sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 408
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por toze_feup »

penso que esses depositos estão normalmente na temperatura que elas gostam...ou melhor as variações de temperatura nada garatem que não possa existir essa acumulação, por isso é que se deve fazer o tratamento certo aos depósitos, seja por sobreaquecimento seja por outro método.
não sei é qual a periodicidade aconselhada pois não tenho nenhum desses sistemas, o meu está sempre acima dos 50º (está regulado para 60º), porque é caldeira a gasoleo e só tem 100l de acumulação por isso os riscos são diminutos, porque 1º é pouca água acumulada e 2º está sempre numa temperatura muito alta.

cumps!


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por Oinq »

solsombra Escreveu:será que estão isentos da possibilidade do aparecimento de legionella?
nop, como já foi dito deve-se fazer o tratamento térmica à agua armazenada

lê o seguinte artigo

http://rapidshare.com/files/112259687/legionela.pdf

saca como free user
Cumprimentos
Nuno Leitão


solsombra
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quarta jan 06, 2010 2:28 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por solsombra »

oinq Escreveu:
solsombra Escreveu:será que estão isentos da possibilidade do aparecimento de legionella?
nop, como já foi dito deve-se fazer o tratamento térmica à agua armazenada

lê o seguinte artigo

http://rapidshare.com/files/112259687/legionela.pdf

saca como free user
boas,

obrigado pelo documento disponibilizado que, à primeira vista, me parece muito bom.

estando a pensar instalar sistema solar de aqs, pareceu-me que seria bom conseguir

informação sobre este assunto.

cump

solsombra

Avatar do Utilizador

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
Localização: zona do seixal

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por fyntas »



Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por Oinq »

fyntas Escreveu:se calhar já vai atrasado
http://www.caleffi.pt/pt_pt/caleffi/det ... _22_pt.pdf

é o mesmo
Cumprimentos
Nuno Leitão

Avatar do Utilizador

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 157
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm
Localização: zona do seixal

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por fyntas »

peço desculpa


Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 473
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm
Localização: Peniche, Portugal

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por Oinq »

tens nada que pedir desculpa, é melhor a mais que a menos
Cumprimentos
Nuno Leitão


solsombra
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quarta jan 06, 2010 2:28 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por solsombra »

boas,

está a aproximar-se a data em que vai ser instalado o meu sistema de aqs da baxi roca.

nestes últimos dias fui assaltado pela dúvida, de qual será o comportamento e eventuais consequências no caso de, em pleno verão, ocorrer uma falha de energia mais ou menos prolongada, que tanto pode ser do exterior como eventualmente do disparo de disjuntor no quadro.

se for possível ajudarem a esclarecer fico desde já agradecido.

cump.

solsombra


José H Borges
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta jul 02, 2010 10:50 am

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por José H Borges »

bom dia ao fórum.
desculpem se a minha mensagem não se enquadra bem no tema, mas necessitava de esclarecimentos e divulgo o que sei.
eu tenho casa em construção na serra estrela com piso radiante +- 80m2 (+50m2 esporadicamente) e necessito como é lógico de aqs. peço desculpa por ter que indicar algumas marcas.
para as qas decidi instalar uns paineis da solartwin que são autónomos sem necessitar de energia electrica para as bombas circuladoras, porque têm um pequeno painel solar que as alimenta.
como se trata de uma casa que de momento é para fins de semana e pouco mais, havia o risco da água quente estar muito tempo em repouso e aparecer a tão temida legionela.
foi-me aconselhado um depósito acumulador da rotex/sanicube solaris scs 328/14/0, que como tem uma serpentina para as aqs, se renova toda a água com pequenos consumos.
tenho um recuperador a lenha da solzaima "aqua" e um esquentador clássico para a falha dos outros sistemas.
como referi, tenho o piso radiante e gostava de aproveitar a energia possível dos paieis.
lembrei-me de em lugar de instalar um depósito acum. de 300l, instalar um de 500l da mesma marca, o scs 538/16/16, que poderia armazenar alguma energia durante a semana e utilizá-la ao f. semana. mas, ainda não encontrei ninguém com experiência neste tipo de acumuladores. os fabricantes apresentam valores que eu gostava de confirmação de alguém com experiência.
entretanto, tive conhecimeto de mais dois tipos de depósitos semelhantes, que anexo e pedia as comparações possíveis.
obrigado
j.h. borges

http://www.hiperclima.pt/userfiles/file ... randes.pdf
http://www.tisun.com/por/produtos/acumu ... de-camadas
http://www.chiclana.cc/sistema_solar-da ... 0solar.pdf


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por O_volt »

bom dia,

tenho um familiar que vai começar a fazer casa.
já li o teu tópico, manuelcar, mas ninguém diz com 100% de certeza qual o melhor sistema.
o meu familiar receia o piso radiante porque:
- tem medo que possa entupir
- diz que provac má circulação
em casa ele vai pôr um sistema de aquecimento central com caldeira lenha.
será que é rentável pôr piso radiante com bons paineis solares e quais?
alguem me sabe dizer se funciona mesmo? com que temperaturas?
orbiagdo
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


zma
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: terça jul 21, 2009 11:17 am

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por zma »

boa tarde!

