Ansioso por um VE

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Ansioso por um VE

Mensagem por t3lmo »

Boa noite,

O meu nome é Telmo, sou da zona de Sintra e como diz o título estou ansioso por comprar uma maxi scooter elétrica :)
Já ando a pensar no assunto à vários meses e cada vez me convenço mais sobre a necessidade de mudança.

Despertei para os VE's quando à cerca de 1 ano iniciei um processo de micro-produção de cerca de 20kw (5x20 paneis solares).
Depois de fazer alguns cálculos de consumo em combustão vs energia elétrica vi que, além de beneficiar o ambiente, poderia poupar cerca de 1000€/ano. Atualmente faço 50km diários Sintra-Lisboa.

Já iniciei a procura pelo modelo ideal, mas as certas dúvidas ainda persistem. Julgo que já todos por aqui devem ter passado por essas fases.
Fiz um levantamento do que existe no mercado português, ficando com a ideia que quase todos importam o mesmo material da China e montam por cá com alguns ajustes e diferenças:

E-Scooter - http://goo.gl/fw5Af

Estou inclinado para o modelo ML 5000 da EcoCritério com bateria 40Ah de lítio.
  • Da experiência que existe neste forum, será um modelo fiável a adquirir?
  • Como funcionam as seguradoras para apólices de veículos elétricos?
  • Será que o OE2012 vai manter os benefícios fiscais dos 30% (800€ máx. para 1º e 2º escalão IRS e 100€ para 3º etc) ?
  • Os pontos de carga mobi-e são os únicos self-service? Ainda são gratuitos ou como se pagam as cargas?
  • Qual o consumo do carregador normal 220V (em corrente ou kw) no modo carga-lenta (6-8h)?
Quem puder deixar uma opinião/critica, agradeço!
Espero decidir-me durante as próximas semanas.

PS - Não percebo porque não se vêm mais VE's na estrada (preço, autonomia, cargas?). Só vejo escapes...
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por Jorge Rocha »

Muito bem-vindo Telmo!

Em relação ao modelo em causa, não tenho opinião formada... mas sendo de 40Ah e para fazer um percurso diário de 50 km, tudo depende das velocidades que se costuma andar, mas será, na minha opinião, um pouco no seu limite. Mas claro que se poder fazer um carregamento a meio do caminho, então 5* (ou se andar fora de auto-estradas nos limites de velocidade, também 5*)!

Realmente também não entendo porque é que há tanto escape por ai fora de duas rodas. As pessoas, em geral, ainda estão muito cépticas, no que refere a VE`s, e outros que até reconhecem suas vastas vantagens, não fazem contas a médio e longo prazo, que é pena :(

...Saia mais um Diário de Bordo, para este jovem... :mrgreen: :D :P
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por rocker_pt »

Estou inclinado para o modelo ML 5000 da EcoCritério com bateria 40Ah de lítio.
- Não conheço este modelo. Não escolhas 40AH, mas sim 60AH. Ficas sempre com mais margem em cada ciclo que te permite uma maior duração das baterias. E ainda, quando estiveres numa aceleração, a debitar o máximo que o controlador dá, a de 60A está mais longe do limite de descarga que a de 40A, esta é a segunda vantagem mas também muito importante.
Se 40 Ah foram suficientes, pensa que existirá um dia que tens de dar uma volta extra para buscar a miúda, ir às finanças, banco, etc, a capacidade de energia extra, representará a tua salvação num dia que resolveres usar a mota como teu veículo principal do dia a dia.
[*] Da experiência que existe neste forum, será um modelo fiável a adquirir?
- Quem souber que se pronuncie....
[*] Como funcionam as seguradoras para apólices de veículos elétricos?
- Preços rondam 70/100€ por ano
[*] Será que o OE2012 vai manter os benefícios fiscais dos 30% (800€ máx. para 1º e 2º escalão IRS e 100€ para 3º etc) ?
- Neste momento está válido, podendo ser usado a cada 4 anos.
[*] Os pontos de carga mobi-e são os únicos self-service? Ainda são gratuitos ou como se pagam as cargas?
- Não! Qualquer loja, restaurante, oficina, stand, lojas de pneus, etc...todos tem tomadas de 230V-> terás de conversar com os responsáveis, pedir para carregar a bateria, e pagas o valor que gastares. Por cortesia se ofereceres o dobro da electricidade que consumires ninguem te vai negar uma tomada para carregares regularmente. E também se conseguires colocar ao canto duma oficina a carregar, enquanto carrega ela fica guardada melhor do que na rua.
[*] Qual o consumo do carregador normal 220V (em corrente ou kw) no modo carga-lenta (6-8h)?[/quote]
Só existe 1 tipo de carga quando se liga a tomada de 230V. E o tempo de carga depende da amperagem do carregador e do nível de descarga das baterias.
A minha experiência diz que num carregador de 15A a cada hora de carga dá para andar 10km à velocidade máxima, 15km a velocidades médias e 20km à velocidade ECO de 40-50km/h.
Ou seja: uma manha/tarde de 4 horas de trabalho, em que a mota ficou à carga, dá para se poder fazer posteriormente mais de 40km.
Em relação a consumo, depende muito da velocidade a que se circula. Mas geralmente tem um custo de 50 a 60 centimos na velocidade ECO (40 a 50 km/h).
O consumo da minha, com o meu trajecto/ritmo de condução deve andar algo como 5 a 6 kwh/100 mas já à muito tempo que não faço médias.
Nas primeiras horas de carga deve gastar algo como 10 centimos/hora. Mas à medida que as baterias vão ficando mais carregadas e a tensão vai subindo, a corrente de carga vai diminuindo, e na ultima hora pode gastar algo como 2centimos por hora

