algumas pessoas adicionam hidrogênio nos motores, às custas do alternador, e dizem que estão economizando 40% (ou mais) de combustível.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Jorge Rocha »

fgsouza68 Escreveu: Ok g_card, obrigado.

Temia a inviabilidade desse projeto, pelo que vejo não há como ganhar com ele, há sempre uma bendita lei da física para nos por com os pés no chão. De qualquer maneira vou continuar estudando essa possibilidade, vai que surge uma idéia.
Contrariar as leis da física realmente não será facil... eu cá não me acredito em milagres desses!

fgsouza68 Escreveu: Ainda não consigo entender como algumas pessoas adicionam hidrogênio nos motores, às custas do alternador, e dizem que estão economizando 40% (ou mais) de combustível.
Não te esqueças que o hidrogênio também é combustivel, e muito inflamavel por sinal!
O meu meio de transporte tem uma economia superior a 90%... é electrico! :mrgreen:
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

fgsouza68 Escreveu:Seria algo desse tipo?
Acredito que é nesse rumo.

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por fgsouza68 »

Obrigado Josenir! Vou ver o que consigo com essas leis da física.
Última edição por fgsouza68 em quinta fev 09, 2012 1:28 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por fgsouza68 »

Jorge Rocha Escreveu:Não te esqueças que o hidrogênio também é combustivel, e muito inflamavel por sinal!
Isso lá é verdade... todo cuidado é pouco.

Jorge Rocha Escreveu:O meu meio de transporte tem uma economia superior a 90%... é electrico!
O meu transporte tem uma economia superior a 99% ... uso bicicleta ... te superei emmm!! :lol: :lol:

Brincadeiras à parte... você é um felizardo. Dizem que em 2014 o Brasil começará a montar carros elétricos, até lá vou sonhando com o meu.

Até a próxima.


magnet
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: domingo jan 08, 2012 7:13 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por magnet »

Josenir Escreveu:olá amigos,

estou abrindo este tópico para tratar de alguns assuntos relacionados a eólica que não se encaixem bem em tópicos já existentes.
desde já me coloco à disposição de todos para ajudar na solução de problemas que estejam ao meu alcance nesta área. e convoco os mais experientes a dar uma ajudinha sempre que preciso.

agradeço,

josenir silvério.

olá boas!!!!!!
Estou a pensar fazer um aero gerador de imâs permanentes usando um motor de uma maquina de lavar roupa usado.
já retirei o cobre todo que o motor continha e agora onde vou eu mandar bobinar o motor ? Será que em qualquer empresa de rebobinamento me conseguem fazer isso ? e que dê para tirar bom rendimento do motor optando pela melhor solução!?
Estava a pensar num bobinamento de 3 fazes de saida e 12vac mas não sei se é o mais indicado!??? até porque eu de bobinamentos percebo pouco ou nada, para ficar bem bobinado terà de ser feito por quem sabe !
Tenho tambem outra duvida, acerca dos inverssores grid tie de injeção nas tomadas ! será que aqui em portugal é legal usar esse tipo de aparelhos ??????? atè porque a minha intençâo è precisamente reduzir a minha factura da edp no final do mês!!!!!
Agradecia imenso que alguem me desse umas luzes jà que as minhas são poucas ............

PS: em anexo vos envio as respetivas fotos do motor que falo....

ABRAÇÂO A TODOS


icarho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: domingo jun 29, 2008 11:55 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por icarho »

Este assunto já foi discutido aqui http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=192&t=8379" onclick="window.open(this.href);return false;!

No entanto nunca é demais voltar a "partir pedra" porque ainda deve haver muito para dizer sobre esta questão...digo eu :mrgreen:

Eu na minha modesta opinião acho que uma coisa bem feita ainda pode acrescentar uns quantos Km de autonomia mas se calhar a discussão deveria continuar no topico original!


sclarenonz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: segunda dez 05, 2011 5:52 am

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por sclarenonz »

pessoal por favor é uma duvida rapidinha, não vai incomodar niquem

Estou parado aqui com uma duvida é sobre o bobinamento , estava fazendo o enrolamento e acabou o cobre tinha um resto de cobre guardado eu posso emendar? E acabou no meio da espira posso terminar a espira com essa junção de dois fios?.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Jorge Rocha »

sclarenonz Escreveu:pessoal por favor é uma duvida rapidinha, não vai incomodar niquem