este inverno adquiri uma caldeira a pellets para o meu piso radiante, estou mto contente tanto com o funcionamento do piso que é de longe o sistema de climatização mais confortável tanto com o funcionamento da caldeira. visto que pretendo instalar paineis solares para aqs, estou a equacionar a instalação de um sistema que possa aproveitar a energia solar para o meu piso radiante. já pedi alguns orçamentos, mas para me decidir se vou ou ñ instalar peço aos utilizadores do fórum que me ajudem com os vossos contributos,visto que a quantia a dispender é significativa. sei que nomeadamente o manuelcar tem e entre outros.

custos?temperaturas que conseguem no inverno?sistema que têm?ligações?o que alteravam se podessem alterar? tudo o que achem pertinente para me ajudar.

obrigado,
cumprimentos


joedualmar
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta dez 03, 2009 9:41 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por joedualmar »

[attachment=0]SEM ~1.rar[/attachment
boa noite. neste momento procedi a algumas alteraçoes conforme esquema anexo. Passei a ter agua quente apenas aquecida pela caldeira e interliguei o painel (300lts) o recuperador (150lts) e o cilindro(100lts) para o piso radiante. Neste momento a caldeira so ligar para o aquecimento quando acendo o recuperador porque tenho um termostato de imersao no deposito deste que faz ligar a caldeira quando chegar aos 45º, sera que posso alterar, caso pretenda trabalhar so com painel e cilindro ou posso fazer a combinaçao dos tres depositos? Podiam-me dar uma ajuda ou dar sugestoes? obrigado
Anexos
SEM ~1.rar
(22.77 KiB) Transferido 362 vezes


solsombra
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quarta jan 06, 2010 2:28 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por solsombra »

joedualmar Escreveu:[attachment=0]SEM ~1.rar[/attachment
boa noite. neste momento procedi a algumas alteraçoes conforme esquema anexo. Passei a ter agua quente apenas aquecida pela caldeira e interliguei o painel (300lts) o recuperador (150lts) e o cilindro(100lts) para o piso radiante. Neste momento a caldeira so ligar para o aquecimento quando acendo o recuperador porque tenho um termostato de imersao no deposito deste que faz ligar a caldeira quando chegar aos 45º, sera que posso alterar, caso pretenda trabalhar so com painel e cilindro ou posso fazer a combinaçao dos tres depositos? Podiam-me dar uma ajuda ou dar sugestoes? obrigado
Boas,

já alguém lhe disse, noutro sítio, que esse desenho não consegue mostrar, a ninguém, a instalação que possui, portanto o ideal a fazer é chamar um técnico para ir lá ao local verificar o que está feito na realidade, e em função disso responderá às suas dúvidas.

cump.
solsombra


joedualmar
Membro
Membro
Mensagens: 15
Registado: quinta dez 03, 2009 9:41 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por joedualmar »

já alguém lhe disse que num forum isso é uma resposta que nao devia ser dada. para dar essa resposta ficava quietinho no seu canto.


solsombra
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quarta jan 06, 2010 2:28 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por solsombra »

joedualmar Escreveu:já alguém lhe disse que num forum isso é uma resposta que nao devia ser dada. para dar essa resposta ficava quietinho no seu canto.

Boas,

aínda não percebeu que se quer alguma informação tem de postar o esquema do sistema, que possui,como deve ser!?

solsombra

Avatar do Utilizador

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm
Localização: Friburgo, Suiça

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por tiago_eco »

itisix Escreveu:
oinq Escreveu:como é que é? fazes passar a agua que vai para o piso por um terreno? equilibras a temperatura do piso com a do terreno é isso?
sim, basicamente é isso.
há várias maneiras de o fazer, consoante a zona e aquilo que se pode aproveitas.

Imagem

Imagem

Imagem

esta última é a solução mais económica (penso eu) porque até pode ser quase tudo executado por nós. pelo menos os buracos e estender os tubos não é dificil. cansa, mas é possível. ver mais para o fim da página.

http://www.centralheating.co.nz/net/pic" onclick="window.open(this.href);return false; ... llery.aspx

Imagem

não seria mais facil optar pelo furo na vertical em vez de horizontal?
se o terreno é pouco... e depois a temp. que obteria seria superior...
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!


paulopm
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: sábado nov 24, 2012 10:33 pm

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por paulopm »

Existe algum sistema de aquecimento central 100% sustentavel ?

Por exemplo um sistema solar que mantenha uma casa quente mesmo de inverno sem recurso a gas ,lenha , gasoleo etc....


arsenioreisinacio
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda abr 05, 2021 11:03 am

Re: sistemas solares de aquecimento ambiente - água

Mensagem por arsenioreisinacio »

Bom dia a todos neste fórum!

Estou a terminar uma casa que tem cerca de 170 de piso radiante hidráulico.

O instalador recomendou.me uma bomba de calor com painel termodinâmico da Energie para aqs e outra bomba de calor para aquecimento do piso radiante hidráulico.

Pessoalmente, e numa lógica de poupança de recursos financeiros, acho que era melhor uma única solução que pudesse servir ambas as situações.

a questão que coloco ao forum são as seguintes:

1- Opinião sobre a bomba de calor termodinâmica da energie (eco 300 i com um painel termodinâmico) versus bomba de calor com os tradicionais painéis solares.

2- Solução que colmatasse ambas as situações. (AQS e piso radiante)

Obrigado

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”