Foi apenas algumas respostas para te ajudar.
Continua pesquisando...
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por Volt »

Bem-vindo. :-).

Acho que este tema devia estar noutro local... Vou mover isto para VE. Há lá mais pessoal que poderá dar a sua opinião.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por Volt »

Agora, vou dizer de minha justiça. :-).

Para fazeres 50 quilómetros com apenas uma carga, 40ah é pouco. Especialmente porque deverás ir pelo IC19 e duvido que queiras ser alvo de "automobileiros" sempre prontos a fazer razia ao motociclista que vai devagar.

Já vi que investigaste vários importadores das chinesas, mas deixaste a Bereco praticamente de fora. Eu até acho que não faz mal nenhum pensares em motas que "ocupam mais espaço", mas a Bereco também tem propostas parecidas com as que apresentaste de outras marcas, com a diferença que eles estão no mercado há mais tempo...

A micro-produção de 20kW deve ter algum erro de cálculo... Vê lá se não te enganaste no número. :-).

Não te posso falar muito de experiência própria com esses modelos importados da China, mas podes ver aqui, na zona de Diários de Bordo, o que diz quem tem (ou teve) motas dessas.

Os seguros são iguais aos das outras motas.

Com este governo, o que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira. Por isso, sei o que diz o OE2012, mas não sei o que se vai ou não cumprir do que lá está. É grave esta situação de descrédito, mas isso é tema de (in)consciência política e não cabe neste tópico. :-).

Ainda não se pagam as cargas nos Mobi-E. Podes acompanhar o tópico específico com o nome Mobi-E, que, certamente, aparecerão novidades por lá assim que se souber algo mais.

Os consumos, enfim, dependem do carregador. O meu é de 1500Wh. Ao fim de uma hora consome 1.5kWh. Ao fim de 4 horas tenho 6kWh gastos, que chegam para ter 100% dos 5.4kWh de carga que levam as baterias da minha mota.

As razões para não se verem mais VE nas estradas são várias. Facilmente poderás descobrir, assim que entrares neste mundo, muitas dessas razões. Eu estou constantemente a desarmar argumentos de "velhos do Restelo". Fica por aí que perceberás.

PS: Que experiência tens a andar de mota?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por BondadeSua »

:mrgreen:
Saudações verdes

Eu sobre modelos/marcas em concreto, não me pronuncio, até porque tem por cá "vozes", muito melhor colocadas, que a minha. Direi apenas o que faria, se voltasse a procurar! :o

Em primeiro lugar é preciso equacionar a necessidade em termos de distância o relevo e o tipo de via. É que tudo isso vai influenciar o tempo de circulação, a velocidade e o desgaste do "depósito", conforme se exige dele, sistematicamente ou não, andar no limite.
Fazer 25 + 25 Km, é completamente diferente de fazer 50 + 50 Km. Se para a primeira hipótese, eu não comprava menos de 5000 W, 72 V / 40 Ah LiFePo4, Para a segunda hipótese como mínimo 5000 W, 72 V / 60 Ah LiFePo4. Mas em ambos os casos, com a possibilidade e/ou necessidade de carga intermédia. Pois a mais de 60 Km, pode não ser possível fazer 50 + 50, sem carga intermédia.
Não esquecer que a tendência é para que usemos o nosso "corcel", para distâncias mais longas e mais rápidas.