Estou parado aqui com uma duvida é sobre o bobinamento , estava fazendo o enrolamento e acabou o cobre tinha um resto de cobre guardado eu posso emendar? E acabou no meio da espira posso terminar a espira com essa junção de dois fios?.
Eu não sou nenhum entendido na matéria, mas poderei opinar!:D
Electricamente, se ficar bem emendada e isolada das restantes, o funcionamento será muito parecido.
A nivel mecanico poderá não ser muito bom, descalibramento ou volume a mais nesse ponto, tudo depende... mas se poderes desfazer e começar com um fio unico será sempre outro trabalho.
Bom trabalho!
Tudo por um mundo mais limpo!


sclarenonz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 50
Registado: segunda dez 05, 2011 5:52 am

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por sclarenonz »

Agradeço enormemente a sua ajuda jorge rocha

estava muito preocupado e esperei por varias horas para poder começar a trabalhar
abraços

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

sclarenonz Escreveu:pessoal por favor é uma duvida rapidinha, não vai incomodar niquem
Estou parado aqui com uma duvida é sobre o bobinamento , estava fazendo o enrolamento e acabou o cobre tinha um resto de cobre guardado eu posso emendar? E acabou no meio da espira posso terminar a espira com essa junção de dois fios?.
Não tem problema algum emendar o fio, desde que use um pedaço de espaguete ou capa de fio plástico para cobrir a emenda. De preferência faça a emenda fora da área da ranhura do estator.


joao000020
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: quinta dez 30, 2010 10:22 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por joao000020 »

Boa noite.
Voltei ao forum.
Vou começar outra vez de volta da minha eólica, que já foi aqui referida.
Com uma rotação de 80 RPM, produz 3 volts continuos.
Tenho um problema. A minha eólica não ultrapassa as 80 RPM.
Que acha que devo fazer?
Por um desmultiplicador ?
A minha intenção era carregar baterias de 12 volts
Obrigado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

joao000020 Escreveu:Boa noite.
Voltei ao forum.
Vou começar outra vez de volta da minha eólica, que já foi aqui referida.
Com uma rotação de 80 RPM, produz 3 volts continuos.
Tenho um problema. A minha eólica não ultrapassa as 80 RPM.
Que acha que devo fazer?
Por um desmultiplicador ?
A minha intenção era carregar baterias de 12 volts
Obrigado
Para gerar energia, 80 RPM é pouco. Seria bom tentar uma ampliação de rotação para ver como fica.


joao000020
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: quinta dez 30, 2010 10:22 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por joao000020 »

Mas pode ser das pás.
Aqui http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... &start=480" onclick="window.open(this.href);return false;, estão as fotos poderá ver e depois dar um opinião, se ou mudo as pás ou meto um desmultiplicador?
Acha que vai gerar bem ?
ponho que escala?
3-1 4-1 ???

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1473
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am
Localização: Boa Vista - Roraima - Brasil

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por Josenir »

joao000020 Escreveu:Mas pode ser das pás.
Aqui http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... &start=480" onclick="window.open(this.href);return false;, estão as fotos poderá ver e depois dar um opinião, se ou mudo as pás ou meto um desmultiplicador?
Acha que vai gerar bem ?
ponho que escala?
3-1 4-1 ???
Não consegui ver as pás no link indicado. Mas de todo jeito, só um teste prático vai mostrar qual a ampliação mais adequada. Se pretende construir um gerador experimental, tem que estar disposto a fazer muitos experimentos para chegar a algo satisfatório.

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por g_card »

joao000020 Escreveu:Mas pode ser das pás.
Aqui http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... &start=480" onclick="window.open(this.href);return false;, estão as fotos poderá ver e depois dar um opinião, se ou mudo as pás ou meto um desmultiplicador?
Acha que vai gerar bem ?
ponho que escala?
3-1 4-1 ???
se estiveres disposto a fazer experiençias mete pelo menos 6 pas e com o comprimento aproximado de 2 vezes o diametro do prato dos imans.
eu nunca fiz nada a serio mas pelas experiençias que fiz enquanto puto, as pas quanto mais longas menos velocidade.
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."


joao000020
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 51
Registado: quinta dez 30, 2010 10:22 pm

Re: Energia Eólica - Assuntos Diversos Relacionados

Mensagem por joao000020 »

Muito obrigado por terem esclarecido as dúvidas.
Mas fiquei no mesmo.
Se voçe voce que fazia? Punha um desmultiplicador ou punha as pás melhores e mais pequena?
Espero pelas respostas

Responder

Voltar para “Energia Eólica”