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por t3lmo »

Obrigado pela ajuda até ao momento...
Volt Escreveu:Agora, vou dizer de minha justiça. :-).
Para fazeres 50 quilómetros com apenas uma carga, 40ah é pouco. Especialmente porque deverás ir pelo IC19 e duvido que queiras ser alvo de "automobileiros" sempre prontos a fazer razia ao motociclista que vai devagar.
Penso fazer exatemente 45km entre 60-80km/h: 8km em A16 e o reso em IC19 e radial de Benfica. Tenho um mobi-E em frente ao trabalho caso necessite de uma recarga durante o dia. Será que me compensa gastar mais 1300€ numa 60Ah?

Relativamente à Bereco, já atualizei mais uns modelos, ficando a faltar preços que vou tentar saber. Por uma questão de assistência, gostaria que o vendedor/oficina fosse da zona de Lisboa, dai ter apontado para a EcoCritério em vez da SW em Leiria.
Volt Escreveu:A micro-produção de 20kW deve ter algum erro de cálculo... Vê lá se não te enganaste no número. :-).
Não foi erro, coloquei o meu condominio a vender à EDP o máximo permitido por lei, ~3.7kw (x5) com 100 paineis virados a sul, tudo a custo zero para nós através de um acordo-quadro entre empresas e entidades camarárias (nós ficamos com 25% da produção) :)
Imagem
Volt Escreveu:Não te posso falar muito de experiência própria com esses modelos importados da China, mas podes ver aqui, na zona de Diários de Bordo, o que diz quem tem (ou teve) motas dessas.
Estive ontem 2h a er o da Mónica 'Popota' e fiquei apreensivo com o modelo e assitência. Será que existem mais clientes EcoCritério descontentes?
Volt Escreveu:PS: Que experiência tens a andar de mota?
Andei quando era mais novo. Cheguei a tirar carta de moto mas nunca comprei. Ainda na semana passada fui dar uma volta numa PCX e pareceu-me tudo ok.
A ver vamos :)
BondadeSua Escreveu:Não esquecer que a tendência é para que usemos o nosso "corcel", para distâncias mais longas e mais rápidas.
Pois, também antevejo que poderei passar a gostar muito e depois vou querer sempre mais.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por t3lmo »

PS - Não me é possível editar os meus posts (erros)? e necessitam sempre de aprovação?
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1520
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por BondadeSua »

t3lmo Escreveu:Obrigado pela ajuda até ao momento...
Volt Escreveu:Agora, vou dizer de minha justiça. :-).
Para fazeres 50 quilómetros com apenas uma carga, 40ah é pouco. Especialmente porque deverás ir pelo IC19 e duvido que queiras ser alvo de "automobileiros" sempre prontos a fazer razia ao motociclista que vai devagar.
Penso fazer exatemente 45km entre 60-80km/h: 8km em A16 e o reso em IC19 e radial de Benfica. Tenho um mobi-E em frente ao trabalho caso necessite de uma recarga durante o dia. Será que me compensa gastar mais 1300€ numa 60Ah?
...........
BondadeSua Escreveu:Não esquecer que a tendência é para que usemos o nosso "corcel", para distâncias mais longas e mais rápidas.
Pois, também antevejo que poderei passar a gostar muito e depois vou querer sempre mais.
Para fazer essa distancia de punho enrolado, pode ser pouco, (é), como diz o Volt. E mesmo sendo suficiente, se o "depósito" perder alguma capacidade, então fica nas "lonas". É andar sempre com o credo na boca... penso eu de que! E estará a fazer, sistematicamente, ciclos quase completos de carga/descarga, o que não ajudará à longevidade.
A economia "de sangue da Alá", nessa distancia, é rapidamente compensada, mesmo acrescendo os tais 1300!!! :D :D
Mas sou eu a falar...

BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por mauri »

t3lmo Escreveu:PS - Não me é possível editar os meus posts (erros)? e necessitam sempre de aprovação?
Necessitam de aprovação até 5 posts.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por t3lmo »

mauri Escreveu:
t3lmo Escreveu:PS - Não me é possível editar os meus posts (erros)? e necessitam sempre de aprovação?
Necessitam de aprovação até 5 posts.
Obrigado mauri.
BondadeSua Escreveu:Fazer 25 + 25 Km, é completamente diferente de fazer 50 + 50 Km. Se para a primeira hipótese, eu não comprava menos de 5000 W, 72 V / 40 Ah LiFePo4, Para a segunda hipótese como mínimo 5000 W, 72 V / 60 Ah LiFePo4.
Não sei se me expliquei bem, mas a ideia é fazer 22+22, num total perto dos 45km diários. Sendo que o modelo de 40Ah terá autonomia anunciada média de 70km (45km a 96km/h e 130km a 30km/h), será na vossa experiência muito à justa? ou danificará as baterias ?
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por rocker_pt »

Olha, eu faço muitas vezes, 40km para o trabalho, depois carrego 4 horas que me dá a totalidade da carga (ao fim de 4 horas ele geralmente não está desligado, mas imagino que esteja a fazer a equalização e próximo de desligar) e depois faço mais 40km para o regresso. Circulo em estradas nacionais com a média de 60km/h. Imagino que nestas circunstancias uso 50% das baterias com a minha de 60A. Uma de 40A estaria perto de 80% de utilização da carga.
Se comprares de 40A vais-te arrepender como muita gente aqui se arrependeu. Se vires por exemplo o diário da Mónica, foi uma pessoa que trocou uma de 40 por 60A. Compensa bem uma de 60Ah.
Digo-te que eu neste momento eu gostava era de ter uma 90ah e não me importava de pagar mais uns 1300...ou seja..queremos sempre mais. Esquece a de 40A.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por zointz »

Boas,
Eu tenho uma de 40Ah e não estou nada arrependido, mas cada caso é um caso, e para ti uma de 60Ah sem duvida nenhuma, a de 40Ah fica muito a justa, um desvio, um engano,o frio, o desgaste das baterias, a velocidade, o vento, são tudo variáveis que dizem que um dia vais ficar apeado com uma de 40Ah.

O investimento com esses Kms diarios é recuperado num instante.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por t3lmo »

zointz Escreveu: Eu tenho uma de 40Ah e não estou nada arrependido...
Sem cargas intermédias, quantos quilómetros fazes diariamente (total com ida e volta) ?
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por Volt »

Falta dizer que as autonomias anunciadas no site são demasiado optimistas... Mas não é caso único... Enfim. Dos importadores de chinesas, nem são os primeiros a fazê-lo...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por Mumia »

Bom... 1º que td sem qq duvida que deves optar (seja qual for a mota) pela de 60A. ;) o resto é estares a andar no limite... apesar que se cada viagem é so de 22km aguenta na boa uma de 40A, mas... se com velocidade, vento etc etc etc... gastas mais as baterias ou seja menos tempo de vida ;)

Quanto à mota em si... sem qualquer duvida experimenta o máximo de modelos que poderes e escolhes..

Cá por Lisboa já ha representantes de todas as marcas... ;)

Seja a tua escolha qual for.... FORÇA :D
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por t3lmo »

Mumia Escreveu:Cá por Lisboa já ha representantes de todas as marcas... ;)
Alguém tem uma lista de contactos? Gostava de completar a minha lista de informação: http://goo.gl/fw5Af
Obrigado :)
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por Jorge Rocha »

Penso que este grafico te pode ajudar na escolha final, entre 40 ou 60Ah.
Repara na diferença entre o exemplo de 20Ah e o de 40Ah de litio. No de 40Ah, a autonimia é superior ao dobro da de 20Ah, Principalmente para quem gosta de dar "gás", e isso também se reflete muito no tempo de vida util das baterias.
Estimativas de condução.gif
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:Penso que este grafico te pode ajudar na escolha final, entre 40 ou 60Ah.
Repara na diferença entre o exemplo de 20Ah e o de 40Ah de litio. No de 40Ah, a autonimia é superior ao dobro da de 20Ah, Principalmente para quem gosta de dar "gás", e isso também se reflete muito no tempo de vida util das baterias.
Estimativas de condução.gif

Este gráfico também mostra que as baterias de chumbo é que são "caras" porque duram 10 vezes menos e nalguns casos custam metade das LifePo4, na maioria dos casos custam cerca de 3 a 4 vezes menos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Ansioso por um VE

Mensagem por RuFuS »

Quanto pretendes gastar?

Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”